Ir para conteúdo

1ª Trip - América do Sul


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite.

 

Eu e minha namorada estamos planejando para fevereiro/2016 um mochilão pela América do Sul, porém estamos com algumas pequenas dúvidas sobre nossa trip. Quero começar dizendo que é nossa primeira viagem como mochileiros e faremos de forma aventureira: economizando o máximo de dinheiro (acampamento, fazer própria comida, ir - principalmente - de carona ou a pé de uma cidade a outra); atrações gratuitas como museus e parques nas cidades, para ter dinheiro para atividades mais caras (Machu Picchu, Salar de Uyuni...); trekkings (pequenas, médias e grandes distâncias, dependendo de onde estivermos).

 

Enfim, nós temos um "roteiro", começando pelo Peru, afinal será aí onde gastaremos mais em transporte (avião), para depois chegar no Uruguai e voltarmos ao Rio Grande do Sul no mesmo esquema (carona, a pé ou ônibus em último caso). Segue mais ou menos as cidades em que passaremos, com a ideia de que ficaremos mais ou menos 6 meses mochilando:

 

PERU

Porto Alegre > Trujillo > Huaraz > Lima > Paracas > Águas Calientes > Cusco > Arequipa > Puno

 

BOLÍVIA

Puno > Copacabana > La Paz > Cochabamba > Sucre > Potosí > Uyuni

 

CHILE

Uyuni > San Pedro de Atacama > Calama > Antofagasta > Copiapó > La Serena > Viña del Mar > Valparaiso > Santiago > Santa Cruz > Chillán > Temuco > Villarrica > Pucón > Valdívia > Puerto Varas

 

ARGENTINA

Puerto Varas > Bariloche > Villa la Angostura > San Martin de Los Andes > Malargüe > Mendoza > San Luis > Los Gigantes > Cordoba > Santa Fé > Rosário > Buenos Aires

 

URUGUAI

Buenos Aires > Colônia del Sacramento > Montevideo > Punta del Este > Cabo Polônio > Punta del Diablo > Parque Nacional Santa Teresa > Chui > Porto Alegre

 

Essa é a nossa ideia de roteiro. Alguma dica com base nas informações que dei? Tipo, quais atrações gratuitas ou baratas mais interessantes e quais as mais caras que são imperdíveis. De uma cidade a outra, alguma sugestão de outra cidade para visitação? Comunidades? De trekking?

 

Quanto ao que levar nas mochilas, estamos pensando no seguinte (em teoria, o que muda são as roupas casuais e inverno, mas caso tenha mais alguma coisa relevante para homem ou para mulher, podem falar...):

 

ROUPAS CASUAIS (masculino)

bermuda de banho 1

bota trekking 1

calça vira bermuda 1

camisetas curtas 7

camisetas longas 3

chinelo 1

cinto 1

cuecas 10

meias 4

 

ROUPAS PARA FRIO (masculino)

cachecol 1

calça moletom 1

calça térmica 1

camiseta térmica 1

luva 1

meias térmicas 1

moletons 2

protetor de orelha 1

 

HIGIENE (para dividir ou um para cada)

condicionador 1

desodorante 2

escova de cabelo 1

escova de dentes 2

hidratante 1

papel higienico 2

pasta de dentes 1

protetor solar 1

repelente 1

sabonete líquido 1

shampoo 1

toalha seca rápido 2

 

COZINHA (para dividir ou um para cada)

"butijão" de gás 1

bombril 1

copo 2

esponja 1

facão 1

fogareiro 1

panela 1

pano de prato seca rápido 1

prato 2

sabão ou detergente 1

talheres 2

 

DORMIR (para dividir ou um para cada)

isolante térmico 1

pijama 2

saco de dormir 2

travesseiro pequeno 2

 

SOBREVIVÊNCIA (para dividir ou um para cada)

"bengala" 2

adaptador de tomada 1

adaptador de tomada para lâmpada 1

barraca 1

bússola 1

cadeados (barraca e mochila) 4

camera 1

canivete suíço/multifuncional 2

cantil 2

capa de chuva 2

capa extra barraca/lona 1

capa para mochila 2

carregador portátil 1

celular nextel 1

chuveiro portátil 1

corda 1

extensão 1

isqueiro/fósforo 1

kit primeiros socorros 1

lâmpada 1

lampião 1

lanterna 2

mochila (+- 80L/60L) 2

money belt 2

óculos escuro 2

pastilhas para purificar água

sacos plásticos zip

 

Tem coisas que eu não sei o nome, como a tal bengala, rs, mas acho que da pra entender. Eu gostaria de saber, dessa lista (não tenho acesso ao que a compa vai levar particularmente), o que pode ser descartado, o que falta, o que é MUITO importante e que deve ser bem investido financeiramente... Lembrando que nosso plano é fazer uma trip de aproximadamente 6 meses.

 

Enfim, a princípio seriam essas informações que eu preciso esclarecer. Se quiserem dar outras dicas também de coisas importantes para mochileiros, agradeceria do fundo do coração. Em relação as cidades que passei para vocês, Uruguai e Argentina já tenho mais ou menos uma lista completa do que fazer e quanto tempo ficar (só nesses 2 países vamos ficar mais ou menos 1 mês e meio), falta organizar melhor os outros locais.

 

Agradeço a atenção e paciência. Obrigado! ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola.

 

seu roteiro esta bem longo, mas como vc mesmo diz que tem

disponibilidade para ficar 6 meses "off", entao ok...

 

Sendo esse seu primeiro mochilao, nao acharia prudente fazer

algo menor e em menos tempo ? se eu fosse voce , tambem repensaria

esse lance de "forma aventureira".

 

Bom, voces nao vao mochilar pelo Brasil, que eh um pais super violento,

mas mesmo assim recomendo cautela em varias cidades pelo qual voces irao passar.

( se vc mantiver esta rota)

 

uma duvida....vc esta fazendo o calculo dos gastos

considerando NAO conseguir carona em muitos dos trechos que pretendem ?

Pode acontecer de voces simplesmente nao conseguirem se deslocar de um ponto a outro via carona.

Fora isso, carona é algo complicado... e arriscado.

Eu aumentaria o orçamento da viagem na questao dos onibus pra ter mais tranquilidade.

Voces ja irão acampar, o que vai diminuir em muito os custos.

 

Bom, espero ter ajudado.

Boa sorte e boa viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde, Diogenez.

 

A gente tem considerado muitas coisas, inclusive fazer mochilões em menores tempos, sim... Mas a princípio, nossa ideia é fazer prolongado mesmo. Também acho que pedir carona seja meio complicado, mas acho que vale a aventura, e sim, estamos considerando não conseguir pegar carona e ter que pegar ônibus no nosso cálculo de gastos hehe

 

Sobre as cidades perigosas que tu comentou, quais seriam? Que tipo de violência seriam? Assaltos, furtos, golpes? Enfim, que que tu acha que poderíamos fazer para evitar esse tipo de situação? A partir do teu comentário, consideramos que talvez nessas cidades seja melhor que passássemos as noites em hostels, o que tu acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa tarde, Diogenez.

 

A gente tem considerado muitas coisas, inclusive fazer mochilões em menores tempos, sim... Mas a princípio, nossa ideia é fazer prolongado mesmo. Também acho que pedir carona seja meio complicado, mas acho que vale a aventura, e sim, estamos considerando não conseguir pegar carona e ter que pegar ônibus no nosso cálculo de gastos hehe

 

Sobre as cidades perigosas que tu comentou, quais seriam? Que tipo de violência seriam? Assaltos, furtos, golpes? Enfim, que que tu acha que poderíamos fazer para evitar esse tipo de situação? A partir do teu comentário, consideramos que talvez nessas cidades seja melhor que passássemos as noites em hostels, o que tu acha?

 

 

Bom..vamos la. Carona é meio loteria, vc pode pegar alguem do bem como ( nao querendo te assustar) um estuprador ou algum criminoso...ou alguem portando drogas, que se for abordado e voce estiver junto, dançou mano. Como voce vai mochilar por muitos meses, veja bem o lance da grana, leve um Visa travel ( cartao para sacar dinheiro) assim facilita bastante. Quanto aos riscos, todos possiveis- assaltos, furtos, golpes, etc. Cuidado em buenos Aires e arredores, nao chega a ser que nem o Brasil, mas tem bastante roubo e golpe.

Sim, aconselho voces a dormir em hostel. Tem uns muuuuito baratos. Ainda mais na america do sul.

o BRASIL é o PIOR país pra mochilar na america do sul. motivo ? É O PAIS MAIS CARO !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

Eu devo fazer uma grande mochilao pela America do Sul tambem entre Fevereiro e Marco de 2016.

 

Eu devo iniciar em Porto Alegre e subir ate o Equador, mas como nao calculei os custos, se ficar dentro do esperado devo estender ate o Mexico passando pela America Central. Tambem vou modo economico e quase todos os trechos serao de onibus.

 

Brasil Porto Alegre

Uruguai Punta Del Leste

Uruguai Montivideo

Argentina Buenos Aires

Argentina Mendoza

Chile Santiago

Chile Calama

Chile San Pedro do Atacama

Bolivia Uyuni

Bolivia Oruro

Bolivia La Paz

Bolivia Copacabana/ Isla del Sol

Bolivia

Peru Puno

Peru Cuzco

Peru Lima

Equador Guayaquil

Equador Quito

 

Isso foi que pensei ate agora, eu tmb terei tempo de sobra, visto que me desligarei da empresa e finalizereia minha MBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...