Ir para conteúdo

Ajuda para montar roteiro para Itália - abril/2013 - 15 dias - em família


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal. Quero pedir ajuda de vocês. Serão várias, que acho até melhor dividir por tópico. Vou viajar com a minha família. Meus pais estão na casa dos 70 anos, mas super dispostos, porém não dá pra ignorar a idade. Temos 15 dias para conhecer várias cidades. Pensei em algo do tipo:

 

1 - Milão +/– 2 dias.

2 - Verona +/- 2

3 - Pádova +/- 2

4- Veneza +/- 2 dias

5 - Florença +/- 2 dias

6- Assis apenas 1 dia (sem mais ou menos)

7 - Roma +/- 6 dias. (Pompeia e Napole)

 

Dúvida 1: A divisão dos dias está boa, ou será melhor acrescentar 1 dia em uma cidade e tirar de outra? Será que tiro alguma cidade para não ficar muito cronometrado?

 

Dúvida 2: É melhor ficar em uma cidade polo, e de lá partir para outras, ex.: Roma para Assis, Pompeia e Napole; Pádova para Verona e Veneza, ou é melhor se hospedar em várias?

 

Dúvida 3: qual é a melhor região para se hospedar nessas cidades.

 

Obrigado por ora.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Bem-vindo ao forum. Como você mesmo disse, não dá para ignorar a idade. Você vai ter que fazer um roteiro com folgas, para haver tempo de descanso. Tudo bem que tem pessoas de 70 que dão um banho de disposição nas de 20 ou 30, mas há um denominador mínimo do que se entende por cansaço.

 

O que sua família espera ver ? Só tirar foto em frente aos monumentos ? Explorar bem os lugares ? Qual o perfil dos viajantes ? Quanto mais gente na viagem, mais complicado fica montar um roteiro para todos.

 

Normalmente é melhor ficar em uma cidade polo e fazer bate e volta até as próximas, desde que essa cidade seja central em termos de transporte, interessante o suficiente por si só e os deslocamentos até as outras sejam razoáveis. Eu considero razoável para esses fins algo não superior a 2h por trecho, de preferência menos. Você vai ter que pesquisar na Trenitalia trecho por trecho.

 

Falo sobre a melhor região para se hospedar em algumas dessas cidades em um dos links da minha assinatura.

 

PS: Nápoles fica a mais de 200 km de Roma. Por que listou junto ?

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado Marcos, realmente, estou meio desnorteado...

 

Folgas. É aconselhável excluir alguns lugares, né?! Tipo, Nápole. O resto, ao meu ver, é essencial. Não sei onde inserir as folgas. Afinal, são só 15 dias. A ideia original nem envolvia Milão, mas o colocamos em razão das opções de voos (TAM direto).

Bem... esperamos fazer uma viagem de 'turista', conhecer os lugares mais importantes e famosos de cada cidade. Eu, de certeza, vou querer conhecer a noite dos lugares. Meus pais, de certeza, não!

 

Quanto à divisão dos dias, você acha que está bom, ou melhor reduzir um dia em e colocar em outro?

 

Deslocamento. Ficando em Roma, vale a pena dar um pulo em Assis (sem pernoite)? O restante, pelo visto, vou ter que me hospedar.

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Uma coisa que esqueci de falar. Imagino que esses 15 dias excluam o da chegada e o da saída. O da chegada é para descansar e se recuperar do jet lag (se não sabe o que é, leia no Google a respeito, vale a pena). O da saída, tem os preparativos.

 

Feita a observação, se você dispõe de 2 dias inteiros em Milão, poderia deixar 1 só. Atende aos seus propósitos, já que é viagem clássica de turista. Verona, também 1 dia. Veneza já aconselho manter os 2, pois estou apostando que seus pais gostem especialmente de lá, pelo charme da cidade. Pádova nunca li a respeito. 2 dias só para Florença está ok, talvez dê tempo de dar um pulo em Pisa, dependendo do ritmo que vocês forem. Eu faria Assis como uma parada entre Florença e Roma. Esses 6 dias em Roma são inteiros ? Creio que com uns 4 dias inteiros você veja a Roma mais turística com alguma calma e 1 dia você tenta um bate e volta até Pompeia, usando trens de alta velocidade.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para todos os demais lugares, ideal é isso que você falou, até mesmo porque dá tempo de seus pais descansarem e de você aproveitar a vida noturna onde couber. Quanto a Pompeia, você pega o trem de +- 7h30 da manhã, chega lá na abertura, explora e vai embora. Há roteiros prontos de 2, 4 e 6h, dependendo do quanto você quer explorar. Acho que tem aqui no forum, mas se não achar, tem lá no site oficial.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...