Ir para conteúdo

Acampando na Califórnia. Yosemite, Santa Cruz e Big Sur.


Posts Recomendados

  • Membros

Acampando na Califórnia. Yosemite, Santa Cruz e Big Sur. PARTE 1

 

Sempre fui um leitor do Mochileiros, mas nunca colaborei com nenhum relato. Como gosto muito dos relatos escritos no site e eles sempre me ajudaram, fiquei na dívida em deixar algumas dicas em alguma viagem e decidi em postar o relato que segue abaixo.

 

Em Abril de 2016 eu a minha esposa resolvemos viajar pela Califórnia. Depois de olhar várias alternativas e acharmos os preços das estadias caros :shock: , resolvemos ir acampando.

Bom viajar para os Estados Unidos requer alguns trâmites, que não vou detalhar aqui, mas fica a dica de quem quiser tirar um visto de contratar um despachante pela internet. Fizemos o nosso trâmite com a NOW VISTOS. Tudo pela net, deu super certo, até irmos ao consulado e entrevistas. Feito essa parte, nós compramos as passagens, também por uma agência, que não vou mencionar o nome, mas foi OK e o nosso vôo foi pela COPA.

Parte burocrática arrumada. Fiquei de definir o roteiro e depois de vários estudos concluí o seguinte:

 

Chegada em Los Angeles, aluguel de carro e ida para o Yosemite National Park, 3 dias no Yosemite. Saindo do Yosemite, seguiríamos para Santa Cruz. Santa Cruz é uma cidade na costa com tradição de surfe. Lá descobrimos um parque lindo que se chama BIG BASIN REDWOODS. Ficaríamos dois dias lá. Após Santa Cruz, desceríamos pela Highway 1 até o Big Sur e lá ficaríamos em outro parque estadual. Mais três dias lá no Big Sur. De lá iríamos para Santa Barbara, Ventura e de volta para Los Angeles.

 

Feito o trajeto comecei a investigar sobre como é para acampar nos parques e aí descobri o seguinte meio por sorte. CONSEGUIR UM ESPAÇO PARA ACAMPAR NO YOSEMITE é super difícil! ::ahhhh:: Descobri que muitas vezes as vagas para espaço de barracas no Yosemite poder ser preenchidas rapidamente, até em HORAS. Desesperado entrei no site de reservas do Yosemite e por sorte consegui. Para você realizar uma reserva, você tem de entrar neste site: http://www.recreation.gov/welcome.do Siga os procedimentos de reserva e tudo vai dar certinho. Você pode até ver a foto do seu local de camping. Super organizado! O valor de um pernoite em Camping nos EUA é em média 26 U$, super barato comparado com os valores de pousadas ou outras estadias. Consegui reservar duas noites no Yosemite Valley (que o Vale do Yosemite, ou seja, a parte nobre do parque) mas a terceira noite não tinha vaga e tive de reservar num camping fora do vale, o local se chama WAWONA. No outros parques a reserva foi mais tranquila, mas é sempre bom você reservar co MUITA antecedência pois o AMERICANO GOSTA de acampar! Os campings são lotados por lá. Veja bem nós fomos na primavera...no verão! ::hahaha:: O site para reserva dos campings estaduais da California é esse: http://www.reserveamerica.com/ O sistema é o mesmo praticamente.

Bom já deixo a dica aqui. Sem cartão de crédito internacional você tá frito! Não rola.

 

Bom, como percebi o movimento era grande, fiz as reservas para toda a viagem e se algo desse errado. Paciência. ::lol4::

Separando o equipamento de camping, levamos a nossa barraca Super Esquilo 4 da trilhas e rumos. Dois sacos de dormir da Ferrino, que são meia estação e utencilios básicos. Deixamos para comprar algumas coisas nos EUA, pois lá tem tudo. Compramos uns isolantes térmicos MUITO BONS! Sem noção, comparados aos brasileiros e um fogareiro MSR e alguns utensílios. Como sou fotógrafo de profissão, também comprei uma lente lá e mais algumas cositas, mas o dolar tava super alto e como sou o MAIOR AZARADO em compras no exterior, (sempre pego o dolar no topo) nós maneiramos. ::hahaha::

Tudo pronto! Haa faltou o aluguel do carro. Aluguei o carro pela http://www.rentalcars.com/ foi tudo muito fácil. Mas o total eu não fiz e depois resolvi fazer lá.....o que foi muito bom. Alugamos um carro popular, pois só seria eu e a minha esposa.

Tudo certo. Na hora do embarque o funcionário da Copa nos perguntou o endereço do Hotel que iríamos ficar lá e eu falei que não tinha endereço, que era um Parque Nacional do Yosemite....hiiiiiii ele achou estranho, mas mostramos a reserva e ele deu procedimento ao check-in. Vôo da Copa, ok acho que já foi muito falado aqui, não vou entrar no assunto. Você faz escala no Panamá, etc.... Gente fique ligado para não perder a conecção lá, pois tem umas lojinhas dentro do aeroporto no Panamá, então tem de ficar ligado. :P

O nosso vôo chegou de madrugada em Los Angeles. Uma da manhã e na alfandega o Policial perguntou qual era o endereço do nosso hotel e eu respondi que não tinha, pois iríamos para o parque nacional do Yosemite. PRONTO! Ali ele fez uma cara de general da SS e não queria deixar a gente passar. Eu com a maior calma expliquei a ele que nós iríamos acampar e que tinha a reserva de TODOS os Campings da nossa viagem e mostrei TODAS as reservas para ele.....NADA! :shock::shock::shock: Bom aí com a maior educação (aí vai uma dica: NUNCA seja mal educado em QUALQUER aduana do MUNDO) pedi licença e comecei a olhar o endereço dos Campings nos aplicativos que tinha baixado no meu celular, mas eu tava sem Internet...caramba e AGORA?!!! Não sei por que mas ele viu a minha calma e nos liberou...UFA! ::mmm: Imediatamente pegamos as nossa coisas e não olhamos para trás. Saímos do Aeroporto de Los Angeles a 1:30 da madruga e fotos pegar uns ônibus que nos levaria até a agência de locação de veículos que são 24hs. Esperamos o ônibus da ÁLAMO e tudo certinho...sozinhos entramos e em 5 minutos chegamos na agência. Gigante! Os procedimentos foram SUPER RÁPIDOS, diferença do Brasil, MEU DEUS, e eu falei que queria pagar o seguro, a mulher incluiu e MUITO mais barato que na NET...valeu a pena fazer o seguro lá! ::lol4:: e ainda chorei por um GPS de graça e ela me arrumou. Show! la ainda configurou o GPS para português, eu adorei é claro! Bom...eram 2:30 da madrugada e nós ali em Los Angeles e eu perguntei a ela se poderíamos encostar o carro na vaga e darmos uma dormida até o dia amanhecer e ela simpaticamente respondeu: Claro!!! Fiquem à vontade!

Bom pessoal! Esse era um plano nosso que eu não comentei, mas como o nosso vôo chegava de madrugada nós achamos que pagar um hotel para dormir 4 horas, is ser um desperdício e resolvemos arriscar. Não recomendo fazer isso, mas deu SUPER certo.

Cinco da manhã nos saímos da Alamo e fomos buscar uma conveniência para tomar um café. Foi quando me dei conta que NUNCA tinha dirigido nos EUA, muito menos em Los Angeles ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Caramba! PUNK! Com cuidado máximo chegamos a conveniência...esperamos abrir e tomamos o nosso café. Foi gostoso! Sanduíches bons. Aí ligamos o GPS e fomos para casa de um irmão de um amigo pegar uns equipos fotográficos que ele estava guardando para nós. Cara! Santo GPS! As freeways de Los Angeles a galera PISA MUITO! Animal! De olho fechado confiei no GPS e chegamos certinho. Pegamos os equipos e rumamos para a nosso próximo destino, FRESNO.

A viagem de Los Angeles até Fresno foi tranquila. A estrada é ótima, ótima até DEMAIS e o sono foi batendo. Chegou num momento que tive de encostar e dormir. Eu durmo rápido. ::otemo:: e rapidamente estava novo. Chegamos a na hora do almoço em Fresno, são 360km de LA. Lá procuramos a loja de equipamentos de Camping, chama-se REI. Santo GPS! Chegamos certinho! ::otemo:: A loja é uma loucura. ::ahhhh:: e eu já sabia disso, por isso, entrei com listinha na mão. Comprei o que necessitava e sai correndo dali. Loja PERIGOSA! ha, ha, ha. A minha esposa entrou na loja ao lado. Uma loja linda de equipamentos de cozinha, só utensilios TOP. Fui em busca dela..ainda bem que ela uma mão de vaca danada, ha, ha, ha. O gastador sou eu!!!! Compramos algumas coisas e fomos para o Wallmart comprar comida e suprimentos e almoçar, meu estomago já estava roncando. ::lol4::

Feito as compras, vazamos de Fresno, que é lindinha...e fomos para o Yosemite!!!

De Fresno até a entrada do Yosemite são o famoso Tunnel View, são mais 140km. Fomos devagar curtindo a paisagem e quando chegamos no Tunnel View encostamos e eu já dei aquela pirada!!! O Yosemite tem uma história forte com a fotografia e é claro um dos meus maiores ídolos, Ansel Adams, fez do Yosemite seu principal tema. ::otemo::

 

Fiz várias fotos e fomos para o Camping, afinal não queríamos montar a barraca de noite. Depois de mais uma meia hora, o Parque é GIGANTE, chegamos no Camping. O espaço estava certinho, reservado, era limpo, silencioso e perto do banheiro. Os banheiros são ótimos. Super limpos e a pessoa que sai deixa tudo limpinho para você. Sem comentários!!! Montamos a barraca comemos uns sanduíches e cama. Estávamos super cansados. Não passamos frio pois a minha esposa, Nina, preparou tudo certinho. Ela comprou uma manta no Walmart..ótima!!! ::otemo::::otemo::

 

No dia seguinte acordei de madrugada, já pilhado para fazer umas fotos e voltar para o café da manhã. Tínhamos combinado com um casal de Brasileiros amigos nossos em nos encontrar ali no Camping que nós íamos tomar café juntos e sair. Eles vinham de uma feira de cafés e íamos passear juntos. Saí cedo e fiz algumas fotos:

598ddd167c297_Cachoeira-Vu-de-Noiva.jpg.a389270c140921485b48f1ce054f521b.jpg

Tunnel-View.jpg.229ebd37b9e457a641c43d2fc473baad.jpg

Valley-Yosemite.jpg.ee4e8f5f2a996e0f6b1546504a72e38e.jpg

Estrelas.jpg.51a659fcd9b10189d719dd8a1b49c843.jpg

Nascer-do-Sol-no-Yosemite.jpg.5098d324ff0a535603c453afda799a20.jpg

Cachoeiras-do-Vale.jpg.1bd8fcead85a6dd55037f23423cbd4fa.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando voltei das fotos, meio em estado de shock com a beleza do local. os nossos amigos já estavam me esperando para o café da manhã. Preparamos umas frutas vermelhas que compramos no Walmart, granola, Café que trouxemos do Caparaó (melhor café do mundo, ha, ha) e pães integrais. Nina fez uns wafles. Hummm!! Nossos amigos adoraram e ficamos ali conversando as peripécias de viajantes brasileiros nos EUA.

598ddd16a61aa_Caf-no-Yosemite.jpg.a0492c9b1d68aa49c8cfdbb80f2fa692.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Saímos dali e fomos passear no Vale do Yosemite. Resolvi leva-los no mesmo lugar onde tinha ido fazer as fotos e ainda fomos fazer uma trilha na Cachoeira Yosemite Fall. A trilha é bem de boa, cheia de turistas, mas muito bonita. A água cai tão forte que você não consegue chegar perto sem se molhar todo. Aliás, a primavera é um período lindo para se visitar o Yosemite, pois as cachoeiras estão cheias da água devido ao degelo do inverno.

O Parque Nacional do Yosemite é tão bonito e grandioso que não dá para descrever com palavras, é importante você ir lá. Vale MUITO a pena! Para mim três dias foi pouco, se eu tivesse muita grana, eu ficava no Yosemite, no mínimo, trinta dias. Vale a pena lembrar que no inverno algumas partes do parque ficam fechadas, devido a neve a e avalanches, por isso a época, mais garantida para pegar tudo aberto é a partir de Maio.

A tarde nós fomos para o Glacier point, que estava aberto havia apenas uma semana. De lá nó tivemos uma visão privilegiada da famosa pedra Half Dome.

Valley-Yosemite2.jpg.61626fdb02b7f631d8a2ae8868084b95.jpg

Yosemite-Falls.jpg.c7cea168a5467db281e6892d31ba2272.jpg

Glacier-point.jpg.a928f93f620c765af44a7b9f416aa9b8.jpg

Glacier-point.jpg.28575b912c879ad2ee94e223ecdb5f74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ficamos no Glacier point até a noite. Fomos os últimos a sair e a neve ainda estava presente em vários locais.

Cansados, mas estasiados, voltamos para o camping. Os nossos amigos pegaram o carro para voltar para a Pousada, pois eles estavam fora do parque e tinha de dirigir por mais uma hora até o local onde estavam hospedados. Combinamos de no dia seguinte fazermos uma trilha no Mirror lake (lago do espelho)

Halfdome.jpg.959c0072f5dd3f1f89a76e8dd7845c13.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No dia seguinte, nos encontramos para um novo café da manhã. Ricardo e Cecilia trouxeram vários comidas gostosas e nos deixaram algumas que eles não iam poder consumir. Naquele dia nós só tínhamos até o meio dia no Camping, então nós arrumamos tudo e gradamos no porta malas do carro. Fomos a pé mesmo em direção ao Mirror Lake, pegamos o ônibus do Yosemite (sim, lá tem um ônibus que fica andando pelo parque)e descemos em frente a trilha. Foi um passeio ótimo! O mirror lake é lindo e vale MUITO a pena! Aliás, não sei o que NÃO vale a pena no Yosemite.

Depois fomos almoçar no Parque mesmo que tem uma infraestrutura maravilhosa....haaaaa já ia esquecendo, eu e a Nina fomos tomar banho no parque e quando chegamos lá era DE GRAÇA!!! Cada vestiário tem umas dez a vinte duchas, com Shampoo e Creme rinse e lugar para se trocar. MUITO TOP! Banho delicioso! Se fosse no Brasil... ::lol4::::lol4::::lol4::

A tarde resolvemos voltar para o Glacier point, mas já estava um pouco tarde e paramos no meio do caminho e ficamos brincando na neve, coisa de brasileiro, KKKKkkkkkkk. Foi muito bom! Depois eu e a Nina nos despedimos, nossos amigos iam para Los Angeles no dia seguinte e nós para Santa CRUZ. Nosso novo camping era o Wawona e lá o frio pegou, mas estávamos preparados. Vou continuar os próximos tópicos, nos próximos dias.

Glacier-point2.jpg.3361846c4c0dc82ede9bf98c2a9ed83e.jpg

Glacier-point3.jpg.85d8aafc788c7fec73d8c10c727b7e17.jpg

Sonho-Viajante.jpg.086ea6b263b3a0307614c0844904d3cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Muito legal o seu relato. Eu também pretendo ir a Yosemite. Mas vou por San Francisco, que eu acho mais próximo. Fiquei preocupado com a parte da alfândega. Pois vou ficar também no camping. Apesar que pretendo ficar o primeiro dia em San Francisco e mais alguns quando voltar em um hotel. Afinal estarei em San Francisco não é? O lance da reserva no camping eu já sabia. O próprio site de reserva recomenda determinado dia e horário para fazer a reserva em determinado período. Acaba rápido mesmo.

 

Faltou você ir no Half-Dome. Mas para isso tem que participar de uma "loteria", pois a busca é grande e o acesso só é aberto nos períodos fora das nevascas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Arcanjo 777. Peço desculpas, mas o meu relato está incompleto. Nós fomos no Half dome sim, e tem vários outros lugares na California. Devido a correria aqui eu não consegui terminar. Mas vou terminar muito em breve. Obrigado pelo comentário. legal você ter visto que a reserva no Camping é algo difícil. Mas vale MUITO a pena. Sorte para você. André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Peço desculpas por não ter atualizado este tópico, mas devido ao intenso volume de trabalho, ficou praticamente impossível de voltar aqui.

 

Seguindo para o Camping de Wawona, nós chegamos e encontramos um lugar diferente. Fora do Yosemite Valley e mais longe da parte central do Yosemite. Muito bonito o lugar, com um rio caudaloso e pinheiros ao redor, aliás falando sobre as águas, a primavera (abril) é um mês muito legal para ver as cachoeiras e os rios no Yosemite, pelo degelo sempre há muita água. Ao chegar repetimos o nosso ritual de, enquanto um monta a barraca, o outro esquenta a água e faz a sopa. Jantamos e fomos deitar pois o frio já estava presente. No dia seguinte, demos um pequeno rolê pelo rio e observamos com calma a paisagem. Fiquei meio triste de estar indo embora, tinha vontade de passar dias ali, explorando a mata, andando pelo rio e vivendo na natureza como um explorador dos tempos antigos, da época de Daniel Boone (série antiga, ver youtube), nem vontade de tirar fotos eu senti, mas eu sabia que tinha de ir, pois tínhamos um longo caminho até Santa Cruz, cidade costeira. Com dor no coração nos despedimos do Yosemite, um lugar que voltaria durante toda a minha vida, sem remorso algum, pois sei que o que vi foi só uma "migalha".

Arrumamos tudo e partimos. A viagem até Santa Cruz foi muito interessante pegamos estradas vicinais da Califórnia, passamos por cidades pequenas e rodamos cerca de 360 km até o parque Bigbasin Redwoods perto de Santa Cruz.

Almoçamos no TOGOS numa cidade chamada Los Banos e lá entramos numa loja de ferramentas chamada: The Home Depot, nem precisa falar....piramos e saímos rapidinho antes de gastar o que não tínhamos. Demais a loja, tem TUDO em termos de ferramentas e utilidades para o lar.

Seguindo caminho chegamos no BigBasin Redwoods já no final de tarde. Fizemos o check-in no Parque e fomos para o nosso "espaço".

Wawona.jpg.5848a0b36288bb2f527ddafe12a61449.jpg

California_skatista.jpg.da01bdb0cd8a524c4a497701cdf6c281.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...