Roteiros de Viagem na América do Sul


#313078 por Géris
18 Jun 2008, 14:08
Não...esse tópico é apenas para aqueles que querem realmente montar um grupo com restrições orçamentárias e encarar um trip pela América do Sul...algumas caronas, trechos a pé, pouca grana e muita vontade!!!
#316296 por ataqlibert
18 Jul 2008, 11:57
Olá, saio de Natal no dia 20 de agosto, com rota em Uurguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Venho juntando experiências vividas por mim e amigos de carona em algumas estradas do Nordeste desde 2003.

Vale lembrar alguns detalhes importantes:

Essa questão de 'Juntar seu grupo e sair' não é bem assim. Uma das coisas mais importantes que aprendi sobre carona, e aprendi na prática é que o número máximo é: 2. Nunca mais que 2! Você pode até conseguir algumas raríssimas caronas (carona já é raro no Brasil) estando em 3 pessoas, mas nada que garanta uma viajem inteira. Se alguém conseguir a tal proeza de viajar em 3 pessoas de carona pera América Latina Merece um busto de prata em uma praça!

1 mulher - Facílimo, porém talvez não muito seguro
2 mulheres - fácil, um pouco mais seguro que sozinha
1 casal - fácil, talvez a mesma facilidade de 1 homem sozinho
1 homem - melhor forma de viajar de carona, é muito prático e rápido.
2 homens - a maneira mais difícil, porém a melhor combinação de segurança e apoio.

Existem algumas soluções, que é reversamento ou divisão de pequenos grupos, mas sem exageros. Reversar 3 pessoas em 2 grupos é uma boa idéia, no máximo 2 duplas na mesma estrada e com uma boa distância um do outro. Mais que isso atrapalha bastante.


Sobre caminhar, ainda é um dilema entre o pessoal que conheço. Eu particularmente prefiro sair caminhando e pedindo pra todos os carros que cruzam meu caminho. Transmite determinação, seriedade, disposição, pressa e 'soffrimento'.

Algumas pessoas preferem parar em posto de gasolina, é uma boa as vezes. Mas ficar parado muito tempo pode ser assustador.

Em todos os dois métodos, quanto mais próximo do estereotipo do viajante ou do artesão você estiver, mais crédito terá em seu pedido. Conta muito a questão do tamanho da bolsa, a forma que você caminha, e o quanto o seu corpo demonstrar o tempo que você está fazendo isso.

O máximo que consegui caminhar em um dia com pouca carga foi cerca de 80km inexatos. Mas fazer essa média 2 dias seguidos é uma grande proeza. Mais ou menos em 1 hora dá pra caminhar 3km numa boa, então é esse número que calculo pra saber em quanto tempo chego a próxima cidade se nada der certo. Nesse cálculo, eu verifico se vale apena adiantar ou dormir na cidade em que estou. É meio que muito estimado, não tem como ter precisão. Nunca encarei a noite, nem recomendo. Posto de gasolina muitas vezes é um lugar interessante pra dormir, pq geralmente também dormem os caminhoneiros, e é um momento de criar laços, se alimentar junto, e trocar histórias, e de manhã (4 da manhã) colhe os resultados.


Bem.... junte seu grupo e viaje não é uma boa recomendação. Eu diria, arrume sua bolsa e viaje, ou arrume um parceiro(a) e viaje.

Boa viajem pra todos!
#331753 por Emmanuel RSR
14 Nov 2008, 23:58
esse é meu tópico.
pretendo viajar sozinho principalmente pelo peru e bolívia entre março e maio de 2009 de carona e o que for possível.
não só viajar, mas se der, ir parando em lugares e trabalhando em qualque coisa.

Seria legal do pessoal que já viajou de carona pela América do Sul contar seus relatos e dicas!!!

Quem já saiu arrumando bicos durante a viagem conta tb!
#343519 por Fábio de Medeiros
23 Jan 2009, 19:08
lá, saio de Natal no dia 20 de agosto, com rota em Uurguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru. Venho juntando experiências vividas por mim e amigos de carona em algumas estradas do Nordeste desde 2003.







eaê!!! sei que eh dificil disso acontecer..
mas se vir essa resposta..
da o toque..

sou de natal... e tou querendo fazer o mesmo rolé.....

qq coisa...
add no msn..

soxenonio@hotmail.com
#401242 por Thiago Dias
11 Set 2009, 20:27
Ola...

irei fazer um mochilão pela américa do sul, nesse estilo.. de pegar carona e a pé!!
gostaria de saber se alguém já fez... se tem alguma experiencia pra contar e compartilhar!!

Algumas dicas importantes e tudo mais...!!
pois não li muito sobre esse estilo de mochilão por aqui não... e queria ter noção de como é mesmo..

Abraços,
#446191 por leoncioleone
10 Fev 2010, 10:47
eu passei por sudeste e sul do Brasil, Uruguay, Argentina e até litoral do Chile em 2 meses viajando sem grana pela américa do sul....

escrevi um blog
www.LeoAutostopista.com

e me fiz uma tatuagem com o símbolo dos caroneiros da argentina e as bandeiras dos 4 países ;)
gente que viaja de carona no brasil e quizer entrar em contato, serão bem-vindos. ::cool::
#460582 por LePirate
05 Abr 2010, 16:49
Quero viajar dessa maneira, ainda em 2010, pegando carona, a pé, ou meio de transporte sem custo ou muito barato que aparecer. Tenho até a ideia de acampar a noite invés de hoteis(Hoteis talvez em cidades grandes, dependendo da segurança do lugar). Quero margear o Atlântico viajando assim para o sul até Viedma(Artentina), e depois lá decidir se ir para Bariloche ou outro lugar. Bem sem rumo mesmo, e orçamento zero,isso mesmo, zero de grana, dinheiro só para emergência. Meu destino inicial é Viedma, Patagônia e região, depois o destino a decidir. E viagem com tempo indeterminado, não penso em voltar.
Estou deixando umas coisas em ordem para me lançar nessa viagem sem facilidades de turistas como hotéis e transportes pré combinados. Gostaria muito de encontrar parceria para essa viagem, pois parceria nessa aventura garantiria mais segurança que solo. Mas está bastante difícil encontrar quem tenha coragem para isso. (note que prefiro parceria masculina, por não ser uma viagem tão confortável)

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes