Ir para conteúdo

45 dias viajando: Chile, Argentina e Cassino (BRl)


Posts Recomendados

  • Membros

Ola a todos!!

De 5 de janeiro a 15 de fevereiro viajei pelo Chile, Argentina, terminando meu roteiro no sul do Brasil, na praia do Cassino (a maior praia do mundo:)! Gostaria de compartilhar com vcs algumas das coisas q conheci e vivi! Como escrevo para caramba, vou colocando um titulo em cada parte do texto, para facilitar a leitura de quem nao quer ler tudo... (hehehehe)

 

Essa foi minha segunda viagem para o Chile. Ano passado havia conhecido Santiago, Valparaiso, Viña e Pucón. Como todos me apaixonei perdidamente por Pucón, pelo Villarica, pela experiência de subir um vulcão, pela neve, cachoeiras de águas azuis, enfim, por tudo!

 

Mas, ao contrario da maioria, nao curti Santiago. E, achei q eu tive pouco tempo para conhecer muita coisa. Por isso meu roteiro foi organizado dando mais tempo para cidades menores, para fazer tudo com calma e curtir a vida passando lentamente olhando para a praia, rio ou lago, e menos tempo em cidades maiores (como BsAs - o q acabei me arrependendo, como verao...)

 

Roteiro:

 

Sao Paulo-Santiago - Concepcion (td de onibus)

Concepcion: 15 dias (participando de um curso)

Concepcion-Castro - onibus

Castro-Chaiten - ferrie boat

Chaiten: 4 dias

Chaiten-Futaleufu (van)

Futaleufu:4 dias

Futalefu-Bariloche (bus)(na real:Futaleufu-Esquel, Esquel-Bariloche)

Bariloche: 4 dias

Bariloche-BsAs (onibus)

BsAs:2 dias

BsAs-Montevideo, MTV-Chuy, Chuy-Rio Grande

Rio Grande: 1 semana

 

Viagem de onibus:

 

Fui pela Pluma. Nao gostei! Trocamos de onibus tres vezes durante o caminho, pegamos um onibus q choveu água do teto, outro mto, mas mto velho!

 

O rodomoco era novo na funcao, querido, mas mto sem iniciativa. O banheiro nao ficou limpo, o onibus aqueceu nos andes e ficamos sem ar, depois ficamos sem agua! O pior foi q todas as gurias ficaram esperando uma parada misteriosa (Rodoviaria de Uruguaiana) na qual o rodomoco comunicou q teria tempo e lugar para banho e, qdo chegamos, era um, isso mesmo UM chuveiro para umas 20 mulheres!!!

 

Tirando esses contratempos eu faria de novo a viagem de busao por outra compania tranquilamente, a paisagem eh linda, vc conhece um monte de gte, o clima no onibus eh mto bom, e descer os caracoles foi uma experiencia inexquecivel!

 

Por sorte cheguei na rodoviaria a tempo do onibus das 24:00hrs!

Dica: vale a pena rodar pela rodoviaria de Stg antes de comprar a passagem pela Tur-Bus ou Pullman. Paguei PC 5000 por um onibus muito bom para Conce, q na Tur-Bus custava PC 9000!

 

Concepcion:

 

Em Conce passei duas otimas semanas! O curso foi tri puxado e dessa vez nao tive muito tempo para turismo, mas a cidade eh bem agradavel, e o campus da Universidad de Concepcion eh maravilhoso!

 

Dicas:

 

Comer um lanche no Waya Gyros, que fica na frente da Plaza Peru, na frente da Univ. de Concepcion. Eh um sanduiche grego MARAVILHOSO!! Lah se vende a cerveja artesanal de Valdivia, a Kunstmann, imperdivel!! Do lado tb tem uma casa de lanches do mesmo dono, cujos completos sao deliciosos!

 

Na diagonal, tem o cafe Neruda, onde se pode tomar uma (ou muitas) cervas no final do dia, acompanhado de completos ou porcoes a precos bem acessiveis! O almoco lah sai por 1 luca (ou PC 1000), nao experimentei, mas acho q vale a pena!

 

Em Lirquen, uma cidade muito perto de conce, na beira do Pacifico, tem muitos restaurantes de frutos do mar, com precos maravilhosos!

 

Na cidade de Lota a praia mais famosa eh a praia branca, super estranho o nome pq a areia eh negra, mas eh bem mais bonita que o Balneario de Dichato. Dichato fica numa baia, por isso as areias (e aguas) sao lotadas de algas! Lota tem uma mina subterranea desativada ha muito tempo, todos recomendaram como uma boa visita (a mina vai por debaixo do mar) Vale a pena comer frutos do mar no mercado de peixes, um galpaozao cheio de pequenos restaurantes q servem comidas caprichadas e baratissimas!

 

Alerta:

 

Um dia em Conce, 6:30 da manha, saida de festa, estavamos eu e dois amigos na rua esperando o transfer para o aeroporto de um deles. Um guri q tinhamos acabado de conhecer ficou conosco, e estava mto, mas mto borracho!! Parou um onibus da policia, sairam 5 policiais armados e super vestidos, pediram nossas identidades, perguntaram o q estavamos fazendo... uma loucura, ainda mais pq jah estava dia!!! Coitado do desconhecido, q alem de nao conseguir articular uma frase, estava sem documentos, foi levado pela policia, e nao adiantou jurarmos q ele morava ao lado, q iriamos leva-lo para casa!

Por isso CUIDADO galera!! Beber na rua no Chile nao eh permitido, e pelo visto ficar bebado caindo pelos cantos tb nao!!

 

Castro:

 

Deixando para tras a minha amada Conce, viajei treze horas de onibus para Castro. Cheguei umas 11 horas da manha, e aproveitei o tempo ateh a saida da balsa para conhecer a cidade: Igreja de Sao Francisco, Palafitas, Feira de Artesanato, comer num restaurante palafito! Bom, as horas q fiquei lah foram mais do q suficientes para conhecer as principais atracoes da cidade!

 

Comprei uma passagem do ferrie-boat com butaca, i.e., com assento. Valeu a pena pelo conforto, mas sobraram mtos lugares e varias pessoas q viajavam sem assento estavam sentadas dentro do barco.

(Horarios e tarifas em: http://www.navieraustral.cl/)

 

Chaiten:

 

Hospedagem:

 

Em Chaiten, fiquei na Hospedaje Rita, q eh otima! PC 4000, limpa, com os melhores colchoes de toda minha viagem! E a Rita eh uma pessoa maravilhosa! Um autor de um guia de viagem descreveu-a como "excentrica", e se isso inclui dar cafe da manha, lavar a roupa, te tratar super bem e convidar para jantar sem cobrar nada mais por isso, pode ser q ela seja mesmo!!

 

Passeios:

 

A empresa de viagem q recomendo em Chaiten eh a Chaitur, do Nicolas Lapenn, um canadense q vive no Chile hah muitos anos. A empresa dele eh uma das mais serias e antigas da regiao. E ele eh super prestativo e o email dele, para quem interessar possa eh: nchaitur@hotmail.com

 

Bom, as aventuras em Chaiten ficam para o proximo post, jah q estou morta de escrever

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

nao sabia que nao podia beber nas ruas do chile... bom saber agora vou deixar documentos sempre no bolso!

 

Essa barca que vai de Chaiten a Castro, leva carros? voce sabe de alguma barca que saia de castro, ou chaiten ou até mesmo puerto montt que leve carros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Guilherme!!

Essa barca q sai de Castro leva carros sim, se nao me engano sai PC 68000 PC, mais PC 6000 para o motorista e PC 12000 por passageiro.

Tb tem outras q saem de Puerto Montt e de Quelon q levam carros!

Na pagina q postei tem essas informacoes.

 

Um jeito de baratear esse trecho da viagem eh cruzar a fronteira com a Argentina indo para Bariloche, e entrar pelo Chile novamente pelo passo Futaleufu. Essa cidade fica a umas quatro horas de Chaiten (e da Carretera Austral). Muitos chilenos fazem esse caminho q sai muuuiiitooo mais em conta!

 

Qto a bebida, eh proibido andar tomando pelas ruas, desde q se possa identificar q eh bebida (algo como USA)... Eu tinha achado muito estranho q lah nao existiam luais na praia, e esse ano descobri q eh por esse motivo: nao eh permitido beber em lugares publicos!

 

Abraco

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A cidade:

 

Chaiten nao eh uma cidade bonita como Pucon, mas a localizacao dela eh maravilhosa! De um lado o mar, do outro montanhas maravilhosas, e no meio dos dois o lindo Vulcao Corcovado sempre marcando presença!

Alem disso estah cercada de atrações ótimas, o q vale uns dias de visita. Muita gte só passa por essa cidade rumo ao sul, vi especialmente muitos europeus querendo fazer a patagonia inteira em trinta dias, e aproveitando muito pouco em cada lugar, o q acho um disperdício...

 

Os Atrações:

 

Parque Pumalín:

 

Reserva ambiental criada pelo milionário estadunidense Douglas Tompkins. Achei um parque muito bonito, com uma otima infra estrutura e muitas atracoes naturais para serem vistas!

Fiz um passeio de um dia, cruzando todo o parque, indo ateh a Caleta Gonzalo! Fizemos algumas trilhas, como dos Alerces e de algumas cachoeiras mais proximas. Eh uma atracao a parte fazer os passeios com o Nicolas, pois nem parece q se esta numa excursao de agencia... Fizemos tudo com calma, no nosso tempo, adaptando o roteiro do passeio de acordo com as preferencias do grupo!

O parque tem lugares otimos de camping e trilhas super bem sinalizadas! Vale a pena para um passeio de varios dias!

Meu passeio terminou na Praia de Santa Barbara, onde vi meu primeiro por do sol no Pacifico!! Nessa praia se podem avistar toninhas, embora eu nao tenha tido a sorte de ver uma delas. Mas o por do sol foi fantastico!

 

Lago Yelcho:

Lugar propicio para pesca, especialmente "fly-fishing" (nunca tinha visto antes, achei um barato), e lugar de expecional beleza! Fiquei realmente deslumbrada com a paisagem do lago!

 

Glaciar Yelcho:

O motivo da minha escolha de ir ateh Chaiten! Visitar um Glaciar, e perto! Existe uma trilha super bem sinalizada ateh um pto bem proximo ao Glaciar, q dispensa a necessidade de se fazer um passeio com uma agencia (sem locomocao propria eh mais seguro pagar o passeio, pois nem sempre hah garantia de se conseguir carona de ida e de volta...)

Meu grupo era composto por uma galera da minha idade, louca para chegar ateh o gelo, e contra qq recomendacao da agencia, do guia q nos acompanhava e do bom senso, continuamos a trilha ateh ficarmos no meio do glaciar! Foi uma total insanidade, jah q a massa de gelo eh enorme, e um deslizamento seria fatal, mas foi um sonho realizado para todos!! Foi lindo, emocionante e mto gelado! Me senti uma previlegiada de estar no meio de gelos milenares e num lugar tao belo!

Felizmente, voltamos para casa saos e salvos!!

 

Termas del Amarillo:

Na verdade, nao voltamos para casa do Glaciar, depois de mais de 7 horas caminhando, fomos descansar nas aguas quentes das termas! A entrada sai por PC 3000, e eh uma piscina com agua quente, simples, nada de luxo, mas muito boa!! Nunca havia estado numa terma antes e gostei muito! Ficamos ateh a piscina estar vazia (eles trocam a agua todo final de dia)

 

Nao conheci mas deve valer a pena:

Glaciar do Vulcao Michinmahuida:

 

O Sr. Douglas Tompkins, possui dentro dos seus dominios, um vulcão maravilhoso chamado Michinmahuida (aih se inveja matasse!! Imaginem ter um vulcao lindo todinho seu??).

Esse eh um passeio menos trivial, mas quem fez adorou!

Infelizmente nao tive um grupo para fazer esse passeio, mas quem ficar no parque eh um lugar muito lindo e q merece ser conhecido. Hah um camping proximo a uma trilha q leva ao glaciar do vulcao! Se for como o Yelcho, vale a pena inverstir em calcados impermeaveis (fomos ao glaciar Yelcho com botas sete leguas - nada anatomicas, mas otimas para a lama e atoleiro)

 

Bom, fim do segundo capitulo!

Ateh a continuacao pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora vem a melhor parte da historia: FUTALEUFU (guardem bem esse nome... essa cidade eh DEMAIS). Futaleufu em lingua mapuche significa Rio Grande... e o rio q deu esse nome a cidade realmente eh um grande e lindissimo rio!

 

Saih de Chaitén as 15:00 hrs numa van rumo a Futaleufu. Durante o verão, há vans diárias nesse horario rumo a Futa, saindo da estação de onibus de Chaitén, q eh administrada pela empresa do Nicolas, a Chaitur (PC 7000). A viagem eh de aprox. 3 horas, mas, como eu tive um pouco de azar, minha van quebrou diversas vezes no caminho e soh cheguei em Futa as 22:00 hrs!

A sorte eh q ela sempre quebrou em lugares lindos, deu para conhecer bem o rio Futaleufu e apreciar um maravilhoso por do sol no Lago Lonconao! Tb foi otimo q a galera era muito gte fina! Uma das coisas q me marcou muito nessa viagem foi um trio q estava mochilando e q conheci nessa van. Ele era formado por dois amigos e o pai de um deles, de 68 anos!! Eu simplesmente AMEI ele! Ele, no alto dos seus 68 anos, andando com um mochilao pesado nas costas, pedindo carona, caminhando por horas seguidas, dormindo numa barraca e comendo seu lanchinho guardado num saquinho... Foi uma baita licao para mim! Conheco muita gte mais nova do que eu, que nao faria tudo o q ele estava fazendo, e ainda por cima com o bom humor contagiante q ele estava!

 

Soh pude realmente conhecer a cidade no outro dia!

Sai da hospedagem Carahue, onde paguei PC 4000 por um quarto com café da manha, e fui ao centro de informacoes turisticas.

Chegando lah, queria descobrir o q fazer sem ter q contratar uma agencia de turismo, e descobri q havia muita, mas muita coisa! Eu estava alucinada para ir num lugar q havia visto numa foto na internet, um braco de rio com uma agua verde translucida, parecendo um sonho... por sorte na informacao havia uma foto do tal lugar dos meus sonhos e a moca me indicou: Valle del Noroeste e Rio Espolón!

Ganhei um mapa, e sai feliz pela estrada afora... Esse mapa eh super bem feitinho, e me ajudou muito nas aventuras!

Andei por uns 15 minutos e jah pude comecar a ver o vale com o Rio Espolon serpenteando lah em baixo... eu mal acreditava no que via! Lah estava ele, lindo e verde, se exibindo para mim!

Continuei a caminhar, pois meu objetivo era achar alguma praia para banho... Andei mais uns 5 minutos e ganhei uma providencial carona, q me deixou na porta da praia. Era inacreditavel! Estava lah na minha frente a foto da internet! Nessa prainha, havia uma familia pescando, e eu decidi continuar caminhando um pouco mais... a cada curva eu ficava mais e mais maravilhada, o lugar parece encantado! Aguas verdes translucidas, picos nevados ao fundo, campos e pastos, e soh os animais te acompanhando...

Mas, embora todo mundo me dissesse que lah eh MUUUIIIITOOO seguro, estava um pouco insegura (mania de quem morou em sampa por tres anos...). Estavam tendo obras para a estrada que liga Futa a Esquel, e havia muitos homens, e de fora, trabalhando por lah... achei melhor nao dar canja para o azar e nao ficar nadando distraida em algum lugar deserto... Entao, voltei para a prainha na qual estava a familia. Comecei bem feliz a fazer meu lanchinho, e eles puxaram papo comigo... era um senhor, com sua esposa e sua cunhada! Eles foram muito legais comigo, e como eu tenho carinha de crianca, eles tem uma filha e eu lembrava muito eles da filha, eles me "adotaram". Como iriam seguir de Futa para Bariloche, me convidaram para ir jto com eles, e eu aceitei, especialmente para ficar um dia a mais!

 

Pq, de Futateufu soh existem onibus para: Chaiten, Esquel (as segundas, quartas e sextas, um pela manha e outro pela tarde) e um onibus semanal para Puerto Montt.

 

Depois q eles se foram da praia, eu resolvi entrar na agua. Foi soh colocar meu pezinho na agua, e ele quase congelou! Fiquei vendo um monte de caminhoes circulando na area, e resolvi procurar outro lugar mais movimentado para ficar. Estava de novo caminhando pelo caminho a fora bem feliz, q parou uma camionete da galera local, com varias criancas, cachorro e pessoas na cacamba, e quase me obrigaram a subir tb! Em um minuto jah estava de novo na cidade!

Essa foi uma caracteristica muito marcante de lah: as pessoas sao muito, mas muito hospitaleiras! Elas te tratam muito bem, como se vc fosse amigo deles!

 

Segui entao para uma praia q tinham me indicado q fica num camping, logo na entrada da cidade, perto da ponte (nao lembro o nome dele, mas eh o dono do camping eh o Arturo, e a praia eh conhecida como Puntillo). Nossa... a prainha eh maravilhosa!! Como havia algumas familias e grupos de amigos por lah, fiquei tranquila a tarde toda lagarteando na areia, e bravamente fazendo tentativas de mergulhar nas águas maravilhosas e congelantes.

E, esse foi um programa q se repetiu por quase todas as tardes em Futa... delicioso e altamente recomendado! Alem dessa praia, pelo camping tb se chega em outra, onde uma pedra forma um poco natural... Belissima!!

 

Mais um final de capitulo,

Para o proximo ficam as outras atracoes q Futaleufu tem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...