Ir para conteúdo

Ajuda em roteiro - Leste europeu em Novembro/16


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros,

 

Estou planejando um mochilão pelo Leste Europeu com minha esposa em Novembro, saindo dia 6/11 e retornando 4/12. Sei que não é a melhor época para visitar, por causa do clima, mas infelizmente não temos outra data. Já comprei as passagens aéreas com milhas, ida e volta por Budapeste.

 

Gostaria de uma ajuda de quem conhece a região sobre o tempo que vou ficar em cada local, se está bom ou tem pouco tempo e se alguém já foi nessa época do ano, gostaria de saber também se vale a pena ir em todos os lugares nessa época ou se recomendam excluir da viagem.

 

Todos os percursos vão ser feitos de ônibus, e barco para Hvar. A ideia é aproveitar mais o dia, a noite vai ser mais pra descansar e comer alguma coisa. Não vamos curtir a noite nessa viagem.

 

Segue a ideia do roteiro:

 

06 e 07/11 - Viagem Salvador - Budapeste, chegada as 16:45h. - Descansar o resto do dia

08, 09 e 10 - Budapeste - 3 dias inteiros - Ir em ônibus noturno para Cracóvia, saída às 23:45h e chegada 06:50h

11, 12 e 13 - Cracóvia - 2 dias inteiros e 1 em Auschwitz - ônibus noturno para Viena, saída 22:10h e chegada 04:55

14, 15, 16 - Viena - 2 dias inteiros e 1 em Bratislava - ônibus noturno para Liubliana, saída 23:00h e chegada 04:35h

17, 18, 19 - Liubliana - 1,5 dia e 1 em Bled - ônibus para Zagreb saindo às 12:15h e chegando 14:30h

20 - Zagreb - 1 dia e meio - ônibus noturno para Split, saída 23:30h e chegada 04:45h

21 - Split - 0,5 dia - Rodar pela manhã apenas e de tarde ir para Hvar

21, 22 - Hvar - 1,5 dia

23 - Split - 0,5 dia - Atravessar pela manhã de Hvar para Split e ir às 17:15h para Dubrovnik, chegando 21:43h

24, 25, 26, 27 - Dubrovnik - Quase 3 dias em Dubrovnik e 1 dia em Kotor (bate volta) - ônibus 16:00 para Sarajevo e chega 21:45h

28 e 29 - Sarajevo - 2 dias inteiros - ônibus 06:00h para Belgrado e chegando 13:10h

30, 1, 2, 3 - Belgrado - 3,5 dias - ônibus para Budapeste saindo 21:00h e chegando 03:00h

4 - Budapeste - 0,5 dia - Retorno as 18h para o Brasil

 

Alguém tem alguma sugestão? Acham que alguma cidade vai ficar pouco? Alguma não é recomendável em Novembro?

 

Obrigado pela ajuda!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Se fosse eu, viajando em novembro, Ljublana, Zagreb, Belgrado, Sarajevo, Split, Hvar e Dubovnik não entrariam no meio roteiro, vai estar tudo meio parado e deserto. Hvar e Dubrovnik ficam parecendo uma cidade fantasma nesta época, com muitos restaurantes e pousadas fechadas e é frio e tem bastante vento...

 

Se você só quer descansar, e não se importar com a cidade deserta, sem maiores problemas, mas fique ciente que vocês podem ser os únicos hóspede na pousada ou então um dos outros 10 ou 12 outros turistas que estarão em Hvar...

 

A principio não precisa voltar a Split para ir a Hvar, há 2 barcos que ligam Hvar e Dubrovnik de forma mais rápida que por terra, só não tenho certeza de que eles ainda estarão operando em novembro. (http://www.jadrolinija.hr/ e http://www.krilo.hr/)

 

Não sei que interesses você tem em Belgrado, mas pessoalmente eu acho que 3 dias e meio, fora de temporada é um tanto exagerado!! Em compensação, Viena, uma cidade muto maior e com muito mais coisa para se ver e fazer está só com 2 dias...

 

Você também tem alguns horários péssimos!!! Já pensou no que você vai fazer as 3:00 da manha em Budapeste num frio de -2ºC? Um detalhe, não tem rodoviária em Budapeste, a maioria dos ônibus para na rua mesmo, perto de uma estação de metrô, que estará fechada neste horário...

 

O mesmo se aplica ao demais deslocamentos noturnos, você sai tarde, as viagens são curtas, até você pegar no sono e conseguir dormir já vai ser hora de acordar, ou seja, na mpelhor das hipóteses 4 ou 5 horas de sono. Eu não sei você, mas depois de uma noite assim eu não presto para muita coisa, fica com sono, de mau humor, com dor de cabeça o dia todo...

 

Sem falar no fato que chegando as 5:00 da manhã, você tem que ficar matando tempo na rua, no escuro e no frio até as 9:00 ou 10:00, que é quando as atrações turísticas abrem...

 

Se fosse 1 ou 2 noites, você até aguenta, mas repetindo isto a cada 2 ou 3 dias, o cansaço vai acumulando tanto que no final você vai voltar mais cansado do que antes..

 

Outra coisa, você deu uma conferida se estes horários todos realmente estarão funcionando em Novembro? Comento isto por que a partir de metade de setembro, muitas das linhas de ônibus do verão simplesmente são canceladas, ou então tem a frequência reduzida a 1 ou 2 vezes por semana, por que simplesmente não tem passageiros suficientes que justifiquem o ônibus.

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado Luis! Vou reavaliar algumas coisas levando em consideração seus comentários.

 

Se fosse eu, viajando em novembro, Ljublana, Zagreb, Belgrado, Sarajevo, Split, Hvar e Dubovnik não entrariam no meio roteiro, vai estar tudo meio parado e deserto. Hvar e Dubrovnik ficam parecendo uma cidade fantasma nesta época, com muitos restaurantes e pousadas fechadas e é frio e tem bastante vento...

 

Se você só quer descansar, e não se importar com a cidade deserta, sem maiores problemas, mas fique ciente que vocês podem ser os únicos hóspede na pousada ou então um dos outros 10 ou 12 outros turistas que estarão em Hvar...

Vou reavaliar os lugares, principalmente Hvar que sei que é uma cidade de verão. Imagino que deva ser igual a ir a Punta del Este no inverno. Não me incomodo com a cidade deserta, me incomodaria mesmo se quisesse conhecer algum lugar e estivesse fechado. A viagem vai ser mais tranquila, só pra conhecer as cidades mesmo durante o dia, atrações e lugares mais importantes. Como vou com minha esposa, não vamos curtir a noite.

 

 

A principio não precisa voltar a Split para ir a Hvar, há 2 barcos que ligam Hvar e Dubrovnik de forma mais rápida que por terra, só não tenho certeza de que eles ainda estarão operando em novembro. (http://www.jadrolinija.hr/ e http://www.krilo.hr/)

Infelizmente essa rota só funciona no verão. Em novembro pelo que li na internet não irá funcionar. Seria o ideal pra mim.

 

 

Não sei que interesses você tem em Belgrado, mas pessoalmente eu acho que 3 dias e meio, fora de temporada é um tanto exagerado!! Em compensação, Viena, uma cidade muto maior e com muito mais coisa para se ver e fazer está só com 2 dias...

Na verdade, esses 3 dias em Belgrado são mais por garantia. As únicas viagens que não consigo comprar antecipado são para a Sérvia, só no local mesmo. Então para evitar problemas, deixei um tempo maior, pois até poderia atrasar a chegada em Belgrado mas o retorno tem que ser no dia 3 mesmo por causa da volta para o Brasil. Sem falar que também terei que verificar as opções de saída, pois tem um ônibus que sai as 8h da manha, o trem as 11h e um ônibus noturno que sai as 21h. Se pegar as primeiras opções, já reduz um dia em Belgrado.

 

 

Você também tem alguns horários péssimos!!! Já pensou no que você vai fazer as 3:00 da manha em Budapeste num frio de -2ºC? Um detalhe, não tem rodoviária em Budapeste, a maioria dos ônibus para na rua mesmo, perto de uma estação de metrô, que estará fechada neste horário...

Não sabia desse detalhe, ainda estou no início da pesquisa. Mas esse é fácil de resolver, vou mudar pra uma das opções mais cedo que citei acima e chegar lá no início da tarde.

 

O mesmo se aplica ao demais deslocamentos noturnos, você sai tarde, as viagens são curtas, até você pegar no sono e conseguir dormir já vai ser hora de acordar, ou seja, na mpelhor das hipóteses 4 ou 5 horas de sono. Eu não sei você, mas depois de uma noite assim eu não presto para muita coisa, fica com sono, de mau humor, com dor de cabeça o dia todo...

 

Sem falar no fato que chegando as 5:00 da manhã, você tem que ficar matando tempo na rua, no escuro e no frio até as 9:00 ou 10:00, que é quando as atrações turísticas abrem...

 

Se fosse 1 ou 2 noites, você até aguenta, mas repetindo isto a cada 2 ou 3 dias, o cansaço vai acumulando tanto que no final você vai voltar mais cansado do que antes..

Na verdade só pegaria 4 ônibus noturnos nos primeiros 15 dias, depois seria muito mais tranquilo. Sei que é bem cansativo mas por causa da época estou achando poucas opções de horário. Sobre o ficar rodando na rua, a ideia é chegar na cidade e ir para o hostel deixar as coisas. Poderia aproveitar as áreas comuns que devem estar vazias esse horário e descansar um pouco antes de sair pra rodar os lugares.

 

Outra coisa, você deu uma conferida se estes horários todos realmente estarão funcionando em Novembro? Comento isto por que a partir de metade de setembro, muitas das linhas de ônibus do verão simplesmente são canceladas, ou então tem a frequência reduzida a 1 ou 2 vezes por semana, por que simplesmente não tem passageiros suficientes que justifiquem o ônibus.

Esses são os horários que estou encontrando no site das próprias empresas, nas datas corretas, então estou imaginando que vão estar funcionando. Muitas rotas inclusive informam que funcionam o ano todo. Só as rotas para chegar e sair de Belgrado que estou tendo dificuldade, não reservam online e não tem muita informação.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...