por loremattos » 07 Mar 2008, 19:18
AMSTERDAM
bom gente, acabo de chegar de amsterdam e tenho varias coisas a contar! vou fazer como um pequeno relato, mas tambem passarei dicas atualizadas!
sai de londres no onibus das 20h da eurolines e a previsao de chegada era 8:30h da manha do dia seguinte, ou seja, 11h 30min de viagem pq ha a diferenca de fuso horario. mas como nada pode ser simples para uma mochileira economica, a ida p amsterdam teve varios atrasos!!! primeiro, a emresa sea france q faz a travessia do canal da mancha estava de greve o q deixava so a empresa p&a inglesa p lidar com todos os que queriam fazer a travessia. logico q isso ja gera um atraso fenomenal!! como se isso n fosse suficiente, houve uma tempestade horrososa e 2 barcos foram danificados significando q restaram somente metade dos ferry, menos 2! q beleza!!! numa sexta-feira a noite a viagem prometia... a fila de espera para embarcar ja estava maior q 10 milhas!!! imagine so! mas o motorista nos disse q a gente n teria q entrar nessa fila pq tinhamos passagem p o ferry da meia noite! achei q ia ser beleza, ne? q nada!!! tds as passagens estavam atrasadas e a nossa previsao de embarque era 3:30, o q acabou acontecendo as 4h!! isso pq nos chegamos no porto as 23:30! quase 5 horas de espera!!!
perguntei ao motorista q a gente n tinha cruzado o canal de trem, assim n teria tido a espera no porto, mas ele disse q o trem tava pior q o porto! so tinha previsao de trem p as 6h da manha!! isso s n atrasar pq o nosso navio era meia noite e so fomos embarcar mesmo muito depois!
p quem n sabe, a imigracao acontece antes da travessia como eh feito tambem com quem viaja de eurostar. a imigracao francesa eh no porto de dover, ainda no reino unido, assim como a alfandega acontece ainda em territorio ingles. tds as 2 coisas foram tranquilas, olham o passaporte e depois a gente passa por uma mulher c um cachorro p ver se ele consegue detectar algo. quem o cachorro invoca passa por uma inspecao, se o cachorro n reage a pessoa passa direto. a alfandega pode acontecer de varias maneiras diferentes. na ida eles so abriram o compartimento de carga e deram uma olhada, na volta foi direfente e eu conto no momento oportuno. a imigracao eh da franca pq eh onde desembarcamos, n eh como no eurostar q a imigracao eh do pais de destino, mas acontece ainda antes de entrar no trem.
quando se entra no ferry, td mundo tem q sair do onibus e subir. tem de td dentro do barco: free shop, lanchonetes, restaurantes, cassino, local p fumar, banheiros... mas a galera mesmo so queria saber das cadeiras e sofas p dormir! os precos sao tds em libras (acho q pq a empresa eh inglesa, talvez a sea france tenha os precos em euros). a viagem dura em media 1:30-2h, depende do clima, do vento, da agitacao do mar...
o onibus da eurolines faz 3 paradas na holanda antes de amsterdam. leva, em media 6h depois q desembarca p cruzar a franca, belgica e cehgar no holanda. dormi quase td o percurso, desde a saida de londres, das teve uma hora q ja estava ficando impaciente. tinha 2 meninas (gemeas), de uns 2 anos super mal-educadas! desde a hora do embarque eu ja tinha visto q n ia dar certo. as meninas so gritavam e esperneavam, n escutavam a mae nem a baba. imagine depois de 16h dentro do onibus como elas n tavam felizes, ne?? depois q saimos do ferry elas ficaram impossiveis! teve uma hora q ate o motorista fez no microfone: "shhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh". claro q tds no onibus acharam a maior graca, mas eu tava mesmo era puta de ter q ouvir tanto grito!
mas finalmente chegamos saos e salvos em amsterdam as 13h!!!
a chegada dos onibus eh na estacao "amsterdam amsteel" q fica 1 parada da estacao "amsterdam centraal". o trem custa 2,20euros e eh valido por 1h, mas o metro eh 1,60 so q fica a umas 5 ou 6 paradas. so p ficar esperto: se vc comprar o passe do metro, n pode entrar no trem pq senao paga uma multa! so a mulher da informacao da estacao me fez comprar o passe de 1,60 e n me avisou da diferenca! a sorte eh q n teve fiscalizacao. a compra passagem eh feita na maquina somente com moedas e a maquina da troco! chegando na estacao peguei um onibus p o albergue e depois andei mais uns 5 mins, mas isso so pq n conhecia a cidade! depois n usei transporte publico mais dia nenhum! a cidade eh super compacta, da p fazer td a pe!!!
fiquei hospedada no stayokay stadsdoelen. n tenho certeza, mas acho paguei 46euros por duas noites com cafe da manha incluido. no meu quero eram 10 beliches! um monte, mas o quarto eh bem grande e tem lockes no corredor, p mim foi tranquilo e super bom uma vez q a localizacao eh perfeita! o staff super bom, olharam algumas coisas na net p mim q eu n tinha certeza, me disseram onde ir e tal. o cafe da manha eh legal: pao de sanduiche (mas n tem como tostar), manteiga, geleia, mel, nutella, cereal, queijo, presunto, suco (maca, frutas e laranja) e as bebidas quentes (cha, cafe, capuccino, chocolate) e ovo cozido. o refeitorio eh bem grande (eh no bar), mas eu n cheguei a ver aberto funcionando como bar e eles n servem jantar!
depois de colocar minha mochila no armario "me mandei" eu agora so tinha metade do dia p afzer aquilo q tinha programado de fazer em 1 dia inteiro!!!
PRIMEIRO DIA (sabado)
-> dam square
a praca principal de amsterdam eh pertinho do albergue q fiquei, n da nem 5min caminhando. o q eh excelente, uma vez q sempre se tem q passar por ela p ir p os pontos turisticos! nessa praca tem a nieuwe kerk, koninklijk paleis, o museu de cera madame tusseau e o monumento nacional. nessa praca ficam varios artistas de rua fantasiados e parados como estatua, dai vc vai la tirar uma ft e deixa uma grana na caixinha q tem na frente dele.
*koninkleijk paleis - o palacio ta fechado p reforma, n entra. eh enorme e ocupa um dos lados da praca.
*niuweve kerk - igreja nova. esta com uma exibicao sobre o afeganistao usando td o o espaco da igreja. custava 10euros p entrar e era so mesmo p a exibicao, n tinha mto p se ver da igreja. tem um balcao subindo pela gift shop q da p ver um pouco da igreja e tem uma explicacao cronologica, mas a exposicao n permite q se veja nada da igreja. p subir nesse balcao n paga, mas tb vc n ve nada. eu n vi a exposicao, dai n posso falar nada...
-> oude kerk
a igreja velha foi uma grande decepcao p mim! a maioria das igrejas q visieti aqui na europa estao em excelente estado de conservacao e vc pode visualizar uma igreja ativa, mas n essa! n ha mais quase nada q lemre q ja foi uma igreja. tem o pultipo, o coral, os bancos e umas escadarias, mas nada mais q isso! custa 5 euros a entrada, e 4euros se estudante. a pessoa do caixa te da um papel p vc seguir e ver o q significa cada coisa q ainda ha na igreja, mas eh uma dificuldade p conseguir entender o q eh o q, e depois q vc entende n adianta mto pq n ha mais quase nada. p completar tinha um pessoal montando umas coisas de madeira dentro da igreja, dividindo ela em 2... uma confusao. n vale a pena de jeito nenhum!!! devo ter levado uns 10min la dentro!
-> red light district
esse eh o famoso bairro da luz vermelha! eh engracado como td mundo sabe q ele existe em amsterdam, mas como vc se choca qdo percebe q ele existe efetivamente. de verdade as mulheres ficam de calcinha e soutien nas vitrines olhando quem passa! elas estavam meio q me olhando s entender o q eu tava fazendo por la, mas eh q eu tava tentando achar a igreja velha, q fica no meio do bairro! vi uns homens fazendo gravcinha qdo passava e um monte de turistas feito eu s saber se ria ou se ficava envergonhado de ver aquilo! na rua q eu passei so tinha as prostitutas mais velhas, gordas, acabadas mesmo! eu ja vi gente dizendo q existem umas lindissimas, mas eu n ia ficar procurando, ne?
-> museum amstelkring
esse eh excelente!!! fica tambem no bairro da luz vermelha e eh uma antiga mansao q esconde no andar superior uma igreja catolica (nosso senhor no atico). eh a qdo a holanda virou protestante as igrejas catolicas foram proibidas e dai surgiram varias clandestinas. havia uma certa tolerancia, desde q n fosse possivel identificar pelo lado de fora q la dentro era uma igreja catolica. essa n tem mesmo como desconfiar! o massa eh ver como eram as camas antigamente e o mais impressionante em das casas p mim eh o tamanho dos degraus das escadas! gente, o povo tinha pe do tamanho de crianca, o degrau terminava na metade do meu pe! p subir menos mal, mas imagina so descer!!! p visitar td e ler quase td eu levei menos de 1h, entao nem se preocupem se tiverem programado esse museu p o final do dia. mas lembre q fecha as 17h! a entrada eh 7 euros, 5 euros p estudante.
-> st nicolaaskerk
n pude apreciar muito a igreja pq estava tendo coral e logo em seguida ia ter culto, dai n podia ficar olhando. so encostei num canto, rezei e vazei. mas gostei do pouco q vi, pena q n deu p voltar la depois!
a igreja de sao nicolas fica perto da estacao central de amsterdam e la eu pude ver aquele famoso estacionamento de bicicletas. eh mta bicicleta!!! gente!!!!!!!!!!! logico q tirei a minha ft, fiquei impressionada! por falar em bicicletas, tem bicicleta demais na cidade! td mundo anda! ate mesmo o povo mais velho, diga-se de passagem, tinha uns q n sei nem como conseguiam andar, qto mais pedalar e estavam dando show de bola! eles tem o espaco deles, separado dos carros e vc tem q ficar esperto pq qdo menos se espera vc esta na ciclovia e eles ficam brabos por estarmos atrapalhando... o pior p mim foi n saber p onde olhar! eh q vc tem q se preocupar em ler mapa, ver de onde vem os carros e as bicicletas, certo? eu ainta tinha q me lembrar q a "mao" na holanda eh a "normal" e n que nem aqui em londres! nossa, eu ja to acostumada c a "mao inglesa" q to sempre olhando p o lado errado na hora de atravessar a rua! da p acreditar?? ja to ate vendo q vou passar apuros qdo voltar p o brasil em dezembro!
uma coisa q acho q eh tipico na holanda eh a batata-frita. eu comi tds os dias, logico. eu adoro comer bobagem!!! varia entre 1,60-3,50 euros, a depender do lugar, do tamanho e do molho (maionese, ketchup, curry...) q vc quiser colocar. depois da minha longa viagem p chegar na holanda e de andar tanto, eu so tive forcas mesmo p voltar p o alberguem, tomar banho e dormir (as 19h!!!!!!!!!)
SEGUNDO DIA (domingo)
-> anne frankhuis
essa eh a famosa casa de anne frank, a menina judia q ficou escondida por 2 anos c seus pais, sua irma, um conhecido e mais outra familia antes de ser denunciada. efetivamente, hj eh uma casa vazia, mas eu acho q valeu cada minuto q passei la! a gente assiste um video introdutorio e depois vai seguindo pelos comodos da casa (tem um panfleto q explica um pouquinho). em alguns comodos tem exposicao de objetos do pessoal q estava escondido ou de quem os ajudou, tem um video com uma das q ajudaram o pessoal do anexo e, logico, tem a famosa estante! eu li o livro um pouco antes de ir p la pq queria demais vistar a casa e acho q foi a melhor coisa q fiz! talvez n tivesse entendido tanto o q cada lugar daqueles representava se n tivesse lido o livro, mesmo c tds as explicacoes q tem la. vc ve onde enra a empresa e depois de passar pela estante visita os comodos onde as pessoas moravam, impressionante como eles 8 n se mataram mesmo tendo ficado confinado naquele lugar por quase 2 anos!!! depois tem uma sala interativa falando sobre liberdade em todas as suas formas. n tem relacao c o livro, mas trata do mesmo tema. eh legalzinho, mas n fiquei por la mto tempo n! a casa de anne frank eh a atracao q abre mais cedo em amsterdam, as 9h. cheguei la uns 10min antes disso e j atinha gente na porta!!! inacreditaval, ainda mais c o vento frio q tava fazendo, mas entramos tds de uma vez assim q abriu. a entrada custa 7euros e eu fiquei por la uns 50min somente, mas vi tudinho!!!
-> verzets museum
esse eh o museu da resistencia. fenomenal! gostei demais! explica a segunda guerra mostarndo a resistencia de "ilustres desconhecidos" holandeses as imposicoes nazistas. relata de forma cronologica c mtos objetos e as pessoas expondo seu ponto de vista. tem mta informacao, n da p ver td de uma vez q cansa, gosataria de ter oportunidade de ir la de novo p poder ler td, mas valeu demais! mas eh valido mesmo p quem sabe holandes ou ingles pq as informacoes estao somente nesses 2 idiomas. mto bom pq n eh um museu mto turistico, as pessoas tds q estavam la falavam holandes, eh algo q os locais sabem, mas nem tanto os turistas. fica bem pertinho do zoologigo, no sudeste da cidade, fora do centrao onde tds estao! custa 5euros, mto bem pagos!!!
-> hollandsche schouwburg
esse "museu" eh um antigo teatro judeu onde os nazistas concentravam os judeus antes de manda-los p os campos de concentracao. apesar de ser gratuito n vale a pena, ainda mais se for la depois do museu da resistencia. esta tudo em holandes e mesmo assim n eh mta coisa... a vantagem eh q fica pertinho do museu da resistencia q vc pode passar la so p conferir q eh verdade o q to falando! kkk
-> de gooyer windmill
moinho q fica dentro da cidade de amsterdam. como n ia dar p fazer nenhum passeio p fora da cidade, descobrir q amsterdam tem um moinho dentro da cidade foi demais! melhor ainda foi ver q o mionho fica perto de museu da resistencia, ou seja, mais 5 minutinho de caminhada e eu vi um dos cartoes postais da holanda!!!
-> sex museum
como n podia deixar de ser, em amsterdam tem o museu do sexo. na entrada diz q conta a historia do sexo atraves do sexo, mas na verdade n tem nada de informativo historico n! engracado eh ver as pessoas se acanado de rir ou se comportando como se fosse a coisa mais normal do mundo. a entrada eh 3euros e o museu fica aberto ate as 23h!
olha so a coincidencia, no meu quarto teve mais um grupo de 3 amigas brasileiras e uma viajante brasileira sozinha. conversamos um monte, demos risada, mas elas foram curtir a noite e eu preferi dormir cedo p aproveitar direitinho o meu ultimo dia e n estar tao cansada p a viagem de volta p londres de onibus!
TERCEIRO DIA (segunda)
-> amsterdam historisch museum
ontem eu achei esse museu na maior facilidade voltando da casa de anne frank, mas passei aperto p achar hj!! 7euros p esse museu bonzinho so vale a pena se vc gosta bastante de arte e navegacao. logico q conta a historia de amsterdam, mas nada extraordinario nesse ponto. eh uma atracao tranquila, mas levei umas 3h p fazer o museu todo. nao foi meu favortio de forma nenhuma!
-> begijnhof
eh uma praca com varias casas onde moravam as beatas, catolicas q n faziam votos. eh super bonitinho, free mas so fica aberto ate as 13h. tem uma igreja protestante e uma capela catolica q, por sorte, estavam abertas e pude visitar!
-> i amsterdam
sao letras bem grandes q os turistas vao la e tiram fts posando nas letras. n sei se tem algum significado, mas fui la ver! fica, normalmente, na praca dos museus atras do rijksmuseum, mas mudam de lugar de vez em qdo. o melhor eh perguntar no centro de informacao turistica antes de ir ate la!
existem outros museus em amsterdam, mas sao museus de arte, de pintura... eu n curto mto e por isso n fui, n posso dizer o preco ou se vale a pena! fui nas atracoes mais historicas q eh o q curto!
efetivamente terminei de ver td o q queria as 15h, dai fui fazer um lanche, peguei minha mochila na estacao (o locker custa 4,50euros) e fui p a estacao onde peguei o onibus. fiquei umas 2h por la lendo meu livro, peguei o bus no horario e tva feliz achando q n ia ter problema nenhum na volta ja q omotorista n sabia de nenhuma greve. puro engano, tivemos um atraso de 1h no embarque o q fez c q pegassemos td o trafego de entrada em londres. deveria chegar as 6h da manha, c o atraso do ferry achei q chegaria as 7h, sabem q hora cheguei em londre?? as 9h! ai q odio!!! o bom eh q eu n tenho problema nenhum em dormir em onibus e cheguei tanto em amsterdam qdo em londres inteirinha, pronta p curtir amsterdam e pronta p trabalhar aqui em londres. o ruim eh q mudou td a programacao, tive q fazer correndo as coisas no primeiro dia em amsterdam e cheguei super atrasada p trabalhar (comeco as 8h e so cheguei 9:30h). fora isso a viagem foi maravilhosa e so n foi perfeita pq marcelo n estava comigo...
ufa! terminei!!! espero q o relato ajude a quem ta pensando em ir p amsterdam por agora!!!