Roteiros de Viagem na Europa
#1060476 por joaoptsantos
21 Fev 2015, 21:21
Boa noite!
Estou pensando num roteiro de 30 dias pela europa em julho de 2016 e fiz este esboço:
2 Sábado: chega em Lisboa as 6:00 hs
3 Domingo Lisboa
4 Segunda Lisboa
5 Terça Lisboa Madrid
6 Quarta Madrid
7 Quinta Madrid Barcelona
8 Sexta Barcelona
9 Sábado Barcelona Roma
10 Domingo Roma
11 Segunda Roma
12 Terça Roma Veneza
13 Quarta Veneza
14 Quinta Veneza Munique
15 Sexta Munique
16 Sábado Munique
17 Domingo Rota romântica alugar um carro
18 Segunda Rota romântica rota contos de fadas
19 terça rota conto de fadas
20 quarta conto de fadas Berlim devolver o carro
21 quinta Berlim
22 sexta Berlim
23 sabado Berlim Amsterdã
24 domingo Amsterdã
25 segunda Amsterdã - Bruxelas - Paris
26 domingo Paris
27 segunda Paris
28 terça Paris
29 quarta paris Londres
30 Quinta Londres
31 Sexta Londres
1 Sábado Londres
2 Domingo Londres
3 Segunda Londres rio saindo de manhã cedo

O que vcs acham? Sei que vai ser meio corrido mas a intenção é esta msm! Quais melhores meios de transportes vcs indicam para estes trechos? Possivelmente tirarei alguma cidade....


#1060576 por xxxxxxxxxx
22 Fev 2015, 10:08
Está um tanto corrido, depois que você descontar o tempo de deslocamento entre cada cidade, que vai lhe consumir na melhor das hipóteses meio dia, isto quando não acabar consumindo 1 dia inteiro devido aos horários que você conseguir comprar, pode acabar sobrando muito pouco tempo útil para muitas destas cidades.

Cada um tem o seu ritmo e jeito de viajar, mas sendo sincero, eu acho desperdício de tempo e dinheiro você ficar pulando de cidade em cidade, sem poder aproveitar nada direito em nenhuma delas, no final, ao invés de uma viagem prazerosa, vai virar uma lista de obrigações a cumprir, e você vai passar mais tempo dentro de aviões/trens e preocupado com o relógio, para não perder o trem.

Se não ter para visitar tudo o que você gostaria, paciência, não tente abraçar o mundo todo num única viagem, e Europa vai continuar lá por muito tempo ainda, e você sempre pode voltar no futuro e visitar os locais que não deu tempo de visitar antes. Passando correndo por um monte de locais sem ver nada direito, vai fazer com na próxima vez que for a Europa, ao invés de conhecer novos locais, você vai ficar voltando sempre aos mesmos locais, por que não teve tempo de aproveitar e ver tudo o que queria na vez anterior.
#1060593 por joaoptsantos
22 Fev 2015, 11:05
Tem razão Adriano!
Eu gostaria muito de conhecer todos estes lugares mas sei que o tempo será curto... Derrepente se eu tirar Portugal e Inglaterra talvez de pra encaixar o roteiro dentro de um mes né?
O que vc acharia melhor: começar por Barcelona e ir pelo roteiro a cima até Paris ou começar por Roma e terminar em Barcelona (indo de Roma até Paris pelo roteiro a cima e de Paris para Barcelona)?
#1060595 por joaoptsantos
22 Fev 2015, 11:10
Os deslocamentos: Barcelona-Roma, Roma-Munique e Paris-Barcelona a melhor opção é fazê-los por avião msm né? Será que rolaria de fazer algum destes trechos num trem noturno? Os demais deslocamentos a partir de Munique até Paris eu acho que dá pra ir fazendo por terra mesmo né? Eu penso em alugar um carro pela Alemanha pegando em Munique e devolvendo em Berlim, estas seria as duas grandes cidades alemãs que eu quero ir. O trecho Berlim-Amsterdã qual seria a melhor forma?
Obrigado!
#1060689 por xxxxxxxxxx
22 Fev 2015, 16:36
O que cortar ou priorizar num roteiro é algo muito pessoal, que depende muito do seu gosto e preferência pessoal. Se for olhar só a facilidade de transporte, eu cortar Portugal que seria o destino mais deslocado de todos os outros.

Outra questão importante é se você vai estar viajando sozinho, com a namorada/esposa, com amigos, etc... Por exemplo, Rota romântica e Rota dos Contos de Fadas geralmente não são a primeira opção para quem viaja sozinho, pois são um monte de cidades pequenas, sem muita coisa para se fazer estando sozinho, é passar na cidade tirar meia duzia de fotos e seguir adiante... Não que não dê para fazer estes destinos sozinhos e aproveitar bem, só que geralmente quando as pessoas viajam sozinhas, elas querem socializar um pouco mais, e nas cidades maiores isto é mais fácil do que em pequenas vilas e cidades do interior da Alemanha, principalmente se você não fala alemão...

Quanto a ordem e sequencia das cidades, como ainda falta mais de 1 ano para a sua viajam, pessoalmente não acho que seja hora de ficar esquentando a cabeça com isto agora, até chegar próximo da data da sua viagem daqui a um ano, tenho certeza de que você terá mudado de planos e não serão mais as mesmas cidades, você já terá escolhido outras prioridades de cidades a visitar, por exemplo quando começar a ler sobre Praga e Viena, provavelmente vai querer incluir elas no lugar de outras...

Neste momento priorize as pesquisas sobre as cidades, para ver o que tem de interessante para se ver e fazer em cada uma, assim você também pode ter uma ideia melhor de quanto tempo precisaria em cada cidade.

Agora só a título de informação, se fosse fazer o roteiro inicial, com estas mesmas cidades que você listou, em teoria a melhor sequencia seria esta mesmo que você colocou. Os deslocamentos entre Barcelona e Roma teriam que ser de avião, e o resto daria para fazer tudo de trem..

Pessoalmente eu acho trens noturnos bem desconfortáveis e meio caros, mas em alguns deslocamentos infelizmente eles são a opção mais barata e que você perde menos tempo, pois as outras opções são ainda mais caras e demoradas, como por exemplo de Veneza a Munique daria para ir de trem noturno.

Mas isto é só um exercício de possibilidades, daqui a 1 ano, você pode ter mudado completamente de ideia sobre quais cidades visitar, e as opções de transporte também podem ter mudado um pouco. Por exemplo, os trens noturnos estão com tempo contado na Europa, a cada ano mais e mais linhas são canceladas por falta de passageiros devido a concorrência das low-cost, e não dá para saber quais ainda estarão funcionando daqui a um ano. O mesmo se aplica as low-cost, o objetivo principal delas é lucro, e se determinada rota não está dando dinheiro, eles simplesmente cancelam sem muita enrolação...

Ou seja, é muito cedo para você fazer todo este planejamento agora, você até pode fazer ele, mas seria a título de curiosidade, somente para saber o custo e tempos envolvidos, pois daqui a um ano, muita coisa pode ter mudado.
#1061418 por joaoptsantos
24 Fev 2015, 10:47
Adriano, em primeiro lugar muito obrigado pelas suas constantes ajudas a todos por aqui! Vejo que vc está sempre participando aqui do fórum, empreendendo seu tempo nos ajudando!

Sobre minha viagem, será a primeira vez que irei ao velho mundo e minha ideia seria mesmo os cantos mais tradicionais, talvez esses lugares que vc citou quem sabe numa outra oportunidade...
Sei ( e sempre soube) que meu roteiro está apertado e que precisarei enxugar o mesmo e concordo perfeitamente qdo vc diz para tomarmos cuidado com os constantes deslocamentos pois isto irá atrapalhar bastante qualquer viagem...

Eu irei viajar com minha esposa. Nós gostamos de aproveitar o dia, não somos baladeiros e nossa ideia é de aproveitar cada lugar o máximo possível indo para nossos locais de hospedagem apenas para descansar mesmo!

Vamos lá: da minha parte eu teria dois locais que eu faço questão de conhecer: Itália e Alemanha (nada ver com os ditadores que existiram por lá! rsrsr) e da parte da minha esposa seria Espanha e França. Eu tinha incluído Portugal no roteiro após ler um pouco principalmente sobre Lisboa e fiquei com vontade de ir, mas entendo que seja bem contra mão mesmo e meu tempo será curto... sobre Londres eu tb pensei em incluir (embora não seja um dos locais que tenhamos mais vontade de conhecer) e devido a proximidade com Paris pode ser viável né? Derrepente cortaremos mesmo Lisboa e começaremos nossa viagem de Barcelona e a encerraremos ou em Paris ou em Londres, mas isto ainda iremos decidir direito. Se conseguirmos as passagens chegando em Barcelona e voltando de Londres com um preço bom seria da hora!

Eu penso em alugar um carro por uns três dias talvez pois tenho muita vontade de dirigir pelas estradas europeias e tinha pensado em alugar na Alemanha até tb para passear um pouco com minha esposa e irmos fazer alguma das rotas que tem por lá, a principio a ideia seria pegar o carro em Munique e devolve-lo em Berlim. Neste sentido eu lhe pergunto: eu arranho no Inglês e não falo absolutamente nada de Alemão... vc acha que eu conseguiria me virar por lá usando gps? Como uma outra opção, qual destes países que eu citei (Espanha, Itália, Alemanha e França) vc acharia mais interessante eu alugar o carro levando em consideração esta limitação que teremos com relação ao idioma? Pois poderiamos alugar o carro em algum outro país no lugar da Alemanha....

Meu amigo, novamente lhe agradeço e espero ainda lhe perturbar um pouquinho... rsrsr
abraços!
#1061935 por joaoptsantos
25 Fev 2015, 12:52
Adriano, eu vi um outro post falando sobre stopover e achei bem interessante. Quem sabe se eu comprar as passagens pela tap eu consiga incluir lisboa na ida ou na volta e assim realizar minha vontade de conhecer nem que seja um pouquinho de Portugal, acho que assim valeria a pena né? Ou então posso tentar alguma opção de stopover por alguma outra companhia pegando algum trecho mais longo do percurso tipo pegando uma passagem pela ibéria para Roma e parando em Barcelona na ida ou na volta?
#1062492 por xxxxxxxxxx
26 Fev 2015, 19:47
Stop over só vale a pena se for feito na cidade onde o seu voo chega na Europa, e Barcelona não tem voos diretos ao Brasil onde seja possível fazer stop-over. Dos locais que você pretende visitar, o único "pequeno" o suficiente para você visitar como stop-over seria Lisboa, onde 2 dias é um tempo mais ou menos aceitável.

Mas você só vai "vai" ganhar algum tempo se conseguir chegar em Lisboa de manhã cedo, e o seu voo para o destino for no mesmo dia a noite... Tipo chegar em Lisboa antes das 09:00 e pegar o voo seguinte depois de 20:00 horas. Pois este dia da chegada e o da volta geralmente seriam perdidos em função das conexões e burocracias

Se você ficar hospedado em Lisboa, você não estará ganhando tempo, mas só economizando alguns reais.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes