Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#462147 por LiCo
11 Abr 2010, 16:33
Divanei, parabéns pelo seu relato.

Só agora que pude ler e diferente do que você disse sobre não herdar o dom de escrever, achei muito bem escrito e interessante. Além do belo "perrengue".

Realmente fazer uma travessia dessa sozinho não é para qualquer aventureiro, requer uma boa dose de auto confiança, responsabilidade e experiência.

Até hoje não encontrei uma água gelada como a de Maromba. Fui em Abril do ano passado (se não me falha a memória) e eu simplesmente não consegui ficar mais do que 3 minutos na água. Impressionante.

Sobre aquela padaria, falaí Sandrovisky, o café expresso é bom, mas o barbudo lá .....

Intééé

#462628 por divanei
13 Abr 2010, 19:40
Alessandro,
Não fui impedido de entrar sem guia no Itatiaia, mas isso acontence por centenas de parques , principalmente os estaduais . Para melhorar tudo isso que você disse, poderiam apenas exigir os equipamentos minimos de segurança, para quem vai fazer alguma travessia . Só isso já resolveria boa parte boa parte dos problemas. Outra coisa seria o mapeamento e sinalização das trilhas. Mas isso já é coisa de "primeiro mundo" e parece escapar a competência dos administradores dos Parques do Brasil.
#604003 por gvogetta
22 Jun 2011, 18:13
Olá Divanei!

So hoje é que li este tópico quando pesquisava aqui no Fórum sobre o Itatiaia...
Mais um relato emocionante! Baita aventura! Gostei mesmo e fiquei imaginando os detalhes da sua façanha...

A modéstia é uma virtude que te inspira! O relato está muito bem escrito, realmente me deu "água na boca" de fazer a mesma pernada, especialmente por conhecer muito pouco o PNI.

A propósito, soube esta semana que foi liberada a Travessia Rebouças-Mauá, via Rancho Caído, a famosa travessia da parte alta, que esteve proibida por mais de 15 anos... Sem dúvida é um grande passo para a revitalização do PNI e para o montanhismo em geral. Parabéns ao pessoal da CTME de Itatiaia, FEMERJ, FEMESP, GEAN e pessoas como Daniel Toffoli e Luiz Coslope, funcionários do PNI; Rodrigo Giovanetti, ex-coordenador da CTME; Fátima Chaves, associada do GEAN e a todos os demais voluntários que trabalharam nos levantamentos.

Grande abraço e, quando aparecer aqui no PR para alguma trip dá um toque!
#606135 por divanei
28 Jun 2011, 17:03
Então, caro amigo Gevogetta.
Alem da abertura da Rebouças-Mauá, o parque liberou a subida da parte baixa até a parte alta, o que da para emendar a Rui Braga com as outras 2 trilhas . Foi um avanço e tanto, agora acho que já podemos começar chamar aquele lugar lindíssimo de Parque nacional, porque por enquando era só feudo de meia dúzia.
Quanto ao Paraná, estive neste feriado fazendo a travessia Fazenda Bolinha- Fazenda Pico Paraná, passando pelo Ciririca,Cerro Verde,Itapiroca. Aproveito de ante mão para agradecer as dicas dadas pór você. O Paraná é realmente o melhor lugar para se caminhar no Brasil : Trilhas sinalizadas, nenhuma burocracia e respeito aos montnahistas e pelos montanhistas, sem lixo nas trilhas, coisa de primeiro mundo mesmo. Quando tiver tempo escrevo um relato sobre a travessia, um abraço.
Imagem
#606149 por Otávio Luiz
28 Jun 2011, 17:19
divanei escreveu:.............. Quanto ao Paraná, estive neste feriado fazendo a travessia Fazenda Bolinha- Fazenda Pico Paraná, passando pelo Ciririca,Cerro Verde,Itapiroca. Aproveito de ante mão para agradecer as dicas dadas pór você. O Paraná é realmente o melhor lugar para se caminhar no Brasil : Trilhas sinalizadas, nenhuma burocracia e respeito aos montnahistas e pelos montanhistas, sem lixo nas trilhas, coisa de primeiro mundo mesmo. Quando tiver tempo escrevo um relato sobre a travessia, um abraço.
Imagem

Legal!!! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Quero ver o relato!!! E com muitas fotos...
Editado pela última vez por Otávio Luiz em 29 Jun 2011, 16:44, em um total de 1 vez.
#606614 por divanei
29 Jun 2011, 15:51
Bom Otávio,
A sua hora ia chegar, mas como você já comentou aqui, o outro cara que quero agradecer é você por ter me dado todas as informações que eu pedi. De todo coração meus agradecimentos. Abraços.
Imagem
#606638 por Otávio Luiz
29 Jun 2011, 16:50
divanei escreveu:Bom Otávio,
A sua hora ia chegar, mas como você já comentou aqui, o outro cara que quero agradecer é você por ter me dado todas as informações que eu pedi. De todo coração meus agradecimentos. Abraços.
Imagem

Que foto, hein?!? ::cool:: ::cool::
Disponha, meu amigo... afinal estamos aqui pra ajudar a galera.
#609917 por gvogetta
06 Jul 2011, 18:47
Olá Divanei!

Muito bacana saber da tua pernada novamente aqui na terrinha e perceber a devoção que tens pelas nossas montanhas... Espero que um dia possamos fazer alguma trilha por aqui em tua companhia pois deves ter muito a compartilhar.

Essa travessia Ciririca - Cerro Verde - Itapiroca é muito show! Dá para ver que gostou!

Abraço,
#610251 por divanei
07 Jul 2011, 14:38
Oi Getúlio,
Cara, o Paraná é realmente diferente. Parece que ainda não está contaminado com essa praga mercantilista que tomou conta de São Paulo e do Rio de Janeiro. Inventeram burocracia para tudo. Em muitos lugares só se consegue caminhar com um guia pendurado nas costas, nada contra nenhum guia , mas quero ter o direito de andar com minhas próprias pernas.A maioria das áreas foram transformadas em Parques Estaduais e Nacionais, com administradores medíocres. Dizem que é para proteger as áreas naturais. Olhando o modelo adotado pelo Paraná, vejo um equívoco tremendo nesses métodos de proteção aqui no sudeste. As montanhas paranaenses estão todas limpas e boa parte das trilhas são sinalizadas e em muitos lugares há proteção. E isso sem ter nenhum guarda florestal enxendo o saco de ninhguem. Sem ser necessário conseguir autorização prévia. Acho que é por isso que a galera paulista tem preferido ir para o sul do que frequentar o próprio quintal de casa.Quem sabe esse modelo paranaense de administrar as coisas um dia caia nos ouvidos dos nossos administradores paulistas e cariocas, apesar de achar difícil, pois a maioria são de burocratas e engravatados, que não conhecem nem os proprios parques que administram . Um abraço.
Imagem
#610321 por Otávio Luiz
07 Jul 2011, 17:31
Não se iluda com esse "modelo paranaense" de administração, pois na verdade existe um parque estadual do Ibitiraquire, só que ele não saiu do papel. O único parque que funciona na serrra paranaense é o do Marumbi.
Quem "cuida" na verdade são os proprietários das fazendas em volta da serra, cobrando o acesso, camping e dando alguma assistência, no caso do Dilson.
#610344 por divanei
07 Jul 2011, 18:02
Otávio

Mas é disso mesmo que eu estou falando caro amigo. A melhor administração que eles podem fazer é não fazer nada.Porque eles não tem competência pra isso. É melhor deixar que nós mesmos cuidemos do que é nosso,rsrsrsr.
#610547 por Otávio Luiz
08 Jul 2011, 08:51
Então viva a incompetência administrativa da Província do Paraná!!! :mrgreen:
Mas prevejo o dia que instituirem o parque, construirem uma portaria e proibirem o acampamento, travessias, etc... como fizeram no Marumbi.
O certo é aproveitar enquanto esse dia não vem.
#617942 por Otávio Luiz
29 Jul 2011, 11:51
Divanei, agora é minha vez de retribuir o agradecimento.
Mês passado fizemos a travessia Garuva-Monte Crista, e suas dicas e relato foram de grande valia. Muito obrigado!!! ::otemo::
O Getúlio também participou e fez um relato bem completo:
:arrow: travessia-monte-garuva-monte-crista-amc-jun-2011-t58492.html
#618141 por gvogetta
29 Jul 2011, 19:24
Olá!!!

Otávio Luiz escreveu:Não se iluda com esse "modelo paranaense" de administração, pois na verdade existe um parque estadual do Ibitiraquire, só que ele não saiu do papel. O único parque que funciona na serrra paranaense é o do Marumbi.
Quem "cuida" na verdade são os proprietários das fazendas em volta da serra, cobrando o acesso, camping e dando alguma assistência, no caso do Dilson.

Infelizmente tenho que concordar. É bem isso. A nossa "sorte", se é que dá para chamar assim (prefiro encarar como resultado de um árduo processo de educação), é que os frequentadores são também mais conscientes do que em outros lugares, o que em muito contribui para manter em boas condições as nossas trilhas. Infelizmente pudemos constatar um pouco dessa discrepância no mês passado quando passamos pelo Monte Crista, em SC, ao final de nossa travessia de 4 dias pelo Quiriri. Muito, muuuuiiiito lixo na cabeluda, a área de acampamento atrás do Crista. Pedras pichadas, dejetos humanos a céu aberto, restos de fogueiras, enfim, uma porcalheira só, inclusive nas proximidades de cursos d'água. Me desculpem os irmãos catarinenses, pelos quais tenho grande apreço, mas aquilo está uma vergonha! Não condiz em hipótese alguma com a imagem do povo catarinense... ::toma::

Que venham os paulistas, cariocas, catarinenses e companheiros dos demais estados brasileiros, TODOS são bem-vindos em nossas montanhas, mas se inspirem em nosso exemplo e nos ajudem a conservá-las.

Abraço,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante