Ir para conteúdo

16 dias Peru - Trujillo, Huaraz e Ica - Um outro Peru


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros!

Há menos de um mês cheguei de um mochilão pelo Peru. Não, não... não fui a Machu Picchu como maioria pergunta ou publica e por isso vim aqui dividir a minha experiência e divulgar esses locais, isso porque gostaria que outros também a visitassem. Então vou contar brevemente a história dessa jornada.

 

Quando fiz o clássico roteiro entre Bolívia e Peru passando por Arequipa também (como vi poucos brasileiros por lá, recomendo) nos preparativos fiquei encantada pela foto do sítio arqueológico de Chan Chan já desejando uma futura viagem. Então esse ano quando minhas férias chegaram (quase que compulsórias) após uma hibernação de dois anos sem mochilar decidi que não ficaria mais parada e observei por uma semana passagens para diferentes destinos sul-americanos (algumas até bem baratas) mas nenhum parecia atrativo. Parecia que eu deveria ir ao Peru de novo como se fosse o destino (sorte) ou sei lá, tive uma vida passada por lá (quem sabe eu teria sido a Dama de Cao, rsrsrsrs). Por fim, comprei a passagem pelo preço "normal" numa 2a feira (mais barato que no dia anterior, detalhe) para a 5a feira da mesma semana. Isso mesmo! Quis relatar isso aqui para motivar aqueles que acham que não há tempo para planejar e etc. Dá sim!

 

É claro que eu já tinha lido guias anos anteriores e tinha alguma informação, mas naquela hora somente pensei que a viagem deveria ter no mínimo 15 dias. Olhei o mapa, passei o olho em alguns (raros)relatos fora do eixo Lima-Cusco aqui no mochileiros e defini um destino Trujillo e Nasca (queria conhecer as linhas) e escolhi um destino intermediário (Huaraz a princípio).

 

Não fui muito precisa em quantos dias ficar em cada cidade (minha ideia de máximo 5 dias para cada), no caminho poderia decidir por algo diferente, tirar um dia de um lugar para outro e etc, mas ao fim da viagem meu roteiro ficou assim:

Dia Cidade

1 (23/out) VIX - LIM

2 Lima

3 Trujillo

4 Chiclayo

5 Chiclayo

6 Chiclayo

7 Trujillo

8 Trujillo

9 Huaraz

10 Huaraz

11 huaraz

12 Ica

13 Ica/Nazca

14 Ica

15 Parcas/Lima

16 Lima

17 (8/nov)LIM-VIX

Roteiro.png.e96479f5ca98059d6b00d24ae9cae374.png

 

Somente penso em fazer reserva para a primeira cidade, principalmente se ela é grande e se chega tarde, então busquei uma acomodação em Miraflores pelo Airbnb e eles me providenciaram um taxi inclusive.

 

Fui ao banco preparei o cartão de crédito, me informei sobre o seguro dado pelo VISA platinum, comprei U$1000 (que foi praticamente o orçamento da viagem, vem aí a planilha), fiz a mochila, fechei tudo em casa e parti.

 

Vou tentar ser objetiva e prática nesse relato enquanto minhas impressões e experiências pessoais vou tentar escrever em uma página pessoal (http://dedentropraforablog.wordpress.com/).

 

Dia 1 - Miraflores

Pensei em não escrever nada do dia 1 pois basicamente só circulei por Miraflores, comprei a passagem de ônibus para Trujillo e viajei de noite, mas depois me dei conta que parte dessa caminhada incluiu uma visita a Huaca Pucllanna, um sítio arqueológico dentro do bairro. Nunca tinha ouvido falar e não sei se é por ter lido poucos relatos de Lima ou porque poucas pessoas sabem da existência ou não se importam. E foi assim que começou a minha imersão no conhecimento das civilizações peruanas mais antigas.

 

A história do sítio é interessante, pois ele é todo construído em adobe e devido aos efeitos da erosão parecia somente um morro. Quando a cidade começou a ser ocupada faltou ordenamento na urbanização que parte foi perdida, uma rua corta o sítio, as casas do bairro estão muito próximas e a vista pro mar de uma área de cerimônias da civilização foi perdida.

 

Ele está ainda sob restauração, e é possível ver a equipe trabalhando. Algumas pessoas talvez critiquem pelo fato de muitos dos blocos não serem originais, e sim de restauração, mas realmente não seria interessante para ninguém um morro como foi visto pelos primeiros ocupantes da área.

 

SAM_2485.JPG.1352207721527b5063971ea27b6207e2.JPG

 

SAM_2469.JPG.000523c971a0c0ae87408758f65cc364.JPG

 

SAM_2472.JPG.724f4028807e98a2c2bc68b10f61bb60.JPG

 

 

Passagen Trujillo (semicama)- s/.70

Huaca s/.12

 

Dia 2 - Trujillo

 

Da rodoviária peguei um taxi que me deixou em um hostel que prefiro não recomendar aqui, porque foi muito caro (70) comparado ao que tem na cidade e não gostei do serviço. Fiquei porque estava com pressa para não perder algum tour. Fica perto da plazuela do recreio.

 

Me arrumei rapidamente e saí em direção a praça para conseguir uma agência pois devia estar em cima da hora das saídas. Então peguei logo o passeio da Huaca del Sol e de la Luna e Chan Chan e no fim também vai a praia de Huanchaco.

Já tinha lido que pra ir por conta própria a Chan Chan era meio tenso. Você desce do ônibus na estrada e tem um caminho deserto até a entrada, mas vi algumas pessoas fazendo a caminhada por fora da estrada. A huaca arco íris que é mais tranquila pra ir, porque fica no meio da cidade.

 

Dia 3 e 4 - Chiclayo

Saí de Trujillo relativamente tarde e quando cheguei a Chiclayo, como deu mais trabalho para encontrar um hostel para o casal que estava junto acabou passando da hora de conseguir visitar os museus, então não foi possível ver muito pela cidade. E para piorar, era domingo, ou seja no dia seguinte os museus mais importantes estariam fechados. Tentei um passeio ecológico para Chaparri, mas por um vacilo do agente que não atendia o chamado não consegui me incluir no grupo. Paciência né.

 

Me informei e peguei uma van para Lambayeque, pois pelo menos o museu Bruning estava aberto na segunda feira.

 

Hostel Jade (na frente da praça)- .s/50 (por noite)

Van e carro de lotação .s/3,5

museu .s/10 (não tenho certeza)

 

Dia 5 - Chiclayo

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...