Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Alforjes e vestuario para cicloturismo

Troca de informações sobre bicicletas e outros equipamentos para Cicloturismo

Moderador: ogum777

Mensagempor Odenir » 21 Set 2004, 01:26

Acabei de comprar uma bolsa de selim da "Ação Pró Bike", ai vcs. me perguntam: "O que isto tem à ver c/ este tópico?"

E eu respondo:
O mesmo material que eles confeccionam a bolsa de selim, tbém. é usado p/ fazer os alforges deles, como eu gostei do material e da confecção da bolsa de selim, dá p/ ter uma idéia dos alforges que aliás é o mais barato que já vi R$ 136,00.

A negociação foi tudo via e-mail, não comprei através do ML e nota 10 p/ o atendimento e envio.

Agora só falta a bike p/ eu estrear a bolsa de selim. ahahahaah!
Odenir

Data de registro: 05 Jun 2004, 17:15
Reputation point: 0

Mensagempor rjquel » 22 Set 2004, 20:18

Transferindo do tópico "Meu Alforge feito em casa! Fotos!!"
<font color="blue">Postado por Cidadao Uai- 19/09/2004 : 22:36:39 </font id="blue">
---------------------------------------------------------------------

ehehe
coloquei na minha bike 2 , GT veia de guerra..

de boa.. é só enxer os 2 lados...
colocar + uma mochila em cima da garupeira.. a barraca.. encher as garrafas dágua.. e bora pra estrada.. ehehe
só não dá pra levar a casa toda pq num cabe.. eheh

olha as fotos aê..
eheh

Imagem

Imagem

Imagem

falow

Postado por trotatorres - 20/09/2004 : 14:31:55

boa idéia! será que aguenta? já usou com peso?

Postado por Alfajorge - 20/09/2004 : 21:02:03

Alô Cidadão,
Legal, agora é só patentear.
Alfajorge.

Postado por cidadao uai - 21/09/2004 : 09:42:00

opa galera..
eheh
valew aê!!

q patentear q nada.. eheh.. aê galera..
pode copiar a vontade!!! eeh
pagar 300 pila num alforje num tá com nada..
esse aki saiu quase de graça pra mim..
usei o q tinha em casa mesmo...

>>
ainda não coloquei peso, pq falta dar uma
reforçada nas costuras..vou levar em algum
sapateiro pra fazer isso..
pq pareçe q tem q ter a máquina especial e tal...

pra ficar bem resistente saca??

e tbm vou colocar tipo uma "armação" interna.. pra que ela não "dobre" e nem pegue na roda.. mesmo quando estiver vazio..
tava pensando em arrumar uma "vareta" de arame.. ou PVC..

e mais tarde vou colocar tipo uma proteção contra água.. tipo.. "plastificar" por dentro sabe? pra não entrar água MESMO.. eheh
pelo menos proteger um pouco..

ehe.. dêem sua opniões aê!!!

ehe
faloW
rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 30 Abr 2004, 20:24
Próximo Destino: Arraial D'Ajuda
Reputation point: 97

Mensagempor rjquel » 28 Nov 2004, 16:57

rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor rjquel » 28 Nov 2004, 17:01

<b>Distribuição da bagagem na bicicleta</b>

<u><b>Passeio de algumas horas</b></u>
Para um passeio de apenas algumas horas é importante que se carregue algumas ferramentas básicas, kit de remendo e algum alimento energético.

Imagem
Uma máquina fotográfica também pode fazer parte destes itens.

<u><b>Passeio de um dia</b></u>
Num passeio que dura um dia inteiro, geralmente são necessários alguns itens a mais como um jogo de ferramentas mais completo, um pequeno kit de primeiros socorros, agasalho, capa de chuva, protetor solar, farol e alimento suficiente. Dependendo do roteiro também seja importante levar um ou dois litros de água.
Imagem

<u><b>
Viagem curta</b></u>
Em uma viagem curta de até uma semana, por exemplo, além dos itens citados acima, seria necessário acrescentar uma muda de roupa, câmera de ar reserva, pilhas, um calçado extra, kit de higiene pessoal.
Imagem

<u><b>Viagem longa</b></u>
Para uma viagem de mais de uma semana, é importante carregar um pouco mais de roupas reserva e agasalhos, chinelos ou papete, lanterna, alimentos não perecíveis, materiais para limpeza e lubrificação da bicicleta.
Imagem

<u><b>Expedição</b></u>
Num cicloturismo autônomo, é necessário carregar todos o equipamento de camping , entre eles, barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, jogo de panelas e talheres e alimento para vários dias. Em locais isolados pode ser necessário também carregar vários litros de água e equipamento para orientação (bússola, altímetro, GPS, etc.)
Imagem

<i><b><u>Como organizar a bagagem e distribuir o peso</u></b></i>

A organização da bagagem é algo bem pessoal, mas existem algumas regras básicas.

<u>
Equilíbrio</u>
Distribua o peso igualmente do lado direito e esquerdo. Maior peso de um dos lados pode dificultar o equilíbrio ou mesmo forçar algumas partes da bicicleta ou do bagageiro. É claro que não é possível igualar totalmente o peso, por isso não se preocupe com pequenas diferenças.

<u>Distribuição</u>
Se você estiver utilizando alforjes dianteiros, recomenda-se que 20 a 30 % do peso seja colocado na frente. Esta proporção garante uma boa estabilidade na bicicleta. Nunca coloque um peso excessivo na frente pois isto pode dificultar a dirigibilidade, além de poder forçar o garfo da bicicleta.

<u>Centro de Gravidade</u>
Os itens de peso mais concentrado, como ferragens ou alimentos pesados, devem preferencialmente ser em colocados mais para o fundo dos compartimentos. Coisas mais leves como roupas e alimentos leves podem ficar mais para cima. Deixando o centro de gravidade mais baixo, você melhora a estabilidade. Porém, esta organização, não deve comprometer a facilidade de utilização da suas coisas durante o dia, como explicado abaixo.

<u>Facilidade de Utilização</u>

Itens da bagagem que podem ser utilizados durante o dia de pedalada, devem ter fácil acesso.

Assim, por exemplo, lanche, protetor solar, ferramentas, primeiros socorros, máquina fotográfica e muitas outras coisas podem ser acomodados nos diversos bolsos externos dos alforjes e na bolsa de guidão.

Principalmente em viagens longas, dificuldade de acesso à bagagem pode causar bastante chateação ao longo do tempo.

<i><u>Como limpar seus equipamentos</u></i>

Limpeza é importante não só para a estética dos equipamentos, mas principalmente para sua conservação. Ela deve ser feita sempre ao voltar de viagem.

Não coloque os equipamentos de molho. Evite esfregar com escovas muito duras. Seque à sombra.

O que não fazer: não lavar à máquina, não usar alvejante, não torcer, não passar a ferro.

Tecido
Para limpar o tecido, um pano úmido resolve na grande maioria das vezes. Nos casos em que a sujeira estiver muito impregnada utilize apenas sabão neutro e escovas moles.

Zíperes e Velcros
Para retirar areia e terra seca, utilize uma escova de dente. Caso existam restos de barro grudados, aplique água juntamente com a escova de dente.

Em roteiros que atravessem regiões de muita areia, como praias ou desertos, a limpeza dos zíperes deve ser feita com maior freqüência.

Cuidados com o zíper: como abrir e fechar

O zíper é o dispositivo que permite abrir e fechar compartimentos com maior facilidade que qualquer outro sistema.

Um zíper de qualidade como o YKK, utilizado nos produtos ARARA UNA, facilita bastante a vida do cicloturista e tem uma durabilidade muito grande.

Para isto, preste atenção em alguns cuidados.

Para abrir o zíper:
dobre a aba protetora para trás, para possibilitar que o cursor do zíper corra com facilidade.

Para fechar o zíper:
nunca force o fechamento. Una com as mãos as partes separadas, até que o cursor corra sem nenhuma resistência. Fazendo isto você está preservando seu zíper.

Além disso, quando estiver usando os alforjes na bicicleta, verifique que os zíperes estejam todos bem fechados.

<i><u><b>Não use mochila nas costas</b></u></i>

Se você vai fazer uma viagem pedalando dois dias ou mais, não utilize mochila nas costas. Durante o primeiro dia ela ainda é "suportável", mas depois se torna um verdadeiro fardo. Existem inúmeras desvantagens.

Em primeiro lugar, a quase certa dor nas costas que ela irá causar. A posição de pedalar não é apropriada para se carregar uma mochila. Se a viagem for realmente longa, pode inclusive causar algum dano à coluna.

Depois vem o fato de a mochila manter sempre as costas suadas, o que não é agradável pensando-se num período extenso.

Além disso, tem o problema do aumento do peso. Com a mochila nas costas a pressão do ciclista sobre o selim aumenta, podendo ocasionar ou piorar as famosas dores nas nádegas.

Imagem
rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Matheus_rj » 06 Dez 2004, 20:39

Qual seria uma marca barata, porém que aguentasse uma viagem de uns 20dias e tivesse capa de chuva ?
Matheus_rj

Data de registro: 21 Dez 2003, 02:48

Mensagempor varda » 07 Dez 2004, 00:33

DEpois de mandar os meus alforges da Curtlo para a loja onde eu comprei, em Blumenau... nunca mais os vi, não sei se foi culpa da logistica da curtlo ou enrolação da loja, mas até hoje tenho birra da bike haus...

Aí está o link pras fotos do meu alforge, já usei na subida da Serra do Rio do Rastro e numa viagem pro Rio GRande do Sul, além de outras pequenas viagens !!
http://varda.pijamashow.com.br/ciclotur ... mentos/01/
varda

Data de registro: 07 Dez 2004, 00:12

Mensagempor Alfajorge » 31 Jan 2005, 09:32

Comprei e já recebí os meus alforjes. Adquirí atraves do MERCADO LIVRE e recomendo. Foram os mais baratos que encontrei nas minhas pesquisas e são muito bons, possuindo, internamente, uma espécie de sacola feita de um plástico bem grosso que (espero) impedem a chuva molhar as tralhas.
Indo no site do mercado livre http://mercadolivre.com.br
façam busca por alforjes (COM A LETRA JOTA). O preço: 163,80 o par.
Alfajorge

Data de registro: 10 Abr 2004, 23:16

Mensagempor Skowa » 02 Fev 2005, 01:26

A quem tá no aperto.
Recomendo q procurem 01 celareria e encomendem 01 alforge.
Fiz isso e deu certo. Sabe qnto foi a gorgeta, nem preciso falar né!
Os caras do celeiro tão acostumados a fazer alforge p cavalo, então qndo falarem em bike eles ñ vão esranhar.
T
Skowa

Data de registro: 02 Fev 2004, 01:27
Próximo Destino: X...

Mensagempor rjquel » 15 Abr 2005, 21:45

Transferido do tópico "Alforje baratos! descobri o meio..só fazendo mesmo"
<font color="blue">
Postado pelo membro Cidadão Uai- 11/04/2005 : 16:10:50 </font id="blue">
--------------------------------------------------------------------------------

Fala pessoas

Trocando idéias com alfaiate e cm um cara que reforma mochilas e tals.. sapateiro..

agente fez um alforje traseiro que saiu com um preço beeem baixo..

Coisa de aprox. R$ 30 (dos dois lados)

O alforje tem uma capacidade moderada.. coisa mais para viagens pequenas... que não precisa levar MUUUUITAS coisas..
O ideal, é fazer como eu faço.. uso eles nos lados.. pra colocar as coisas.. e em cima da "garupeira" eu ainda uso uma mochila e a barraca.

Ele é confeccionado em LONA, resistente e é um material de ótimo custo X benefício.

Na parte de dentro(contato com a bike/roda), é impermeável e super resistente, não sei o nome do material, mas assemelha-se com "couro".

Os bolsos são fechados por 2 presilhas cada um.

Vcs se interessariam em comprar nesta faixa de preço?

Por volta de +- R$ 25 a 30

cabe toda cozinha de um lado (fogão, panela, prato, talheres, comida, etc) e do outro cabe roupas e tralhas em geral..

Inteiro (vazio)
http://img107.exs.cx/img107/1303/alforje1qm.jpg
Imagem

http://img107.exs.cx/img107/4858/fecho1yi.jpg
Imagem

http://img107.exs.cx/img107/5626/costas8ok.jpg
Imagem

O amigo de verdade não é aquele que separa uma briga sua, mas sim aquele que chega dando voadora."
Putz..
rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor guerreiro12 » 06 Mai 2005, 10:05

tem um amigo aqui do paraná que fabrica alforges entre outros materiais para montanhismo
com o alforge dele já realizei algumas viajens de bicicleta netre elas ushuaia, viagens por sc, pr, sp e vai comigo agora para o norte do brasil. vejam as especificações em www.altoestilo.com.
soube que esta para fazer um modelo de vinil padrão gringo...
vamos valorizar o produto nacional!!!
namaste
guerreiro12

Mensagempor rjquel » 25 Ago 2005, 10:27

Alguém usa os alforjes da Manaslu?
rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor brasildbike » 30 Ago 2005, 17:21

olá pessoal. bleza.
posso confortar a todos aqui. pois ja fiz 03 viajens longas de bike e nao encontrava alforgens aqui na minha cidade. entao o primeiro prototipo foi muito bem testado e aprovado e na terceira e ultima viajen mudei e fiz varias reformas e ajustes e me serviu e me serve muito impermeavel 10. tenho os dois tipos, viajei com um alforge na frente e outro atras muito legal.
posso fabrica-los aqui.nao e masi nada alem de cortar o tecido e montalo com costura firme e toda as suas amaracoes.

espero ajudar a todos.
abracos aos cicloturistas do brasil. fui
brasildbike

Data de registro: 12 Jun 2005, 23:48

Mensagempor Vanderson » 21 Out 2005, 23:27

E aí galera,

Tbém fabrico alforge pra mim e meus amigos, esses alforge são manufaturados em cordura 500 e sua capacidade min. 40litros. Se alguém tiver interesse entre em contato que mando mais fotos.

Valeu

[img]icon_paperclip.gif[/img] <b>Download Attachment:</b> [url="http://www.mochileiros.com/membros/Vanderson/2005102201916_MVC-639S.jpg"]MVC-639S.jpg[/url]<br />70,35 KB

[img]icon_paperclip.gif[/img] <b>Download Attachment:</b> [url="http://www.mochileiros.com/membros/Vanderson/2005102202030_MVC-637S.jpg"]MVC-637S.jpg[/url]<br />48,06 KB

[img]icon_paperclip.gif[/img] <b>Download Attachment:</b> [url="http://www.mochileiros.com/membros/Vanderson/2005102202339_MVC-629S.jpg"]MVC-629S.jpg[/url]<br />42,87 KB
Vanderson

Data de registro: 04 Set 2005, 23:40

Mensagempor Augusto » 28 Out 2005, 03:42

<i><font color="red">Postado pelo usuário guilhermeganja
em 21/10/2005 12:06:24
Mensagem:</font id="red"></i>
Bom dia a todos,
Bom estou pra fazer uma mega viagem esses dias e queria indicações sobre alforjes, entrei no site da POC(www.poc.com.br) e vi que o alforje deles parece ser bem interessante, o que acham? Qual indicam pra viajens de mais de mês?
Obrigado
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 18 Jun 2003, 22:47
Reputation point: 2184

Mensagempor andrealvares » 08 Jan 2006, 09:44

Alguem conhece os alforges da Ferrino?
Bolsas para guidão alguem sugere alguma?
andrealvares

Data de registro: 03 Jan 2006, 15:51

AnteriorPróximo

Retornar para Cicloturismo: Bicicletas e outros equipamentos

Submarino.com.br