Dia 12Paris/Nice
Gastos:
35,50 - Correios
5,00 - Supermercado
5,50 - D'Orsay pela 2ª vez
9,50 - Metro para o aeroporto de Orly
4,00 - Cadeado para a mochila
54,00 - Preço por perder o voo sem estar atrasado... Valeu EasyJet!
4,00 - Ônibus do aeroporto de Nice para o centro
Nesse 12º dia de viagem fui obrigado a retornar ao Museu D'Orsay, pois no dimingo eu tive que sair na hora de encerramento e não consegui ver tudo. Realmente, quando falam que o D'Orsay é melhor do que o Louvre é verdade, porque ele é todo mais compacto e bem ambientado. É claro que eu não quero desvalorizar o Louvre, mas é que o D'Orsay lembra mais uma galeria de arte bem decorada do que um simples ambiente com inúmeras peças no mesmo local.

Eu poderia postar pelo menos umas 30 fotos de obras de arte do Museu, mas acabaria perdendo um pouco o foco do relato e cansando o pessoal, então escolhi essas duas para que vocês possam sintir um pouco o clima daquilo que eu digo!

Depois de ficar uma hora e meia no Museu eu volto para a estação de metro e retorno para o Hostel para fazer o checkout. Aproveitei também para dar uma passada nos Correios e novamente despachar para o Brasil as lembranças que havia comprado em Paris. Além disso, como eu tinha perdido meu cadeado da bagagem na chegada em Paris, aproveitei para comprar um por ali antes de ir para Nice.

Uma última homenagem ao tão útil metro de Paris!
Muito embora tenha ficado uns 5 dias em Paris, no meu caderninho de viagem eu anotei que "
o museu Rodin vai ficar para a próxima, pq não deu tempo, assim como o Per Lachese, os 2 palácios, o Pompidau, as Galerias Lafayte e o Palácio de Versailles"... Realmente, o Museu Rodin foi falha minha, coisa de inexperiente. Esqueci de checar com antecedência em qual dia ele estaria fechado. Paciência, mais um motivo para eu voltar!
Como eu estava com um tempinho sobrando antes de ir para o Aeroporto, resolvi voltar novamente às escadarias da Catedral de Sacre Coeur. Como aquele local havia me feito bem. Incrível. Ótima energia. Sugiro que todos dêem uma passadinha ali!
Novamente pego o metro, agora, finalmente, para o aeroporto. Chego lá com bastante tempo de sobra, o que me obriga a fazer um pouco de sala. O que acabou sendo a minha desgraça! Como tinha tempo sobrando, eu ficava acompanhando o meu vôo nas telas de embarque. Tudo tranquilo, o embarque não estava autorizado. Não autorizado. Não autorizado. Uma bela hora vou lá ver e tinha mudado o status para embarque encerrado. Como assim? Que sacanagem é essa? Fui lá correndo pro balcão da EasyJet e eles falaram meu nome. Isso mesmo. Positivo. Eu mesmo. Vi que o avião estava ali em baixo ainda e pensei que não teria problema. Que nada. A EasyJet ganha dinheiro aí! Nesses cancelamentos arbitrários. Posso dizer que esse foi o ponto mais baixo da minha viagem. Além do trem que eu perdi (culpa minha) para a Suiça, esse foi um dos piores momentos da viagem.
Expliquei a minha situação, argumentei que estava ali há 2 horas, que o embarque não estava autorizado e que logo em seguinda já tinha mudado o status para embarque encerrado. Apontei para a moça que o avião ainda estava ali em baixo! Que ele não tinha saído ainda. Ela estava irredutível. "No. That is not possible". Com sinceridade, devo confessar para vocês que foi a primeira vez que implorei para alguem por algo. Eu falei pra ela com todas as palavras que implorava para entrar naquele avião. Muito provavelmente deve ter sido a milésima vez que alguém implorou perante aquela senhorita, pois ela nem mudou a feição. Deprimente. Ela só me informou que a minha bagagem seria retirada do avião, eu teria que ir para o setor de bagagens perdidas e comprar uma nova passagem. MARAVILHA!
Nessas horas que você tem a vontade de perder a compostura. Mas não ia adiantar nada. Ia apenas gerar mais problema. Nessa
hora tem que respirar fundo e tentar tirar a imagem daquela pessoa falando "No. That is not possible" da cabeça. Nisso eu saio correndo pra comprar a próxima passagem, minha sorte é que dali duas horas teria um voo. Eu perdi o das 16.50 e teria um as 19.30. Vou no guiche da EasyJet feliz da vida, compro uma nova passagem área com meu cartão de crédito brasileiro que havia levado para essas situações e depois vou tentar retirar minha bagagem. Até achar esse setor foi um stress.
Dai depois que você chega lá, você continua irritado, porque a pessoa que está sendo atendida logo na sua frente também não está agradecendo pelo arranjo de rosas que recebeu, nem pelo jantar grátis que ela ganhou. Não. Ela está ali porque a mala dela foi perdida e parou no Kuwait ou então porque a EasyJet não deixou ela entrar no avião. Ai você começa a pensar.... MARAVILHA! Vou perder minha 2º passagem da EasyJet e vou ter que dormir no aeroporto, porque agora não tem mais vôos! Depois que o pessoal da minha frente conseguiu regularizar a situação eu fui explicar a minha situação. Ela entendeu, tudo certo. Foi pegar minha mala, cadê? MARAVILHA!!! Não tinham deixado eu entrar no avião, mas minha mala ainda estava lá dentro! Fiquei esperando mais uns minutos (hoje reconheço que nem deve ter sido tanto tempo assim, mas na hora você só pensa que vai ter que dormir no aeroporto, perder a diária do albergue e comprar uma 3ª passagem pra manhã seguinte!) e finalmente saí de lá todo faceiro com a minha mochila na mão!
Depois disso, já mais em paz, embarco no avião e aterriso em Nice enquanto o sol se punha. Ok, bonitinho, por-do-sol legal, simpático, mas não tem como tirar da cabeça que você perdeu umas horas de sol em um dos balneários mais famosos do mundo!
Já no aeroporto pedi informações para como chegar no centrinho de Nice e fui informado que havia uma linha de ônibus que fazia essa rota específica. Peguei o ônibus sem problemas e já pude perceber que as coisas por alí seriam bem boas. Já num primeiro momento foi possível visualizar a beleza e organização da cidade.

Praia em Nice lotada!
Salto no ponto apropriado, bem na Promenade, que é a Avenida Beira-Mar deles, subo umas duas quadras e já faço o check-in no albergue.

Albergue mais apertado que já fiquei na vida! Isso era o de menos! Meu receio era rolar na cama e cair da janela, porque o lugar vago deveria ser o meu!
Faço um lanchezinho mochileiro parisiense clássico que havia aprendido com um argentino no albergue (baguete, salame e queijo camembert) e tento aproveitar um mínimo de Nice, pois agora já não havia mais sol.
O clima da cidade é muito legal, realmente, Nice é nice, very nice! A praia a noite fica cheia de gente, mesmo não sendo iluminada, além disso o pessoal fica jogando volei de praia perto da água. Realmente, um clima muito bom! Fui dormir que o dia seguinte seria bem divertido!
Dica 32: Mesmo se você chegar adiantado no aeroporto, se for para ficar fazendo sala, fique esperando no seu próprio portão de embarque! Vai ser bem mais seguro e você vai estar sempre ciente do que está acontecendo.