Amsterdam e Paris

Relatos de viagens por 2 ou mais países da Europa


Amsterdam e Paris

Mensagem não lidapor Amelie » 19 Jul 2005, 15:20

Essa viagem foi bem curta, uma semana (13/05 a 22/05), mas vai aí meu relato.

13/05 - Peguei o vôo das 22h40 da KLM para Amsterdam. Na verdade poderia ter pego o da Varig que faz escala em Paris, mas como parte da viagem foi a trabalho, a empresa que decidiu como eu iria. Beleza, uma vez que não fui eu quem pagou.

14/05 - Cheguei no aeroporto de Amsterdam por volta das 15h00 do sábado. Antes de ir para o Albergue, procurei o guichê da Thalys (empresa de trem) que vai para Paris e comprei o ticket para o dia seguinte logo pela manhã. São 4 horas de trem até Paris. Dêem uma olhada no site da Thalys (www.thalys.com) para ver os horários e preço. Nos horários que peguei tanto para ir como para voltar, eu consegui um preço promocional de 70 EUROS cada trecho.
Peguei o trem do aeroporto (sai de dentro do aeroporto) para a Central Station. É muito fácil pedir informações por lá, uma vez que todo mundo fala inglês. Da Central Station peguei um ônibus para o albergue. Fiquei num alberque muito legal !! É limpo, seguro, organizado e fica na frente de um parque muito bonito, o Vondelpark. Stayokay Vondelpark (www.stayokay.com). Fiz a reserva pela internet. Dormi apenas uma noite e fui para Paris no dia seguinte. Como nesta época do ano escurece por volta das 22h, dei um voltinha pela cidade e AMEI. Amsterdam é maravilhosa, com aqueles predinhos de tijolinho e aqueles canais.

15/05 - Peguei o trem para Paris por volta das 9h na Central Station e cheguei em Paris por volta das 13h.
Qdo cheguei na estação fiquei perdidinha pq não existem informações em inglês e eu não entendo nada de francês. Logo que vc sai da plataforma do trem encontra a entrada do metrô e as máquinas que vendem ticket. Depois de muito sofrer consegui comprar um ticket para a estação que ficava o Albergue (Commerce). O ticket custa 1,40EUR para qq estação. Dá para fazer baldiação tranqüilamente sem precisar pagar outra passagem (desde que não saia de dentro da estação). Leve um mapa mapa do metrê pq ajuda muito (http://www.paris-tourism.com/ratp/pics/ratp.jpg)!! Nele dá pra identificar onde é possível fazer as baldiações.
Fiquei em um albergue muuuito ruim !! o 3Ducks. Só é legal porque fica pertíssimo de uma estação do metrô e da Torre Eifel, e a entrada dele é um pub, que torna o lugar bem agradável pois todos se reúnem ali no final do dia para tomar cerveja e bater papo. Mas as instalações são péssimas. Ouvi dizer que um albergue legal é o D'artagnan (www.fuaj.org).
Ficando nesse albergue, deu pra fazer muuuuitas coisas a pé, o que é muito legal, pq só caminhando vc consegue sentir bem como é a vida da cidade. De metrô vc perde muitas coisas. Claro que no final do dia eu voltava de metrô pq ninguém é de ferro. Nesta época do ano começa a escurecer por volta das dez da noite, então dá para caminhar e aproveitar bastante o dia.
Cheguei no albergue e caminhei até a Torre Eiffel, peguei um Batobus (7 euros com carteirinha de estudante international) (www.batobus.com) que é um barco que faz várias paradas no Sena nas principais atrações turísticas e com esse ticket dá para descer e subir no barco quantas vezes quiser durante o dia. Eles tem opção de ticket de 2 ou 3 dias também, se não me engano. Existem uns ônibus que fazem este mesmo tipo de serviço, mas não peguei e não sei o preço. Neste dia fui até a igreja de Notre Dame e ao Louvre.

16/06 - Neste dia fiz muitas coisas a pé, saindo do Albergue: Palais de Invalides, Gran Palais (fechado para reforma), Ponte Alexandre III, Champs Elisé, Arco do Triunfo. Do Arco do Triunfo, peguei o metrô e fui até Montmatre, onde fica a igreja de Sacre Coeur. Não deixe de caminhar pelo bairro atrás da igreja (Montmatre). O bairro é lindo e neste dia havia uma praça com vários artistas vendendo quadros, desenhos, pinturas. Muuuito legal !!
De lá, desci a pé até o Moulin Rouge e peguei o metrô de volta para o Albergue.

17/06 - Caminhei do Albergue até Jardin de Plantes, Jardin de Luxemburg, Pantheon, Centre George Pompidou, Hotel de Ville e voltei de metrô para a Torre Eiffel e subi no topo da Torre. É maravilhoso !! É muito alto e dá para ver a cidade inteira !! Acho que paguei 10 euros para ir até o último andar. Existe a opção de pagar mais barato para ir em outros dois andares que são mais baixos.

18/06 - Peguei o trem de volta para Amsterdam. O trem quebrou e atrasou duas horas e meia. A Thalys distribuiu um formulário para que os passageiros solicitassem o reembolso da passagem devido ao atraso. Mas para receber, vc precisa ter conta bancária na Holanda ou na Alemanha ou te dão vouchers para utilizar em outras viagens. Cheguei em Amsterdam por volta de 14h30 e peguei um taxi para o hotel. Agora eu estava por conta da empresa e fiquei até o dia 20 a trabalho.

20/06 - No dia 20 durante o dia tive um tempo livre e caminhei pela cidade. Por sorte o hotel que a empresa pagou ficava perto do Albergue que eu tinha ficado quando cheguei, então eu já conhecia melhor a região. Neste dia caminhei até o Museu do Van Gogh, Rijksmuseum, Museu da Anne Frank a o Red Ligth District. Só entrei no Museu da Anee Frank porque o tempo e a grana eram curtos. Mas as entradas custavam em média 7 euros em cada museu.

Não perca:
. Em Amsterdam, existe uma feira de plantas, que é muito legal. Dá pra chegar caminhando pela avenida principal (onde passam os bondes que vão da Central Station para Leindsplein). Dá pra ir a pé do Albergue.
. Não deixe de comprar umas bolachas que parecem waffles bem fininhos e crocantes com recheio de doce de leite. Chama-se Caramel Cookie Waffles e em Ducht chama-se Stroopwafels. É fácil de achar em qq mercadinho, doceria, eetc. Inclusive se alguém for pra lá e puder trazer uns pacotinhos pra mim, fico muito agradecida!! [:D]
Amelie
 
Mensagens: 13
Desde: 19 Fev 2004, 17:25
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor PedrodePortugal » 20 Jul 2005, 06:21

aí Andreia,

Paris e Amsterdam são duas cidades imperdíveis num roteiro pela europa; Paris com o seu charme, o seu romantismo, e Amsterdam com a sua mentalidade avant-garde e os canais de onde se tem uma visao fantástica da viagem!

ainda por cima sendo a empresa a pagar, dá um sabor diferente... agora venha a proxima!! [:D]
Avatar do usuário
PedrodePortugal
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 283
Desde: 22 Out 2004, 17:45
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor Thiago de Sá » 21 Jul 2005, 10:44

Oi Andreia,

nem me fala nesse docinho, devo ter engordado uns tre quilos so comendo eles! Ahh, e se a mesma pessoa que for trazer os doces pra voce quiser comprar tbem um pedaco gigante de queijo maazdam pra mim, eu agradeço de coração!

O que vc achou das duas cidades, do povo? Moraria em alguma delas?

Ae logo
Avatar do usuário
Thiago de Sá
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 505
Desde: 02 Mar 2004, 13:37
Localização: Brazil

Mensagem não lidapor Amelie » 21 Jul 2005, 12:44

Olá Pedro e Thiago !!
Realmente essas duas cidades são maravilhosas... A viagem foi uma surpresa maravilhosa porque não esperava por ela. Fiquei sabendo que ia viajar apenas 10 dias antes e tive que correr para renovar passaporte, reservar albergues, pegar informações sobre os lugares e ainda preparar o material para o trabalho que afinal de contas, era o principal objetivo da viagem... hehehe
Adorei Paris e moraria tranquilamente em Montmatre !! Achei aquele bairro o máximo !! Mas sem a menor sombra de dúvida gostei muito mais de Amsterdam... a cidade é menor, as pessoas são mais simpáticas e aqueles canais dão um charme todo especial para o lugar... Se eu tivesse que escolher entre as duas cidades para morar, certamente escolheria Amsterdam... e iria virar uma bolinha de tanto comer aquelas bolachinhas !! Não comi esse queijo que o Thiago falou, mas espero voltar poder voltar mais vezes e experimentá-lo. hehehe
Então fica combinado: quem for primeiro, traz as guloseimas para o outro !! ;-)
Bjs
Andreia
Amelie
 
Mensagens: 13
Desde: 19 Fev 2004, 17:25
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor jolaze » 21 Jul 2005, 12:59

Oi Amélie (Já agora , esse nome tem alguma coisa a ver com o Fabuloso Destino de Amélie Poulin ??)..[?]
Não conheço Amsterdam, mas espero muito BREVEMENTE conhecer. Mas a colina de Montmartre, é para mim um dos locais mais marcantes que conheci. O Moulin de la Galette, os locais onde viveram Picasso, Van Gogh e todos os Impressionistas... A sua calma, o seu silêncio torna-o realmente um lugar de sonho para se viver. Cheira-se a Arte...[:)]
Bjs e aprende a falar Francês, para uma próxima viagem a cidade das luzes.[:D]
jolaze
 
Mensagens: 20
Desde: 03 Abr 2005, 14:08
Localização: Portugal

Mensagem não lidapor Amelie » 21 Jul 2005, 15:22

Olá José !!
É isso mesmo !! O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é uns dos meus filmes prediletos e já perdi a conta de quantas vezes assisti.
Foi incrível ter gostado tanto de Montmartre, principalmente pq parte do filme se passa lá... o carrossel... Quando fui passear pelo bairro, próximo àquela praça onde ficam vários pintores, havia uma artista de rua cantando uma das músicas do filme... Foi muito especial !!
Eu tenho muita vontade de aprender francês sim... assim que conseguir um tempo livre pretendo começar a estudar...
[ ]s
Andreia
Amelie
 
Mensagens: 13
Desde: 19 Fev 2004, 17:25
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor jolaze » 21 Jul 2005, 15:36

Eu vi logo que era muita coincidência...[:D]
A "praça du Tertre" é um epicentro da pintura. ver todos aqueles retratistas e pintores naquele local é genial, porque foi ali que nasceu o impressionismo. [:p]
Quando voltar a Paris, quero sem duvida ficar alojado em Montmartre.
Lembro-me quando fui lá da primeira vez, ao subir aquela escadaria do Metro toda pintada, saí numa praça onde havia um pianista a tocar piano. Vê lá a sensação....[:)]

Bjs e vai dando noticias.[:D]
jolaze
 
Mensagens: 20
Desde: 03 Abr 2005, 14:08
Localização: Portugal

Mensagem não lidapor israel.pereira@uol.com.br » 27 Dez 2005, 13:24

Amelie,
Amsterdam é a única cidade que eu moraria fora do Brasil. Já estive lá seis vezes e a cada estadia descubro muito mais coisas dela.
Ela é uma cidade se sutilezas e liberdade, e adoro pensar que existe um local nesse mundo onde o Estado trata seus cidadãos como adultos, respeitando-lhes os direitos individuais.
Amsterdam esconde segredinhos deliciosos, para mim é a cidade mais cosmopolita da Europa, uma cidade de opções.
israel.pereira@uol.com.br
 
Mensagens: 1
Desde: 27 Dez 2005, 13:18
Localização: Brazil

Amsterdan e Paris

Mensagem não lidapor tatimachado » 07 Set 2006, 20:09

Oi gente! Tô olhando essas msgs um pouco antigas..mas fazem todo sentido pra mim agora..tô indo pra esses dois lugares agora em Outubro e queria aporveitar a experiência de vcs pra pedir dicas de Albergues. Em Amsterdan que tenho a dica de ficar no Flying Pig (Down ou Up Town, ainda tô na dúvida de qual ficar). Ouvi dizer q o Stayokay Voldelpark cobra muita tx extra...e Paris..não sei ainda..Podem me ajudar? Valeu, Tati
tatimachado
 
Mensagens: 1
Desde: 01 Set 2006, 23:25

Mensagem não lidapor Celso » 08 Set 2006, 18:13

Tati
eu recomendo o Vondelpark também, não sei dessas taxas ,mas lá é muito bom, café da manhã ótimo, tem um pub num prédio anexo, isso sem falar que fica dentro de um parque.

Em Paris tente ficar no LeDartgnan, muito bom também, café ótimo, metrô perto.
Avatar do usuário
Celso
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 423
Desde: 30 Abr 2003, 14:01
Localização: São Paulo

Mensagem não lidapor Amelie » 08 Set 2006, 21:39

Tati, eu tenho uma amiga que ficou no Flying Pig e gostou. Eu particularmente adorei o Voldenpark. Sem contar que ele fica na frente de um parque muito bonito (que provavelmente deu o nome ao albergue). Não sei que taxas extras eles cobram. Eu paguei a diaria que inclui roupa de cama (lençóis e edredon) e um super café da manhã. O albergue é enorme! Se não me engano tinha toalha incluso tb. Precisa confirmar no site.

Já em Paris não dei muita sorte. Ouvi dizer que o D'artagnan é muito bom tb. Não recomendo para ninguém o albergue que fiquei lá: o 3Ducks!!

Boa viagem !!

Andreia
Amelie
 
Mensagens: 13
Desde: 19 Fev 2004, 17:25
Localização: Brasil

Mensagem não lidapor Lavrador » 09 Nov 2006, 16:57

Pessoal que conhece Paris e Amsterdam bem me ajudem , por fvr!

Ano que vem vou a Madrid estudar espanhol e encontrei passagens aéreas super em conta pra Paris e outros destinos ( preciso checar Amsterdam). Então, tive a brilhante idéia de ir pra Paris em um fds, pegar uma sexta de manhã (faltar na aula) e voltar no domingo. E repetir o feito para outros lugares por perto: Portugal, Itália..
Perguntas: Compensa ficar apenas 2 dias e meio em Paris? dá pra fazer uma correria e conhecer tudo? Qual o valor médio de albergues, alimentação e pontos turísticos lá?

E sobre Amsterdam, valem os mesmos questionamentos?

Percebi que ninguém falou da vida noturna destas cidades... Eu, particularmente, gosto de ir p/ as baladas dos lugares que conheço... acredito que em um local de descontração desse tipo, vc realmente conhece o povo e o estilo da população local. Se puderem dar algumas dicas de lugares e valores nesse quesito, agradeço tbm!!

Abraços.
Rodrigo Lavrador
Fé em Deus e pé na estrada!
Rodrigo Lavrador
Lavrador
 
Mensagens: 25
Desde: 07 Abr 2006, 08:39
Localização: Campinas, Brasil


Voltar para Viagem por 2 ou mais países da Europa - Relatos de viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes