Guias e troca de informações sobre os destinos do estado de Pernambuco


#510939 por Adália M.
07 Out 2010, 21:06
Secretaria de Saúde de PE define estratégias para evitar entrada do sarampo no Estado

Campanha de vacinação e trabalho de prevenção serão realizados em aproximadamente 30 municípios que fazem divisa com o Estado ou que recebem muitos turistas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai colocar em prática uma série de medidas de prevenção para evitar a entrada do sarampo em Pernambuco, doença registrada nos últimos meses na Paraíba. Aproximadamente 30 municípios que fazem divisa com o Estado e cidades que recebem muitos turistas, como Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Fernando de Noronha irão receber o trabalho de prevenção.

As ações foram discutidas em reunião realizada nesta quarta-feira (6) em Boa Viagem junto a representantes do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, dos portos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de municípios que fazem limite com a Paraíba.

Funcionários de portos, aeroportos, rodoviárias e hotéis que nunca se imunizaram contra a doença serão beneficiados por uma campanha de vacinação. Guias de turismo e taxistas que nunca tomaram a vacina também devem procurar os postos de saúde.

PARAÍBA
O Estado da Paraíba já confirmou 38 casos da doença nos últimos meses e há 80 casos sendo investigados. Em Pernambuco, não existe registro da doença desde 2000.


VACINAÇÃO
De acordo com o calendário vacinal, a ser seguido por todos os Postos de Saúde, a primeira dose da vacina contra o sarampo é dada em crianças de 1 ano. O reforço ocorre de 4 a 6 anos depois. Ainda é necessário vacinar adolescentes e adultos com até 39 anos e que jamais foram imunizados.

As pessoas que foram imunizadas durante as campanhas de vacinação contra a rubéola nos anos de 2001 e 2008 não precisam tomar a vacina contra o sarampo. O trabalho preventivo segue até o fim do mês.

Fonte: pe360graus.com



Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes