Ir para conteúdo

35 dias passeando pelo México, Belize e Guatemala - Maio/2014


Posts Recomendados

  • Membros

Oi,

 

Gostaria de opiniões sobre o roteiro das minhas férias (se é factível) e de algumas sugestões. O roteiro ficar em um sentido diferente ao que a maioria das pessoas fazem, porque no início da viagem que é Cancún e Riviera Maia, eu estarei acompanhada e depois seguirei sozinha.:

 

CANCÚN & RIVIERA MAIA (QUINTANA ROO)

 

Dia 1: Aéreo GIG-CUN

Dia 2: Chegada em CUN

Dia 3: jungle tour. Parasail . Praia pública.

Dia 4: Isla Mujeres (para conhecer a ilha e ficar em uma praia)

Dia 5: Tour para Chitzen Itzá

Dia 6: Isla Mujeres (Parque Garrafón e nado com golfinhos)

Dia 7: Ônibus Cancún - Playa del Carmen pela manhã e algum clube de praia à tarde

Dia 8: Cozumel

Dia 9: Ruínas de Cobá e Cenotes próximos

(ou desistir dos cenotes próximos a Cobá e conhecer o Cenote Dos Ojos)

Dia 10: Akumal. Praia. Cenote Azul ou Laguna Ya Kul

Dia 11: Ruínas de Tulum, Playa Paraíso e Gran Cenote.

Dia 12: Xel Ha ou Xcaret

Dia 13: Amigos voltam para o Brasil e eu sigo viagem pelo México (aéreo CUN-MEX)

 

MÉXICO DF, PUEBLA, OAXACA, CHIAPAS E YUCATÁN

 

Dia 14: Cidade do México (Zócalo). Será um sábado, pretendo participar da visita guiada ao Palácio Nacional.

Dia 15: Museu Nacional de Antropologia e Bosque de Chapultepec

Dia 16: Teotihuacán

Participar da visita guiada.

Dia 17: Um dia em Puebla. ônibus noturno para Oaxaca (6h)

Dia 18: Oaxaca (Valle Tlacoluta)

Dia 19: Oaxaca (Monte Albán). Ônibus noturno para San Cristóbal de Las Casas (11h)

Dia 20: Cañon del Sumidero

Dia 21: Ônibus San Cristóbal de las Casas - Palenque (5h).Tour Cascadas Agua Azul e Cascada Mizol-Há

A ideia é de fechar um tour a partir de SCLC e ficar em Palenque

Dia 22: Ruínas de Palenque. Ônibus Palenque - Mérida (8h)

Dia 23: Conhecer Cenotes de Cuzamá (Chansinic Che, Bolonchoojol e Chelentún)

Há relatos afirmando que não estão mais fazendo os 3 cenotes por causa de brigas com a aldeia vizinha.

Dia 24: Ruínas de Uxmal e Kabah. Ônibus noturno Mérida - Cidade Belize

 

BELIZE E GUATEMALA

 

Dia 25: Ônibus Cidade Belize - San Ignacio. Ruínas Xunantunich

Dia 26: Tour Caverna ATM (Actun Tunichil Muknal)

Dia 27: Tour para as ruínas maias de Caracol.

Li que Caracol fica a 2,5h de San Ignácio. Talvez corte do roteiro e ponha mais um dia em SCLC. Decidir lá.

Dia 28: Shuttle para Tikal. Conhecer as ruínas. Dormir em Tikal.

Shuttle para Tikal, saída às 07:30 de San Ignacio. A previsão de chegada em Tikal é pouco depois das 10:00. Pernoitar por lá (Jaguar Inn).

Dia 29: Ir para as ruínas para ver o nascer do sol. Ônibus para Cidade Belize. Water táxi para Caye Caulker.

O passeio para o nascer do sol começa às 03:45. Pegar o bus da San Juan Express pela manhã com destino a Cidade Belize. O último water táxi (barco) sai às 17:00. São 45min de CB a CC.

Dia 30: Snorkel em Caye Caulker (Hol Chan Channel, Shark Ray Alley e Coral Garden)

Dia 31: Dia livre

Dia 32: Water táxi para Chetumal às 07:00. Ônibus para Bacalar. Laguna Bacalar.Cenote Azul

Dia 33: Ônibus ou táxi Bacalar - Chetumal. Ônibus Chetumal - Playa del Carmen.

Dia 34: Playa del Carmen.

Dia 35: Aéreo CUN - GIG

 

Eu tenho uns 5 dias que posso incrementar o roteiro. Para quem já foi a Belize, vale a pena colocar mais dias em CC ou melhor caprichar na costa mexicana? eu tenho paixões por viagens longas, há algo que eu possa otimizar?

Respondendo a mim mesma: Um dia na Cidade do México para conhecer os museus de Frida Kahlo, Casa Estúdio Diego Rivera e Museu León Trotsky.

Obrigada,

 

Pat

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Massa esse roteiro, só tenho uma observação, é esse zigue - zague que vc vai fazer depois do dia 25. Há rotas que saem do México direto para Flores, seria melhor entrar primeiro para conhcer Tikal, depois tu segue p San Ignácio (faz os tours das ruínas e da ATM), depois Belize City - Caye Calke.

Vou agora em janeiro, fica atenta que vou tentar escrever in loco, estou pensando em desviar um pouco do meu roteiro para de CC seguir p Chetumal para conhecer a laguna de Bacalar. Lá vejo essa opção, afinal, o roteiro é apenas um norte, se eu me encantar com algum lugar fico mais um pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Cristiane!

 

Acho que não tem como fugir muito disso. Existem muitas informações diferentes com relação a horários dos ônibus mas pelo que andei pesquisando, há uma linha da companhia guatemalteca San Juan Travel que sai de Chetumal às 07:00 e tem previsão de chegada em Flores às 16:00. Os ônibus sempre dão uma pequena parada em Cidade Belize e seguem para a fronteira Benque Viejo | Melchor de Mencos. Até chegar Flores, são mais umas 3h.

 

Como virei de Mérida em viagem de 8h de bus, achei melhor dar uma parada em San Ignácio, que fica a duas horas de Cidade Belize. Outra ideia também era que saindo de San Ignacio e indo para Guatemala, eu chegaria mais cedo em Tikal e daria para conhecer o parque à tarde e no dia seguinte com aquele tour na madruga.

 

Mas eu já anotei sua ideia, porque a minha prioridade é o México e depois Tikal e dependendo da situação (tipo eu me apaixonar pelo México), eu corto fácil Belize.

 

Eu estou aqui acompanhando a sua viagem. Obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vou deixar algumas dicas de passeios dos lugares que pretendo passar, talvez possa ajudar outrem.

 

BELIZE: MUITO MAIS ALÉM DO BLUE HOLE

 

Quase não tem informação em sites brasileiros sobre Belize (antiga Honduras Britânicas). Eu estou fazendo um pequeno resumo do que eu encontrei nos guias e na internet. Quando eu voltar de lá, farei a atualização.

 

A barreira de corais de Belize é a segunda maior barreira de corais do mundo, só perdendo para a Grande barreira de corais australiana. Na prática, a de Belize se estende desde a península de Yucatán até Honduras. Por conta disso, Belize é um destino popular para os amantes do mergulho e snorkel. As ilhas mais conhecidas são Ambergris Caye (AC) e Caye Caulker (CC). CC é menor e mais rústica, diferentemente de Ambergris Caye, ilha também conhecida pelo nome de San Pedro, a "La Isla Bonita", aquela ilha da canção entoada por Madonna há alguns anos. É o que diz a lenda.

 

A maior atração do país é o Great Blue Hole (Grande Buraco Azul) que é uma caverna subaquática que se formou há milhares de anos quando o nível do mar era muito mais baixo do que é agora. A barreira de corais de Belize é considerada patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Para chegar até CC ou AC, você tem que pegar um barco (water taxi) que sai do terminal de Cidade de Belize ou de Chetumal, no México. De Cidade de Belize a Caye Caulker, a viagem dura 45 minutos. De Chetumal, são duas horas.

 

O pequeno país junto com o México, Guatemala, Honduras e El Salvador fez parte do antigo império maia. As ruínas mais conhecidas do país são as de Lamanai, Altun Ha, Xunantunich e Caracol, sendo esta última a maior delas. Outra grande atração turística no país não é um templo nem pirâmide maia mas é um importante sítio arqueológico: a Caverna Actun Tunichil Muknal, mais conhecida como Caverna ATM. Em seu interior, foram encontrados artefatos maias e esqueletos que provavelmente seriam de pessoas que serviram de sacrifício. O passeio sai de San Ignacio e dura o dia todo. Se olhar no mapa, as ruínas de Xunantunich e de Caracol também estão mais próximas a San Ignacio.

 

Por último mas não menos importante, como a maior parte do país está coberta por florestas, um dos destaques é fazer caminhadas e cavalgadas para estar mais próximo da natureza. Outro ponto de interesse é o Zoológico de Belize.

 

Curiosidade: A capital de Belize não é Cidade de Belize mas sim Belmopan. Cidade de Belize foi destruída por um furacão e por medidas de segurança, a capital foi transferida/construída em Belmopan.

 

Custos: É o país mais caro da América Central, para o turista.

 

Segurança: Evitar ficar por Cidade de Belize, por causa da violência. Use somente como ponto de passagem.

 

Para saber sobre deslocamentos em Belize: http://belizebus.wordpress.com/ e http://www.belizewatertaxi.com/

 

Mapa de Belize

Diante do que foi escrito anteriormente, além das ilhas de Caye Caulker e Ambergris, você pode montar base em San Ignácio para conhecer as ruínas de Xunantunich e Caracol, além da Caverna ATM.

 

Belize combina com....

 

...Guatemala

(a) Se você estiver em San Ignacio, pode pegar um táxi/ônibus para a fronteira. O nome da cidade fronteiriça é Benque Viejo del Carmen. A distância entre as aduanas de Belize e da Guatemala é de 2 Km. Você pode pegar um táxi para a aduana guatematelca e após os procedimentos de entrada no país, já em Melchor de Mencos, pegar um ônibus para Flores ou Santa Elena. Lembre-se que há uma taxa de saída 37,50 BZD (pode ser paga também em dólar) para ser paga na Imigração de Belize. Método prático e mais caro: fechar um tour para Tikal com uma agência de San Ignacio e ficar por lá.

 

(b) Se estiver em Caye Caulker ou Ambergris Caye, pegar o water taxi até Cidade de Belize. Parece que o ônibus que vem de Cidade de Belize e de Chetumal param no terminal marítimo e fica 15min parado antes de seguir para Flores.

De Cidade de Belize até a fronteira (Benque Viejo): 2h30

Da Fronteira (Melchor de Mencos) até Flores: 3h

Para quem vem de ônibus de Chetumal - De Chetumal até Cidade de Belize: 3h a 4h.

 

Taxas de imigração

Saída de Belize: 37,50BZN

Entrada na Guatemala: cerca de 20GTQ.

 

...México

Se estiver na Riviera Maia e tem alguns dias a mais no seu roteiro, você pode pegar um ônibus até Chetumal e pegar o water táxi para as ilhas (CC ou AC).

 

Taxas de imigração

Saída do México: 294 MXN

Entrada na Guatemala: cerca de 20GTQ.

 

Sobre estas taxas, do que eu pesquisei, a única realmente oficial é a de saída de Belize, quando as do México e Guatemala, há muita controvérsia.

 

Relatos de viagem sobre Belize em alguns blogs de brasileiros: 1000 dias e o Hands on Dream

598dac2ec3c00_belize-map-large(1).jpg.7e4edf2ddaa60795cfc81810ee542246.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CIDADE DO MÉXICO E ARREDORES

 

Eu adoro visitas guiadas. Aqui na Cidade do México, há várias atrações que oferecem passeios guiados, gratuitos ou não.

 

1 - Palácio Nacional, sede da presidência. Há visitas guiadas aos sábados e domingos. É necessário reservar com antecedência. As visitas contemplam os Murais de Diego Rivera e tem outra sobre o local (o palácio). Visitas guiadas: Sábados e domingos. Às 11:00 (Murais de Diego Rivera) e às 13:00 (histórias sobre o Palácio). Cada passeio custa 120 MXN. Se fizer os dois no mesmo dia, custará 200 MXN. Site: http://www.palacionacionalmexico.com/

 

2 - Museu Nacional de Antropologia . As Visitas guiadas são realizadas de terça a sábado, às 10:30, 12:00, 15:00 e 17:00. Não é necessário reservar. Precisa formar grupo de no mínimo 5 pessoas. Site: http://www.mna.inah.gob.mx/index.html

 

3 - Museu León Trotsky. Visitas guiadas em espanhol: gratuitas. Site: http://museocasadeleontrotsky.blogspot.com.br/

 

4 - Sítio arqueológico de Teotihuacán. Segundo o blog Sundays Cook, há visitas guiadas gratuitas com um dos funcionários do sítio.

 

Patrimônios da Humanidade - UNESCO nas cidades mexicanes que estão inclusas no roteiro

Centro histórico, Cidade do México

Xomichilco, Cidade do México

Campus Central da Cidade Universitária da Universidade Nacional Autónoma do México, Cidade do México

Cidade pré-hispânica de Teotihuacán, Teotihuacán

Centro Histórico, Puebla

Centro Histórico, Oaxaca

Monte Albán, Oaxaca

Cidade pré-hispância e Parque Nacional de Palenque, Palenque

Cidade pré-hispânica de Uxmal

Cidade pré-hispânica de Chichén Itzá

Reserva Sian Ka'an

 

Para saber mais sobre outros patrimônios da humanidade, clique em Patrimônios da Humanidade - UNESCO

 

Filmes

Frida Kahlo (2002)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que bom que gostaram! Sempre que tiver informações a acrescentar, vou colocar aqui. Quando eu voltar de viagem, eu atualizo.

 

Sandman,

 

Em San Cristóbal de Las Casas tem um passeio para as Cascatas de Chiflón e Lagunas de Montebello. Sobre o estado de Campeche, há os relatos do Trota Nando Abreu (será que acertei o nome?). Você também pode confirmar se novembro é uma boa época para ver os flamingos em Celéstun ou Río Lagartos, e se ainda dá para nadar com os tubarões baleia na isla Hollbox.

 

Se eu pudesse iria também em novembro para passar o dia de Finados em Oaxaca. Pena que férias é só uma vez ao ano ha ha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...