Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1061968 por Ramon Lima
25 Fev 2015, 14:16
E aí galera,

Dei uma pesquisada rápida sobre esse embate mas só li argumentos baseados em favoritismo a empresas aéreas. Gostaria de saber de alguém mais experiente a melhor alternativa apesar de suas diferenças, já que tá difícil encontrar informações atualizadas.
Até onde sei parece que a TAM que administra o MULTIPLUS mudou pra ONEWORLD, mas isso traz mesmo tantas vantagens assim!?
Além disso, li que pelo MULTIPLUS é muito difícil conseguir vôos ou destinos com poucas milhas, fato ou boato?

Agradeço de coração a quem puder me dar uma luz experiente sobre essa dúvida!!
Um abraço!

#1062477 por lainniyani
26 Fev 2015, 18:46
Boa noite ramon eu uso a smiles e otimo ja viajei pra vários lugares e na época de promoções com poucas milhas agora a multiplus eu não conheço mas se a tam que administra com certeza irá gastar mais milhas pra viajar por causa de nome e mercado mesmo ela está em 1 lugar no Brazil !!! Espero que tenha te ajudado beijos
#1062483 por Trota Nando O Ateu
26 Fev 2015, 19:02
Ramon eu tenho os dois programas de milhagem. Ao contrário do que a colega disse a TAM não cobra mais milhas do que a GOL. Pela TAM qualquer destino Brasil eu sempre paguei 10 milhas o trecho e América do Sul 15 mil o trecho. A Gol coloca sim muitas promoções mas é sempre difícil conseguir comprar, mesmo para que faz parte do Club SMILES como eu, e mais só para vc ter noção. Vou a Belém e Fortaleza em Março, tentei comprar com milhas SMILES e só encontrava acima de 10 Rio Belém, acabei comprando no cartão pela Azul e foi muito mais vantagem, usei milhas somente para os trechos Belém Fortaleza, Fortaleza Rio. A vantagem do SMILES é que vc pode entrar para o Club SMILES e pagar 30,00 mês e ganhar mil milhas mês, desta forma vc junta 12 mil milhas ano e após seis meses no club toda vez que transferir milhas do cartão vc ganha mais 5% e depois de um ano ganha 10%. Espero que faça uma boa escolha. ::otemo::
#1062523 por Porreca
26 Fev 2015, 21:36
Ratificando o que disse o Trota, ano passado tive uma experiência muito boa com o Multiplus e a TAM. Peguei uma viagem SP-Montevideo por 6000 pontos e Santiago-SP por 8000 pontos. Tenho consciência de que esses são preços promocionais, mas ficaram bastante tempo valendo. Os valores das passagens em pontos acompanham o movimentos dos valores em reais, então se você seguir o mesmo padrão com pontos que segue com as compras em reais, vai achar coisas muito boas na TAM tbm.

Abraços
#1062911 por D FABIANO
28 Fev 2015, 00:34
Smiles era da minha querida varig, uma beleza, mas quando passou para o lixao aéreo,zerei minha conts e hoje em dia so anfo com multiplus. E menos pontos, primeiro detalhe, e a tam está anos luz a frente.
#1062959 por Ramon Lima
28 Fev 2015, 10:13
Trota Nando O Ateu escreveu:Ramon eu tenho os dois programas de milhagem. Ao contrário do que a colega disse a TAM não cobra mais milhas do que a GOL. Pela TAM qualquer destino Brasil eu sempre paguei 10 milhas o trecho e América do Sul 15 mil o trecho. A Gol coloca sim muitas promoções mas é sempre difícil conseguir comprar, mesmo para que faz parte do Club SMILES como eu, e mais só para vc ter noção. Vou a Belém e Fortaleza em Março, tentei comprar com milhas SMILES e só encontrava acima de 10 Rio Belém, acabei comprando no cartão pela Azul e foi muito mais vantagem, usei milhas somente para os trechos Belém Fortaleza, Fortaleza Rio. A vantagem do SMILES é que vc pode entrar para o Club SMILES e pagar 30,00 mês e ganhar mil milhas mês, desta forma vc junta 12 mil milhas ano e após seis meses no club toda vez que transferir milhas do cartão vc ganha mais 5% e depois de um ano ganha 10%. Espero que faça uma boa escolha. ::otemo::

Valeu Nando, isso deu uma ilustrada boa! O que mais ouvi de ruim da multiplus foi sobre a dificuldade e burocracia pra pegar as promos, me disseram que eles colocam muitos obstáculos e que na maior parte das vezes os trechos são mais caros. Pela sua experiência tem sido diferente né!?
Eu pra falar a verdade sou meio perdido pra administrar 1 cartão de crédito só, o que dirá 2 planos de milhas!...por hora prefiro manter um só! rs

E uma dúvida; quando você pegar uma viagem promocional pela smiles, usando milhas acumuladas, vc não acaba acumulando mais milhas?! tem uma porcentagem pra isso? Por exemplo, peguei um bilhete que custou 10 mil pontos o trecho, mas que tem vamos dizer, 5 mil milhas no total...eu acumulo 5 mil pontos mesmo tendo feito essa viagem com milhas!?
Não sei se ficou muito claro haha...

Porreca escreveu:Ratificando o que disse o Trota, ano passado tive uma experiência muito boa com o Multiplus e a TAM. Peguei uma viagem SP-Montevideo por 6000 pontos e Santiago-SP por 8000 pontos. Tenho consciência de que esses são preços promocionais, mas ficaram bastante tempo valendo. Os valores das passagens em pontos acompanham o movimentos dos valores em reais, então se você seguir o mesmo padrão com pontos que segue com as compras em reais, vai achar coisas muito boas na TAM tbm.

Abraços

Legal Porreca, não saquei muito bem a relação pontos x valor do real, mas pelo que parece vc deu sorte nesses valores né!?
Eu peguei uma ida e volta pra Santiago agora em maio por R$ 400,00...só preciso agora acumular as milhas no programa certo!

Um abraço!
#1062978 por Trota Nando O Ateu
28 Fev 2015, 12:28
Não ! quando vc viaja utilizando milhas não acumula nada salvo experiência e o prazer de viajar. Quanto ao que que disse o D Fabiano em relação a GOL e a TAM eu vou dizer apenas GRAÇAS A DEUS EXISTE UMA GOL ::lol4:: ::lol4:: è por causa da GOL que a TAM coloca promoção. Quando a falecida VARIG mantinha monopólio só rico viajava, a GOL é quem mais coloca promoção. ::otemo::
#1063017 por xxxxxxxxxx
01 Mar 2015, 09:46
Experiência pessoal minha, na média a quantidade de pontos necessários para resgatar passagens na TAM é constante, não fica mudando, ou seja o preço para os trechos que eu faço são sempre 10.000 milhas, muito dificilmente você acha alguma promoção com menos de 10.000 pontos.

Já na Gol, apesar de geralmente custar mais milhas, é muito mais fácil achar promoções de trechos com milhas, nos últimos 5 ou 6 anos sempre tenho conseguido promoções por 6.000 milhas, consegui até alguns trechos nacionais por 6.000 milhas a ida e 2.000 a volta... Na prática nunca paguei mais de 6.000 milhas por uma passagem na Gol e já comprei várias... Mas para conseguir estas promoções você tem que planejar e comprar as passagens uns 30 ou 60 dias antes, deixando para comprar em cima da hora, não vai achar mesmo.

Ou seja, pessoalmente para mim a Gol é bem melhor, pois eu consigo aproveitar as promoções e resgatar trechos com bem menos milhas do que na TAM. Não preciso ficar juntando milhas por um tempo enorme para conseguir uma passagem como na TAM, correndo o risco de as milhas vencerem.

Então uma coisa que você tem que levar em conta, é o seu perfil de viagem, você se programa e compra as passagens antecipadamente, então a GOL é melhor, pois a possibilidade de conseguir promoções é bem maior. Já se o seu perfil de viagens faz com que você não possa planejar muito antecipadamente e tenha que comprar as passagens em cima da hora (menos de 1 mês de antecedência), a TAM vai ser melhor, pois possui preços fixos.

Mas tudo isto vale para as regras atuais do Smiles e Multiplus, a qualquer momento eles podem alterar as regras e mudar tudo. E pessoalmente eu acho que corre mais risco de a Multiplus mudar as regras do que a GOL, pois a GOL recentemente reestruturou completamente as regras do Smiles, já o Multiplus está a um bom tempo sem grandes mudanças de regras e já está um pouco "defasado" em relação ao que os outros planos de fidelidade estão praticando, alem da questão da anunciada fusão com a LAN, que pode mudar tudo, e quando eles mudam as regras é sempre para pior no ponto de vista do cliente.

Mas isto também depende muito dos trechos que você faz regularmente. Por exemplo, eu viajo frequentemente de Curitiba a Foz do Iguaçu e Guarulhos, para estas rotas a GOL é imbatível, faz 10 anos que eu faço um destes trechos praticamente todos os meses, e SEMPRE a GOL teve melhores preços tanto em dinheiro como em Milhas. Também vou frequentemente a Brasilia, e para lá, não tem quem bate a TAM, pois sempre tem preços mais baratos que as outras...

Ou seja, para esta pergunta de qual entre TAM e GOL é melhor ou tem melhores preços tanto em dinheiro e milhas, não tem uma resposta que sirva para todo mundo, pois depende de quais rotas você costuma viajar com mais frequência, pois a TAM é mais forte em algumas rotas, a Gol em outras e tem ainda a Azul em outra... Então para mim a Gol pode ser a melhor, para você a TAM, para o seu vizinho pode ser a Azul, etc...
#1063237 por Porreca
02 Mar 2015, 10:41
Ramon Lima escreveu:
Porreca escreveu:Ratificando o que disse o Trota, ano passado tive uma experiência muito boa com o Multiplus e a TAM. Peguei uma viagem SP-Montevideo por 6000 pontos e Santiago-SP por 8000 pontos. Tenho consciência de que esses são preços promocionais, mas ficaram bastante tempo valendo. Os valores das passagens em pontos acompanham o movimentos dos valores em reais, então se você seguir o mesmo padrão com pontos que segue com as compras em reais, vai achar coisas muito boas na TAM tbm.

Abraços

Legal Porreca, não saquei muito bem a relação pontos x valor do real, mas pelo que parece vc deu sorte nesses valores né!?
Eu peguei uma ida e volta pra Santiago agora em maio por R$ 400,00...só preciso agora acumular as milhas no programa certo!

Um abraço!

O que eu quis dizer é que o preço da passagem em milhas e em real tem o mesmo comportamento. Ou seja, se ele aumenta seu valor em reais, também vai aumentar em pontos. Por isso que disse que você pode usar a mesma lógica para comprar passagens com dinheiro ou com pontos. Coisas do tipo: comprar as passagens com 60-90 dias de antecedência, preferir viajar fora de feriados, viajar às terças e coisas do tipo.

Não sei se dei sorte. Eu planejei a viagem com alguns meses de antecedência e comprei as passagens quando os valores estavam adequados. Se tivesse deixado para comprar as passagens num prazo mais apertado, certamente cairia dentro dos valores citados pelo pessoal aí acima.

Qquer dúvida é só falar.

Abraços
#1063475 por filipelyrio
02 Mar 2015, 20:12
Uso Multiplus a muitos anos e tenho uma observação a fazer. De 2 anos para cá está extremamente difícil achar trechos por menos de 10 mil pontos para América do Sul, fiz algumas viagens antes a 6 mil ou até 4 mil o trecho, tem seguramente 2 anos que a TAM vem segurando estas promoções, está ficando mais difícil viajar nela. Além disso eu acredito que haverá mudanças em breve.
O Smiles eu não usava muito, mas é onde estou concentrando minhas milhas agora, tanto pela vantagem do "Clube" como já foi citado, como pela maior facilidade de achar promoções. Sou daqueles que pesquisa passagens toda semana e na Gol está bem melhor.
Claro que há na minha opinião uma grande desvantagem no Smiles que é viajar pela Gol, bem inferior à TAM, mas o que vale é conseguir viajar ... rs
#1065132 por NeyZinho
06 Mar 2015, 14:40
Também já pesquisei muito sobre, e também percebi que no Smiles tem algumas promoções. Mas como uso pontos da ipiranga também, e essa só transfere pra multiplus, aí transfiro os pontos do cartão também pra lá. Da smiles só acumulo os pontos dos voos.
#1065141 por paulorco
06 Mar 2015, 15:18
Ultimamente a TAM tem aumentado muito alguns trechos. Por exemplo, já vi BH-Lima por 55.000 pontos só a ida o que é um grande absurdo. Mas depois acabou aparecendo por 15.000. Não é bem assim que o preço em reais acompanha o preço em pontos, pode variar muito. Já viajei com milhas reduzidas (BH-Santiago-BH por 8.000 pontos ao todo, BH-Cochabamba, quando a Tam ia até lá, por 4.000) e, nas duas ocasiões, as passagens não tiveram promoção para compra no dinheiro. Outro exemplo, na época em qua a TAM estava cobrando 55.000 pontos para Lima, estava pedindo só 12.000 para Bogotá e os preços em reais eram próximos.

O Smiles tem um ponto que bate a Tam: dá para pesquisar e emitir voos de todas as companhias parceiras pelo site do Smiles. A Tam disponibiliza no site o resgate apenas para voos Tam e Lan, para resgatar voos em outras companhias da One World, precisa ir à loja ou ligar na central de atendimento, aguentar a musiquinha chata e pagar a taxa de emissão que eles cobram por esses canais. Apesar da taxa, pode compensar ligar pois pode ocorrer de as parceiras apesentarem cotação mais vantajosa. Por exemplo, resgatei NY-BH em voo da United Airlines (a Tam ainda era Star Alliance) por 20.000 pontos. Na mesma ocasião, nos voos próprios da TAM, cobravam mais que o dobro de pontos para resgate.
#1065249 por Porreca
06 Mar 2015, 20:56
paulorco escreveu:Ultimamente a TAM tem aumentado muito alguns trechos. Por exemplo, já vi BH-Lima por 55.000 pontos só a ida o que é um grande absurdo. Mas depois acabou aparecendo por 15.000. Não é bem assim que o preço em reais acompanha o preço em pontos, pode variar muito. Já viajei com milhas reduzidas (BH-Santiago-BH por 8.000 pontos ao todo, BH-Cochabamba, quando a Tam ia até lá, por 4.000) e, nas duas ocasiões, as passagens não tiveram promoção para compra no dinheiro. Outro exemplo, na época em qua a TAM estava cobrando 55.000 pontos para Lima, estava pedindo só 12.000 para Bogotá e os preços em reais eram próximos.

Veja bem, promoção é promoção. E nem todo mundo pode aproveitar as promoções, já que a maioria das pessoas tem férias determinadas e só pode viajar nessa época. O que disse do preço em pontos acompanhar o preço em reais é considerando o preço normal, sem promoção. Ou seja, se você entrar no site da companhia aérea em torno de 90 dias antes da viagem verá alguns valores, se entrar 60 dias depois verá outros valores maiores tanto em pontos quanto em reais, se entrar 30 dias antes verá outros valores maiores tanto em pontos quanto em reais e assim por diante. Nesse raciocínio os valores em pontos e em reais andam juntos. O mesmo acontece com valores em épocas especiais, ou seja, se for viajar em feriados vai pagar mais caro em pontos e em reais. Foi isso.

Abraços
#1065301 por paulorco
07 Mar 2015, 00:51
No exemplo de Santiago eram promoções. No exemplo que dei de Lima e Bogotá não eram promoções, as passagens estavam com preços normais mas para Lima pediam muito mais milhas que para Bogotá. Dei exemplos com e sem promoção de modo a demonstrar que a associação entre valor monetário e milhagens nem sempre é válida.
#1065389 por Porreca
07 Mar 2015, 15:26
Só pra você entender o que eu quis dizer. No seu exemplo de Lima e Bogotá, quando a passagem em reais subisse de valor, ela também subiria em pontos. Ou seja, independente se você está voando para a Lima, Bogotá ou Ilha de Páscoa, se o valor sobe em reais, ele vai subir em pontos. Estabelecer a relação entre voos diferentes, para lugares diferente me parece um pouco fora de razão.

Faça o teste. Pesquise uma passagem em pontos e reais agora, pesquise daqui 30 dias e pesquise no dia anterior ao da viagem que você vai ver que tanto o preço em reais quanto em pontos tem o mesmo comportamento.

Abraços

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes