Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#844402 por Otávio Luiz
27 Mai 2013, 16:27
Tem que ver se tem a trilha da travessia no mapa TRC Brasil.
Sei que eles estão incluindo algumas trilhas nos mapas, tem que checar.
Você também pode procurar na net o tracklog da trilha, no Wikilog deve ter.
Tracklog nada mais é uma trilha feita por alguém, marcada e disponibilizada em forma de aquivo para GPS, não é um mapa. Mapa contém ruas, estradas, cidades, etc... de algum país, tracklog é apenas a trilha e pode conter algumas infos como água, lugar pra acampar, etc...

#844426 por Augusto
27 Mai 2013, 17:19
Blz Rafael.

Como disse o Otavio, no Wikiloc vc vai encontrar inumeros tracklogs dessa travessia.
http://pt.wikiloc.com/
Depois é só clicar em Mapa Mundi e aproximar do PN no Google Maps.
E ai escolha o melhor. Um ou outro segue por caminhos diferentes, mas nada muito dificil.

Fazendo o download é só instalar no GPS depois.
Muito fácil.

Abcs
#850684 por Augusto
14 Jun 2013, 23:17
Oi pessoal.

Seguem algumas infos e dicas atualizadas:

# Plotei toda essa caminhada no wikiloc para quem usa GPS.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=950448

# Atualmente existe um limite de pessoas no parque para se fazer a travessia. Em feriados prolongados procure reservar com antecedência. Vendas de ingressos antecipados para a travessia e os horários ou qualquer outra dúvida, veja no site do Parque.
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/guia-do-visitante.html

# Para quem vai fazer a travessia é cobrado valores diferentes para quem é associado de clubes excursionistas. Atente a isso.

# Atualmente só permitem o pernoite nos locais que dispõe de Abrigos (Morro do Açú e Pedra do Sino). Se acampar fora desses locais e for constatado pelo PN é multa na certa.

# Está proibido acampar no Ajax, no Vale das Antas e no topo da Pedra do Sino, a não ser em casos de emergência. Se pegarem alguém acampando por lá sem uma justificativa boa, é multa.

# Certas pessoas estão colocando totens falsos em certas bifurcações com intuito de confundir os menos experientes, por isso muito cuidado na travessia. Dizem que o objetivo é restringir a travessia só para quem faz com guia ou se cobrar um valor alto em um eventual resgate.

# Mesmo se passar a noite pela portaria de Teresópolis é imprescindível que se dê baixa no nome, já que existe um controle de entrada e saída do parque.

# Na região do Chapadão, pouco antes de chegar no Açú, a neblina (mais conhecida como ruço) é sempre uma constante e qualquer sinal de tempo fechado, o ideal é ficar aguardando o tempo melhorar.

# O abrigo do Morro do Açú e da Pedra do Sino são ótimas opções para quem não quer ficar na área do camping. Para reservar veja no site do Parque.

# Existe uma outra linha de ônibus circular que sai do Terminal Correas e que passa bem próximo a entrada do PN. É a linha Pinheiral e pode economizar pelo menos uns 40 minutos de subida pelo Vale do Bonfim.

# As informações abaixo peguei diretamente do site do Parque:

1º dia: Bonfim - Morro do Açú
A caminhada da portaria de Petrópolis até o Açú é considerada pesada devido à grande variação de altitude, partindo da entrada do parque (cerca de 1100 mts de altitude) e chegando-se a 2245 mts na Pedra do Açú.
A caminhada é relativamente curta (pouco mais de 7 Km de extensão), mas demora cerca de 6 horas ou mais. Após cerca de 1 hora na trilha chega-se à entrada para a Gruta do Presidente e a Cachoeira Véu da Noiva, à esquerda. Mais 1 hora de subida íngreme e chega-se à Pedra do Queijo, um bom local para descanso com vista panorâmica para o Vale do Bonfim e outras montanhas de Petrópolis. Em seguida passa-se pelo Ajax, local com fonte de água, à esquerda.
Continuando a subida, inicia-se o trecho mais íngreme da travessia, conhecido como Isabeloca e ao fim dessa subida chega-se ao Chapadão, trecho mais plano de onde já se avista a Pedra do Açu, onde existe outra fonte de água (não muito confiável), sendo este um ponto recomendado para o primeiro pernoite.

2º dia: Morro do Açú - Pedra do Sino
A duração é de + - 7 horas e levará até a Pedra do Sino com caminhada quase toda nos campos de altitude. Seguindo na direção leste chega-se ao Morro do Marco após cerca de 1 hora, sendo facilmente identificado pela pirâmide de pequenas pedras que dá nome ao morro. Descendo o Morro, em cerca de 40 minutos chega-se ao Vale da Luva que é cortado por um pequeno riacho (água confiável). Em seguida inicia-se a subida do Morro da Luva. O cume é atingido em cerca de 1 hora. Após a descida em superfície rochosa, onde a trilha não é bem marcada e o risco de se perder em dias de neblina é alto, chega-se à Cachoeirinha (mais uns 40 minutos).
A subida do Elevador, logo após a Cachoeirinha, é uma escada de ferro que exige equilíbrio. Na seqüência chega-se, após cerca de 1 hora ao Morro do Dinossauro, um dos pontos mais altos do parque, de onde já é possível avistar a Pedra do Sino, o Vale das Antas e o Garrafão.
A descida até o Vale das Antas leva cerca de 40 minutos e lá existe uma outra nascente, mas não confiável. Após mais uma subida íngreme chega-se ao Dorso da Baleia, em frente à vertente da Pedra do Sino e logo em seguida inicia-se a subida do paredão que leva à Pedra do Sino com subida íngreme e a passagem conhecida como Cavalinho é o ponto mais perigoso da travessia. A trilha segue contornando a Pedra do Sino até encontrar a bifurcação de subida para o cume.

3º dia: Descida para Teresópolis
Inclui apenas a descida da Pedra do Sino até a Sede Teresópolis. São 11 Km de descida relativamente suave e passa-se por 2 cachoeiras, com destaque para a Véu da Noiva de Teresópolis com cerca de 16 mts de queda.

Abcs
#850891 por udofnm
16 Jun 2013, 10:46
Bom dia amigos!
Em 2010 fiz parte da travessia até o Morro do Açu com mais 3 amigos.
E acompanhei as trilhas pelo TRC mesmo, que na época, estavam show de bola... aliás, nos ajudou muito por causa do mal tempo que pegamos.
Segue link das fotos para vocês conhecerem nossa experiência.
http://www.flickr.com/photos/udomatiell ... 670906693/
Estamos pensando em voltar lá para realizar o restante da trilha.
Minha dúvida é: QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA REALIZAR A TRAVESSIA?
Ou é uma caixinha de surpresas rs...?
Grandioso abraço a todos!
#850946 por Renato37
16 Jun 2013, 14:03
udofnm escreveu:Bom dia amigos!
Em 2010 fiz parte da travessia até o Morro do Açu com mais 3 amigos.
E acompanhei as trilhas pelo TRC mesmo, que na época, estavam show de bola... aliás, nos ajudou muito por causa do mal tempo que pegamos.
Segue link das fotos para vocês conhecerem nossa experiência.
http://www.flickr.com/photos/udomatiell ... 670906693/
Estamos pensando em voltar lá para realizar o restante da trilha.
Minha dúvida é: QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA REALIZAR A TRAVESSIA?
Ou é uma caixinha de surpresas rs...?
Grandioso abraço a todos!

A melhor epoca do ano é no periodo seco do inverno, ou seja entre Junho a Setembro. ::otemo::
#872944 por Izadoris
22 Ago 2013, 10:38
Se alguem tiver indo pro parque esse final de semana e tiver passando na pedra do sino no sábado, eu to passando p frente minha reserva no abrigo junto dos valores pagos em atividade e entrada no parque, moro em brasilia e não vai dar p ir no rj esse final de semana..
ficou tudo por 80,00. a reserva no abrigo é para o sábado dia 24 de agosto/2013. mas se quiser só o abrigo tb é negociavel....

Abraços!
#887963 por Augusto
13 Out 2013, 21:17
Blz Leo.

É uma das mais belas travessias que já fiz.
Ótima escolha.
Só lamento que agora o parque obriga os montanhistas a fazerem essa travessia só com 2 pernoites (no Açú e na Pedra do Sino).
Na época que fizemos essa caminhada, essa exigência não existia, por isso fomos sem pressa.

Só tome cuidado com as chuvas. É comum nesses meses.
Mas o que eu considero pior é o ruço - a famosa neblina da serra.
Se ela baixar na crista, de maneira nenhuma continue a caminhada. Eu não acho seguro.

Boa sorte.

Abcs
#888574 por leofardin
15 Out 2013, 19:05
Fala Augusto,
Não conhece ninguém que já fez a travessia, e o pessoal com quem eu vou também nunca fizeram. Mas todo lugar que eu leio sobre, diz que é uma das melhores(se não a melhor) travessia do Brasil, e pelas fotos do lugar é incrível mesmo !
Eu to esperto, com a questão das chuvas e dependendo de como estiver a previsão do tempo, talvez tenha que remarcar pra outra data. Quanto à neblina, depois que ela baixar demora muito pra ela se dissipar( é esse o termo certo ? haha) ou é relativo? se no meio da travessia for pego de surpresa me recomenda montar acampamento logo ou continuar se ainda tiver um pouco de visão?(sou meio que iniciante ainda).

valeu, e abraço.
#889136 por Augusto
17 Out 2013, 15:15
Blz Leo.

Essa travessia sem dúvida nenhuma é uma das mais belas do país.
Pode não ser uma das mais difíceis, mas com certeza apresenta um dos melhores visuais.

Essa neblina é uma constante nessa região, quando o tempo não está bom.
Ela se dissipa facilmente da mesma forma que chegou.
Não demora muito.

Se essa névoa chegar, vai depender de onde vc vai estar p/ continuar ou não a caminhada.
Essa decisão vc só vai tomar na hora mesmo.
Porque alguns trechos, mesmo com a neblina, não apresenta dificuldades.

Essa travessia é uma sucessão de sobe morro/desce morro, então nos trechos de fundo de vales, vc consegue caminhar sem dificuldade, mesmo com a névoa.
O problema é quando vc está na crista.
Vc tem de tomar muito cuidado porque o PN não permite que se acampe em outros lugares que não seja no Açú e na Pedra do Sino.
Eles não querem nem saber e as chances de vc tomar uma multa são muito grandes.

Eu se fosse vc iria com alguém mais experiente em travessias.
Sozinho jamais.
Já li vários relatos de pessoas que se perderam nessa caminhada.

Abcs
#889546 por leofardin
18 Out 2013, 19:37
Show, valeu pelas dicas. : )
Quanto à aquele problema do tempo, com até dez dias de antecedência, dá pra desmarcar os ingresso de entrada e a PARNASO te reembolsa o valor gasto.Felizmente assim não perco o dinheiro.
E realmente espero não me perder, por isso que estou pegando tudo de informação sobre caminho da travessia.

Abraço

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes