Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1173836 por Sholiveira
22 Mar 2016, 16:43
Olá amigos,
Tenho uma viagem marcada (tudo comprado. Hoteís, aéreo, passeios, euros inclusive) para a Europa (Amsterdam/Munique e Berlim) no final de abril/início de maio e agora diante destes atentados ocorridos em Bruxelas confesso que estou bem preocupado. Parece que a cada instante acontece em um lugar e está se tornando mais frequente: Paris em janeiro e em novembro e agora Bruxelas. Eu já estava preocupado devido aos atentados de Paris em novembro e agora mais ainda. O que mais me deixa receoso é que, com execeção do atentado à revista em Paris, os outros acontecem em regiões de muita aglomeração, muita concentração de turistas inclusive. As vezes meu receio é em excesso, devido principalmente a falta de experiência em viagens internacionais (fui uma vez à Londres e Paris somente). Claro que a chance de algo ocorrer no Brasil, probabilísticamente falando, é muito maior, mas a gente não controla o receio.
Gostaria da opnião de vocês: O que acham ?? É um exagero ??? Ou de acordo com o que vem ocorrendo é uma preocupação real ?

#1173843 por João Rosenthal
22 Mar 2016, 17:10
Se somar as mortes em toda a Europa por atentados terroristas em um ano, não deve dar a quantidade de homicídio no Rio de Janeiro em 1 mês. Claro, há o medo de atentado terrorista e o psicológico é um inimigo nessa hora. Mas sinceramente, a chance de ser uma vítima em um deles é quase nula, a pessoa tem que ser extremamente azarada.

Não deixaria jamais de viajar pra lá por causa disso, mas isso é uma visão minha. Se a pessoa realmente tem muito medo e a viagem será desperdiçada por uma total insegurança, melhor escolher outro destino mesmo e ir tranquila. Mas novamente, por mais que esse atentados choquem, ir para qualquer cidade brasileira é muito, mas muito mais perigoso.
#1173846 por Juliana Champi
22 Mar 2016, 17:25
Vou me juntar ao João e responder mais ou menos o que já disse num tópico hoje sobre a Bélgica...

Se vc fosse agora começar a comprar passagens, hospedagens, seria diferente, talvez fosse melhor esperar mais... mas com tudo pago, acho que vale apena ir. Vou dar apenas minha opinião: eu não desmarcaria o que já está marcado! Aé pq, acabou de acontecer um ataque, todos os esforços se concentram na região, dificilmente teria outro na sequência.

Pra evitar problemas eu tentaria fugir de locais muito muito movimentados. Claro que do aeroporto não tem jeito, mas metrô as vezes tem. O mesmo vale pras atrações, iria em horários mais tranquilos, evitaria restaurantes badalados e locais que sabidamente são americanizados ou mesmo institucionais, como ONU, embaixadas e etc.

Tb dá pra focar em cidades menores próximas das grandes, geralmente fofíssimas e sub aproveitadas pelos viajantes! :D
#1173911 por xxxxxxxxxx
22 Mar 2016, 20:51
Não tem muito o que falar numa hora destas...

Pensando racionalmente, as chances de você ser atingido por um evento destes é algo de uma em 10 ou 20 milhões, ou seja, é mais fácil você ganhar na mega sena ou um raio cair na sua cabeça! Mas por mais racional que a gente seja, sempre que surge um evento destes, a parte emocional prevalece, e sempre ficamos super receosos e nervosos, é próprio da natureza humana, todo mundo sente isto...

Eu também sou da opinião de que se já tiver tudo comprado e marcado, eu não cancelaria a viagem, só tentaria evitar um pouco locais com muita aglomeração de pessoas, não precisa evitar a qualquer custo, só não se detenha muito nestes locais... Agora se ainda estivesse planejando a viagem, ai sim acho que seria interessante dar um tempo, afinal de contas viajar sem preocupações é sempre melhor...

Neste momento eu também tentaria evitar a França e Bélgica, pois estes 2 países estão no foco principal, os dois países possuem as maiores colônias de imigrantes do norte da Africa e Oriente médio, pessoas estas geralmente marginalizadas pelo governo belga e francês, que nunca deram muita atenção a esta grande comunidade, promovendo a sua integração a cultura local, e sabe como é: sempre que uma comunidade é marginalizada, é terreno fértil para que ideias extremas floresçam e se desenvlvam...
#1173915 por filipelyrio
22 Mar 2016, 21:23
Concordo com todos. Isso realmente nos choca e muito. Mas não acho que atrapalha.

Infelizmente aqui em Salvador morrem 30 pessoas em médias a cada final de semana, somente as assassinadas!

É um número absurdo de alto.
#1173931 por xxxxxxxxxx
22 Mar 2016, 21:55
Uma explicação para a crescente onda de atentados em Bruxelas e Paris:

Tanto Bruxelas como Paris e arredores abrigam uma grande comunidade de imigrantes do norte da Africa, a maioria deles vivem em guetos, com altos índices de pobreza e desemprego, muitos imigrantes e seus descendente nascidos na Europa, mesmo depois de 20 ou 30 anos vivendo na França e Bélgica, não se encontram integrados a vida local, não aprenderam nem a falar o idioma local, e não estamos falando de idosos, mas sim de "jovens" de 20 ou 40 anos...

Diferente do restante da Europa, onde se promoveu uma integração maior dos imigrantes com a cultura local, os governos franceses e belgas, nunca deram atenção a esta comunidade de imigrantes, desde que eles ficassem isolados no gueto deles, longe dos olhos dos turistas e autoridades, criando uma verdadeira "bomba-relógio" que um dia iria explodir. E como sempre, locais assim são terreno fértil para criminalidade ou então para o desenvolvimento de fanatismos religiosos ou ideológicos.

Alem disto, a França é muito engajada em ações militares intervencionistas no norte da África, que até pouco tempo foi colônia francesa, muitos habitantes ou descendente destes países do norte da Africa ainda querem vingança pelo que a França fez nestes países ha várias décadas passadas.

Estes são os motivos de Paris e Bruxelas estarem no foco de terroristas islâmicos, não que atentados não possam ocorrer em outros países, afinal sempre tem um louco disposto a mandar tudo pelos ares, mas os problemas que a França e Bélgica enfrentam com a sua colônia de imigrantes são muito maiores do que nos outros países, problemas estes causados pelo próprio governo francês e belga após décadas de descaso com estes imigrantes.

Mas como todo já falou, e eu mesmo já falei antes, se já estiver com tudo comprado e marcado, acho que não vale a pena desistir de tudo, se ainda fosse planejar, ai sim pensaria melhor... Mas durma hoje, deixe passar uma semana, só então tome uma decissão.
#1179869 por juliana.garutti.75
13 Abr 2016, 23:56
Pessoal, compartilho do mesmo sentimento, porém, minha viagem está marcada para setembro e para a Turquia (Istambul e Capadocia), também sou da opinião de que o que tiver que ser será e será aqui em SP, atravessando a rua ou em qualquer lugar, mas como não comprei nada ainda, estou MUITO na duvida do que fazer ::essa:: ... O que pensam sobre a Turquia?? Obrigada desde já. Bjos ::kiss::
#1179888 por MauroBrandão
14 Abr 2016, 01:00
Só tem duas opções ir ou não ir. A chance de ser roubado e levar um tiro acho que aqui a chance é grande.
Eu fui pro Cairo no dia que estava lá teve problemas de bomba não vi nada, nem comentário, só noticiário no jornal nacional. Fui para Israel também teve problemas de ataques não vi nada.
Na Turquia o maior perigo é ser roubada por batedor de carteira o povo é pacífico.

Usuários navegando neste fórum: eu_lirico e 3 visitantes