Ir para conteúdo

9 dias nas Serras Gaúchas - set/2005 - Parte 2: Canela


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Canela é um destino muito procurado por turistas, principalmente na época de inverno. Tem uma área de 252 km 2 e aproximadamente 39 mil habitantes (dados de 2005). Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 137 km da capital Porto Alegre, é vizinha da também charmosa cidade de Gramado. Teve, principalmente, colonização italiana e alemã. Canela está localizada na Região das Hortênsias e também faz parte da Rota Romântica, roteiro turístico que apresenta a colonização alemã. O clima da região é o temperado superúmido. A temperatura média anual fica em torno de 18ºC, com média máxima de 21ºC e média mínima de 12ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Distância de Canela a Porto Alegre: 137 km

Distância de Canela a Caxias do Sul: 76 km

 

A partir do aeroporto de Porto Alegre, pode pegar táxi, ônibus ou metrô para a Rodoviária, que fica perto, acho que a menos de 10 km. O acesso ao metrô é fácil, acho que existe uma Van (sem custo) que leva do aeroporto à estação (bem próxima), porém dentro da estação não há rampas somente escadas que, algumas vezes, dificultam o trânsito de malas. Horários de ônibus em Porto Alegre e de Porto Alegre para as cidades da Serra Gaúcha podem ser conferidos, respectivamente, no site da Prefeitura e no site da Rodoviária.

 

A partir de Caxias do Sul, os horários de ônibus podem ser consultados no site da Rodoviáriada cidade.

 

Quando eu fui para essa região eu fui via Porto Alegre, pois me disseram que o aeroporto de Caxias do Sul tem mais probabilidade de fechar devido à neblina/falta de visibilidade da pista. Porém não sei se isso é tão crítico assim, vale verificar preços dos vôos para os dois destinos. Quando eu fui, a passagem para Caxias era mais cara, dava uma boa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acredito que qualquer época seja boa para visitar a região. Se quer curtir frio, com muita sorte ver neve e curtir um agito vá nos meses de inverno. Se quiser sossego, vá fora de temporada. Se quiser ver as hortênsias, vá a partir de outubro. Acho que em novembro já começa a decoração de natal. E também tem a época que as parreiras estão floridas, depois começa a colheita das uvas, enfim cada época tem o seu charme.

 

Dois eventos bastante famosos de Canela são o Chocofest, realizado entre os meses de março e abril e o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, realizado usualmente em junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em Canela, com carro alugado e seguindo o mapa:

 

Na mesma estrada estão as 4 atrações seguintes:

• Parque do Pinheiro Grosso: na RS 466 Km 2, (54) 3282-1287, das 8h30min às 17h30min. Quando eu fui estava abandonado, nao sei entrei pelo lugar errado, mas tinha um placa e uma cerca meio caída. Havia algumas pessoas voltando e decidimos perguntar, ele deram as dicas, é só entrar, logo você vê uma trilha e o pinheiro fica perto. Você vai reconhecer, pois ele é muito grande e tem uma placa ao lado com informações de largura, altura, etc.

• Castelinho Caracol: na RS 466 km 3, (54) 3278-3208, das 9h às 13h e das 14h20min às 17h40min. É um lugar bem bonito, é uma espécie de museu, os cômodos estão arrumados com móveis antigos. Lá dentro tem uma casa de chá com o famoso apfelstrudel e uma loja de souvenirs. Do lado do Castelinho tem um antiquário. Passe na volta, depois de passar no Parque Caracol.

• Parque do Caracol: na RS 466, (54) 3278-3035, seg a sex das 8h30min às 17h30min e sab e dom das 8h30min às 18h30min. É muito legal descer os 927 degraus, a vista é linda, mas precisa estar em forma, achei que ia ter um infarto no meio da subida. A gente fez umas outras trilhas no parque, fomos a um tipo de museu do lobo guará, almoçamos lá dentro num restaurante por quilo, comida muito boa. Depois do exercício todo a gente fica varado de fome, mas não exagere, pois ainda tem o apfelstrudel do Castelinho de sobremesa.

• Parque da ferradura: na RS 466 km 6, (cerca de 7km de terra), (54) 3282-4300/9969-6785, das 8h30min às 17h30min. Vale a pena, o visual é lindo! A gente fez as trilhas mais curtas para ter tempo de ver as outras atrações da cidade no mesmo dia.

• Voltamos e seguimos em direção ao centro, pegamos a R. Julio de Castilhos e fomos em direção aos morros Dedão, Pelado e Queimado. Então descobrimos que pegamos o caminho errado, acho que a gente estava do outro lado dos morros, mas não foi perda de viagem, pois tinha um belvedere.

• O caminho certo é ir ate a Catedral de Pedra, muito bonita, e pegar a estrada que começa atrás dela, R. Inácio de Moraes. O Morro Pelado, R. Godofredo Raimundo, s/n, (54) 3282-1373, está a 6 km do centro da cidade, 2,5 km pavimentado até o Parque das Sequóias e mais 3,5 km de estrada de terra. Andamos bastante, a estrada é bonita com muito mato, samambaias, mas não tem nenhuma placa ou indicação, a gente foi meio no chute. Não tem casas e não encontramos ninguém para perguntar o caminho. Chegamos num lugar onde tinha as duas arvores que a gente vê nas fotos dos sites, então deduzi que a gente estava no lugar certo.

• Catedral de Pedra: na Praça da Matriz, s/n, (54) 3282-1132, das 8 às 19h. A Catedral Nossa Senhora de Lourdes apresenta estilo gótico com uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos.

• Mundo a Vapor: Av. Don Guanella, 1177, (54) 3282-1125, das 9h15min às 17h, fecha quarta-feira, O que eu mais gostei foi da fábrica de papel e de andar de trenzinho.

 

Outras opções:

• Parque da Floresta Encantada do Caracol (Teleférico): Estrada do Caracol, Banhado Grande, 450, (54) 3504-1405/3282-2963, das 9h às 17h. Além do teleférico, há belvederes, trilhas ecológicas e playground. Não fomos no teleférico, pois já tínhamos visto a cachoeira no outro parque.

• Floresta do Ibama: R. Otaviano do Amaral, s/nº, (54) 3282-2608, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Possui uma área de 517 hectares, divididos entre áreas de cobertura florestal natural, reflorestamento de Pinus, banhados, afloramentos rochosos, represa, lagos, clareiras sede do parque.

• Museu do Automóvel Anos Dourados: Praça das Nações, 281, (54) 3282-9364, ter a dom das 10 às 18h. Possui veículos antigos, miniaturas, estandes de marcas famosas, boutique, cafeteria e espaço cultural temático para exposições itinerantes.

• Parque Laje de Pedra: Av. Presidente Kennedy, s/n, (54) 3282-4300. Possui uma bela vista do Vale do Quilombo.

• Aldeia da Mamãe Noel: Av. das Nações, 400, (54) 3282-3043/3286-7325, seg a sex das 13h30min às 20h, sab e dom das 10h30min às 20h, fecha às quartas, menos quando for feriado. Mamãe Noel tem uma casa datada de 1916 decorada com motivos natalinos. À noite a beleza do parque é realçada pela iluminação. Tem relação com o Parque Knorr de Gramado, parece que há desconto na compra dos ingressos dos dois parques.

• Casa da Cultura: Largo da Fama, 227, (54) 3282-2200/3282-3230, das 8h às 22h (alta temporada) e das 8h às 19h (baixa temporada). É a antiga Estação de Trem de Canela, com uma antiga locomotiva e hoje abriga a Casa do Artesão e também a Central de Informações de Canela.

• Casa de Pedra: Praça João Correa, (54) 3282-9345. Foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela. A construção tem revestimento interno de madeira e externo de pedras basálticas, possuindo uma área de 700 m². Atualmente está em funcionamento como um teatro e um cinema

• Parque do Palácio: Praça das Nações, s/n, às margens da RS-235, (54) 3282-4379, 7h às 19h. Local ideal para caminhadas, possui trilhas e pérgolas para descanso. Trata-se de uma área verde de 9 hectares na frente do palácio das Hortênsias, que é a casa de verão do governador do Estado.

• Alpen Park: Estrada do São João, 901, (54) 3282-9752, ter a dom das 9h às 18h. Possui lanchonete, lojas de produtos coloniais, mas a atração principal são os trenós que transportam uma ou duas pessoas.

• Casa dos Bonecos: Avenida Osvaldo Aranha, 266, (54) 3282-3635/3282-7904 e na RS 466, 3915, (54) 3282-3171/3282-2773/3282-7904, das 9h às 18h. Tem artesanato regional, em especial, bonecos de pano de todos os tamanhos.

• Ruínas do Cassino: em direção ao fundos da Catedral de Pedra (a 2 km do centro). No ano de 1939, iniciou-se a construção do primeiro cassino da região, mas com a proibição dos jogos, a construção foi paralisada. O local atualmente é utilizado para a realização de eventos.

• Parque da Cachoeira: na RS 476 km 10 (estrada Canela - Bom Jesus), (54) 3504-1446/3504-2051, das 8h às 18h. Parque com floresta nativa, animais silvestres, cachoeiras, vista panorâmica, trilhas ecológicas e passeios pela Usina do Passo do Inferno. O local possui área de camping e cabanas, bem como infra-estrutura para esportes radicais, pescaria, toboágua e piscinas naturais.

• Parque do Sesi: R. Francisco Bertoluci, 504, (54) 3282-1311. Possui infra-estrututra para lazer, com churrasqueiras, trilhas, cantina, quadras e área de camping, cabanas e alojamentos.

• Parque das Sequóias: Rua Godofredo Raimundo, 1747, (54) 3282-1373, das 10h às 17h. O Parque das Sequóias possui uma das maiores coleções de coníferas, destacando-se as sequóias e a Ginkgo Biloba. Também é possível realizar roteiros de turismo ecológico a partir do parque.

• Parque das Corredeiras: acesso pelas estradas das antigas colônias do município, estrada para o Morro Calçado (a 13 km do centro), (54) 3501-2722/3501-2732. Tem como atrações o rafting no Rio Paranhana e uma bela área verde.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Outras opções:

• P. Flor de Canela, R. Alameda Saint Moritz, 46, (54) 3282-3420.

• P. Canela, R. Ernesto Dorneles, 333, (54) 3282-8410/9994-0540

• H. Bela Vista, R. Osvaldo Aranha, 160, (54) 3282-1327/3282-2465

• P. Encantos da Terra, R. Tenente Manoel Corrêa, 282, (54) 3282-2080/3031-0307

• Pousada do Viajante, R. Ernesto Urbani, 132 (em frente à rodoviária), (54) 3282-2017 (albergue)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

• Restaurante Sabor e Flor, no Parque do Caracol, RS 466, (54) 3278-3039. Na hora do almoço funciona como buffet livre ou por quilo. A comida é boa, ainda mais depois de descer e subir os 927 degraus da cascata.

• Castelinho Caracol, RS 466 Km 3, (54) 3278-3208, das 9h às 13h e das 14h20 min às 17h 40 min. A construção data de 1915, todo de madeira, sem uso de pregos. Casa de chá, onde saboreia-se o apfelstrudel da região. Existem vários tipos de apfelstrudel, o do Castelinho parece mais um doce de maçã do que uma torta, eu experimentei com sorvete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

25/09/2005 - Dia parcialmente nublado

Cidade de Canela

 

Tiramos o dia para visitar Canela. Primeiro fomos ao Parque Caracol conhecer a famosa cascata. Tivemos uma primeira visão da cascata pelo mirante. Prosseguimos em direção a famosa escadaria. Descemos todos os 927 degraus e depois subimos com muito cansaço, mas vale a pena, sem dúvida. Depois de descansar um pouco, passeamos pelo parque e fizemos algumas trilhas. Paramos no mirante das Corredeiras. Prosseguimos em direção ao Centro de Interpretação Loboguará. Fizemos outra trilha em direção à saída do parque. Almoçamos num restaurante por quilo, comida muito boa e um lugar muito bonito. O parque possui um elevador panorâmico, mas não subimos, pois ficamos bastante felizes em ver a queda de pertinho, descendo os 927 degraus. Nossa próxima parada foi o Parque da Ferradura. Fizemos as trilhas mais curtas e paramos nos mirantes para apreciar a paisagem. A foto não faz jus à beleza do lugar, a sensação é indescritível. Depois de tantas trilhas, é unanimidade parar no Castelinho Caracol para comer apfelstrudel. Olhamos os cômodos decorados e finalmente chegamos à Casa de Chá e comemos a famosa torta com sorvete de creme e tomamos chá de maçã, tudo servido em lindas louças pintadas à mão. Depois de compras e com as barriguinhas cheias saímos a procura do Pinheiro Grosso. Achamos uma placa na beira da estrada, sem portaria, sem mapas, sem informações. Descemos para dar uma olhada e encontramos com um pessoal voltando, que nos indicou o caminho. Lá fomos nós de novo por mais trilhas, mas chegamos logo ao famoso pinheiro. Depois saímos a procura dos morros Pelado, Dedão e Queimado. Erramos o caminho e chegamos num Belvedere. Retomando a direção correta, fomos ao Centro e paramos para ver a Catedral de Pedra. Saímos novamente e mesmo sem placas de sinalização, acho que chegamos ao lugar correto, por causa da foto das 2 árvores.

 

26/09/2005 - Dia ensolarado, com algumas nuvens

Cidades de Canela, Nova Petrópolis e Gramado

 

Ver relato de Nova Petrópolis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...