Ir para conteúdo

(Ajuda! Muitas dúvidas) Primeiro mochilão Europa 2016 - agência ou sozinha?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal.. Sou nova no fórum, e andei lendo vários relatos.

Sempre morri de amores pela Europa, e, no segundo semestre de 2016, ou primeiro semestre de 2017, estou interessada de ir com a minha irmã.

Entrei em contato com a Central de Intercâmbio (CI), e me passaram uma lista de roteiros já montados.

Em um roteiro de 9 noites, por Berlim (1), Amsterda (2), Paris (2), Barcelona (2) e Ibiza (2), com transporte terrestre, 2 passeios, hotel/hostel, o preço seria 1099 euros por pessoa (em baixa temporada, sem contar passagem do Brasil para Europa e vice versa).

Minha pergunta é: está muito caro? Ainda teria que adicionar passagens e uma grana pra levar, que imaginei uns 60euros/pessoa/dia. É isso mesmo?

Eu escolheria esse roteiro por maior proximidade com os locais que mais gostei, olhando os registros daqui.

 

A outra pergunta é: Sairia muito mais caro, minha irmã e eu, por conta, sem agência, em um roteiro:

Roma (4 noites)

Veneza (2 noites)

Barcelona (3 noites)

Paris (4 noites)

Amsterda (3 noites)

Londes (4 noites)

Viável? Nós pretendemos usar hostels, e comer de maneira econômica (fast food, mercados..). A única coisa que queremos é uma baladinha, pelo menos em um dos destinos. De resto, é viajar, fotografar, visitar museus, lugares históricos, pontos turísticos...

Escolhi esses locais, por conta, de acordo com relatos que gostei. Mas se alguém achar outra cidade/país que valha a pena trocar, estou aberta a sugestões.

 

Obrigada!

Ana B.

Link para o comentário
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Ana, a questão nem é tanto valor, mas sim que viajar com agência é um verdadeiro saco! Por exemplo, se eles te passam um roteiro que contenha 1 dia em Berlim, não tenha dúvidas de que será um dia maluco, com o guia chamando toda hora, no esquema "bate foto e vai pra próxima". Berlim precisa de uns 3 a 5 dias para ser bem visitada. Paris a mesma coisa, só 2 dias é totalmente insano.

 

Programando bem e comprando voos com alguma antecedência, vocês conseguem gastar bem menos do que com agência de viagem. Pesquisem bastante e façam um bom planejamento, a viagem sairá mais barata (ou, no máximo, igual) e será uma experiência mil vezes melhor.

 

Sobre o roteiro que você montou, o tempo em cada cidade aparentemente é bom, mas logicamente o valor seria maior do que em relação àquele roteiro da CI Intercâmbio, até porque seriam 3 semanas contra 9 dias. Mas planejando-se bem, não sairá tão mais caro assim. A dica é evitar gastos inúteis: usem bastante transporte público da cidade, evitem táxi, pesquisem bem os hostels bem localizados, de onde se dá para conhecer muito a pé, e evitem comer o tempo todo fora, preparem suas refeições na cozinha dos hostels.

 

Espero ter ajudado, e espero de verdade que você vá por conta própria em vez de cair na roubada que é agência de turismo ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Obrigada pelas dicas, João Rosenthal!

Então, já vi essas críticas a agências! Eu olhei por curiosidade de valores, e também porque tenho certo medo de ir por conta. Mas acho que conseguiremos superar isso, pesquisando bastante sobre os locais.. hehehe

Sabe me falar se consigo fazer todos os deslocamentos, desse roteiro que mandei, de trem? Acho que o mais difícil é Veneza-Barcelona..

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

Eu nunca viajei com agencia para fora do brasil... mas no brasil eu fiz um passeio sem agencia em Petrópolis (RJ) e depois com agencia junto com meus pais...

 

sem agencia chegando na cidade eu paguei 50 reais (em 2009) pra um tio que leva as pessoas de "carruagem" explicando tudo da cidade... e parava nos pontos turísticos e ficava esperando quanto tempo fosse necessário...

 

fui de agencia de turismo com meus pais e, por exemplo, eu levei meus pais para ver o tumulo da familia real brasileira na catedral, pois tinha missa e a guia na fez questão nem de falar que existia os tumulos dentro da catedral porque estava com pressa, pois ainda chovia...

 

ou seja... você fica muito na dependencia dos guias... ou então se for um "city tour" dentro de um onibus você verá a cidade pelas janelas e se tiver sorte, estará do lado certo..

 

exemplo de diferenças agencia x mochilão:

em 2014 fiz Berlin, wolfsburg, amsterdam, rotterdam, paris, londres e dublin... gastei uns 12 mil com tudo além de compras (roupas e PS4).... os voos custaram 1800 reais na época... a CVC me cobrou 8400 só de passagens.

 

é claro que não estou considerando preço de pacotes...

 

eu particularmente acho que vale mais a pena o "mochilão de malas"... procure hoteis próximos a estação central ou metro e não precisará andar muito com ela...

 

você tem mais liberdade no roteiro...

 

existe "walk tours" gratuítas em várias cidades que você paga se quiser em várias cidades, exemplo: http://www.neweuropetours.eu/

 

sobre deslocamento nos trechos... dá uma olhada adiciona um voo dentro da europa além do ida e volta pro brasil... em várias cia aéreas não há diferença... por exemplos:

KLM / Airfrance: tem chegadas e saídas por amsterdam e Paris... se você fizer algum voo no meio do roteiro para essas cidades, não há diferença... exemplo: cheguei por paris com conexão para itália... o voo de nuremberg para paris não custou nada a mais, voltei pro brasil de amsterdam... os voos foram: Rio->Paris->Florença | Nuremberg->Paris | Amsterdam->Guarulhos

 

British Air: mesma coisa... voos com chegadas ou partidas por londres geralmente não aumentam valor... ir e voltar de SP por londres foi o mesmo preço que trajetos passando por londres: Guarulhos->Londres->Berlin | Paris->Londres | Londres->Dubin | Dublin->Londres->Guaruhos

eu acho que o custo benefício de ir pro conta bem melhor devido a quantidade ferramentas de informação e compras antecipadas na internet... inclusive eu vou em setembro com meus pais.. falei pra eles me levarem junto que será mais barato que ir de agencia...

 

TAP: Em setembro vou fazer: Porto Alegre->Lisboa | Lisboa->Amsterdam | Paris->Lisboa->Porto Alegre

 

trajeto Roma - Veneza... eu fui pra europa e fiquei em florença... é uma viagem de trem longa... eu conheci veneza mas dormi em Treviso... cidade a meia hora de Veneza...

 

Amsterdam - Paris tem cia Thalys de "trem bala"... muito bom

Paris - Londres: tem o eurotunel ou barca... eu fui de avião porque como eu disse... não aumentou o valor da passagem total...

 

o problema de barcelona na sua lista é que ela é bem contra mão.. só indo de avião para lá...

 

e sobre os dias em cada cidade... você esta contando os dias que tu chega e parte também? geralmente são dias que você não consegue aproveitar muito... conte com eles para programas leves e curtos...

 

dá uma olhada na procura de cia de viagem aqui no forum... quem sabe voces conseguem alguém com experiencia pra fazer a viagem junto!

Link para o comentário
  • Membros

Depende muito dos locais que vocês escolherem para se hospedar, o que comer, quais passeios, etc... Mas com base na minha experiência e levando em conta que a mairia destas cidades é meio cara, eu estimaria o custo de uma viagem de uns 20 dias para estes locais em torno de 1.700 Euros por pessoa fazendo por conta própria sendo bem econômico, neste valor estariam inclusos hospedagem, alimentação passeios e deslocamentos entre as cidades. Passagens Brasil x Europa e baladas estariam fora deste valor.

 

O João já falou, não dá para fazer tudo de trem, tem alguns trechos onde teria que ser de avião. minha sugestão seria Veneza x Barcelona e depois Barcelona x Londres de avião ai o restante poderia ser feito de trem.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Ana.

Já fiz uma viagem internacional com uma agência de viagem pois naquela época, assim como você, tinha bastante receio de ir por conta para outro país.

Aproveitei a viagem, mas percebi que nos momentos que são mais temíveis (imigração, conexões nos aeroportos, etc) não havia alguém da agência para ajudar ( a não ser que você contrate algum pacote que saia com guia do Brasil, o que na minha opnião já ficaria muito mais caro). Desde então nunca mais viajei com agência.

Só indo por conta própria pra saber a sensação de poder estar naqueles lugares que você pesquisou milhares de vezes pelo google enquanto programava a viagem, ver que todo seu planejamento valeu a pena, os roteiros pensados, as rotas imaginadas, enfim, é muito gratificante.

Na última viagem que fiz (Holanda e Alemanha) fiz um único passeio por agência que contratei lá mesmo, para visitar o castelo de Neuchswanstein e sinceramente arrependi. Me lembrei de todo aquele processo das agências: Olha um pouquinho o lugar, tira uma foto, ouve uma explicação breve e corre pra ver outra coisa porque o ônibus tem hora marcada pra sair e por aí vai...

Link para o comentário
  • Membros

Assino embaixo o que o pessoal já falou: corra longe de agências, independentemente de quanto tempo você vai ficar, se seis dias ou seis meses.

 

Nesse tipo de situação eu costumo usar como analogia uma viagem pelo Brasil. Você não precisa de agência pra se deslocar de cidade em cidade por aqui. Uma viagem internacional é a mesma coisa, mas com o diferencial da língua e da necessidade um pouco maior de pesquisa sobre trâmites legais.

 

Além disso, tá muito corrido (diria quase absurdo) e caro o roteiro da agência que você consultou, não vale a pena sob nenhum aspecto.

 

Espero que faça uma boa viagem :}

Link para o comentário
  • Membros

Pra nao dizer que agencia nao serve pra nada...

 

Fui pro rio em 2013 com meus pais e irmaos e parcelamos o hotel em 10x por ela... Hotel fazia em ate 3x...

 

Pegamos translado do aero ate o hotel pela agencia... meus pais foram com as malas e o resto de onibus ate copacabana... No contexto foi bom... Conforto pra eles irem rapido pro hotel e para nos nao precisar carregar malas pelas ruas de copa...

Link para o comentário
  • Membros
Veneza - Barcelona e Barcelona - Paris o melhor seria com companhia aérea low-cost, há varias na Europa. Algumas pra vc olhar: Ryanair, EasyJet e Vueling.

 

Ahhh sim, João, vou pesquisar por elas. Preciso ver os custos, fazer uma estimativa.. porque dependendo do valor, pode ser necessário cortar algo... Valeu! :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...