Ir para conteúdo

12 dias no Chile: Santiago/Deserto do Atacama - passeios, preços, fotos, locais e dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Foi uma viagem maravilhosa que fiz com minha mãe e irmão : o país é deveras diverso e interessante. Transbordando cultura e dinamismo, o Chile é um destino tanto para famílias quanto para aventureiros. De fato, é um dos locais mais fascinantes da América.

 

Começo por dizer que existem três dicas gerais e importantes pra quem quer ir para lá.

 

1. Levar óculos de sol. Para a sua saúde e felicidade.

2. Preparar-se para fazer diariamente a dança de cebola (põe o casaco! Tira o casaco!)

3. Hidratar o cabelo que, inevitavelmente, virará palha.

 

Tendo isso em mente, começo por Santiago.

 

Santiago é uma cidade lindíssima. Cheia de cultura (que eles super valorizam!), limpa, com centenas de parques, e sempre com músicas animadas em espanhol tocando ao fundo. As pessoas são simpáticas e os museus são mais do que incríveis. Vale muito a pena visitar.

 

Localização: fique no centro! Os locais turísticos estão muito próximos e a diversidade do local é a maior que encontrei na cidade. Desse modo, sempre haverá mercados e lojas por perto. Além disso, o local é super bem-cuidado, então mesmo os prédios mais antigos são lindos (ouso dizer, ainda mais do que os modernos!). Experimentei ficar hospedada tanto no centro como na zona moderna de Belas Artes, e afirmo que para o turista, uma localização central é bem mais interessante.

 

Preços: com o dólar em alta, o Chile ficou caro. Não vale nem um pouco a pena ir para comprar eletrônicos, roupas e afins, porque o preço sairá igual, ou talvez maior, do que no Brasil. Eu (coitada!) tinha alguma esperança para maquiagens e cremes, mas não tive lá muita sorte. Entretanto, existem muitas feirinhas pela cidade que têm um preço camarada, então se você, assim como eu, se interessa por imãs, casacos de lhama, e outros amores culturais, curtirá ao menos conferir! Se bem que não há nem mesmo muita escapatória... As feirinhas estão por todos os lugares lá. Mas para você que não curte: não se preocupe, são muito organizadas e ninguém te enche o saco! Enfim, só vale a pena comprar no chile: shampoo John Frieda (eu trouxe uns 5, sério), mac and cheese e vinhos em geral.

 

Locomoção: o metrô será seu melhor amigo! É de fácil acesso, interliga quase todos os lugares, e não é caro. Ônibus acaba não sendo uma boa opção porque é mais complexo e requer m cartão em que se coloca crédito (como um bilhete único). Alugar carro também me parece cilada; o modo de dirigir chileno tem certas diferenças que podem acabar com a moral de quem não conhece. Evite vexames!

 

Restaurantes: uma dica que recebi e amei foi sobre o Restaurante Galindo no bairro de Bellavista. Não é caro e é muitíssimo gostoso. Se possível, peça um pisco sour para beber!

 

Passeios:

 

- Assistir a troca de guardas. Às 10 da manhã ocorre a troca da guarda de Carabineros que custodia o Palácio de La Moneda. É uma tradição centenária e muito, muito bacana de se assistir. Acontece dia sim, dia não, então requer um pouco de programação.

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo2_540.jpg

 

- Ir no Museo Chileno de Arte Precolombino. Gente, isso é quase vital, e eu explico por quê. É um dos museus mais completos, bonitos, e bem-feitos sobre o tema. Tem múmias, estátuas, esculturas... É mais do que incrível.

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo1_540.jpg

 

- Passear pela Plaza de Armas e não hesitar em visitar a Catedral de Santiago que é, no mínimo, maravilhosa.

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo1_540.jpg

 

- Subir no Cerro Santa Lucía. A vista é super bacana e o restante do castelo, cheio de torres, cria uma atmosfera bem legal.

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo8_540.jpg

 

- Ir no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. Por algum motivo, os turistas não parecem visitar muito esse. Não sei se é desinteresse geral por história ou falta de informação, mas me deixa perplexa que se deixem de visitar, voluntariamente, essa atração. O Chile é mais aberto com a ditadura sofrida do que o Brasil, e a exposição é simplesmente fantástica. É triste, é tocante, é estupendo. Até meu irmão, que tem um interesse muito mínimo pelas humanidades, adorou. Vale muito a pena!

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo3_540.jpg

 

- Subir no altíssimo Cerro San Cristóbal e visitar, logo após, a ex-casa de Pablo Neruda (atual museu), “La Chascona”. Ambos são fantásticos, e a casa do Neruda é informativa e divertida ao mesmo tempo.

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo9_540.jpg

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo10_540.jpg

 

- Fazer o passeio de bicicleta pela Viña Cousino Macul. Nossa, esse é sensacional! Durante a rota você pode até provar as uvas (muito gostosas, diga-se de passagem) com que eles fazem os vinhos. Durante e depois também há degustação, e concordemos que todos amam essa parte!

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo7_540.jpg

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo6_540.jpg

 

- Tirar um dia para conhecer Valparaíso e Viña Del Mar. Valparaíso é muito interessante, uma cidade com caráter. Por lá é legal visitar o Museo Maritimo Nacional (lembra quando alguns mineiros ficam presos no Chile e foram resgatados em uma cápsula? A cápsula não apenas está lá em exposição, como também se pode entrar nela!) e, acima de tudo, ir na La Sebastiana, outra casa-museu do Pablo Neruda. Achei ela até mais bacana do que a de Santiago, e só a subida até a casa é interessante. A cidade é cheia de gatos, então você nunca estará sozinho! Já Viña Del Mar é diferente, mais ajeitada. É lá que tem um Moai importado da Ilha de Páscoa. A estátua fica do lado de fora do Museu Fonck e é impressionante.

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo4_540.jpg

tumblr_nqdloaddjp1qeplauo5_540.jpg

 

DESERTO DO ATACAMA:

 

Não tem muito que dizer além de afirmar que é um dos lugares mais maravilhosos existentes. Você se sente livre naquela imensidão, em que de um lado tem dunas e do outro, cordilheiras nevadas. É fascinante, é incrível, é uma experiência única no mundo. Vale mais do que a pena. É tão bonito que chega ser frustrante: você tenta capturar em foto, mas tamanha beleza não é contida. Cliques e cliques, mas nenhuma fotografia se assemelha à realidade. Para entender o deserto, você tem que vê-lo com os próprios olhos.

 

Localização: San Pedro tem só uma grande rua (Caracoles), o local de maior agito. Quanto mais próximo desta, mais barulhento e agitado será. Seria, portanto, ideal para aqueles que pretendem ficar no hotel apenas para dormir desmaiado após curtir muito. Já os melhores hotéis encontram-se um pouco mais afastados. Ficamos no Altiplanico San Pedro de Atacama, e foi ótimo; ele está a uma distância de cinco minutinhos a pé da Caracoles. Os atendentes são simpáticos, as instalações muitíssimo confortáveis e a comida muito boa. Além disso, o hotel em si é muito bonito e típico. Recomendo!

 

Preços: os passeios são inevitavelmente caros e variam de agência para agência. Já a comida tem um preço razoável na maioria dos locais. San Pedro também vive de feirinhas e artesanatos. Como amo essas coisas, enlouqueci por lá. Malas, gorros, lhaminhas, estojos, casacos. Tudo maravilhoso e refletor da cultura local. Os preços são mais camaradas do que nas feiras de Santiago, e comprando lá você estará apoiando uma população que depende majoritariamente disso.

 

Agência: fomos com a Lickan Antay. O preço é de longe o melhor, o que sempre pode levantar duvidas a respeito da qualidade. No caso, tais duvidas são desnecessárias, contanto que você não se importe com guias que não falem inglês. A agência vale muitíssimo apena se você requisitar o guia Alberto. Ele é fantástico, simpático e grande conhecedor local. Muito atencioso, parou diversas vezes para nos explicar sobre a fauna local e até mesmo para deixar nós, brasileiros, tocarmos na neve. No último dia, como sobrou tempo, também nos levou para uma cachoeira – um pequeno passeio incrível e completamente à parte, que ele fez por pura gentileza.

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo7_540.jpg

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo6_540.jpg

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo2_540.jpg

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo5_540.jpg

 

Restaurantes: Pizzeria El Charrua: Pizza e outras comidas (eu comi um macarrão muito gostoso) por um preço bem razoável.

Paacha: Comida saborosa e preço justo. Experimente o pisco com rica rica. As porções são generosas e o atendimento cortês.

 

Passeios:

 

Valle de la Luna e Valle de la Muerte: dinâmico, um dos mais ativos e fascinantes.

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo3_540.jpg

 

Lagunas Altiplânicas: visões de algumas das mais belas paisagens dessa Terra. Beira ao inacreditável.

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo5_540.jpg

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo7_540.jpg

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo8_540.jpg

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo9_540.jpg

 

Pukará de Quitor: uma longa e ativa caminhada por um forte de resistência indígena. É fascinante pelo ponto de vista histórico e artístico.

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo2_540.jpg

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo4_540.jpg

tumblr_nqdnpenrea1qeplauo1_540.jpg

 

Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige: uma compilação de conhecimento e história local. Considero imprescindível para conhecer a cultura nativa e entender ao menos um pouco mais sobre gerações passadas.

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo1_540.jpg

 

Geysers del Tatio: simplesmente fantástico! Lembre-se: é muitíssimo frio, com temperaturas negativas (meu cabelo fez questão de congelar), portanto vá agasalhado como um pinguim. Por ser em alta altitude, evite fazer nos primeiros dias.

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo4_540.jpg

tumblr_nqdm50KAdX1qeplauo8_540.jpg

tumblr_nqdnjs0LD61qeplauo1_540.jpg

tumblr_nqdnjs0LD61qeplauo3_540.jpg

 

Salar de Tara: muita diversidade e beleza em um só local.

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo6_540.jpg

tumblr_nqdluniRMb1qeplauo10_540.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Vallada,

 

quantos dias vc ficou no Atacama? E quanto vc pagou pelos passeios? Pretendo ir no carnaval.

Parabéns pela viagem! Ótimas fotos

 

Caro,

 

fiquei 5 dias no Atacama e foi o suficiente, a maioria por lá ficava até menos. Os passeios saíram 1000 pesos por cabeça, aproximadamente 500 reais.

 

Espero que você curta sua viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito legal o relato, me deixou mais confuso ainda quanto a ir pro sul ou pro norte!

 

Obrigada! Em um mundo ideal, a gente faria os dois haha, mas fiquei contente com a escolha que fiz, porque o deserto mais seco do mundo se encontra no norte e apenas lá. É coisa de outro mundo, uma beleza sem fim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá! gostei da sua recomendação!

estou querendo ir para lá com minha esposa.

Até agora a única agência que vi preços foi a Ayllu, mas achei um pouco caro, não sei se é normal ou se ela tem algo diferente.

 

Vc consegue lembrar os preços individuais dos passeios, para que eu me planeje? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Mauricio!

 

 

Eu também estou preocupada com os preços dos passeios, visto que variam muito de agência pra agência e de informações aqui passadas.

Mas obtive a seguinte resposta por email, diretamente da Agência Juriques, que me foi recomendada. (só converter os valores para REAIS.)

 

JURIQUES TOUR

 

Somos una empresa nativa de san pedro de atacama, con tour regulares o privados personalizados, contamos con equipos de oxígeno.

Ofrecemos tour al Salar de Uyuni Bolivia y en San Pedro de Atacama, los valores son los siguientes:

Tour al Salar de Uyuni de 3 días -2 noches $100000, quedándose en Uyuni, Bolivia (incluye alimentación, transporte y hospedaje)

Tour al Salar de Uyuni de 4 días – 3 noches $120000, con retorno a San Pedro de Atacama al 4° día (incluye alimentación, transporte y hospedaje).

 

TOUR

PRECIO

 

Tour Geiser del Tatio

$17.000 por persona

 

Tour Lagunas Altiplánicas

$24.000 por persona

 

Tour Valle de la Luna

$8.000 por persona

 

Tour Laguna Cejar

$12.000 por persona

 

Termas de Puritama

$12.000 por persona

 

Tour Valle del Arcoíris

$24.000 por persona

 

Tour Salar de Tara

$45.000 por persona Mínimo 6 personas

 

Sandboard

$15000 por persona

 

Tour Étnico cultural

$15.000 por persona Mínimo 6 personas

Tour Arqueológico

$12.000 por persona Mínimo 6 personas

Tour piedras rojas

$45000 por persona

Tour Laguna escondida

$15000 por persona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Daiane obrigado!

Eu enviei uns 20 emails para agencias de San Pedro e até agora a Juriques é a mais em conta ainda fazem pacotes que valem a pena, e tem 10% de desconto de fechar vários passeios

 

Tem ainda hospedagem mas vou ficar no Hostal tuyasto, um pouco mais longe do centro(700m) pq peguei com banheiro privativo.

Não se esqueçam do Tour Astro omico que deve ser bem legal, e tbque. Quiser tem algumas que organizam passeios a cavalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...