Ir para conteúdo

30 dias Bolívia/Chile/Peru sozinha com uma Mochila 30L


Posts Recomendados

  • Membros

Oláá marinheiros!

Viajei ano passado e finalmente vim aqui deixar o meu relato. ::otemo::

Primeiro quero agradecer a todos do mochileiros pois 95% do que utilizei como base para a minha viagem foi tirada daqui! Sem esses relatos eu com certeza não teria feito essa viajem incrível! Obrigada a todos! ::love::::love::::love::

 

Já adianto que tentarei ser mais pratica do que emocionada, no sentido de tentar trazer qual foi a minha logística (tempo x dinheiro) e não o que senti em cada lugar... já que não sou muito boa nisso e todos os lugares que visitei foram tão incríveis e maravilhosos como já tinha lido por aqui. Poucos lugares que não me encantaram tanto assim direi ao longo do relato. :wink:

 

Dito isto, vou apresentar a minha jornada! :D

 

598dc9243f13e_01Mapa.png.977de711311cb68d7e40acaac11503ac.png

 

 

07/08 – Campo Grande-MS/Corumbá-MS/Quijarro-BO (locomoção integral)

08/08 – Santa Cruz-BO/Sucre-BO (locomoção, passeio e aclimatação)

09/08 – Sucre-BO/Uyuni-BO (passeio e locomoção)

10/08 – Uyuni-BO (1º Dia Salar)

11/08 – Uyuni-BO (2º Dia Salar)

12/08 – Uyuni-BO/Atacama-CHI (3º Dia Salar, transfer Atacama e passeio)

13/08 – Atacama-CHI (Valle de La Luna e da Muerte)

14/08 – Atacama-CHI (Lagunas Altiplânicas)

15/08 – Atacama-CHI/Arica-CHI (passeio e locomoção per noite)

16/08 – Tacna-PE/Areqiupa-PE (locomoção e passeio)

17/08 – Areqiupa-PE (City Tour)

18/08 – Areqiupa-PE (Rafting)

19/08 – Areqiupa-PE/Nasca-PE (Canyon Del Colca e locomoção per noite)

20/08 – Nasca-PE (sobrevoo pelas linhas de Nasca e Aquedutos)

21/08 – Nasca-PE/Ica-PE/Pisco-PE/Cusco-PE (locomoção integral)

22/08 – Cusco-PE (passeio e fechamento de tours)

23/08 – Cusco-PE (1º dia Macchu Picchu)

24/08 – Cusco-PE (2º dia Macchu Picchu)

25/08 – Cusco-PE (City Tour)

26/08 – Cusco-PE (Valle Sagrado)

27/08 – Cusco-PE (Maras Moray)

28/08 – Cusco-PE (descanso e passeio)

29/08 – Cusco-PE/Copacabana-BO (passeio e locomoção pernoite)

30/08 – Copacabana-BO (1º dia Isla Del Sol + Treking)

31/08 – Copacabana-BO/La Paz-BO (2º dia Isla Del Sol, passeio em Copacabana e locomoção)

01/09 – La Paz-BO (passeio e fechamento de tours)

02/09 – La Paz-BO/Santa Cruz-BO (Achacaltaya e Valle de la Luna e locomoção per noite)

03/09 – Cruz-BO/Quijarro-BO (locomoção integral)

04/09 – Quijarro-BO/Corumbá-MS/Campo Grande-MS (locomoção integral)

05/09 – Campo Grande-MS (locomoção)

 

** Em relação a horários e empresas que utilizei: o que eu achei nas anotações já coloquei no relato, os demais vou ver se acho nas notas e recibos que guardei e coloco depois, qualquer coisa pode me mandar e-mail leliamiyazaki@gmail.com**

*** O que achei de notas já coloquei tudo no relato ***

 

Do planejamento teve poucas alterações, coisa de passar uma dia mais aqui, um dia menos ali. No geral saiu como imaginado e tive poucos problemas em relação a esse roteiro. E desses 30 dias somente o dia 21/08 deu errado (dia perdido), mas só por que nesse dia eu estava de mau humor e queria que todas aquelas buzinas e taxistas fossem para aquele lugar, mas explico melhor depois. ::vapapu::

 

Planejamento: sonhava com essa viagem a dois anos. Li muitos relatos daqui e pesquisei muito sobre os lugares que visitaria. Costumo fazer um guia próprio pras minhas andanças, o que me salvou muito.

 

598dc92445a2e_02Roteiro.jpg.b1f087e4d9138212254b3528178dd234.jpg

 

Gastos: Só uma informação, quem vos fala aqui é um ser humano simples com poucos ganhos ::mmm: Gastei somente U$1.500 pois tinha apenas esse valor para viajar. Na época do planejamento (2012 - 2014) os gastos pra esse tipo de mochilão variavam de U$2.000 a U$3.000 e se quisesse viajar teria que reduzir isso à U$1.500, então fiz, sem reduzir os passeios ou segurança, claro, apenas abrindo mão de confortos e luxos. Sou MUITO desapegada, então pra mim foi tranquilo ::otemo::

 

prefiro conhecer/fazer coisas/pessoas incríveis a dormir em um quarto top da balada :wink:

 

Como dito. gastei fora do território brasileiro quase U$1.500 (levei tudo em dólar + R$100 para a volta, mas nem cheguei a usar, e do dolar sobrou uns trocados), e mais uns R$300 de ônibus de ida e volta da minha casa até a fronteira que já estava paga.

 

Cambio: em dólar não tinha muita variação de cidade para cidade (nem todos os lugares trocam real, eu recomendo que levem dólar tb)

Bolívia (pessos bolivianos)

• Quijarro: 6,85

• Na volta troquei 100 bolivianos para real a 6,95 = R$34

• Santa Cruz: me disseram uns brasileiros estudantes de medicina da cidade que no centro acha até por 6,95

• Sucre: 6,92

• Copacabana: 6,80

• La Paz: 6,90

Chile (pessos chilenos)

• Uyuni: 570

• São Pedro de Atacama: 570

Peru (soles)

• Tacna: 2,75

• Arequipa: 2,77 a 2,80

• Cusco: 2,79

 

Alimentação: Em resumo, dei preferência às massas e frutas, evitei carnes e pescados, não passei mal nenhuma vez devido a alimentação.

 

Vocês vão reparar que é raro eu almoçar e jantar, é assim mesmo, até tem dias que sequer faço uma refeição "normal". É um costume da minha família pularmos uma refeição durante as viagens, para economizar tempo e dinheiro fazendo coisas que só podemos fazer lá. Então pra mim é super normal tomar só café da manhã bem reforçado e jantar direito no final da tarde (quando o comercio local está fechando), sempre com pequenos lanches junto da bolsa para ir enganando o estômago :wink:

Então boa parte da trip fiz:

- Café da manha ok

- Pequenos lanches (besteiras, frutas - muito fácil e barato de encontrar ::love:: ou até mesmo pequenos salgados)

- Janta ok (prefiro fazer uma janta bacana a fazer duas refeições razoáveis)

- Pequenos lanches ou alguma coisa no bar/balada

 

Não me dei muito bem com a comida local :cry: não gosto do tempero curry (ou seja lá qual a pimenta que eles usavam, mas era bem parecido com curry), e eles adoooram usar pimentas, então evitava as carnes, até pq... carnes... tenso a conservação... ::xiu:: depois de andar em um mercado municipal decidam por vocês mesmos se ainda vão querer comer carne ::tchann:: Eu adoro me perder pelas cidades... então sempre vou parar em lugares que não são para turistas... e vi coisas piores do que é possível ver nos mercados "pra turistas"... Sei lá, eu não arriscaria nem em restaurante 5 estrelas, pq sempre acho que as coisas vem do mesmo lugar ::tchann:: mas aí já é um pressuposto meu (palavra bonita pra preconceito ::mmm: )

 

Então acabava procurando massas, e foi super tranquilo (não que a conservação do que era usado nas massas pudesse ser diferente, mas por não ficar na cara, dava pra abstrair ::mmm: fora que por ir no forno sempre me passa uma certa segurança). Ah, e mc, não curto comer em fast food em viagens, mas devido a minha insegurança em relação a conservação dos alimentos... não hesitei em fazer refeições lá :roll:

 

Mochila: tenho uma de 30L da Trilhas e Rumos que já usava pra viagens e fui com ela mesmo, até porque acho que eu não aguentaria carregar uma maior ::mmm: O único porém é que não fui comprando lembranças durante a viagem por medo de ficar sem espaço, então deixei pra comprar tudo em La Paz, o que não deu certo porque acabei não achando coisas legais ::putz::

Quando tiver uma $oportunidade$ pretendo sim comprar uma de 60L ou 70L. Não pra lotar, levaria a mesma quantia de tralhas, mas com muuuita folga e sem preocupação com as compras e nem com a quebra cabeça que era o interior da minha mochila pra que tudo coubesse ::otemo::

 

598dc924530a8_03Mochila30L.jpg.1223868f36186c45451b1438177a5b35.jpg

 

Bagagem: não me arrependi de nada que levei. A única coisa que não usei foi a capa de chuva (não choveu nenhum dia), sei lá se faria muita diferença, talvez da próxima vez não leve, já que mesmo se tivesse chovido, provavelmente eu teria ficado no hostel descansando.

O que realmente salvou foi a toalha super absorvente desses de nadador, comprei uma da OXY e foi show! ::otemo::

 

Tem que levar (e as vezes a gente não pensa muito sobre eles e nem ocupa tanto espaço assim):

• essa toalha mega absorvente (a minha era pequena, de rosto msm e deu certo)

• chinelo (não levei e tive que comprar um, é bem pratico na hr do banho quando tem 30 pessoas esperando do lado de fora e vc não tem tempo de se trocar lá dentro, se bem que la é super barato tb)

• água oxigenada (parece frescura, mas vc NECESSARIAMENTE vai se machucar, e se não desinfetar antes de tapar vai ficar cada vez pior, leva coisa de 20ml, eu não levei e me arrependi)

• fita (eu levei aqueles pra curativo, e serve pra isso e muito mais coisa que vc nem imagina)

• tesoura (pra fazer maracutaias com a fita e mais alguma coisa) ::tchann::

• sacolas plásticas (desses de mercado msm, as vezes pode ser difícil conseguir no meio do deserto) ::hãã2::

• sacolas dessas que nossas mães usam pra lavar roupa (pra separar a roupa limpa da usada e da suja)

• bateria portatil (nem todas as noites dormi em um quarto e nem todos os quartos/hostels disponibilizam tomadas pra carregar nossos celulares e câmeras)

• cabos de carregamento longos (pra vc não ficar impossibilitado de usar o seu celular só pq ele tá pendurado no teto)

• manta (a não ser que vc vá em pleno verão, de noite nos buses as vezes é bem tenso... nem todos tem calefação e nem todos que dizem ter calefação funciona 100%... não levei, sobrevivi, mas teve umas noites bem difíceis mesmo usando todas as roupas que tinha levado. E nem ocupa espaço pq é só enrolar bem, embrulhar e deixar preso no fecho da sua mochila, do lado de fora (tipo o inca kola da foto de cima). Assim fica bem pratico na hr de embarcar tb)

 

Bom, chega de enrolação e vamos ao relato! ::hahaha::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Cheguei em Corumbá 12h30. Fiz os tramites da fronteira, bem tranqüilo. Dividi um taxi até ao terminal com dois meninos que deram a entrada na Bolívia junto comigo (irmãos que fazem medicina em Santa Cruz) e fomos pra Santa Cruz de bus.

Pegamos o das 18h30 (120/bo) e chegamos em Santa Cruz 5h30. Tinha um das 19h que tem Wi-fi a bordo (durante toda a trip vi algumas buses que tinham wi-fi a bordo, foi a primeira vez que vi esse serviço em ônibus, mas funcionam mesmo) ::otemo::

Troquei um pouco de dinheiro no próprio terminal

Gastos:

R$ 83,79 Ônibus São Luis de Adamantina até Campo Grande

R$ 93,86 Ônibus Andorinha de Campo Grande até Corumbá

R$10 Moto taxi da rodoviária de Corumbá até a fronteira

R$ 4 Taxi da fronteira até o terminal de Quijarro

BO 120 bus até Santa Cruz pela 18 de Mayo (partida 19:30)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei em Santa Cruz quase 6h e já fui direto pro aeroporto com um taxi.

Fechei o voo das 8h com a Amaszonas, mas o tempo estava ruim para Sucre e só decolamos as 15h. O pessoal da companhia nos avisava a todo o tempo o que estava acontecendo e quais providencias estavam tomando, enquanto que a empresa BOA só veio comunicar os seus passageiros beeem mais tarde (estávamos no mesma sala de embarque) e muita gente ficou bravo por isso...

Meia hora depois chegamos em Sucre, uma cidade que surge do nada em cima das montanhas. :shock:

Peguei um taxi rumo ao terminal pra já ver os horários de passagem para Uyuni. O aeroporto é meio afastado, então os taxistas cobram o tanto que querem. Tanto pro centro quanto pro terminal saia 30/BO e não teve negociação.

Chegando lá verifiquei os horários/preços e fui pro centro de taxi atrás de um hostel.

Como ia ser a primeira noite em uma hospedagem, e poderia ficar mal por causa da altitude, estava disposta a ficar em um quarto privativo mesmo.

Fiquei no Hostel Santa Cruz 90/BO: não tinha mais um quarto simples mas a moça fez o triplo pelo mesmo preço, com banho privativo, ducha quente, café da manhã e wi-fi.

Depois de fui passear pelo centro histórico e jantar. O centro é uma graça... se não tivesse começado a dar dor de cabeça teria ficado até mais tarde só andando e olhando as ruelas. Não me lembro o nome do restaurante, mas era mais um café, e só entrei pq tinha pasta e tinha vela nas mesas kkkkkkkkkkkkk comi um spaguett por 30/BO + vinho por 12/BO, ele fica quase em um dos cantos da praça. Depois voltei pro hostel e aqui já sentia mais a altitude, muita falta de ar, dava cinco passos e parava. De noite cheguei a acordar de tão forte que ficou a dor de cabeça, mas logo tomava uma Neusa e 30 minutos depois passava. De manha já estava 100% (tirando a falta de ar que continuou até o final da trip)

 

598dc9245c3ca_04SantaCruz.jpg.8bb614b81ea4c024a45d638af9f48267.jpg

Gastos:

BO 70 taxi em Santa Cruz até o aeroporto

BO 390 passagem para Sucre pelo Amaszonas

BO 30 taxi do aeroporto de Sucre até os terminais

BO 5 mais ou menos - taxi dos terminais até o centro

BO 4,5 Fanta 500ml

BO 42 Janta

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No dia seguinte explorei a cidade. Adoro simplesmente sair andando e ver o que nem sempre conseguimos ver nos tours ou se ficasse somente no centro. Fiz algumas compras e Fui pro terminal comprar a passagem pra Uyuni e partir.

Peguei o bus das 17h para Uyuni e cheguei 1h congelando e com dor de cabeça, simplesmente estava -4°C em Uyuni. ::Cold::

Devido ao meu estado (não conseguia nem pensar direito por causa do frio) e ao horário (sem movimentação nas ruas) não consegui procurar hostels. Fechei com um bem próximo ao local de desembarque dos buses.

Estava tão mal que nem conseguia colocar mais roupa para sentir menos frio. Tá aí um ponto negativo de viajar sozinho, se você ta mal, ta mal e pronto. ::tchann::

 

Gastos:

BO 21,50 lanches para viagem

BO 18 almuerzo

BO 3,50 água

BO 5 coca gelada

BO 3,50 sorvete

BO 5 taxi do centro até terminal

BO 60 bus até Uyuni

BO 100 Hostel Santa Cruz (privativo com ducha caliente)

BO 100 Hostel Uyuni

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De manhã tomei mais Neusa e ficou tudo bem.

Fechei o Salar + transfer para Atacama com a agencia Andres e partimos 10h30 (eu + um casal de britânicos e 3 franceses - pai, mãe e filha)

Logo no começo do passeio eles param em uma feirinha, caso tenha esquecido de comprar comida ou água.

Alojamento da 1º noite - é tudo feito de sal mesmo. :shock:

 

598dc9246a8d5_05SalardeUyuni.jpg.c8d6b6658f96d43961c1b7ac6ff3bb7d.jpg

 

Parece que cada empresa tem seu próprio alojamento na primeira noite, vem mais ou menos 4 grupos cada agencia. Nessa noite ainda temos ducha caliente (BO 10) e o quarto é para duas pessoas.

 

Gastos:

BO 750 Salar + transfer Atacama pelo Andes Salt Expedition ::otemo:: partia em dentre 9h e 10h se não me engano

BO 7 água 2L (na cidade de uyuni)

BO 25 carteira + Polaina

BO 20 água 2L x2 (na feira)

BO 10 ducha caliente (só tem na primeira noite)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais paisagens de tirar o fôlego. Ah, a agencia oferece refeições para vegans!

A Laguna colorada é um dos lugares mais lindos que vi na vida... chorei com esse lugar... zerei a vida com essa imagem :o (isso porque não seria emotiva no relato kkkk mas esse lugar merece destaque)

Idéias para próximas viagens... 8)

 

598dc92471681_06Salar.jpg.6fdfaa373ec8fe50137f24b113892167.jpg

 

Alojamento 2º noite. Aqui já temos mais empresas, mas acredito que não todas. Não há ducha caliente e dividimos o quarto com todos os membros do carro.

 

598dc92477326_07Salar.jpg.b20453e8892bb53d5c2c8f532c1546dc.jpg

 

Gastos:

BO 150 parque das lagunas (já estava especificado que não estava incluso. Ficar de olho quando fecha o passeio)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais alguns passeios (gêiseres e os termais), mas o terceiro dia é mais o caminho de volta mesmo, e para mim terminava ao meio dia, na fronteira.

 

598dc92568480_08Salar.jpg.2ac38dc709f479736743cc5ce444db92.jpg

 

Segue abaixo a fronteira (que é só uma vala) entre Bolívia e Peru e a papelada que te dão já na van para apresentar na imigração peruana.

 

598dc92571b5d_09Salar.jpg.e3837bbf4eeaac567aa891c68aa83b35.jpg

 

Depois de passar pela imigração, a van te deixa no centro da cidade minúscula e encantadora.

Só andei pela cidade e vi alguns passeios, mas resolvi fechar no dia seguinte. Os preços variam muito, vale a pena pesquisar e negociar em grupo ou vários passeios juntos.

 

598dc9257ad2a_10Atacama.jpg.5837fc56951f0d3e090f6b5cfeede1dc.jpg

 

Gastos:

PE 20.000 Hostel (privativo)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz o passeio Valle de La Luna e da Muerte

Pelo o que vi vale a pena locar uma bike e andar sozinho pela região, se tivesse mais tempo faria isso, aproveitaria bem mais a paisagem ::otemo::

 

598dc92584fca_11Atacama.jpg.5c21fe459123b00b0748633eefbbb3fd.jpg

 

Gastos:

PE 6.000 Hostel

PE 20.000 Lagunas Altiplânicas

PE 7.000 Valles

PE 15.000 Passeio astronômico

PE 3.450 almoço (para Del desierto) 2.600 pollo com papas + coca 580ml 850

PE 1.600 bolacha/lanchinhos

PE 620 cooky

PE 2.000 entrada Valle

PE 3.300 lavanderia (1kg 1.500) bem no centro quase na praça

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nesse dia fiz o passeio Lagunas Altiplânicas, lindíssimo, o cheiro pode ser forte, mas vale a pena.

 

598dc9258e074_12Atacama.jpg.da85743adff596f697dc853d83c3b140.jpg

 

No meio do passeio o meu celular parou de funcionar... Desespero... depois decidi ignorar, já que não tinha nada que pudesse ser feito mesmo. :?

Também tinha lido que a altitude poderia fazer os celulares pararem de funcionar, mas que voltavam depois.

Conheci um espanhol muito simpático no passeio e fomos explorar a cidade depois do Lagunas. Almoçamos no Las Delícias de Carmem, muito recomendado por aqui. Comida boa e bons preços. Depois de muita conversa nos despedimos e fui descansar no hostel, ainda com o celular sem sinal de vida.

Por falta de alarme, perdi o horário para o passeio astronômico... seria das xh às xh. (não consegui achar os horários u.u")

A noite conversando com pessoas que trabalhavam no hostel sobre o meu celular, ele voltou a funcionar, assim, do nada. Desnecessário dizer que dei mil pulinhos de alívio ::hahaha::

 

Gastos:

PE 5.000 entrada Lagunas Altiplânicas

PE 18.000 passagem para Arica

PE 6.000 Hostel

PE 1.000 água 1,5L

PE 800 coca 580ml

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...