Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Oi galeraaaa, tudo bem?

Bom, eu e meu esposo estamos planejando nossa ida a Europa pela primeira vez. Daí que, lemos muitaaaaa coisa, muita coisaaaa mesmo. Vários blogs e artigos com relatos para ajudar na elaboração do nosso roteiro. Então, depois de muita leitura, reduzimos a lista de 300 lugares que gostaríamos de ir para os lugares abaixo. Ainda assim, quero sugestões sobre os bate-voltas, se são viáveis, ou mesmo sugestões de outros lugares.

 

Dia 1: Partida Fortaleza/CE-Roma

Dia 2: Chegada em Roma

Dia 3: Roma

Dia 4: Roma

Dia 5: Veneza (Bate e volta em trem de alta velocidade)

Dia 6: Roma - Paris

Dia 7: Paris

Dia 8: Amsterdã (Bate e volta em trem de alta velocidade)

Dia 9: Versalhes (bate e volta)

Dia 10: Reims (bate e volta)

Dia 11: Paris - Barcelona

Dia 12: Barcelona

Dia 13: La Molina (bate e volta)

Dia 14: Barcelona

Dia 15: Viagem volta Barcelona-Fortaleza/CE

 

Sei que cada um desses lugares tem uma infinidade de coisas pra ver, histórias etc. Mas, como se trata da primeira viagem, queremos sim ver um pouco de cada lugar. Os bate e voltas mais longos como Veneza e Amsterdã, são apenas para apreciarmos um pouco da vista desses lugares, e irmos em 2 ou 3 pontos turísticos de lá, porque obviamente, numa viagem de 3 horas de ida e 3 horas de volta, o tempo que estaremos nesses lugares não dará pra conhecer de fato os mesmos. O que me dizem? Aguardo sugestões.

Link para o comentário
  • Membros

Sinceramente, estes bate-voltas para Veneza e Amsterdam são completamente inviáveis, pessoalmente eu considero fazer algo assim um desperdício de tempo e dinheiro, mas em fim, se vocês acham que vale a pena, fazer o que, só dá para desejar boa viagem...

 

Não são 3 horas, mesmo de trem de alta-velocidade são 4 horas para ir, e as mesmas 4 horas para voltar, você ainda tem que chegar uns minutos antes na estação para achar os trens, ir até a estação de trem, etc, depois de descontar o tempo gasto nisto, você vai ter gasto 9 horas dentro do trem ou em função do trem, sobra quase nada de tempo livre...

 

Bate-volta com trem de alta-velocidade é algo bem arriscado. Para que as passagens não custem uma fortuna, você tem que comprar as passagens uns 60 ou 90 dias de antecedência, mas as passagens nos trens de alta-velocidade são com data e hora fixa, ou seja, só valem no dia e horário que você comprou. Só que é ai que está o problema, e se chover neste dia?

 

Se chover, você se ferrou literalmente!! Pois ou você encarra o frio e a chuva e vai mesmo assim ou perde o dinheiro. Pelo jeito vocês vão no inverno, e pode ser muito frio nesta época, e se ainda estiver chovendo, 5ºC de temperatura e molhado é terrível!

 

Então bate-volta só é viável quando você pode decidir o melhor dia para faze-los lá na hora, usando trem regional ou ônibus que tenham preço fixo nas passagens. A menos que você não se importe em pagar 90 Euros numa passagem de trem de alta-velocidade comprada na hora....

 

Outra questão, o dia da chegada em Roma geralmente é um dia perdido, até você se ver livre da burocracia no aeroporto, ir para o centro que é super distante, achar o seu hotel, fazer check-in, tomar um banho, etc, geralmente já é metade ou final da tarde, então a menos que você consiga um voo que chegue em Roma antes das 09:00, considere este dia como um dia perdido.

 

Vaticano e adjacências te consomem facilmente um dia inteiro, Coliseu, Fórum e Palatino, consomem facilmente outro dia, e tem mais um monte de outros locais interessantes para se ver em Roma. Então para que possa aproveitar a estadia em Roma com alguma calma, eu recomendaria ao menos 3 dias inteiros livres em Roma.

 

Ir de Roma para Paris, na melhor das hipóteses te consome uma manhã ou uma tarde inteiras, isto se não acabar "estragando" o dia todo caso você tenha que comprar uma passagem num voo que saia entre 11:00 e 14:00. De Paris para Barcelona é a mesma história...

 

Paris é uma cidade imensa, e com muita coisa interessante para se fazer e ver, eu recomendaria ao menos 3 dias inteiros livres em Paris para fazer as coisas com calma e sem correria, mais um dia adicional para ir a Versailles.

 

Resumindo, na minha opinião o seu roteiro está ruim, vocês só vão gastar um monte de dinheiro em passagens e diárias de hotel, mas não vão conseguir aproveitar quase nada das cidades.

 

Se você cortar os bate-voltas para Veneza e Amsterdam, ficaria minimamente aceitável, mas mesmo assim eu ainda pensaria seriamente em cortar o bate-volta para Reims.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Uma alternativa para ir a Veneza ou Amsterdam, caso vocês façam muita questão, seria cortar os bate-voltas para Reims e La Molina, e tentar conseguir uma otimização dos deslocamentos, tentar conseguir pegar os trens e voos depois das 19:00 horas.

 

Seria algo mais ou menos assim:

 

Dia 1: Partida Fortaleza/CE-Roma

Dia 2: Chegada em Roma (Dia perdido)

Dia 3: Roma

Dia 4: Roma

Dia 5: Roma

Dia 6: Roma (Trem para Veneza depois das 18:00 ou um voo para Amsterdam depois das 19:00)

Dia 7: Amsterdam ou Veneza

Dia 8: Amsterdã ou Veneza (trem para Paris depois das 18:00 caso seja Ams. Ou voo depois das 19:00 caso seja Ven.)

Dia 9: Paris

Dia 10: Paris (Versalhes em um dos dias)

Dia 11: Paris

Dia 12: Paris - Barcelona (Conseguir um voo depois das 19:00)

Dia 13: Barcelona

Dia 14: Barcelona

Dia 15: Viagem volta Barcelona-Fortaleza/CE (Conseguir um voo no final da tarde ou noite)

 

E mesmo assim seria meio corrido. Eu só faria caso tenha certeza que conseguiria estas passagens depois das 18:00

 

Se conseguirem chegar cedo em Roma, dá para aumentar a estadia em Amsterdam ou em Paris.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo totalmente com o adluis. É muita correria para pouco aproveitamento.

 

Eu acredito que bate e voltas funcionem para

- cidades pequeno/medio porte

- distâncias curtas (1h de viagem, 1h30 se o lugar for wow)

- locais que serão difíceis de serem encaixados em uma próxima viagem.

- tempo de sobra na cidade-base

- passagens baratas

 

Veneza e Amsterdam são cidades que merecem um roteiro próprio, não uma "encaixada". Paris e Roma tem inúmeras atrações que não os deixarão entediados - além de outros bate-e-voltas mais próximos e viáveis, se for o caso.

E veja, você só terá um dia inteiro livre em Paris. A cidade é interessante demais para ser usada apenas como uma hospedaria, não acha? Se vocês leram bastante, tenho certeza que encontraram muitas atrações, e não apenas um ponto no mapa. Eu passei uma semana inteira na cidade e posso dizer que tô longe de dizer que conheço bem a cidade (sendo que só usei um dia fora dela, em Versailles).

Eu entendo quando você diz sobre "aproveitar paisagens bonitas", mas tem muita coisa bem próxima à Paris e à Roma também muito bonito que ira surpreende-los.

 

Eu vou ser mais radical e sugerir pegar o novo roteiro do adluis e enxugar mais um pouco. Tiraria mais uma cidade daí - provavelmente Barcelona, que está sendo mal aproveitada.

Link para o comentário
  • Membros

Obg adluis e juliad. Acho que a vontade de conhecer mais lugares é tão grande que mesmo depois de enxugar a lista ainda a deixamos cheia demais. Vamos rever alguns pontos. Ainda temos tempo até nossa viagem, e por isso é importante perguntar de quem já viveu estas experiências. Estamos pensando seriamente em retirar Veneza, Amsterdam e Reims do roteiro. Estamos naquela fase agora de assistir documentários e ter uma ideia mais precisa acerca de cada um destes lugares. Provalvelmente faremos 4 dias fixos em cada lugar: Roma-Paris-Barcelona. Agradeço mesmo as sugestões.

Link para o comentário
  • Membros

Oi! O roteiro de vocês está muito cansativo com a quantidade de bate-voltas, vai acabar que quando chegarem a Barcelona estarão cansados e sem muita disposição, já aconteceu comigo!

Roma, Paris e Barcelona são cidades para 4 dias cada, são cidades que valem mais a pena fazer tudo a pé, porque é muita coisa pra ver, muita mesmo, então cansa bastante!

Entre Veneza e Amsterdam eu prefiro Amsterdam, mas por uma questão de logística, eu subiria de Roma a Veneza de trem e de lá pegaria um avião para Paris, e deixaria Amsterdam para outro contexto numa próxima viagem!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...