Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#1204006 por aline.gavazzi
19 Jul 2016, 17:02
Quando? Novembro/2015

Roteiro: 5 dias no Deserto do Atacama + 4 dias no Salar de Uyuni

Vôo de São Paulo para Santiago + voo de Santiago para Calama (aeroporto mais próximo de San Pedro do atacama). A duração do voo de Santiago x Calama é de 3 horas e meia, aproximadamente.
Chegando em Calama, logo na saída do aeroporto você será abordada por muitas empresas que fazem o transfer Calama x San Pedro do Atacama. Se eu não me engano paguei CLP 10.000 por esta rota. Deixa para pagar esse transfer lá na hora, sempre tem vans disponíveis.

A cidade: Atacama é basicamente composta por uma única rua principal chamada “Caracoles”. Tudo fica nela ou próxima a ela: hotéis, restaurantes, agências, mercadinhos, etc. Por isto, quando você pegar o transfer em Calama, se estiver sem hotel reservado (que nem eu! rs...) peça para te deixarem na rua Caracoles e lá você poderá olhar os hotéis um a um a pé mesmo.

Hoteis: Lá tem desde campings até hotéis 5 estrelas. Eu fiquei em um hostel simples chamado “Corvatsch”, na Rua Gustavo Le Paige, paralela à Caracoles. A diária ficava em torno de CLP 8.000, porém era um quarto compartilhado com 5 camas, portanto era bem mais barato que os demais lugares que estávamos buscando. O importante é ficar em um hotel/hostel localizado próximo à rua Caracoles. O Corvatsch, além de hostel, também tem quartos para casal com banheiro compartilhado, que pode sair mais barato que os hotéis com banheiro privado.

Alimentação: Como o Corvatsch tinha cozinha, nós geralmente íamos no mercado e comprávamos miojão mesmo, e quando queríamos diversificar era miojo + hambúrguer! hahahaha Mas algumas vezes almoçávamos fora e por ser cidade turística não é barato comer por lá. O almoço para 2 pessoas não saía por menos que CLP 20.000,00.

O que por na mala? Roupas confortáveis (tipo de academia): shorts, leggings (muitas, porque suja fácil), biquíni, regatas, blusa de frio, casaco de frio, luva, gorro, chinelo, protetor solar, chapéu e óculos. Não usei calça jeans nenhum dia. É a mala mais doida que você vai fazer na sua vida, porque você vai pegar climas extremamente opostos. Faz muito calor de dia e muito frio à noite. Tem passeios que são bem de noite ou durante o amanhecer, e cheguei a pegar -5°C nos Geysers. Sugiro levar 2 tênis, porque um dia molhei o meu e tinha um reserva na mala para o dia seguinte.

Passeios: Fechar todos os passeios com uma única agência é a melhor coisa, porque te dão um desconto bom. Não precisa fechar nada com antecedência, todos os dias têm passeios disponíveis e a gente não teve problema com reserva de última hora (com exceção do passeio das estrelas, que eu falo depois).
Eu super indico a agência World White Travel, eles ficam na rua Caracoles. Eu já havia lido bons comentários a respeito no Trip Advisor e no final gostei bastante. Os passeios que fiz foram:
- Lagunas Altiplánicas
- Laguna Cejar (aquela que você não afunda) / Ojos del Salar / Laguna Tebinquiche -> estas 3 você faz no mesmo dia
- Valle de La Luna
- Geyser del Tatio: frio de -5°C! ::Cold:: Além disso fica a 1.500m de altitude, então respirar é luxo.
Geralmente você paga o valor do passeio + valor da entrada na Reserva. A maioria destes passeios têm café da manhã incluso.
- Valle de la Muerte: como é bem perto do centro da cidade, nós decidimos pegar uma bicicleta e ir por conta. O dono da agência das bikes (não era a World White Travel, eu não lembro o nome da agência) desenhou um mapa e foi super tranquilo chegar lá no Valle.

Também fiz um passeio de observar as estrelas à noite com a agência “Space”, que é a mais indicada para este tipo de tour. Como eu disse, este é o único que precisa reservar com um pouco de antecedência, porque a procura com esta agência é muito grande. Eventualmente eles podem cancelar o tour se o céu estiver com muitas nuvens e a visibilidade não for boa. Se isso acontecer, eles devolvem seu dinheiro.
Este passeio me surpreendeu muito, o céu do Atacama é considerado um dos mais bonitos do mundo. Eu vi até estrela cadente este dia – umas 3, no mínimo! ::otemo::

UYUNI:
Dica número 1 para ir ao Salar de Uyuni: feche com uma agência que tenha uma filial na cidade de Uyuni. Se der algum problema lá, você é bem socorrido. Existem 2 bem cotadas: World White Travel e Cordillera Travel. Eu fechei com a WWT, junto com os passeios do Atacama e consegui um desconto bom.
Existem dois tipos de pacotes de viagem ao Uyuni:
- 3 dias: para quem sai do Atacama e fica no Uyuni por 3 dias (geralmente quem faz isso é quem vai para La Paz em seguida)
- 4 dias: para quem sai do Atacama, fica no Uyuni por 3 dias e o 4º dia é para voltar para o Atacama (nós fizemos este).

Do Atacama até a fronteira da Bolívia é aproximadamente 1 hora e meia na van. Chegando na Bolívia, você faz a imigração e em seguida vão te colocar em um 4x4 junto com o motorista e os passageiros que irão te acompanhar pelo resto da viagem. Eu dei muita sorte, meu motorista era MTO gente boa e no nosso carro só tinha brasileiro da nossa idade, então todo mundo se deu super bem. É importante ficar com gente que você gosta porque vocês vão andar o tempo todo juntos, e até mesmo dormir no mesmo quarto.

Na Bolívia tem paisagens lindíssimas, lagunas coloridas e a fauna de lá é incrível também (lhamas, flamingos e vicuñas). Cada dia você dorme em um local diferente, são "pousadas" bem simples mas nada horrível. Antes de ir eu havia lido que o Uyuni é muito perrengue, mas não passei por nenhuma situação complicada. No primeiro hotel não tem chuveiro, mas até aí é frio para caramba, você quase não sua, então não é nada insuportável ficar um dia sem tomar banho. :roll:
Nos demais lugares, a cama era confortável, minha rinite não atacou, tinha bastante cobertor e as refeições eram bem completas (café da manhã, almoço e janta estão inclusos no preço do pacote. As refeições são bem simples, mas eu achei bem gostoso). Aliás, tirando o preço do pacote, você gasta pouca coisa a mais na Bolívia.
Anexos
Laguna Blanca.jpg
Laguna Blanca (Uyuni)
Laguna Blanca.jpg (112.03 KiB) Exibido 1160 vezes
Bike.jpg
Fomos de bike até o Valle de la Muerte
Bike.jpg (120.15 KiB) Exibido 1160 vezes
Caracoles.jpg
Procurando hostel na rua Caracoles
Caracoles.jpg (97.77 KiB) Exibido 1160 vezes

#1230435 por thayanearagao
06 Nov 2016, 13:38
jade rocha escreveu:Aline, adorei o relato! To querendo ir agora em dezembro e fazer atacama - uyuni. Tens ideia de quanto mais ou menos se gasta por la? To pretendendo fazer uma viagem bem econômica, mas quero conhecer o maximo de atrações


Oi jade,
Ja fechou os roteiros? Tb pretendo ir agr em Dezembro!
#1236115 por aline.gavazzi
28 Nov 2016, 10:15
Hermannkloth escreveu:Aline, Parabéns pelo Relato!

To montando o meu planejamento pro ano que vem, Quanto voce pago para o passeio para observar as estrelas no Atacama?


Olá Hermann!
O passeio das estrelas com a agência Space foi CLP 20.000,00 - algo em torno de R$ 100 / pessoa.

Bjs!
#1236117 por aline.gavazzi
28 Nov 2016, 10:18
jade rocha escreveu:Aline, adorei o relato! To querendo ir agora em dezembro e fazer atacama - uyuni. Tens ideia de quanto mais ou menos se gasta por la? To pretendendo fazer uma viagem bem econômica, mas quero conhecer o maximo de atrações



Oi Jade!
Com passeios, hospedagem (em hostel com quarto compartilhado) e alimentação, acredito que eu tenha gastado por volta de R$ 3.500,00.

Não inclui passagens aéreas, ok?

Bjs!
#1236118 por aline.gavazzi
28 Nov 2016, 10:24
thayanearagao escreveu:
Glauber Carvalho escreveu:Oi Aline! Sou novo por aki, seu relato foi super importante pra mim!

Pretendo ir em Dez de 2016 e to buscando companhia! ::otemo::

Gratidão!


Oii Glauber, td bem?
Ja fechou os roteiros? Tb pretendo ir agr em dezembro!


Meu cunhado vai na primeira semana de janeiro sozinho, mas só vai fazer o Uyuni!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes