Roteiros de Viagem na Europa
#1163780 por juliad
15 Fev 2016, 19:31
Pessoal,
pretendo comprar minha passagem até abril, então já estou querendo fechar ao menos as cidades de entrada/saída.
Bom, pensei um pouco melhor e resolvi adicionar uma cidade "grande" na história e, pesquisando voos aqui e acolá, encontrei uma opção da British com conexão em Heathrow bem interessante.
O vôo chega em Basel (11am) e sai de Berlim (19h), então tô pensando em ajeitar meu roteiro dentro disso.
Segue meu esboço

01 - Chegar em Basel, pegar um bus até a estação central e deixar a mala no locker. Relaxar um pouco na cidade e seguir antes do final da tarde para Strasbourg (1h de trem)
Pernoite em Strasbourg
02 - Strasbourg
03 - Strasbourg. Talvez algum bate e volta, pensando em Colmar
04 - Strasbourg - Heidelberg, no final da tarde
05 - Heidelberg
06 - Heidelberg - Wurzburg, pela manhã. Pernoite em Wurzburg.
07 - (esse dia é tenso, mas não consegui encontrar nada melhor). Sair de Wurzburg pela manhã e seguir para Bamberg (1h). Deixar mala no locker e passar o dia na cidade. Sair de lá no final do dia com destino a Dresden (4 horas!)
08 - Dresden
09 - Dresden. Li sobre Meißen e achei bacana para um bate e volta
10 - Dresden - Berlin pela manhã.
11 - Berlin
12 - Berlin
13 - Berlin
14 - Berlin - Brasil, 19h

#1163788 por juliad
15 Fev 2016, 19:40
agora surgem as minhas dúvidas:
- Faço questão de ir para Bamberg e esse trecho REALMENTE está me atrapalhando. Vi o Adriano falando em outros posts aviões em trechos maiores na Alemanha, mas como o meu roteiro segue firme e forte sentido nordeste, não consegui pensar em nada melhor.
- Fui pesquisar hospedagem em Strasbourg e só encontrei UM hostel. Não há nenhum hostel ou B&B. Estou com receio de ser uma cidade "velha"/"de negócios". Alguém que foi lá poderia me contar algo? Meu receio é cair num lugar que só tem restaurantes caros e gente sisuda, mas eu gostaria muito de voltar à França.
(uma opção alternativa seria passar esses dias em Freiburg)
- Ando lendo bastante sobre Dresden e queria passar mais tempo. Acham que vale?
- 4,5 dias em Berlin para uma pessoa que anda bastante e acorda cedo é factível? Quero muito conhecer e viver a cidade, mas meu medo é não ver quase nada.
- Essa ideia de chegar em Basel é viável? A Suiça é tão cara assim? Vou precisar trocar francos suiços para essas poucas horas? Alias, a Suiça é Schengen? Tenho que imigrar na Suiça E na França?
- Acham que os dias nas cidades estão ok?

Só lembrando que eu levo POUCA bagagem, nem despacho. Minha ideia é lavar no caminho, então isso não é muito um stress para mim.
Agradeço pela atenção....obviamente, este roteiro sofrerá ajustes e por isso eu conto com vocês =)
#1163834 por xxxxxxxxxx
15 Fev 2016, 21:55
Eu posso te ajudar em algumas partes:

Suíça é Schengen, então não tem outra imigração a menos que revoguem o tratado Schengen até lá, estão discutindo isto lá na Europa... Na verdade o aeroporto de Basel fica "metade" na França e "metade" na Suíça, tem 2 portas de saída, uma francesa e outra suíça, dependendo por onde você sair será um carimbo francês ou suíço...

Até aceitam Euros em Basel, mas a taxa de conversão é ruim, eu trocaria uns 20 ou 30 Euros por francos lá no aeroporto só por garantia, se sobrar algo no final do dia, você troca de volta por Euros, ou passa no supermercado que fica dentro da estação de trem e tora os seus francos em chocolates suíços, tem uns baratinhos, rsrss

Quanto ao custo, para efeito de comparação, quando fui a Suíça, o hostel mais barato custava e equivalente a 40 Euros, enquanto na Alemanha paguei 25 Euros, uma bratwurst em Berna custava 6 Euros, em Munich 3 Euros, um pedaço de pizza 6 Euros em Zurique, em Munich 3 euros, uma cerveja no quiosque da rua uns 3 Euros em Lucerna, em Munich 2 Euros, almoço num restaurante simples, 25 francos em Berna, em Munich acha por 15... Mas como você vai ficar só meio dia, não deve pesar tanto assim, já quando você fica uma semana por lá, começa a pesar no bolso...

Tem gente que não gosta de Berlin, acham que tem cara de "centrão", mas pessoalmente eu gostei, é bem diferente de todo o resto da Alemanha, uma cidade com uma energia enorme e cheia de gente jovem de todo canto do mundo. Na minha opinião pessoal, Berlin é um local onde você pode ficar 30 dias e não vai conseguir ver e fazer tudo, também depende dos seus interesses, mas 4,5 dias é um tempo factível para ver o principal, desde que não acorde todo dia as 11 de ressaca, rsrsss, claro que não vai dar para ver tudo, por exemplo se for visitar is 5 museus da Museunsinsel, precisa de uns 2 dias só para os museus...

Bamberg está complicado mesmo... Eu acho que seria mais jogo você fazer Bamberg como um "bate-volta" a partir de Würzburg, pois acho que você vai ter que voltar a Würzburg de qualquer jeito para ir a Dresden...
Editado pela última vez por xxxxxxxxxx em 15 Fev 2016, 22:15, em um total de 1 vez.
#1163842 por xxxxxxxxxx
15 Fev 2016, 22:14
Não conheço pessoalmente Strasbourg, mas parece que Strasbourg não é um destino muito popular entre turistas jovens em busca de "animação", a vida noturna "jovem" de lá acho que mais voltada a população local de estudantes...

Claro que posso estar enganado e Strasbourg ser um local subestimado, da mesma forma como Düsseldorf também é subestimada pela maioria dos turistas, apesar de não ter grandes atrações turísticas marcantes e não atrair muitos turistas, Düsseldorf é uma cidade bem interessante para se visitar e tem uma vida noturna bem agitada, com centenas de barzinhos e casas noturnas bem animadas...
#1163847 por juliad
15 Fev 2016, 22:31
Adriano, como sempre ajudando. Muito obrigada =)
Não sabia que você podia "escolher" a saída do aeroporto. Se eu for pegar este vôo, escolherei a suiça só pra ter um carimbo novo =)
Eu desisti de fazer um roteiro pela Suiça exatamente pelos preços mas, ao que parece, uma tarde lá não vai assassinar meu bolso. Um café, um sanduiche e uma cerveja já são suficientes pra mim, mesmo porque devo estar cansada dos dois vôos. 30 euros parecem uma boa quantidade - em último caso, aciono o cartão de crédito.

Quanto à Strasbourg, não procuro um lugar mega baladado tipo Barcelona. Tenho 34 anos, não sou jovem não...nem tenho mais pique de virar noite na balada! Meu receio é, como em algumas cidades pequenas da França, a cidade pode simplesmente morrer ou se restringir a restaurantes-Michelin. Só busco uma região de bares abertos até sei lá, meia noite, com cerveja/taças de vinho a preços justos.

O problema de fazer Wurzburg/Dresden direto é que o trem demora quase 6 horas. Parando em Bamberg eu "economizaria" uma hora de viagem e dormiria até Dresden - mesmo porque a cidade me parece mais diurna. Outra opção seria eu ter uma base mais ao norte em Leipzig em vez de Dresden - mas Dresden me parece mais interessante e diferente, principalmente pela arquitetura barroca.

Sobre Berlin, sou super curiosa, mas o excesso de hype me incomoda um pouco, na realidade. Deixei para o fim porque parece ser uma cidade mais barata e acho mais lógico deixar cidade grande para o fim da viagem. No entanto, acho que é o tipo de cidade que todo mundo precisa conhecer, como Veneza ou New York, por exemplo. E como não planejo voltar para a Alemanha tão cedo (férias uma vez ao ano e dolar nas alturas são um problema), queria aproveitar o balaio.

Mais uma vez, meu muitíssimo obrigada =)

Usuários navegando neste fórum: Piter Ortiz Gonçalves e 17 visitantes