Ir para conteúdo

[CUBA] Abril 2014 - Havana, Varadero, Santa Clara


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz um resumo do relato da viagem de 11 dias que fiz para Cuba com minha noiva em 04/2014. Esse relato possui algumas dicas importantes com o intuito de ajudar à quem deseja conhecer Cuba e apresentar um pouco da ótima experiência que tivemos por lá.

 

 

ROTEIRO VIAGEM CUBA - Havana, Varadero, Santa Clara

Período: 16/04/2014 a 27/04/2014

 

Passagem e Visto

Compramos a passagem na Copa Airlines, foi a única companhia aérea que encontramos para fazer esse trajeto. Todos os voos fazem escala no Panamá. No voo de volta é bom comprar as passagens de modo a ficar umas 2/3 horas no free shop para fazer algumas compras. Vale a pena.

O visto para cuba foi adquirido momento do check-in no aeroporto de confins – Belo Horizonte. É só informar que gostaria de comprar o visto, sem stress. Custou 44 reais/pessoa. No embarque Panamá/Havana é solicitado o visto e na chegada em havana será solicitado novamente. Na volta, o visto será solicitado novamente, portanto guardem com cuidado.

 

Dinheiro

Existem duas moedas locais em cuba: Peso Cubano e CUC (Peso convertido). Esqueça o peso cubano, pois os estrangeiros só utilizam o CUC, que é mais ou menos equivalente ao preço do dólar.

Compramos Euros no Brasil e chegando lá trocamos por CUC’s. Fique sempre atento à cotação do CUC no site http://www.cubacurrency.com. Levamos 500 Euros/pessoa para todas as despesas: alimentação, passeios, transporte e compras (exceto hotéis). Se for ficar em casa particular, a média é mais 25 a 30 CUC’s por dia o quarto para duas pessoas.

Existem casas de câmbio no aeroporto, nos hotéis (normalmente é só para os hóspedes) e na cidade. Não vimos quase nenhuma diferença de preço entre elas, portanto compre o CUC onde for mais cômodo para você.

Obs: Na saída de cuba, será necessário pagar uma TAXA que custa 25 CUC’s, portanto guardem essa quantia em dinheiro para deixar o país.

 

Obrigatoriedades

Além do visto, passou a ser exigido a partir de 2010 um seguro de viagem (compramos na assist-card pela internet mesmo, ficou 135 reais/pessoa). É possível adquirir esse seguro em companhias turísticas em cuba, ex: cubatur, mas preferimos comprar aqui por não ter muita informação de como adquirir isso lá.

Também é exigido um certificado internacional de febre amarela. Têm um posto de saúde na savassi (em BH) que aplica a vacina e libera o certificado na hora.

Apesar dessas duas exigências legais, não nos foi exigido nenhuma delas no momento da imigração.

 

Hospedagens

Em Santa Clara ficamos em casa particular. Vale muito a pena e recomendo bastante. O povo cubano é muito acolhedor e atencioso com os hóspedes. Ficamos na casa da ZAIDA que aluga dois quartos de sua casa. Os quartos possuem frigobar, banheiro privativo, ar condicionado e ventilador de teto.

Um bom lugar para encontrar casas particulares é no site: http://www.cubacasas.net ou http://www.tripadvisors.com. Foi por lá que analisamos as recomendações e escolhemos a acomodação.

Pagamos 33 CUC’s por dia para duas pessoas com café da manhã de excelente qualidade.

Tentem reservar com antecedência, por e-mail ou telefone. Lembrando que o acesso à internet deles é muito restrito, portanto pode ser que eles demorem a responder ou até mesmo não respondam. No meu caso a resposta por e-mail veio 1 semana depois. Assim, chegando em Havana fiz uma ligação para confirmar.

ZAIDA

One aircon bedroom, ensuite bathroom

Calle Berenguer (San Mateo) 11 entre Maceo y Carolina Rodriguez, one block from Plaza del Carmen. Tel. 53 (42) 29-48-44

 

Em Havana e Varadero ficamos em hotéis da rede Meliá. São excelentes porém caros. É o ideal pra quem busca conforto.

 

Transporte

Para viajar por cuba usamos a viação Viazul - http://www.viazul.cu. Acho que é possível reservar pela internet, mas compramos as passagens lá mesmo. De Varadero para Santa Clara (200km) custou 11 CUC’s e de Santa Clara para Havana custou 18 CUC’s (276km). Essa viação é exclusiva para estrangeiros.

Para transitar pela cidade, compensa utilizar o ônibus turístico (custa 5CUC’s/pessoa e é válido por 1 dia). Esse ônibus possui três rotas diferentes e passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Em Havana e Varadero é uma ótima opção para explorar a cidade.

Também pode pegar os famosos “cocotaxi” ou taxi normal, lá não tem transito, é uma maravilha!!!

 

Passeios

Recomendo o guia visual da Folha de São Paulo. Ele ajuda muito a não se perder pela cidade e conseguir visitar os principais pontos turísticos. Esse guia detalha praticamente todas as cidades de cuba, só não está muito atualizado com relação a restaurantes.

De Santa Clara, fomos na InfoTur e alugamos um carro particular que nos levou até a ilha de Cayo de las brujas. É uma praia paradisíaca só para turistas e estava praticamente deserta, o visual é maravilhoso, esse passeio é indispensável para quem vai a Santa Clara. O taxista cobrou 60 CUC’s pelo passeio, é o preço médio. Se conseguirem juntar quatro pessoas em um único taxi compensa muito. Nos arredores só tem um restaurante e uns chalés para se hospedar (se for o caso), nada mais.

No mais, exploramos as cidades a pé mesmo, de ônibus ou taxi.

Santa Clara é pequeno, dá para conhecer tudo em 1 dia.

Havana precisa de uns 3 a 4 dias para ver tudo.

 

Alertas

Cuba em geral é muito seguro, caminhar a pé pelas ruas de qualquer dessas cidades é bem tranquilo, inclusive a noite. Mas é sempre bom tomar cuidado com os pertences. Fomos alertados lá sobre esse aspecto, mas não tivemos problema nenhum de objetos furtados ou qualquer outra coisa.

Principalmente em Havana, os turistas são abordados a todo momento pelos moradores locais. Uns querendo vender charutos, oferecer serviços de todos os tipos. Isso acaba sendo desagradável em alguns momentos, mas também conhecemos nativos muito interessantes por lá. Sobre os charutos, esses são extremamente caros nas lojas oficiais, e as pessoas na rua oferecem charutos por menos da metade do preço, mas não posso afirmar se é de qualidade ou original (eles juram que é).

É bom lembrar que uma simples informação que você for pedir na rua pode lhe custar uma gorjeta. Os cubanos são bem espertos e sabem como arrancar uns trocados dos turistas. É bom sempre andar com uns trocados e evitar ao máximo pedir ajuda na rua sobre qualquer coisa, daí a importância do guia.

 

 

Roteiro resumido

 

16/04 – BH => Havana

17/04 – Havana

18/04 – Havana

19/04 – Havana

20/04 – Havana => Varadero (140km)

21/04 – Varadero

22/04 – Varadero

23/04 – Varadero

24/04 – Varadero => Santa Clara (200km)

25/05 – Santa Clara

26/04 – Santa Clara => Havana (276km)

27/04 – Havana => BH

 

 

Roteiro

 

16/04 BH ⇒ Havana

 

VOO 443 16/Apr 12:38 16/Apr 17:14 BHZ - Belo Horizonte - Tancredo Neves

VOO 294 16/Apr 18:52 16/Apr 22:28 PTY - Tocumen - Tocumen HAV - Havana - José Martí

 

17/04 ⇒ Havana

 

Centro

 

- Capitólio (Estava em reforma)

- Museo de la Revolución (Paga uns 8 CUC’s pra entrar mas vale a pena). Foto tirada na entrada do museu:

waua2.jpg

 

- Real Fábrica de Tabacos Patargas

- Malecon

- Bar Habana Club

- Almoço no Hotel Inglaterra (Legal pela banda ao vivo, mas a comida não tem nada de mais).

Tomando um Mojito no Hotel Inglaterra:

oclr.jpg

 

18/04 Havana

 

Bairro Havana Velha ( Habana Vieja)

 

Calles: Obispo (rua que parece um shopping, boa para comprar artesanatos), O'Reilly, Mercaderes, Amargura, Brasil. - Praças: Plaza de Armas (ir no palácio dos capitanes generales..tem muita história), Plaza Vieja, Plaza de San Francisco de Assis e Plaza de la Catedral.

- Habana 1791: perfumaria onde se produz essências florais artesanalmente (Calle Mercaderes)

- Câmara Escura (torre de 35m de altura), na Plaza Vieja

- Museu do Rum: loja da Havana Club. Foto do interior da loja:

tz3bz.jpg

- Capitania dos Portos.

- Museu da Cidade (Plaza de Armas – Calle Tacón, entre Obispo e O’Reilly)

- Castelo de San Salvador de La Punta (Av. del Puerto e Paseo del Prado): excelente vista da cidade.

- Museu del Tabaco (Mercaderes 120, Obrapia y Obispo)

- Museu da Pintura Mural (Calle Obispo, s/n.º): casa do século 16 que dizem ser a mais antiga da cidade ainda de pé. As paredes foram descascadas para expor afrescos de séculos passados e há também fragmentos de paredes de outras residências, além de fotos.

- Bar La Bodeguita del Medio : bar famosão ..aceitão cartão

- Almoçamos no café Paris, na calle Obisto... almoço bom.

 

19/04 ⇒ Havana

 

Bairro Vedado

 

- Praça da Revolução e Memorial José Martí e Memorial Granma. Eu e minha esposa na praça da revolução.

3w3v.jpg

 

- Passamos por um necrotério que é famoso, mas não chagamos a descer.

- Universidade de Havana

- Hotel Nacional de Cuba: vista para o malecon

- Espaço Cultural Callejón de Hamel: muros decorados com grafites, muitas atividades culturais afro-cubanas e boa música, aos fins de semana (Calle Aramburu, esquina com San Lazaro)

- La Rampa: feira de livros e atividades culturais

- Calle 23 (principal avenida de Vedado) : 1. Centro Cultural Fresa y Chocolate , 2.Instituto Cubano del Arte y la Industria Cinematográficos – ICAIC, 3. Sorveteria Copélia 4. Hotel Habana Libre (edifício emblemático, pois funcionou como quartel general da Revolução, em janeiro de 1959, quando as tropas rebeldes entraram em Havana.)

 

20/04 Havana ⇒ Varadeiro (140km)

 

• Traslado por agência de turismo

 

20/04 a 24/04 ⇒ Varadeiro

 

Varadero não retrata a realidade de cuba. É uma cidade repleta de resorts com uma estrutura excelente para os turistas. Ficamos todos os 4 dias no resort all inclusive. É pra quem quer curtir uma calmaria de casal ou de família.

 

24/04 Varadeiro ⇒ Santa Clara

 

• Traslado pela Viazul (11 CUC’s)

 

24/04 ⇒ Santa Clara

- Praça principal (Plaza del Carmen)

- Parque Leôncio Vidal

- Zona Peantonal El Boulevard

- Monumento, Mausoléu e Museu Che Guevara (fecha às segundas-feiras) – acesso gratuito, das 09hs30min às 17hs

- centro

- Monumento ao Trem Blindado (Carretera Camajuaní) – segunda a sábado, de 8:00 às 12:00 e de 15:00 às 19:00

- Loma del Capiro: local aonde se estabeleceu o acampamento do grupo comandado por Che Guevara.

- Paredão de fuzilamento.

- Casario colonial, igrejas

- Museu Casa de La Musica Alejandro Garcia Caturla (de terça a domingo)

 

25/04 ⇒ Santa Clara

 

Passeio por Cayo de las Brujas. Alugamos um taxi particular que nos levou as 9 da manhã, ficou nos esperando e retornou as 3 da tarde. Ainda passou pela cidade de Remédios que fica no caminho, e ficamos lá por 10 minutos para conhecer a praça principal. Cayo de las Brujas é um passeio bom para passar o dia.

Foto da praia em Cayo las Brujas:

xkzuv.jpg

 

 

26/04 Santa Clara ⇒ Havana

 

• Traslado pela Viazul (18 CUC’s)

 

27/04 Havana ⇒ BH

 

437 25/Apr 18:23 25/Apr 20:00 HAV - Havana - José Martí PTY - Tocumen - Tocumen

442 25/Apr 21:50 26/Apr 06:35 PTY - Tocumen - Tocumen BHZ - Belo Horizonte - Tancredo Neves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...