Ir para conteúdo

A conquista do Olimpo 133 anos depois...


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Os primeiros registros de escaladas às culminâncias tupiniquins datam do início do século 19, com ascensões à Pedra da Gávea e cumes da Serra da Carioca e Maciço da Tijuca, na sua maioria realizados pelos produtores de café. Em 1856 José Franklin Massena subiu parte do Agulhas Negras e em 1817 o Pão de Açúcar foi escalado por uma senhora inglesa e outras duas pessoas que teriam encravado a bandeira da Inglaterra no seu cume. Isso teria provocado uma turma de estudantes da Escola Militar que repetiu a façanha tremulando a bandeira nacional.

O que se pode considerar a primeira ascensão "montanhística" do país aconteceu em 21 de agosto de 1879, na Serra do Mar paranaense. Joaquim Olímpio de Miranda organizou uma equipe com o objetivo claro e determinado de atingir o que era então considerado o ponto mais alto da região, o Marumbi. Esta foi certamente a primeira equipe de montanhistas do país. O cume do conjunto Marumbi foi chamado de Olimpo, em homenagem ao conquistador.

Para marcar e comemorar a data, montanhistas e grupos ligados a montanha resolveram fazer alguma atividade na montanha neste final de semana. Teve pedalada, pessoal que desceu a Itupava, gente que subiu o Rochedinho, o Olimpo, etc... A ideia é que nos próximos anos isso se repita, com ações coordenadas entre todos que amam a “Montanha Azul”.

Nós da AMC (Associação Montanhistas de Cristo) fomos sabado, 18 de agosto de 2012 até o cume do Olimpo para comemorar os 133 anos da primeira ascensão.

Saímos de Curitiba bem cedo, 5:45 hs e fomos direto para eng. Langue em dois jipes e sete pessoas: Otávio, Natália, Cleber, Matias, Thomas, Getúlio e Heliton.

 

20120820202354.JPG

 

Começamos a subida na Estação Marumbi 8:10 hs, chegando ao cume 12:45 hs. O tempo estava fechado, quente e seco. Por um lado a falta do sol foi um alívio ao calor, mas faltou o visual do pico. Desculpa para voltar em breve... lá encontramos o Turquinho, conhecido da galera.

Ficamos no cume até as 14:00hs, deu tempo pra descansar, almoçar, assinar o livro de cume e alguns até tiraram uma soneca.

Nossa ideia inicial era fazer “o conjunto”, ou seja, subir a trilha frontal (branca) e descer pela noroeste (vermelha), mas nossa demora na subida e a falta de visual nos fez mudar de ideia e acabamos voltando pela frontal mesmo.

 

20120820202619.JPG

 

20120820202825.JPG

 

20120820202920.JPG

 

20120820203024.JPG

 

20120820203132.JPG

 

20120820203233.JPG

 

 

A volta também foi lenta, acabamos chegando à estação apenas 20:00 hs, já com as lanternas ligadas.

Foi uma caminhada desgastante (é, estou ficando velho...), mas muito gratificante, faz mais de 20 anos da minha última e única subida ao Olimpo, fiquei muito satisfeito em ter conquistado esta montanha novamente tanto tempo depois... 133 anos depois...

 

20120820203322.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Otávio!

 

 

...

 

Foi uma caminhada desgastante (é, estou ficando velho...), mas muito gratificante, faz mais de 20 anos da minha última e única subida ao Olimpo, fiquei muito satisfeito em ter conquistado esta montanha novamente tanto tempo depois... 133 anos depois...

 

 

Quem vê apenas este trecho vai pensar que tu subiu junto com o "Carmeliano" na primeira ascensão! ::lol4::::lol4::::lol4::

Aí, bota velho nisso!

 

 

À parte a brincadeira, foi um grande evento sem dúvida... Um retorno ao passado!

 

Como disse naquele dia, para mim também foi ESPECIAL, uma "re-conquista" já que fazia mais de 15 anos da última ascensão. Puxando pela memória creio que a última vez em que subi algum dos grandes cumes do Marumbi foi em nov/1996. Digo "dos grandes" pois o "nanico" Rochedinho eu subi algumas vezes depois disso e não conta, até pela ausência de dificuldade.

 

Os grandes cumes do Marumbi são realmente exigentes, tanto física quanto psicologicamente. Foram mais de 11h entre subida e descida, escalaminhando e desescalaminhando a frontal. Meus braços e ombros que o digam! Doem ainda hoje... :mrgreen:

 

Belo relato!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

...eheheheheh.... minhas pernas estão ficando boas hoje...

Como disse o Cleber, o segundo dia é o pior!! Na segunda-feira tava difícil descer meio-fio... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Foi muito legal a subida, pena que não rolou visual... precisamos voltar lá logo!!! Se esperar mais 20 anos não vou aguentar subir, com 66 aninhos... ::tchann::

 

20120821220240.JPG

 

20120821220432.JPG

 

20120821220544.JPG

 

20120821220712.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
... precisamos voltar lá logo!!! Se esperar mais 20 anos não vou aguentar subir, com 66 aninhos... ::tchann::

 

 

Olá Otávio!

 

Nem me fale... A segunda-feira foi tensa para mim também, mas senti muito mais os ombros do que as pernas.

Vamos voltar e fazer o circuitinho. Fiquei na vontade de dar a volta ::putz::

E eu com 66 ainda pretendo subir muito o Marumbi e outros, a exemplo do Vita. ::ahhhh::::hahaha::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
............

E eu com 66 ainda pretendo subir muito o Marumbi e outros, a exemplo do Vita. ::ahhhh::::hahaha::

 

Abraço!

 

Eu pretendo seguir o exemplo do Professor Erwin Gröger, que aos 80 anos subiu o PP para comemorar seu aniversário... ::otemo::

Antoninho Palmiteiro é outro que quero imitar, com suas mais de 500 ascensões ao Olimpo.

Bons exemplos temos aos montes por aqui, graças a Deus.

 

http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=768

http://pt.wikipedia.org/wiki/Erwin_Gr%C3%B6ger

http://www.niclevicz.com.br/pag6.php?id=367

 

http://www.altamontanha.com.br/news/1/news/news_item.asp?NewsID=1049

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...