Roteiros de Viagem no Brasil
#881643 por alicem
20 Set 2013, 19:27
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês pra conhecer Rio de Janeiro :)
Eu nunca fui p lá e vai ser a minha primeira viagem sozinha \o/ (Eu espero que de muitas)
Acontece q vou p um congresso dias 07, 08 e 09 de outubro, aí vou dar uma esticadinha na viagem e vou chegar lá dia 03 e voltar dia 12, até porque eu sou filha de Deus!! :D

Então... a minha ideia é mais ou menos essa:

03 (quinta):
check in no hostel Che lagarto
Tarde:
passear em Copacabana
15h- Bike tour (Ipanema - Lagoa)

04 (sexta):
Cristo Redentor
Lagoa Rodrigo de Freitas
Tarde: Jardim Botânico
Passear no Leblon e Ipanema

05 (sábado)

06 (dom):
Pão de Açúcar
(subir pela trilha e descer de bondinho)
Praia Vermelha ou Praia do Botafogo

07(seg)
Check out do Che lagarto
Check in no Lapa Hostel
07, 08, 09 : Congresso de dia e Lapa à noite

10 (quinta)
passear na lapa de dia

11 (sexta)
Passear pelo Centro

12(sábado)
Arrumar malas e voltar para casa

Faz sentido, pessoal? ::mmm:

*Eu tbm queria saber se dá pra ver as coisas no Centro em um dia só... (tipo Biblioteca Nacional, CCBB, CCMinisterio da Saúde, Central do Brasil, CCCorreios, Mosteiro São Bento, Casa França-Brasil, e ilha fiscal à tarde)

*Eu queria saber se vale a pena ir pras praias da região dos Lagos de bate e volta, porque eu tenho um sabado sem programação ainda...

*E tbm queria dicas e opiniões de salto de paraquedas, para pente e asa delta.(se alguém sabe de alguma empresa segura e confiável, tal... Porque se eu morrer, minha mãe me mata! kkk)

E aí, gente?? Por favorzinho, me ajudemmm ::sos::

#881664 por betapsg
20 Set 2013, 20:26
Oi, Alicem, deixa eu ver se posso te ajudar...

Se você for fazer tudo por conta própria, sem comprar nenhum passeio, sugiro que vá ao Pão de Açúcar e ao Corcovado em um dia aberto, para ter uma boa visão lá de cima. Não adianta subir se o tempo estiver fechado. Aí se o tempo não estiver bom, vá adiando a visita até melhorar.

Sobre o Pão de Açúcar, não há trilha só de caminhada até o cume, mas sim com uma parte de escalada. Você tem que contratar um instrutor, porque é necessário usar equipamentos adequados. Não conheço nenhum para te indicar. Agora, se você quer fazer trilha de caminhada, sem escalar, tem que ser no Morro da Urca, que é aquele morro menor ao lado do morro do Pão de Açúcar (há um bondinho do asfalto até o Morro da Urca e outro do Morro da Urca até o Pão de Açúcar, que é o morro maior). A trilha do Morro da Urca é super tranquila, eu já fiz e é ótima! Antes a descida de bondinho era de graça, mas agora, pelo que soube, você tem que pagar R$15 para descer de bondinho para o asfalto e não pode subir de bondinho até o Pão de Açúcar, a não ser que você compre o ingresso. Então você tem que se informar se você pode comprar o bilhete só para o segundo bonde, ou se tem que pagar o bilhete inteiro, porque isso eu não sei dizer. Parece que agora eles só estão liberando a descida gratuita no bonde depois que escurece. Então, se quiser fazer um programa gratuito, suba o Morro da Urca, veja o por do sol e desça de bondinho. Não tem como subir no Pão de Açúcar sem pagar (ou paga o ingresso do bonde ou o instrutor de escalada). De qualquer forma, indo no Urca ou no Pão de Açúcar, minha sugestão é que você suba mesmo à tarde e veja o por do sol de lá de cima, que é a coisa mais linda!
#881667 por betapsg
20 Set 2013, 20:52
A programação para o dia 3 (quinta) tá ótima, mas dependendo da hora que você chegar no Rio, talvez não tenha muito tempo de rodar por Copa antes do tour de bike, então é melhor você guardar mais um tempinho para rodar por lá depois. É lá que você vai se hospedar? Se for, vai arrumar tempo tranquilo. O roteiro do bike-tour que você vai fazer é o que passeia pela praia de Ipanema, circula a Lagoa, vai para o Leblon e termina com o por do sol no Arpoador? Se for, sugiro que você exclua a Lagoa do roteiro de sexta, porque você já vai ter dado a volta completa nela de bicicleta no dia anterior. A não ser que você queira voltar para ver mais alguma coisa, mas aí sugiro que deixe para repetir no último dia, se sobrar tempo.

Então para o dia 4 (sexta), só sugiro que exclua a Lagoa, a não ser que volte lá à noite.

No dia 6 (domingo), você consegue conhecer a praia Vermelha antes de subir no Pão de Açúcar, que é coisa rápida. Se for à Botafogo, terá uma bela vista para fotografar o Pão de Açúcar. Você pode inclusive ir ao Botafogo Praia Shopping, que no último andar há uma varanda com uma vista linda para lá, garante boas fotos.
#881672 por betapsg
20 Set 2013, 21:17
Sobre o dia 10 (quinta), um dia inteiro só para passear pela Lapa? Esquece! O melhor da Lapa é a noite e isso você já vai fazer! Sugiro que vá a um show no Circo Voador, uma noite no Rio Scenarium (sambinha do bom) e nas outras noites escolha algum bar pelo bairro mesmo, que todos são muito animados!

Se quer andar pela Lapa de dia, sugiro que faça isso no sábado dia 5 de manhã, pois todo primeiro sábado do mês há a Feira do Rio Antigo, mais conhecida como Feira do Lavradio, na Rua do Lavradio, na Lapa. É para quem gosta de feirinha. Aí você aproveita para dar uma volta pelo bairro, conhece a Escadaria Selarón e dá um pulo em Santa Teresa. Os bondinhos de Santa Teresa infelizmente ainda não estão funcionando, então tem que ir de ônibus. Se não te interessar conhecer Santa Teresa, pode aproveitar o resto do sábado para pegar uma praia. No sábado dia 5 tem Festa Ploc 80's no Circo Voador, não sei se é do seu gosto, mas essas festas costumam ser divertidas :)
Bom, taí minha sugestão de programa para o seu sábado!

Se você gosta de fazer trilha, um programa imperdível é subir a Pedra Bonita, trilha tranquila e com uma vista linda! Lá há saltos de asa delta, mas sobre isso não sei te informar. Então você pode fazer o que te sugeri no sábado, ir na Pedra Bonita no domingo (melhor ir lá fim de semana) e deixar o Pão de Açúcar para a quinta (dia 10).
#881676 por betapsg
20 Set 2013, 21:31
Não acho interessante você ir para a Região dos Lagos, vai perder muito tempo na estrada e lá é bom para passar uns dias. Se tiver com dia livre e quiser sair um pouco do Rio, sugiro que vá até o centro e pegue a barca na Praça XV para Niterói. Quando descer da barca, vire à esquerda, vá até o terminal e pegue o ônibus 47B (não serve o 47, nem o 47A, tem que ser o 47B) e desça no MAC (Museu de Arte Contemporânea), aquele com forma de disco voador. É para ver o museu em si, porque dificilmente tem exposição boa lá. Depois passeie pelo calçadão até a praia de Icaraí, lá tem uma vista linda para o Rio (Pão de Açúcar e Corcovado). Se quiser continuar em Niterói, pode ir conhecer a Fortaleza de Santa Cruz (ônibus 33, pega na praia de Icaraí, mas antes de subir pergunte ao motorista se vai até a Fortaleza, pois não são todos os 33 que vão. Se não for, pode pegar assim mesmo, descer no ponto final e pegar um táxi até lá, não é muito longe, só é longe para ir a pé. Ou então espere por outro 33 que vá até a Fortaleza). Em Niterói também há a praia de Itacoatiara, fica bem distante de Icaraí, mas lá há um costão legal para subir e ver o por do sol (procure no youtube por "costão de itacoatiara" para ter uma ideia de como é).
#881689 por betapsg
20 Set 2013, 22:13
O passeio no centro do Rio é ótimo, prepara-se para andar bastante! Você pode ir andando da Lapa. Ao lado da Lapa tem a Catedral Metropolitana (se te interessar ver igreja). Depois você anda até a Cinelândia, lá você faz a visita guiada do Teatro Municipal (IMPERDÍVEL) e da Biblioteca Nacional. Ali perto também tem a Academia Brasileira de Letras, mas não é todo dia que tem visita guiada lá. Sugiro que se informe bem sobre as visitas guiadas nesses 3 lugares para não perder tempo.

O próximo ponto ali perto é o Museu de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, mas se não tiver nenhuma exposição interessante você pode pular. Por ali também fica a Confeitaria Colombo (do outro lado da Rio Branco, na rua Gonçalves Dias). Estando naquela área, pode aproveitar para conhecer o Real Gabinete Português de Leitura, que é uma visita muito rápida, mas o Gabinete é lindo e vale a pena conhecer! Depois tem a Rua da Alfãndega e o camelódromo da Uruguaiana, que é a 5 de Março carioca, mas se você não pretende fazer compras, pode pular (lá você encontra lembranças do Rio, como cangas, por preços melhores que na zona sul).

Já na área da Avenida Primeiro de Março, você pode fazer a visita guiada do Palácio Tiradentes (bem legal para conhecer como era o centro do Rio antigamente, lá não tem hora marcada, sempre tem um monitor). Ao lado, tem o Paço Imperial (visita rápida, é mais para ver por fora mesmo). Em frente ao Paço tem a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que você pode ver o espetáculo de som e luz e conhecer o Museu Arqueológico. Seguindo a Avenida Primeiro de Março, você conhece o CCBB, o CC dos Correios e a Casa França Brasil (é um do lado do outro). Na diagonal do CCBB, tem a Candelária, que é uma igreja muito importante do centro da cidade. E um pouco depois, vem o Mosteiro de São Bento (que eu ainda não conheço). Em frente à Candelária fica a entrada para a Ilha Fiscal, que é um passeio de meio dia. Sugiro que você vá na Ilha Fiscal em outro dia (talvez no sábado depois da feira do Lavradio) e dedique um dia inteirinho para o centro. Ou então vá à Ilha logo de manhã e uso o resto do dia para conhecer só um ponto ou outro do centro que te interessar mais. Impossível fazer tudo num dia só.

Espero ter ajudado um pouquinho!
Beijos!
#881769 por alicem
21 Set 2013, 11:44
Beta PSG, tu me ajudou demais, demais!!! ::otemo::
Tuas sugestões foram show!!
Vc vai pro céu sem escala, viu? kkkkk

O passeio de bike é aquele mesmo, já tirei a Lagoa do outro dia...
vou fazer as trilhas do Morro da Urca, e da Pedra Bonita...

Já modifiquei meu roteiro todinho com as tuas sugestões. Adorei TODAS elas!!

A única coisa que tu sugerisse que não sei se vou fazer ainda é aquele passeio em Niterói e Itacoatiara . (Se bem que... há grande possibilidade de eu não ir na segunda (07) pra o Congresso... ::tchann:: , principalmente porque vi o vídeo do Costão. ::hahaha:: É incrível mesmo!!!)

Muuuitíssimo Obrigada!!
*e se alguém tiver informações sobre os saltos de paraquedas, parapente e asa delta...
#881791 por betapsg
21 Set 2013, 14:33
Legal! Qualquer coisa, só perguntar ;)
Deixe Niterói para o último dia, aí você só vai se já tiver visto tudo que quis no Rio.
Depois faz um relato para contar como foi!
Bjs!
#883539 por D FABIANO
27 Set 2013, 23:59
Só estou vendo o topico agora e outra pessoa ja falou o que pensei.
Nao da para conhecer o centro do Rio em 1 dia e não há subida para o Pão de Acúcar a não ser por bondinho.
Agora,é muito tempo aqui sem conhecer o Rio Sul,um grande shopping,pense nisso em uma noite.
E mais-Niterói?Bonito é,porém ha outros lugares no Rio mesmo,Quinta da Boa Vista com o Zoo,por exemplo...

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes