Ir para conteúdo

Acampar responsável, mas livremente. Ainda dá?


Posts Recomendados

  • Membros

[Na verdade postei este tópico no fórum de viagem na região Sul. Mas acho mais apropriado aqui.]id="blue">


[?]Ainda temos locais onde não se aplica a política simplista de preservar proibindo?

 

[Acabo de ter a triste experiência de trocar todo meu equipamento de camping para uma viagem, idealizada com base em informações de apenas dois anos atrás, e estar prestes a desistir porque soube que não mais se pode acampar no Parque Nacional da Serra Geral.]

 

Proponho este tópico para discutir o grave problema da falta, cada vez mais, de locais onde se pode acampar livremente (ressaltando que sempre me esforcei por aplicar à pratica todos os ideais de camping responsável, mínimo impacto, etc) e, talvez, reunir informações sobre localidades, inclusive parques e áreas de preservação etc, em que ainda se possa usufruir (respeitando) sem passar por aquela impressão de quem se orgulha das maravilhas do seu país como quem curte a fauna nos zoológicos...

Link para o comentário
  • Membros

É brother! Isso está acontecendo muito agora, estão proibindo os acampamentos em certas regiões. Mas, isso tb é devido a que? Os farofeiros que vão pro camping brincar de casinha e joga lixo em tudo que é local, retira plantas, enfim destrói o meio ambiente. Por causa desses pagamos o pato!

Tomara que não continuem parques nacionais fechando áreas para camping.

Vamos torcer por isso!

Afinal contemplar algo tão lindo como a natureza sem poder estar em contato com ela é meio estranho pra mim. É gostoso vc acampar num local e curti o visual de dia, a noite, descobrir lugares fantásticos..

E é isso aí...Gostei do tópico!

Beijinho

Andréiaid="Comic Sans MS">id="size2">id="red">

Link para o comentário
  • Membros

Valeu Andréia.

Eu sinto uma horrível sensação de prisão, frustração e impotência, qdo penso que não tenho efetivamente o direito de ir e vir...

Gostaria de poder assinar um documento me comprometendo a ser extremamente responsável ecologicamente, garantindo o que quiserem, qdo pretendesse acampar em algum lugar... Deveria haver responsabilidades civis e não proibição...

Link para o comentário
  • Membros

Pois é, agora me lembrou de um acontecimento muito ruim que aconteceu em Itatiaia, no parque das agulhas negras, acho que foi em 2001, não lembro. Dois rapazes resolveram acampar lá dentro e fizeram uma fogueira num local proibido, essa que se espalhou por quase todo parque, incendiando e destruindo a vegetação e matando animais do local e até hoje existe marcas dessa terrível destruição.

 

E por essa e outras a galera que acampa com consciência perde direitos como vc mesmo colocou. Podímos pensar em algo para tentar mudar essa situação.

Beijo

Andréiaid="Comic Sans MS">id="size2">id="red">

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Est,

 

Eu tambem fico puto com todas essas proibições as pessoas que tentam en vão preservar o maximo. MAs cmo ja foi falado o problema não é conosco e sim com os dotos farofeiros, e muitas vezes até uma galera mochileira.

 

Eu quando saio pra acampar levo kilos de comida e varios saquinhos, A galera acha engraçado como tento me incluir na natureza e essa inclusão é da forma de deixar o local que conheci da mesma forma ou mais limpo do que quando cheguei, e para isso sempre quando vamos aos locais damos uma geral, trazendo lixo parfa os locais devidos.

 

Aconteceu um caso quando fui em Itaunas-Es e quando cheguei no Pq de Itaunas, vi umas mulheres tirando umas bromélias do local, fiquei puto e quase parti pra briga, mas não, fiz melhor fui na Sede do Pq e denunciei o grupo de Anti-turistas, fiz minha parte.

 

 

Rog.

Link para o comentário
  • Membros

Sou a favor de impor algumas restrições sim, não impedir as pessoas de acamparem. Alguns lugares são bastante delicados para poderem ficar sendo visitados por qq um que queira. Mas vale lembrar aqui que a culpa não é somente dos farofeiros não, eles vão pq alguém diz que lá é bom e coisa e tal. Contudo essas pessoas não se preocupam com o impacto que vão causar. Essa onda de ecoturismo tá acabando com as nossas reservas.

Não sou contra o ecoturismo, mas do jeito que tá só ajuda a destruir a natureza.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é... Uma vez, numa praia que já nem lembro qual, praia do Sono, sei lá, eu e dois amigos acampamos por 3 dias no canto da praia, nos recusando a pagar uma puta grana prum fdp que desmatou metade do lugar pra fazer um dito camping... o cara fez trilhinhas de madeira, pontes, tudo iluminado com tochas à noite, com áreas delimitadas para as barracas etc... Bom, nos recusamos e ficamos na ponta da praia, perto de um riachinho... Pois bem, no 3º dia, chegou um mané, que se dizia do Ibama, pedindo pra gente sair imediatamente, que ali não era permitido acampar, a não ser a 20 metros, no camping do cara... Ficamos putos: pegamos o cara pelo braço e mostramos os 6 sacos (daqueles pretos de 50 litros) lotados de lixo que tínhamos recolhido de todo o entorno, inclusive por várias vezes fui de máscara e respirador boiando no riacho até ele se perder na serra, catando todo lixo que encontrava...

O cara ficou com uma cara de merda e nos permitiu ficar "só mais uma noite"... É foda.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal , será que a gente não faz parte da natureza ???

Pelo jeito que estão colocando , só os ecochatos do Ibama fazem parte e podem caminhar pela mata , o resto dos animais que andam ereto em 2 pernas são prejudiciais ao ecosistema , é isso ???

 

Nós tbm fazemos parte do ecosistema , é bom alguém lembrar disso ...

 

[]s...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...