Está procurando companhia para viajar para algum destino da América do Sul. Então crie seu tópico aqui!
#1154412 por fyukio
16 Jan 2016, 00:25
O aluguel do equipamento évpor todo periodo da expedição.

A primeira vez fiz o trekking ate Plaza Francia. Mas estavamos muito desorganizados, isso me fez desistir de continuar. Eh um lugar inospito, uma imensidão linda, mas se mal preparado pode se tornar perigoso. Estava com 2 amigos, mal preparados tambem.

Na segunda vez, planejamento perfeito. Fui com um amigo que nunca viu uma montanha, mas foi e eh o melhor companheiro de montanha que ja tive. Infelizmente ele sentiu o mal da altitude em Nido. Fisicamente estava melhor que eu. Mas depois de uma noite em Nido, acordou mal... O mal da altitude pode atingir qualquer um, por isso é importante aclimatar bem e subir tranquilo e sem pressa.

Nesta proxima temporada vai este meu amigo da ultima expedicao (que subiu o Elbrus ano passado), os 2 amigos da primeira tentativa e um amigo australiano.

Uma coisa que eu aprendi, independente com quem vc for, vc tem que estar preparada para ir como se fosse sozinha. O lado psicologico é dificil, mas ao mesmo tempo é muito gratificante. A montanha é a minha terapia.

Qualquer duvida se eu puder ajudar fico a disposição.

De repente nos encontramos por la...

#1154427 por renatomayer
16 Jan 2016, 02:02
Olá pessoal! Muito legal esse post, estou também rascunhando um planejamento para tentar o Aconcagua novamente... Quem sabe conseguimos ir na mesma época?
Estive no Aconcagua alguns anos atrás, sozinho e sem mulas, mas fui apenas até Confluencia, Plaza Francia e Plaza de Mulas; acabei voltando porque estava mal organizado e o tempo começou a piorar em Plaza de Mulas. Quem se interessar no relato e quiser ver umas fotos:
aconcagua-sozinho-e-sem-mulas-confluencia-face-sul-e-plaza-de-mulas-t41897.html
Abraços
#1154469 por fyukio
16 Jan 2016, 10:59
Renato, li seu relato... Que coragem a sua hein! Fiquei surpreso pela quantidade de alimentos que voce levou, nao sentiu fome?
Sobre o Cerro Bonet, voce deve ter pego uma trilha errada, provavelmente seguiu a trilha de descida. A subida é tranquila, em zigue zague... a descida normalmente tem trechos com uma rota diferente mais direta, que para subir seria insano. Passei por algo parecido subindo para Nido, dava um passo e voltava outro.

Estar bem equipado é essencial. Algumas dicas simples, mas que quebram um galhão.
Protetor auricular, sempre tem barulho... ou pessoal fazendo festa ou vento batendo na barraca.
Garrafa de 1L de boca larga (ex.: Gatorade), para fazer xixi a noite.
Pelo menos 2 isolamentes termicos. Eu tive a sorte de pegar tempo ruim em Nido, alem de ventar forte estava frio, -25 dentro da barraca. 1 isolante nao deu conta, eu sentia o frio do chão, e toda hora tinha que mudar de posição. Hoje tenho um isolante inflavel onde usei em Torres, é maravilhoso.

Meu cronograma está praticamento pronto, esta nas imagem abaixo.
Anexos
Captura de Tela 2016-01-16 às 11.44.05.png
Cronograma 2016
Captura de Tela 2016-01-16 às 11.44.05.png (216.89 KiB) Exibido 557 vezes
#1154558 por vanessa.miranda
16 Jan 2016, 18:24
Muito boas as dicas Fred! Só a da garrafa de gatorade que não vai ser muito útil pra mim! haha
Uma dúvida importante que tenho é: como que faz pra deixar parte dos equipamentos no acampamento acima e voltar? tem algum lugar pra deixar ou a galera apenas deixa em qualquer lugar que dê pra cobrir e proteger com pedras e tal?

Ainda estou pensando em não contratar mulas e tentar manter a mochila em no máximo 12 kg. Levar comida liofilizada pra ajudar a não pesar...

Nesta temporada está obrigatorio contratar agência por causa do el nino....vc tem alguma informação se há previsão disso ocorrer na próxima temporada?tentei contatar o parque mas ainda não consegui.

Renato, eu já havia lido seu relato, foi um os primeiros que li, e lembro de assustar com o peso que vc carregou! eu não consigo, vou ter que ser mto econômica no que levar...ao mesmo tempo não quero correr riscos de ter que abandonar o barco por falta de equipamento, não sei se eu teria a coragem de tomar a sábia decisão de voltar.
Quando vc está pensando em ir?
#1154626 por fyukio
16 Jan 2016, 22:36
Eu utilizei uma a bolsa de transporte que aluguei e deixava do lado de alguma pedra para ter uma referencia. Tudo que levar, colocar dentro de saco plastico pois pode molhar.

Vc assistiu "Aconcagua Sin Mulas"? O cara levou 50kg...

Nesta ultima vez conheci um japones, o cara estava sem mulas, carregava uns 40kg e mal equipado, estava com o rosto e a boca toda queimada pq nao tinha protetor labial e muito menos bloqueador solar, usava uma barraca de 3 estações... Mas ele era bem forte e deu sorte, subiu de Plaza Mulas ate Colera e depois fez o cume. Eu subi depois, encontrei com ele descendo.. ai ja peguei neve ate o joelho e -25C em Nido. Meu amigo que até entao estava melhor que eu, a oxigenação dele estava melhor também acordou a manhã seguinte com uma forte dor de cabeça. Sinal do mal da montanha. Isso por que porteamos Nido também.

Mas não querendo desanimar, mas 12kg é impossivel. Alguns exemplos..
Mochila Cargueira 2kg
Saco de Dormir -30C 1.5kg
Botas Duplas/Crampon 4kg
Cartucho de Gas, pelo menos uns 6 - 2kg (Pra cima de P.Mulas, vai derreter muita neve)
Agua/suco - Precisa andar entre 2 a 3L dependendo do trajeto.
Barraca 2.5kg (5kg inteira)

Só no exemplo acima ja tem mais de 12kg, e sem contar a roupa que vc leva e outros equipamentos... e a comida por mais leve que seja, faz volume. Não economize nos alimentos, se não se alimentar direito vai ficar fraco e não vai longe.

Liofilizado eu utilizo apartir de Canada, pois é caro mas é leve. Um alimento leve e de rapido preparo é a itapioca, vc pode rechear com o que quiser.

Inicialmente eu era contra utilizar mulas, não só pela questão financeira. Por isso que na primeira vez carregamos a maior parte da carga. Depois vi que é dificil, eu admiro as pessoas que conseguem, mas eu não tenho essa força para levar 50kg de equipamento montanha acima.
E vejo que 50kg ou mais é necessario. Sempre viajo preparado para o pior, para não correr risco desnecessarios afinal estamos em um lugar inóspito, quero voltar vivo e com todos os meus dedos.

Ah, vi 2 brasileiros chegando em Confluencia utilizando as botas duplas. Para não ter que carregar acharam melhor usa-las... mas elas são pesadas e bem desconfortaveis, vc anda como um robo com elas. Os 2 chegaram morrendo.. imagina 1.5kg em cada pé. Depois fiquei sabendo que eles desistiram e nem chegaram a Plaza Mulas.

Minha sugestão, vai juntando os equipamentos, comida e roupa que vc vai levar, compre uma balança portatil de mala, é baratinho... e vai vendo o peso e o volume que vai fazendo, veja se cabe tudo na mochila..e Sempre tenha uma plano B.

O El Nino acaba ate o meio do ano, a proxima temporada deve ser tudo normal.
#1154651 por renatomayer
17 Jan 2016, 00:14
Ótimas dicas, Fred! E seu planejamento está muito bom, totalmente organizado desde já; nada como já ter estado lá para saber da encrenca que é, e a logistica é essencial para aumentar a chance de chegar ao cume!
Vou usar as suas dicas, a do protetor auricular é muito boa, e garante boas noites de sono!!!
Hummm não senti fome com o que levei de comida não, mas também não fiquei o tempo que achei que ficaria pois acabei não passando de Plaza de Mulas... Com certeza na nova tentativa levarei mais alimentos!!!
Sobre o Cerro Bonete, com certeza peguei algum caminho errado rsrs, você falando agora faz todo sentido, a subida parecia impossível mesmo!!!
@Fred: Qual a marca e modelo do seu isolante térmico que levará ao Aconcagua?

@Vanessa: Minhas férias estão previstas para inicio de dezembro, se tudo correr bem provavelmente irei nessa época!

Assisti o Aconcagua Sin Mulas alguns anos atrás, filme muito inspirador, vou assistir de novo!!! :D
#1154686 por fyukio
17 Jan 2016, 09:36
A logistica é realmente muito importante, eu curto esse preparo que antecede.
Como desta vez vão duas pessoas que nunca estiveram em alta montanha, vamos passar uma noite em Puente Del Inca, senao era descer do bus e entrar no Parque e seria uma dia a mais de dia extra. Uma coisa que estabeleci, é que se no cronograma o ultima dia é XX, só saio neste dia. Sair antes so em caso de risco de vida, tirando isso eu fico, pois ja levei comida para todo os dias, se voltar antes o gasto é maior, pois vai ter gasto de hospedagem.
Estabelecemos, que se alguem não conseguir subir, vai ter que esperar pelo outros no acampamento.
Tirei o Cerro Bonet do processo de aclimatação, pois para Canada subimos praticamente a mesma altura. Prefiro aproveitar este dia para extender o processo de Aclimatação e portear Nido, ja que meu amigo passou mal la.
Quem não conseguir o cume e tiver dias sobrando, vai subir o Bonet, vira o cume de consolação :)

A primeira vez que fui foi bem frustante. Eu e o outro amigo esperavamos que nosso outro amigo que ja esteve por la iria nos "guiar". Foi uma zona, foram pra balada no dia anterior a subir a montanha... o outro estava caminhando com tenis cano alto de basquete! Levou varios capotes.. a viagem foi um desastre.

Eu acho que contratar pelo um servico de mulas com a carga minima é bom, pois com isso vc vai pagar o permisso mais barato, se estiver em Puente del Inca ou mais para baixo eles fazem o transfer ate a entrada do Parque, na ida e na volta, sem falar no uso dos banheiros, agua, e a tenda de comida.
Eu li que voce caminhou até a entrada do parque pela estrada... na primeira vez também fiz isso tb! O gostoso é subir a montanha, não ficar andando na estrada...rs

Um dos alimentos que costumo levar é a carne seca, frango desfiado, feijoada e as tiras de carne da VAPZA, alimentos prontos que nao precisam de refrigeração. Ate Plaza mulas utilizo esses alimentos. Também utilizo os suplementos alimentares, mas so durante a caminhada.

Uma coisa tb interessante nos dias de frio, que seu pé esta gelado... é esquentar um pouco de agua e colocar na Nalgene e coloca dentro do saco de dormir no meio dos pés, vai enquentar rapidinho.

Renato, o isolante que tenho é o Exped SynMat Sleeping Pad, optei por ele pois não precisa ficar enchendo com a boca ou com algum tipo de bomba, não tem valvula e portanto não tem como quebrar e ja vem com kit de reparo e caso de furo.

Aconcagua Sim Mulas é demais! Tinha feito um video meia boca do aconcagua https://www.youtube.com/watch?v=2k669PQaUyw

Minhas ferias também é em dezembro, por isso inicio o dia 3 para pegar a média temporada (pagar menos), é bom que a montanha não está tão cheia. Seria legal encontrar com vcs por la! De repente entramos no parque no mesmo dia :)
#1154728 por vanessa.miranda
17 Jan 2016, 12:35
Vi seu video Fred! muito legal. Essas paisagens são demais!
Bastante neve nessa temporada aí hein!

Vc está certo sobre a questão do peso...eu tava pensando em 12 sem água e botas duplas/crampons, pra somar no máximo 18 que é o meu limite.
Mas refiz as contas aqui com mais parcimônia e acho que não dá pra ficar em menos de 25.. (já forçando bastante)
E tem o peso de equipamentos como rádio, lanterna, camera, gps, dentre outros que aposto que vão pesar mais do que estou supondo..
Tem ideia dos preços atuais do serviço mínimo de mulas?

Seu roteiro está bem parecido com o meu, com exceção da subida ao Bonet, que coloquei nos dias de aclimatação em plaza de mulas; o dia de descanso em Cólera eu acho perigoso se tiver alguém com tendência ao mal de altitude, a partir de Nido planejei só ataque. Inclusive portear até colera também não considerei, pois de Nido pra cima já daria pra levar carga reduzida e vestir quase todas as roupas, ou estou viajando nesse raciocínio? rs.
Na volta do cume, quero descer até Nido, também por causa da altitude, pra dormir um pouco mais baixo.

Sobre a data, estamos tentando bater o martelo no dia 09/12 para chegar em mendoza. Vamos nos encontrar com certeza, mas acho que vai ser difícil entrarmos no mesmo dia, mas vamos vendo.

Obrigada pela disposição com as dicas e informações! útil demais!
#1154786 por fyukio
17 Jan 2016, 16:00
Vanessa, no dia que acordei em Plaza Mulas e tinha todo aquela neve, soube que nevou até em Confluencia, o que é raro para época (começo de dezembro).

Como vc ja tem um amigo para ir junto, da para dividir 1 mula de 60kg para PMulas, e o que não couber vc leva. Na volta, como consumimos quase todos os alimentos, fica bem mais leve. E se tiver algo mais pesado, por exemplo o gas... vc pode doar.

Na imagem abaixo o valor do servico de Mulas da Aconcagua Trek para a temporada atual. O serviço de mulas inclui transfer de Puente del Inca ou Penintentes, deposito de bagagem que nao for utilizar na montanha, banheiro e evacuação de lixo (caso contrate mula para volta). A mochila ou bolsa de transporte precisa estar bem protegida para não correr o risco de machucar as mulas com crampon, piqueta, etc.

Se a pessoa tiver tendencia a mal de altitude com certeza vai acordar mal, independente do acampamento. Ja vi pessoas passando mal em PMulas. Como meu amigo passou mal da outra vez, desta vez vamos ganhar altitude mais lentamente para dar tempo do corpo aclimatar. Subir ficar pelo menos 1h e descer... e estar bem alimentado, forte pq o corpo vai ter que trabalhar para se adaptar, se estiver fraco e fadigado... é ponto pro Mal da Altitude. Tem que beber muito liquido.
Vanessa, vc não está viajando! rs O roteiro normal das agencias é apartir de Nido subir direto, este é o que normalmente as pessoas fazem. Tem gente que faz o cume apartir de Nido, mas deixo isso para quem é mais experiente.

Não sei se repararam, mas no dia que for portear Canada, vou sair umas 3 ou 4h da manhã, para andar no escuro... para acostumar e não ficar cagando de medo no dia que for fazer o cume pq tem que que sair bem cedo.
Anexos
Captura de Tela 2016-01-17 às 16.20.11.png
Preço do Serviço de Mulas.
Captura de Tela 2016-01-17 às 16.20.11.png (58.57 KiB) Exibido 357 vezes
#1154825 por fyukio
17 Jan 2016, 17:01
Não, o valor por trecho. Está bem carinho, ainda mais com a ajuda nosso real bem desvalorizado.
Quem sabe na proxima temporada o preço não melhore, ja que agora o cambio na Argentina está flutante e o peso argentino está sendo bem desvalorizado, consequentemente a montanha fica bem cara para os argentinos. Bom, mas isso é apenas um sonho...rs
#1155582 por fyukio
19 Jan 2016, 11:08
Olá Zaney,

Segue a lista. É um orçamento/equipamentos necessários.

Os valores são uma estimativa baseado de quando eu fui pela ultima vez. Eu tinha pedido um orçamento para a temporada atual mas não obtive retorno. Mas acredito que não vai estar mais caro que isso, provavelmente mais barato.

[]s
Anexos
equipamentos.jpg
Equipamentos
equipamentos.jpg (387.85 KiB) Exibido 306 vezes
#1155609 por zaneymattos
19 Jan 2016, 11:56
fyukio escreveu:Olá Zaney,

Segue a lista. É um orçamento/equipamentos necessários.

Os valores são uma estimativa baseado de quando eu fui pela ultima vez. Eu tinha pedido um orçamento para a temporada atual mas não obtive retorno. Mas acredito que não vai estar mais caro que isso, provavelmente mais barato.

[]s

Poxa obrigado Fred!

sera extremamente util.... ja possuo alguns itens mas ja estou me preparando pro fim do ano...
A proposito: eu mandei um inbox pra vc, depois confirma se recebeu.... Abraço
#1155626 por fyukio
19 Jan 2016, 12:36
Tenho 2 amigos que vão, possuem muito pouco ou nada de equipamento, só as cuecas. rs Mas da pra alugar tudo, mas ta carinho...

O meu orçamento está girando em torno de US$ 1000,00 e mais uns R$ 2500,00. Inclui tudo, desde saindo de SP, todo periodo na cidade, hospedagem, bife de ancho e cerveja. Para quem não tem nada, acho que vai mais uns US$ 300~500.

Possuo uma planilha referente aos alimentos mas ainda não está fechada, Quando tiver mais completa eu compartilho.

Adicionado.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes