Aconcágua - Perguntas e Respostas

Guia e Troca de informações sobre Alta montanha, Expedições, Escalada em gelo, Travessias em neve...

Re: Aconcágua - Perguntas e Respostas

Mensagempor fff » 12 Jul 2010, 20:22

Olá Deny,

Estive no aconcagua entre 2009/2010.
Pesquisei bastante, li dezenadas de relatos, etc...
Achamos (eu e meus amigos) que planejamos tudo, mas sempre falta alguma coisa.

Falando sobre os equipamentos.
Barraca, crampon, botas, jaqueta de pluma de ganso, fogareiro e combustivel alugamos na loja aconcagua 6962. Fomos muito bem atendido, o dono dal loja até nos deu cerveja e coca cola...

Sobre o fogareiro a benzina, leve um kit para manutenção. Pois esses fogareiros podem entupir. No momento não lembro a quantidade de benzina por pessoa, mas lembre que tem que derreter bastante gelo, e isso vai benzina.. é bom levar um pouco a mais.

[]s
fff

Data de registro: 12 Jul 2010, 20:08
Reputation point: 0

Mensagempor Deny_ » 16 Jul 2010, 13:41

fff escreveu:Olá Deny,

Estive no aconcagua entre 2009/2010.
Pesquisei bastante, li dezenadas de relatos, etc...
Achamos (eu e meus amigos) que planejamos tudo, mas sempre falta alguma coisa.

Falando sobre os equipamentos.
Barraca, crampon, botas, jaqueta de pluma de ganso, fogareiro e combustivel alugamos na loja aconcagua 6962. Fomos muito bem atendido, o dono dal loja até nos deu cerveja e coca cola...

Sobre o fogareiro a benzina, leve um kit para manutenção. Pois esses fogareiros podem entupir. No momento não lembro a quantidade de benzina por pessoa, mas lembre que tem que derreter bastante gelo, e isso vai benzina.. é bom levar um pouco a mais.

[]s

Valeu pelas repostas!

Dúvidas que ainda persistem:

1. Aluguel de equipamentos em geral
- Alguém faz idéia de valor de aluguel dos equipamentos (barraca, botas duplas, crampons, MULAS) e por quanto tempo se aluga?
- Os preços são fixos ou é possível negociar? Variam conforme a temporada?
- Que tipo de garantia eu tenho que deixar ao alugar equipamentos?
- Os equipamentos para aluguel costumam ser de boa qualidade? Em bom estado ou detonados?

1. Botas duplas
- Qual a marca e modelo que se encontra pra aluguel?
- Só consigo alugar em Mendoza ou no alojamento do acampamento base também aluga?
- Corro risco de deixar pra alugar na hora e não ter meu número? (minha ASolo Fugitive é tamanho USA 12, portanto estou imaginando 13 pra bota dupla)
- Corro o risco de ter problemas de adaptação com as botas? Ou seja, o ideal seria comprar as botas e andar com elas por aqui pra amaciar antes de usar pra valer?

2. Barraca
- Que modelos eu encontro pra alugar?
- Lembrando que este item é um item essencial à sobrevivência dependendo das circunstâncias, vale a pena comprar uma TNF VE25 (R$ 2.000) e levar daqui?

Quanto ao restante do equipamento que ainda falta comprar:
- Fogareiro Primus Gravity II MF (esse já vem com kit de manutenção)
- Jaqueta de pluma (estou considerando a parka Sub-Zero da Mountain Hardwear)
- Headlamp Black Diamond Spot ou equivalente
- Mochila de ataque (tem que ser MUITO LEVE e de preferencia barata)
- Colchão inflavel Therm-a-Rest Pro Lite ou similar
- Isolante térmico

Alguma dessas coisas dá pra comprar por lá? Vale a pena em termos de preço? Corro o risco de o produto estar em falta e eu ficar sem?

E por último mas não menos importante, eu confesso que uma das coisas que mais estão me preocupando é como vou fazer pra "ir ao banheiro" se estiver pra cima do acampamento base especialmente debaixo de nevasca. Eu sei que o assunto não é dos mais agradáveis mas se alguém se habilitar a dar umas explicações vou ficar muito agradecido. Tipo, alguém aí ja teve que se aliviar (nº 2) DENTRO da barraca? Existe algum tipo de acessório pra facilitar nossa vida nessas situações?

Outra coisa, posso estar forçando a barra mas será que eu não consigo usar minha Asolo Fugitive + liner coolmax + meia de merino até o cume caso não tenha neve endurecida? Quem aqui já pegou situação que de fato justificou o uso de crampons? E de bota dupla? Realmente é 100% necessária ou apenas uma margem de segurança?
Deny_

Data de registro: 16 Jun 2010, 00:32

Mensagempor PauloMotta » 16 Jul 2010, 16:39

Deny_ escreveu:E por último mas não menos importante, eu confesso que uma das coisas que mais estão me preocupando é como vou fazer pra "ir ao banheiro" se estiver pra cima do acampamento base especialmente debaixo de nevasca. Eu sei que o assunto não é dos mais agradáveis mas se alguém se habilitar a dar umas explicações vou ficar muito agradecido. Tipo, alguém aí ja teve que se aliviar (nº 2) DENTRO da barraca? Existe algum tipo de acessório pra facilitar nossa vida nessas situações?

Usa o shit tube (ou literalmente tubo de merda), é simples: arma um papel no chão da barraca, faz as necessidades, joga cal em cima (para petrificar e desodorizar a sua obra), enrola o papel e joga dentro do seu tubo.
PauloMotta
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 22 Out 2008, 01:07
Próximo Destino: Mais uma vez Chapada...
Reputation point: 1260

Mensagempor ivanbanzatto » 23 Jul 2010, 09:48

Pessoal,

Queria ir na Plaza de Mulas ou de Francia em Agosto (invierno), mas eles são relutantes com permissos nessa época. Mandei e-mail pro escritorio do parque e veja o que eles responderam.

"Hola,
Me gustaría saber se puedo ingresar en al Parque del Aconcagua en Agosto, y también una buena agencia que hace servicios en esta fecha. Es necesario una permisión diferente en Agosto?

Gracias
Ivan"

Centro de Atención de Visitantes PPA <informesaconcagua@mendoza.gov.ar>
para: Ivan Banzatto
"Estimado visitantes,

Gracias por comunicarse con el Parque Provincial Aconcagua.

La obtención del permiso de trekking o ascenso para ingresar al PPA en el
mes de Agosto (temporada invernal) se rige por la normativa que le
adjunto. Si sólo desea hacer un recorrido por la Laguna de Horcones
(ingreso al Parque, 1hs aproximadamente de duración) no requiere permiso
especial de invierno.

El listado tanto de guías como de empresas privadas habilidadas para
desempeñar tareas en el PPA, se encuentra disponible en el sitio web
oficial del Parque: http://www.aconcagua.mendoza.gov.ar

Cualquier otra consulta, no dude en comunicarse con nosotros.

Saludos cordiales,

Ma. Paz Cóvolo
Centro de Atención
de Visitantes PPA
Av. San Martín 1143 - 1er. p
Mendoza - Argentina
Tel. 0054 (0)261 4258751"

Ou seja, entrar no parque para fotos e uma caminhada (1 hr) não precisa de permisso. Acredito que no verão também seje assim. Mas pra dormir em Confluentes, Plaza de Mulas ou Plaza Francia, o parque nao autoriza.

Mandei e-mail pra uma agencia (Trekking Travel) de Mendoza pra ver o que podia fazer na época, segue abaixo.

"Buenos días Iván,

Gracias por comunicarte con el equipo de Trekking Travel.

Respondiendo a tu consulta te comento que, durante el mes de agosto y hasta mediados de noviembre, Parque Aconcagua permanece cerrado, por lo que es posible realizar actividades de trekking pero sólo por el día en los alrededores de la base del cerro.

Lo que puedo ofrecerte es un trekking de ascensión en cerro Penitentes. Este programa tiene una duración de 3 días / 2 noches y es posible realizarlo en agosto.
El grupo mínimo para confirmar la salida es de 02 personas y ya tengo a un interesado que está esperando que alguien más se sume para fijar la fecha.

Te envío los detalles a continuación:

Ascensión "Cerro Penitentes"
4350 m.
Expedición de 3 días
Fecha de salida: a confirmar
Tarifa por persona: AR$ 2060
Grupo mínimo: 02 personas
En caso que alguien más se sume al grupo, la tarifa por persona sería AR$ 1660.

Servicios incluidos

* Traslado Mendoza - Penitentes - Mendoza.
* Todas las comidas con jugos como bebidas.
* Hospedaje en tiendas tipo iglú (carpas).
* Guía de montaña profesional.

Servicios no incluidos:

* Bolsa de dormir.
* Equipo personal.
* Mulas para el trasalado de equipamiento, ni porteadores personales.
* Gastos de rescate o evacuación
* Gastos por abandono de expedición
* Gastos que se ocacionen (como hotelería, traslados, guías acompañantes, etc.) ante la necesidad de regresar y abortar la expedición antes de lo previsto en el programa.

Iván, espero que la información te sea útil.
Cualquier duda o inquietud, quedo a tu disposición.
Espero tus comentarios!

SALUDOS,

Cinthia Angileri

El 21 de julio de 2010 20:53, Ivan Banzatto <ivanbanzatto@gmail.com> escribió:

Hola Trekking Travel,
Me gustaría de saber se hacen trekkings por el Parque del Aconcagua en Agosto. Estoy indo a Mendoza cerca de 20 de Agosto. Busco trekkings de dos días/una noche. Quiero ir hasta Plaza de Mulas o Plaza Francia.

Aguardo respuesta
Gracias

Ivan"

Preços mto caros... acho que vou acabar indo até Laguna de los Horcones só pra fotos. E planejo com mais antecedencia um trekking no parque, que sabe até o cume.

Abraços
ivanbanzatto

Data de registro: 07 Jul 2010, 00:02

Mensagempor DMARSKI » 31 Jul 2010, 15:13

Para o pessoal que vai tentar o Aconcágua , gostaria de recomendar a leitura do livro "Escalada e Trekking em Alta Montanha", certamente será muito útil para quem quiser escalar qualquer montanha com mais de 4000m ou mesmo apenas para quem deseja fazer uma caminhada em ambiente de altitude :

http://www.marski.org/resenhas/livros/2 ... tamontanha

Abraços e boas escaladas !

davi marski
DMARSKI

Data de registro: 07 Jun 2010, 19:22

Mensagempor .Thiago. » 01 Ago 2010, 20:36

DMARSKI escreveu:Para o pessoal que vai tentar o Aconcágua , gostaria de recomendar a leitura do livro "Escalada e Trekking em Alta Montanha", certamente será muito útil para quem quiser escalar qualquer montanha com mais de 4000m ou mesmo apenas para quem deseja fazer uma caminhada em ambiente de altitude :

http://www.marski.org/resenhas/livros/2 ... tamontanha

Abraços e boas escaladas !

davi marski

Eu tenho e recomendo!! É mto mto bom!! ::otemo:: ::hahaha::
Imagem Próximo Destino » Brasil - BRA | 2011

Imagem
~ Esse vagar sem rumo por uma América maiúscula me mudou mais do que eu pensei. Eu já não sou eu. Pelo menos já não sou mais o mesmo em meu interior.. (Ernesto Guevara)
.Thiago.

Data de registro: 27 Fev 2009, 08:36
Próximo Destino: Chile - Uruguai - Venezuela
Reputation point: 87

Mensagempor rlcba » 16 Set 2010, 19:59

Pessoal, vou passar de carro pela região, indo de Santiago para mendoza. Penso em dar uma parada na ponte del inca e dar uma caminhadazinha por alí. Me parece que no verão dá para ir de carro até um pedaço, e uns 20 min de caminhada chegaria a Laguna de Horcones. Procede? Me parece que logo depois da laguna há uma ponte pênsil que dá uma vista bonita do aconcágua. Essa informação é correta? Vale a pena dar uma caminhada até lá? Quanto tempo para ir e voltar? (lembrando que estarei de passagem e deverei seguir para mendoza logo depois). Acham ainda que se eu der essa exploradazinha por alí praticamente elimino aquele passeiochamado "alta montanha"?
Obrigado aos que puderem informar.
[ ]s
Reynaldo
rlcba

Data de registro: 06 Jan 2005, 10:17
Próximo Destino: Agosto 2011: Paris, Brugges, Suiça (Lauterbrunnen, Interlaken, Wegen, Bern...) e Amsterdan.
Reputation point: 388

Mensagempor leocaetano » 21 Set 2010, 01:00

Sim, é isso mesmo, vai na fé Reynaldo!
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 31 Jul 2006, 23:33
Reputation point: 2245

Mensagempor rlcba » 21 Set 2010, 08:40

Leo...e sobre essa ponte pênsil após a laguna...é longe?
rlcba

Próximo Destino: Agosto 2011: Paris, Brugges, Suiça (Lauterbrunnen, Interlaken, Wegen, Bern...) e Amsterdan.

Mensagempor alexandremdc » 23 Nov 2010, 16:42

Pessola, alguem está indo pra lá agora em Dezembro?
alexandremdc

Data de registro: 04 Dez 2008, 15:19
Reputation point: 147

Mensagempor orzec » 29 Nov 2010, 08:09

Olá, não lí toda a sequencia de respostas, mas acho que qualquer dica sempre pode contribuir...
Já estive no Aconcágua..., fui com poucos recursos, de Fusca e fiz o cume. Usei as roupas e barraca de nylon da Manaslú (falecido Adalto), pile e supplex. Na época tinha comprado um AP e não tinha grana pra nada, mas coloquei na cabeça que queria fazer a montanha, então...
Coisas que fiz certo:
- Botas duplas koflack provadas na compra e não grandes demais, como muitos recomendam;
- Queimar benzina e não gasolina, querosene, etc (limpo e potente);
- Duas barracas (são um conforto extra);
- Saco de dormir Mammut (as noites na barraca são frias, mas com um bom saco de dormir a única dificuldade é levantar-se de manhã...);
- Se for passar o Reveillon, leve bedida pois a festa é grande, hehehe...

No mais é paciencia e força de vontade. Ví gente desistir, chorar, resgate de corpos, queimaduras solares absurdas, dedos pretos congelados, etc... ( essa é a parte interessante de montar sua barraca na base, próximo aos guarda parques), quase sempre por inconsequencia, desconhecimento ou ignorancia dos avisos. O Aconcágua é uma montanha que requer persistência, "aclimatação" (não é porque vc está se sentindo super bem nos primeiros dias que pode burlar seu plano prévio e ir direto ao próximo acampamento) e força física no ataque final, por isso treine bastante!
O lance é que no final vc vai estar aclimatado, acostumado ao lugar, mas tbem já vai estar uns 12 a 15 dias por lá e o dia do cume é um looongo dia (que vale a pena para uma vida).
Coisas para evitar:
- Excessos: comida, cobustível, roupas..., tudo que vc levar a mais, vai ter que carregar, na ida e na volta (ou pagar por isso);
- Alimentos muito industrializados (leve comi de verdade também). Depois de um tempo vc não vai querer ver miojo, sopão e bolachinha;
- Sol. Quando não puder evitar, protetor solar, do mais forte que tiver, hehehe;

No mais é curtir a montanha, fazer amigos, contemplar o lugar e fazer valer a pena!

orzec
orzec

Data de registro: 29 Nov 2010, 07:26

Mensagempor rlcba » 13 Jan 2011, 07:25

Passei pelo parque no dia 29/12/2010,e conversei com o guarda-parque que fez o traslado do corpo desse americano no dia anterior:

27/12/2010 - 14h42
Norte-americano morre durante descida do monte Aconcágua
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Seja o primeiro a comentar

O norte-americano John Watcher morreu nesta segunda-feira quando descia o monte Aconcágua, na cidade argentina de Mendoza, na fronteira com o Chile. O alpinista foi surpreendido por um temporal de neve enquanto retornava do topo da montanha.

De acordo com informações fornecidas pelos oficiais locais, Watcher morreu durante a madrugada em um refúgio do Aconcágua em que ele e seus colegas haviam sido levados por um grupo de resgate. Os porta vozes afirmaram que o alpinista foi vítima de congelamento severo, enquanto seus companheiros passam bem.

A equipe agora aguarda que passe o temporal para poder descer até o acampamento na base do monte de 6.962m. O esportista norte-americano e seus companheiros alcançaram o topo do Aconcágua no último sábado, mas o temporal surpreendeu o grupo em pleno retorno.

No final de novembro passado a alpinista Ana Guerra, de 45 anos, morreu de um acidente vascular no cérebro em um acampamento localizado a três mil metros de altitude. Ela e o marido se preparavam para escalar o Aconcágua nos dias seguintes.

Quando leio alguns posts aqui do tipo "que roupa eu levo", fico um pouco assustado. Quem não conhece nem as roupas adequadas para montanha não deveria nem pensar em ir (ainda). Mas é só uma opinião...
rlcba

Mensagempor leco789 » 27 Jan 2011, 15:31

Pesquisando sobre Aconcágua na net acabei achando um site que tem uma webcam em funcionamento no Campo Base.

http://www.aconcaguanow.com/indice4.php
leco789

Data de registro: 08 Jan 2011, 15:00
Próximo Destino: Aqui pertinho... Ilha Gande

Mensagempor rlcba » 27 Jan 2011, 15:44

Muito legal!
rlcba

Mensagempor gvogetta » 12 Abr 2011, 12:52

Reynaldo L. escreveu:
...

Quando leio alguns posts aqui do tipo "que roupa eu levo", fico um pouco assustado. Quem não conhece nem as roupas adequadas para montanha não deveria nem pensar em ir (ainda). Mas é só uma opinião...

Olá Pessoal!

Reynaldo, penso exatamente o mesmo. Não tenho experiência nenhuma em neve, só subi apenas montanhas no Brasil onde o clima já impõe algumas condições severas e sempre fico absorto quando vejo este tipo de questionamento.

Mudando de saco para mala, ou melhor, mochila, segue um link para o vídeo de um "hermano" com dicas de equipos pro ataque ao Aconcágua.
http://youtu.be/YgNGNmhiFTw

Abraço,
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3821

AnteriorPróximo

Retornar para Alta Montanha