Ir para conteúdo

5 dias sozinha por BH, Ouro Preto e Mariana


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Essa foi a minha primeira viagem sozinha e que dá origem, agora, ao meu primeiro post aqui no fórum :)

Agradeço aos vários mochileiros que relataram suas experiências aqui e me ajudaram a fazer essa viagem.

 

Meu roteiro foi:

 

- 29 de Maio: SP x Belo Horizonte

- 30 de Maio: Belo Horizonte

- 31 de Junho: Mariana x Ouro Preto

- 01 de Junho: Ouro Preto

- 02 de Junho: BH

 

 

Fiz o trecho Guarulhos/SP x BH x Guarulhos/SP de avião pela Gol que saiu por aprox. R$330

Dica: essa foi a minha primeira viagem de avião rs Eu comprei a minha passagem no Decolar.com. Para diminuir os gastos com as taxas que a Decolar cobra, pesquise valores/cias aéreas/horários no site deles, mas compre a passagem diretamente no site da cia aérea. Você não vai economizar MUITO, mas já é um trocadinho a mais ;)

 

Meu horário de ida (29/5) era às 06h30 da manhã, mas, chegando no aeroporto, descobri que mudaram meu voo e eu sairia às 07h (para Brasília e, depois, para Belo Horizonte). Cheguei em BH aprox. 13h.

 

Do aeroporto de Confins para a rodoviária de BH eu peguei um ônibus convencional (mas que tinha uns bancos confortáveis rs) que custou R$7,50 e que tinha o nome de Aeroporto de Confins. É só perguntar para algum funcionário do aeroporto/taxista que eles te mostram o caminho (só informe que você não está buscando pelo Conexão Aeroporto – que custa R$20 – a não ser que você queira mais conforto )

 

 

Em BH eu fiquei hospedada no Minas Hostel (http://minas-hostel.com/ - quarto coletivo/ R$39). Super indico esse hostel! Muito organizado, limpo, boa localização e funcionários bem receptivos (como a maioria dos mineiros). Mas atenção: quando eu cheguei na rodoviária, fui perguntando pela rua do hostel/ruas ao redor. Ninguém sabia onde era e quem sabia me ensinou o caminho mais loooongo pra chegar lá... subi uma ladeira gigante com a mochila nas costas que eu poderia ter evitado rs

 

Se for da rodoviária para o Minas Hostel pergunte pela passarela na rua Rio de Janeiro (http://goo.gl/maps/kqifO) > atravesse a passarela > vá até a rua Sabará, onde fica o Minas Hostel (http://goo.gl/maps/mOIw7).

 

No primeiro dia o Wellington (um dos funcionários do hostel) me levou pra dar um passeio pela cidade. No outro dia foi a vez do Thiago (outro funcionário) me levar pra passear rs É bom ter locais por perto porque você conhece as gírias, costumes, pontos mais legais da cidade, atalhos etc.

 

Pontos que visitei (em 3 dias):

 

A pé:

 

- Mercado Central

Não saia sem: comprar queijo São Roque (aprox. R$13/kg) e cachaça ou licor (o de maracujá é muito bom!) e sem provar a cerveja artesanal Backer no Botiquin do Antonio (a Brown é a mais gostosa – R$6,20)

 

Cuidado: eu comprei alguns licores e pimentas e, no aeroporto, me barraram (só porque não tinha lacre industrial - dãaar! são produtos artesanais rs).

Eu coloquei o licor dentro da minha garrafa d'água e minhas pimentas dentro de copinhos de plastico com tampa (que a mulher de uma das lanchonetes do aeroporto me deu) e as garrafas foram vazias dentro da minha mala de mão (o que é permitido pela cia aérea.. tsc tsc)

 

- Parque Municipal

- Memorial Minas Vale (http://www.memorialvale.com.br/)

- Museu da Minas e do Metal (http://www.mmm.org.br/)

- Biblioteca Municipal

- Praça da Liberdade

- Muse de Artes e Ofícios (http://www.mao.org.br/)

- Feira Hippie

Uma feira enorme que vende de tudo (quadros, acessórios, roupas, coisas indígenas, comida etc)

 

De ônibus:

 

- Parque das Mangabeiras (menos de R$3 o transporte) – não gostei muito... é um parque normal rs

 

Um lugar que gostaria de ter visitado: Planetário TIM UFMG e circuito Niemeyer (Pampulha)

Um lugar que não me arrependo por não ter visitado: Praça do Papa (prox. ao parque das mangabeiras)

 

Adicional: da cidade, sai um trem direto para Vitória/ES (eu não tenho muitas informações, mas aqui tem: http://goo.gl/8rMnE)

 

 

--------------------

Mariana/Ouro Preto

 

Na rodoviária de BH eu peguei (às 06h) um ônibus da Passaro Verde (http://www.passaroverde.com.br) para Ouro Preto (aprox. R$26 / 1h30 de viagem).

Obs: a vista da janela do ônibus é linda. Não durma rs

 

Por ser uma cidade pequena, é muito difícil se perder em Ouro Preto. Então, encontrei rapidinho o Ouro Preto Hostel (http://ouropretohostel.com), onde fiquei hospedada (aprox. R$35 o quarto coletivo)- fica prox. à Mina de Chico Rei. Boa experiência: é organizado, limpinho, tem um bom atendimento, um ótimo café da manhã e uma vista muito bonita da varanda.

 

Cheguei no hostel por volta de 08h e, depois de um tempinho, eu já me envolvi na conversa de uma família com a recepcionista. Eles estava falando sobre o trem para Mariana. Esse passeio não estava nos meus planos, mas fiquei interessada e resolvi ir com eles (de ônibus, mas dava para ir a pé) até a estação de trem para comprar os bilhetes

 

Curiosidade: em Ouro Preto e Mariana as pessoas entram nos ônibus pela porta de trás e chamam a carne de “boi” (“strogonoff de carne” lá vira “strogonoff de boi”) rs

 

Chegamos umas 9h15 na estação que estava lotada. Havia uma fila enorme para comprar a passagem. A maioria das pessoas [inclusive a família que estava comigo] comprou a passagem para o dia seguinte e eu comprei a passagem para o mesmo dia.

 

Você tem a opção de comprar passagem ida x volta (R$25/estudantes) ou somente de ida (R$20/estudante) e voltar de ônibus convencional (aprox. R$2,5). Eu optei pela segunda porque a primeira opção estava esgotada :(

 

A viagem até Mariana dura cerca de 1h e a dica é chegar cedo para comprar a sua passagem e conseguir lugar na janela do lado direito do trem (a vista é muito bonita!)

 

Mariana é uma graça! Igrejas lindas, ruas lindas, tudo lindo! Na estação de trem é possível pegar um mapa da cidade com os principais pontos turísticos. Almocei no Exagerado (http://www.exagerado.net/).. o PF custa menos de R$15. Boa comida! Lá também comprei um licor de Jabuticaba muito bom (R$12)

 

De tarde, voltei para Ouro Preto e fiquei no hostel de bobeira (boa oportunidade pra conhecer gente diferente rs). Conheci um pessoal de Uberaba e a noite fomos beber umas cervejas nos bares [OP é uma cidade universitária, cheia de repúblicas, festas e bares].

 

No outro dia, aproveitei para conhecer Ouro Preto: fui à Mina do Chico Rei (R$10), visitei as igrejas - mas entrei só na do Pillar (R$4 / incrivelmente bonita por dentro e por fora!) – e fui andando pelas ruas seguindo o mapa turístico (que eu também peguei na estação de trem). Não me arrependo de não ter entrado nos museus etc.. confesso que eles não me atraíram muito rs

 

Próximo à praça Tiradentes (a principal) há uma feira de artesanato pequena onde é possível comprar lembrancinhas da cidade (procure as artes feitas em pedra sabão). Dica: dê uma choradinha pro pessoal abaixar o preço rs

 

A noite, fiquei de bobeira na praça Tiradentes trocando ideia com um hippie chileno até dar a hora do meu ônibus partir para Belo Horizonte.

Passei mais um dia em BH e depois voltei pra SP.

 

Conclusão: Viajar com amigos é muito legal, mas viajar sozinho também é! Você tem a oportunidade de fazer novos amigos, de fazer seu próprio roteiro e ainda tem um tempo para se conhecer melhor.

 

Espero que meu relato ajude os que pretendem fazer roteiros parecidos/semelhantes.

Qualquer coisa, é só chamar ;)

 

beijos, Mochileiros!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Nathalia, mt legal seu relato, tenho vontade de viajar só mas ainda não rolou. Uma pergunta, como é o clima nessa região mineira nessa época ? Estou tentando escolher entre Salvador e essa região de Minas (tenho 4 dias, saindo de SP)e uma coisa que não quero é passar frio ::Cold::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Nathalia, mt legal seu relato, tenho vontade de viajar só mas ainda não rolou. Uma pergunta, como é o clima nessa região mineira nessa época ? Estou tentando escolher entre Salvador e essa região de Minas (tenho 4 dias, saindo de SP)e uma coisa que não quero é passar frio ::Cold::::otemo::

 

 

Oi lellic,

 

Sinta-se incentivada a viajar sozinha. É uma boa experiência ;)

 

Nos primeiros dias em que estive por lá fez um pouco de frio e chegou a garoar (mas só em BH).

Ficava assim: frio de manhã, um clima agradável de tarde e frio a noite rs

 

No último dia fez um calorzão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Gostei do seu relato, gostaria de saber se você reservou as diárias no hostel, ou procurou na hora?

 

Oi Shirley, eu reservei com antecedência..

Mas, no Minas Hostel pelo menos, dava pra reservar na hora...pra você ter noção, eu fiquei no quarto coletivo sozinha porque não tinha hospede hahaha ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Nathaly!!!

Vou realizar minha primeira viagem sozinha como vc...então me senti bem motivada para realizá-la, apesar de ansiosa.

E já reservei minha estadia no Ouro Preto Hostel também, próximo a mina Chico Rei.

Assim, queria tirar uma dúvida com vc: como vc foi da rodoviária para o hostel? Dá para fazer o percurso à pé ou é muito longe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi, Nathaly!!!

Vou realizar minha primeira viagem sozinha como vc...então me senti bem motivada para realizá-la, apesar de ansiosa.

E já reservei minha estadia no Ouro Preto Hostel também, próximo a mina Chico Rei.

Assim, queria tirar uma dúvida com vc: como vc foi da rodoviária para o hostel? Dá para fazer o percurso à pé ou é muito longe?

 

Feliz por isso, Erikete! Vai gostar de viajar sozinha...é uma boa experiência..um momento de auto-conhecimento! :)

 

É um caminho tranquilo da rodoviária até o hostel! (segue o mapa: http://goo.gl/maps/Zg2SG)

O pessoal da rodoviária disse pra eu pegar um onibus que ia ali pro centrinho, mas preferi ir a pé. O Google diz "32 minutos" caminhando, mas acho que demorei uns 15/20 rs

Qualquer dúvida, vai perguntando pro pessoal no meio do caminho pela Praça Tiradentes (a principal) e depois pela Mina do Chico Rei..

 

Quando você vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oh que bom!!! Até que é pertinho...dá para fazer o percurso a pé bem tranquilo...é bom que já vou conhecendo a cidade!

 

Eu vou agora em julho...me falaram muito bem da cidade e do Festival de inverno.

 

E o hostel? Onde vc guardava sua mala/mochila quando ia passear pela cidade, já que o dormitório é coletivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oh que bom!!! Até que é pertinho...dá para fazer o percurso a pé bem tranquilo...é bom que já vou conhecendo a cidade!

 

Eu vou agora em julho...me falaram muito bem da cidade e do Festival de inverno.

 

E o hostel? Onde vc guardava sua mala/mochila quando ia passear pela cidade, já que o dormitório é coletivo?

 

 

Isso! O mais legal pra conhecer a cidade é andar e andar rs

As ruas são encantadoras :)

 

Alguns hostels possuem armarios onde você pode colocar as suas coisas [e fechar com o seu cadeado].

Lá no Ouro Preto Hostel, se não me engano, tinha um armário mas não tinha como fecha-lo com cadeado...então, eu fechei o ziper da minha mala com cadeado e deixei ela em cima da cama..não tive problema com isso..ninguém mexeu nela rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...