Alerta na fronteira entre Equador e Peru

Guias e troca de Informações sobre destinos no Equador

Alerta na fronteira entre Equador e Peru

Mensagempor Gabriel Demichei » 17 Fev 2010, 18:45

O tópico serve apenas como alerta e não como uma crítica ou qualquer coisa parecida que venha a influenciar na decisao de passar pro Equador pela fronteira com o Peru.
Viajei pela America do Sul durante os meses de Dzembro/Janeiro/Fevereiro e fui assaltado no passo fronteiriço entre os dois países. Estava entrando no Equador, o que fez com que o fato ocorrece ainda em território peruano. Porém, policiais locais e o próprio pessoal da aduana disseram que a pratica é comum, e mais do que isso, é comum nos dois lados, então: olhos abertos!
Me abordaram quando estava pegando minha outra mochila no bus, dois caras em uma moto com uma pistola. Foi rápido e não tive o que fazer.
Dito isso, mais uma vez ressalto: NAO DEIXEM DE VIAJAR PRA NENHUM DO DOIS PAÍSES! Casualidades assim ocorrem mas nada que olhos um pouco mais abertos não resolvam. Tomei um prejú mas o aprendizado ficou. Boa viagem e boa sorte pra todos!
Gabriel Demichei

Data de registro: 20 Jun 2008, 08:27
Reputation point: 0

Re: Alerta na fronteira entre Equador e Peru

Mensagempor leo m » 21 Mai 2010, 11:59

Vou passar por lá daqui a algumas semanas, informação como éssa não tem preço! rs

Valeu
Editado pela última vez por leo m em 22 Mai 2010, 17:50, num total de 1 vezes
leo m
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jun 2008, 02:07
Próximo Destino: Paraguay
Reputation point: 561

Re: Equador - Perguntas e Respostas

Mensagempor leo m » 21 Mai 2010, 12:26

Salve galera
Alguém sabe se depois de passar a fronteira Peru-Equador há onbus direto para Guayaquil ou é nescessário passar em Machala antes?
Machala é a capital da banana mas não encontro informaçoes sobre lá: hospedagem, terminal de onibus e etc

Vou com destino a Puerto Lopez, nos meus guias não há informação de transporte entre Guayaquil e Puerto Lopez, somente trajeto entre Portovejo e as outras duas cidade. Alguém fez este trajeto?

Obrigado
abraço
leo m
Colaborador
Colaborador

Mensagempor xaliba » 21 Mai 2010, 16:16

Gabriel Demichei escreveu: Casualidades assim ocorrem mas nada que olhos um pouco mais abertos não resolvam.

gabriel, q coisa chata!!!

O q vc quer dizer com 'olhos abertos'? Foi vacilo seu?

Eu passei por la ha um ano atras mas estava em um busao q ia direto de piura (peru) para loja (equador), apenas paramos na aduana para os tramites legais e seguimos sem problemas.
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Mensagempor Silnei » 21 Mai 2010, 16:25

Essa fronteira é hardcore mesmo. Muito comércio popular. Os peruanos atravessam pra comprar mercadorias no Equador e vice e versa, a movimentação é grande e é tudo desordenado, por isso é necessário ficar esperto mesmo. Pra quem mora em São Paulo a comparação mais aproximada é a região do Brás, só que em uma versão muito piorada. Mas isso que aconteceu com ele é um vacilo da empresa de ônibus também. Com qual empresa de ônibus você foi Gabriel, foi com a Ormeño?

Tenho uma fotos da região:

Fotos: Silnei L Andradre
Imagem
Foto da Frontreira Equador - Peru

Imagem
Minhas Fotos: Flickr | Picasa |
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 20 Mai 2002, 01:00
Reputation point: 1425

Mensagempor leo m » 22 Mai 2010, 17:48

Silnei escreveu: Com qual empresa de ônibus você foi Gabriel, foi com a Ormeño?

Eita, essa empresa também é ruim? indica uma menos ruim, rs

Silnei, valeu as fotos... dá para ter uma noção do lugar, lembra Santa Cruz La Sierra.
Estarei passando por lá no meio do mês que vem, sigo com destino a Guayaquil para depois chegar a Puerto Lopez. Destino final é Santa Marta na Colombia.
Toh garimpando informaçoes sobre as cidades no caminho, transporte acha-se poucas coisas
leo m
Colaborador
Colaborador

Mensagempor Silnei » 23 Mai 2010, 00:52

Leo,

A Ormeño é a melhorzinha e acho que é a única que tem permissão pra fazer o trajeto internacional. Dá pra você ir de Lima até Bogotá com eles. Essa fronteira foi a mais desorganizada que passei. A aduana do lado do Equador fica muito distante da fronteira, são 5 km de distância ou mais, então na divisa mesmo o único controle é esse posto amarelo da Polícia Turística que aparece na primeira foto e na foto abaixo e um postinho da policia Nacional. Parece que é tudo o mesmo bairro.
Imagem

Não deixe de visitar Quito que vale muito a pena! ::cool:: ::cool::
Minhas Fotos: Flickr | Picasa |
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 20 Mai 2002, 01:00
Reputation point: 1425

Mensagempor Malu Correa » 23 Mai 2010, 05:13

Valeu! dar essa dica da situação da fronteira do Equador e Peru...pretendo conhecer o Equador...mas tenho um pouco de receio porque já fui assaltada na Colômbia em Bogotá...mas também não vou deixar de viajar por isso...
Malu Correa

Data de registro: 23 Mai 2010, 03:14
Próximo Destino: chile: Santiago

Mensagempor leo m » 14 Jul 2010, 21:49

Eu passei por lá no mês passado num dia de Domingo.
A primeira importante dica é que o setor de migração de ambos os paises não fica na fronterira, alias é longe! Ao chegar em Tumbes-Peru, via rodoviaria, e só caminhar em direção a avenida principal, sao duas quadras a frente da estação. A varias vans q passam lá sentido a fronteira, o pessoal ajuda se perguntar algo. Tem que falar pro motorista q vc precisa ir para migração. Depois de passar na Migração é só pegar um taxi ou moto-taxi para fronterira, os valores sao irrisórios se pensar em segurança.
Alguns passos apos a fronteira, lado Equatoriano, pegar outro taxi para a migração equatoriana, não da para ir a pé, muito longe.

Na rodovia em frente a migração passam onibus para Guayaquil, custam 5 dolares
Em Tumbes há varios agentes na rua vendendo passagens a Guayaquil, mas o valor é 35 dolares, nao compensa.

Tomar cuidado, muita gente na rua, comercio intenso na fronteira.
leo m
Colaborador
Colaborador

Re: Equador - Perguntas e Respostas

Mensagempor Alfredo Lanna » 17 Jul 2010, 23:34

leo_sousa escreveu:Salve galera
Alguém sabe se depois de passar a fronteira Peru-Equador há onbus direto para Guayaquil ou é nescessário passar em Machala antes?
Machala é a capital da banana mas não encontro informaçoes sobre lá: hospedagem, terminal de onibus e etc

Vou com destino a Puerto Lopez, nos meus guias não há informação de transporte entre Guayaquil e Puerto Lopez, somente trajeto entre Portovejo e as outras duas cidade. Alguém fez este trajeto?

Obrigado
abraço

Léo! Tem onibus direto sim! Procura pela empresa CIFA. Quando eu voltei do Equador para o Peru eu peguei um onibus em huaquillas que vinha de guayaquil e ia para Piura, mas acabei ficando em Mancora. Só conheci o Equador andino e a amazonia, não fui pra costa, mas la tem onibus adoidado pra todos os lugares, e bem barato! Abço!
Alfredo Lanna

Data de registro: 08 Jun 2010, 22:16

Mensagempor TROSKO » 19 Jul 2010, 14:47

Só mais um pra confirmar, que essa foi a pior fronteira pela qual passei!

Trate de fazer tudo rápido, e nada de ir caminhando! Taxi. Procure dividir com locais se vc esta sozinho. Na ida para Equador eu dividi o taxi com um peruano, e na volta com um boliviano.

"As 06:00 estava na fronteira com o Equador. Como era muito cedo, e logo ao saltar do bus fui abordado por um taxista (o alvo preferencial é sempre o gringo) resolvi sair logo dali rumo a fronteira, que fica a uns 20 km. Em Águas Verdes fiz os tramites com o passaporte do lado peruano. O táxi vai só até a fronteira, dali peguei outro até a aduna equatoriana. É longe, e não é nada seguro andar por ali. Foi a pior fronteira pela qual passei. As cidades são unidas, Águas Verdes e Huaquillas, ruas barrentas, todos te encaram com olhar atravessado, me lembrou algo dos filmes asiáticos tipo aqueles mercados a céu aberto com lama, galinhas, cachorros loucos, frutas tropicais, carne em decomposição e ladrões. Trate de cair fora dali o mais rápido possível! Feito os tramites do lado equatoriano, ali mesmo em frente à aduana logo embarquei em bus rumo ao cruzamento que vai até a cidade de Machala. Ali desembarquei e aguardei outro bus rumo a Cuenca. Recebi ajuda de um peruano que vinha comigo no táxi desde Tumbes, do contrário teria ido sem necessidade até Machala."

TROSKO
TROSKO

Data de registro: 23 Mar 2009, 22:08
Próximo Destino: Não faço idéia...
Reputation point: 321

Mensagempor Ferdideconto » 02 Ago 2010, 22:25

Olá pessoal, na verdade fiquei um pouco em dúvida:
pretendo cruzar do Equador para o Peru em dezembro deste ano, próximo do natal!
Eu tenho que descer no lugar onde o Silnei postou as fotos??
Aquele lugar é Huaquillas?
não é só pegar um bus de Huaquillas para Tumbes?

Abraços
Ferdideconto

Data de registro: 08 Fev 2009, 21:20
Próximo Destino: Huayna Potosi
Reputation point: 1

Mensagempor samanthavasques » 05 Ago 2010, 17:23

Amigos, preciso de uma ajudinha
Quero fazer o trecho de Trujillo para Guayaquil, consigo ônibus direto ou tenho que trocar de ônibus na fronteira? O ônibus da Ormeño que vai de Lima para Quito faz paradas nas cidades do caminho? Teria como eu pegar ele só nesse trecho? Ou então alguém conhece alguma empresa de ônibus que faça Trujillo-Guayaquil?
Os ônibus que vão direto deixam na imigração certo? Ou mesmo assim eu teria que ficar andando de um lado pro outro?
Valeu!
samanthavasques
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 03 Ago 2007, 04:47
Reputation point: 4878

Mensagempor Luiz.Artur » 06 Ago 2010, 06:00

Pessoal alguem saberia me dizer se eu consigo ir de Cuenca para lima de onibus? é complicado? fiquei meio assim com relação a carimbar o passaporte de saida do equador e entrada no peru. Isso é feito em que cidade ?

ABÇS
"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras"
Luiz.Artur

Data de registro: 25 Set 2009, 01:45
Próximo Destino: Ushuaia > El Calafate > TDP > Buenos Aires > Sacramento > Montevideo

Mensagempor leo m » 31 Ago 2010, 01:47

samanthavas escreveu:Amigos, preciso de uma ajudinha
Quero fazer o trecho de Trujillo para Guayaquil, consigo ônibus direto ou tenho que trocar de ônibus na fronteira? O ônibus da Ormeño que vai de Lima para Quito faz paradas nas cidades do caminho? Teria como eu pegar ele só nesse trecho? Ou então alguém conhece alguma empresa de ônibus que faça Trujillo-Guayaquil?
Os ônibus que vão direto deixam na imigração certo? Ou mesmo assim eu teria que ficar andando de um lado pro outro?
Valeu!

Quando desci em Tumbes os "aliciadores" vao cair em cima oferecendo hostel e transporte, é só dizer q não quer. Cheguei a ver onibus que faziam Trujillo-Guayaquil mas para minha segurança achei melhor pagar menos e ir mais seguro pois custam 35 dolares e são muitos velhos.

Eh facil! Assim q cruzar a fronteira pegue um taxi, pague 2 ou 3 dolares, e vá para a imigração no Equador, pois eh longe e não dá para ir a pé. Os taxistas da radio-taxi são gente boa, ficam do outro lado da ponte.
Eh melhor ir para Tumbes e depois para Guayaquil.
Depois q carimbar o passaporte, fique na praça em frente ao posto de imigraçã, lá passam varios onibus para Guayaquil, muitos em boas qualidades e o preço é de 5 dolares. Se for embarcar em Tumbes para Guayaquil custa 35 dolares.
Estive em Trujillo andei pela Av Panamericana, rotas das companhias, não achei nenhuma que fazia o trajeto direto até Guayaquil. Quando estive lá no escritorio da Ormenõ eles faziam nenhum trajeto para dentro do Equador, só achei duas empresas que iam para Tumbes.
leo m
Colaborador
Colaborador

Próximo

Retornar para Equador