Ir para conteúdo

Ano Novo em São Thomé das Letras


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Feriado de Ano Novo, juntei uma turma de amigos e fui para a mística São Thomé das Letras. São Thomé com TH mesmo, não é charme não, é nome oficial, nas placas de carros e tudo mais. A cidade tem lá sua aura mística, mas é muito mais interessante pela turma alternativa que junta lá. O principal acesso por asfalto e através de Três Corações. Fui de carro mesmo, porque onibus pra lá é um pouco escasso e a gente tava numa turma maior (8 pessoas), então era mais viável ir em 2 carros. Da minha cidade até São Thomé são 300km, viagem de 4 horas. Tem uns atalhos de estrada de terra que baixam o percurso pra 200km, mas prefiro não arriscar.

Na estrada de Três Corações pra São Thomé você já vê as pedreiras na qual a cidade está envolta, algo na visão de São Thomé ao longe lembra os Andes. Talvez já algo a ver com a passagem pra Machu Picchu... você só vê as pedras brancas no alto do morro e forçando a vista consegue ver alguns pontos verdes ou azuis no meio da pedreira branca: são casas de São Thomé incrustadas na pedreira! A cidade fica em torno de 1300 metros de altitude, com o pico do Cruzeiro a 1440 metros.

Chegamos em São Thomé no sábado dia 29 no início da tarde. Tínhamos alugado uma casa para o feriado por 1100 reais. Casa com 4 quartos. Parece ser comum na cidade o aluguel de casas por temporada. Assim que desci do carro já fui abordado por um morador oferecendo casa pra alugar. Na casa onde fiquei os donos se mudam para o porão. É um importante meio de vida, pois na cidade de pedras não dá pra trabalhar com agricultura, tem que sobreviver da extração de pedras ou do turismo. É terrível dirigir em São Thomé! A cidade já estava lotada para o feriadão, muita gente pela rua, ruas estreitas, carros estacionados em ambos os lados e engarrafamento, principalmente de paulistas que foram todos pra São Thomé, a maioria dos carros eram placas do Estado de SP. Mas o pior pra dirigir em São Thomé é que as ruas são todas calçadas de pedras, calçamento irregular, dirigir de primeira, no máximo de segunda!

598db0cbaf8a7_2012-12-3018_07_25.jpg.617f795d1871b14935e9be7215c835e7.jpg

Primeira tarde na cidade, só damos uma volta no centro, fomos na gruta ao lado da igreja, mas essa é pequena, sem graça, o legal é a parte de cima da gruta, onde se tem uma visao legal da praça central e do horizonte.

DSC01528.JPG.e52accd19fba299ff11aba6acb81e744.JPG

Depois subimos ao alto do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, 1440 metros, vista de 360 graus de boa parte do Sul de Minas. Um artista local tocava violão aos pés do cruzeiro. Depois fomos para a pirâmide. Quase anoitecendo, não tinha por do sol, pois estava meio nublado, mas tava um clima muito legal lá em cima, tinha um casal cantando, uma paz indescritível pra ficar naquelas pedras contemplando o horizonte. E a maresia de São Thomé que é clássica né...

DSC01532.JPG.19b4b28af5f4500be95e47ffdb30ddc2.JPG

depois de anoitecer, a praça central ferve com seus bares lotados, lojinhas de artesanato e afins.

No domingo, fomos pras cachoeiras da região, Cachoeira da Eubiose, Cachoeira da Lua e depois pra atração mais legal que foi a Gruta de Sobradinho, uma gruta de uns 300 metros totalmente escura, essa é imperdível! Essas cachoeiras e a gruta não são perto da cidade, a gruta fica no distrito de Sobradinho a 15 km do centro e por estradas de terra. As cachoeiras estão pelo caminho. De noite, bares da cidade e tinha show do Ventania num bar no pé da serra, perto da cachoeira da Eubiose. Ir em São Thomé e não ir no show do Ventania não é ir em São Thomé!!

DSC00886.JPG.420be1f9e7c50eba7e59791e7ecdbfab.JPG

Na segunda-feira, véspera de ano novo, fomos explorar as pedras da cidade, ver a vista durante o dia e com sol, que é de tirar o fôlego. A area de pedras é bem grande e dá pra fazer uma boa caminhada naquelas pedras...e cansa!!

A virada de ano em São Thomé é nas pedras abaixo do Cruzeiro. Fazia uma noite linda de lua cheia que abrilhantava ainda mais toda a magia do momento. Depois de anos seguidos passando o reveillon na praia, passar nas pedras de São Thomé foi uma sensação maravilhosa. Depois da virada, show do Ventania!!

Primeiro dia de 2013 só pra curar a ressaca e dar uma volta nas lojas. Saímos de lá por volta de 15 horas, pois infelizmente no dia seguinte voltaríamos à realidade... Mas fica a lembrança de São Thomé, lugar mágico ou místico, não sei...mas que tem um ar diferente, algo de paz... E quero voltar em São Thomé no inverno pois deve ser sensacional o frio lá em cima... todo mundo lá tava na paz, os tres dias que passei lá estava rodeado de hippies, rastafaris, povo alternativo e gente doida... Um ótimo lugar pra terminar um ano, começar outro, recarregar as baterias, renovar as energias, uma cidade de outro mundo!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Enio, vc simplesmente relatou minha viagem!

 

Fui mais uma paulista, a invadir São Thomé das Letras.

 

Tive o prazer de conhecer, e passar a Virada por lá...Fantástico, diferente de tudo o que eu já vi!

 

Tanto quanto ao visual, como na energia que a cidade tem e as "figuras" que encontramos nela.

 

Esperamos pelo nascer do sol (o primeiro do ano) no Cruzeiro, várias pessoas reunidas, aplaudindo aquele acontecimento e curtindo toda aquela paz.

 

Confesso, que comecei bem o ano!

 

Superando meu medo, em relação a altura...aprendendo a admirar algo simples, algo que temos a oportunidade de presenciar tds os dias e não damos tanta importancia.

 

Tive que sair de SP, enfrentar hrs de viagem pra chegar em MG. E, finalmente valorizar aquele "Espetáculo".

 

Reveillon foi realmente Mágico, com tds as Letras em São Thomé!

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Realmente Regiane, a cidade é fantástica. Eu tb conheci São Thomé, nunca tinha ido. Depois de muitos anos pulando 7 ondas, esse ano eu pulei 7 pedras!!! Cheguei meio tarde pra virada, tava faltando só 10 minutos, então nao deu pra ver os fogos do cruzeiro, fiquei mais la em baixo, pouco pra cima do palco. mas lá pela uma da manhã quando tava mais vazio subi no cruzeiro. e aquela lua cheia linda hein? vontade de ficar la eu tinha, mas tava um vento frio e eu sem blusa, fiquei pouco e desci.. e as figuras da cidade...tinha uma doida pregando na rua, parou eu e mais 2 amigos e falou q a gente tava vestindo roupas com cores que incentivavam a pedofilia!! e falava com a cara mais séria do mundo.kkkkk.. mas o que seria de São Thomé sem essa diversidade de figuras, crenças, pessoas? Todo esse conjunto que faz de São Thomé essa maravilha toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hã, e tem essa de cor que incentiva pedofilia???

Essa é novidade! rsrsrs

Realmente tava friozinho, mas, encontrei a solução:

Uma garrafa de vinho e mto Rock!

Fiquei num bar, ali do lado do palco...curtindo um bom som, bebendo, interagindo c/ as figuras e aguardando pelo Sol.

Ficaria fácil, mais uma semaninha por lá, viu?!

Ahhh e já ia esquecendo de citar o Camping do Cid.

Foi indicação que peguei aqui do site... show o lugar, os donos e meus vizinhos.

E de tardezinha, o cochilo na rede: Sensacional! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Hã, e tem essa de cor que incentiva pedofilia???

Essa é novidade! rsrsrs

Realmente tava friozinho, mas, encontrei a solução:

Uma garrafa de vinho e mto Rock!

Fiquei num bar, ali do lado do palco...curtindo um bom som, bebendo, interagindo c/ as figuras e aguardando pelo Sol.

Ficaria fácil, mais uma semaninha por lá, viu?!

Ahhh e já ia esquecendo de citar o Camping do Cid.

Foi indicação que peguei aqui do site... show o lugar, os donos e meus vizinhos.

E de tardezinha, o cochilo na rede: Sensacional! :wink:

 

Vc tem o telefone ou mail do camping do cid? abx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Pretendo passar o Réveillon em São Thomé esse ano 2016/2017 sempre vou em Julho, mas esse ano quero passar o Réveillon, deve ser maravilhoso, toda vez que fico e férias tenho que visitar a cidade pra repor as energias, adoro a cachaça do bar do Joe, as pessoas, o clima, tudo é perfeito naquela cidade, lembro de ter acordado e ter visto um fusca e um cara num cavalo naquelas ruas de pedras, me senti nos anos 90 hahahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Ressuscitando esse relato pq esse ano fui de novo pra virada em São Thomé. 5 anos depois pouca coisa mudou. Fomos de novo em um grupo de 8 pessoas, mas só eu e uma amiga que estavamos da turma anterior, o resto era novato em São Thomé. O aluguel da casa dessa vez aumentou pra 1720, deu 215 pra cada. Fomos dia 29 e voltamos dia 01. Esse ano o tempo tava mais fechado, não fomos pras cachoeiras, ficamos mais na casa fazendo churrasco e bebendo:D Quando o tempo melhorava a gente subia pras pedras ou dava uma volta na praça. A cidade tava mais cheia esse ano. A virada nas pedras tinha muito mais gente que da outra vez. Ficou muito bacana a quantidade de luzes de celulares na hora da virada, os fogos clareando a multidão, é muito bom estar em São Thomé

5a50ba3d0a9ca_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(1).thumb.jpeg.fa4e1c8913fb46c43df55b2e5549c992.jpeg5a50ba3ee2838_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(2).thumb.jpeg.e9e54cac5f759d2c628a131a17e220ae.jpeg5a50ba417e480_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(3).thumb.jpeg.2d2534b272731f2f6fda6219eb775f10.jpeg5a50ba43beb49_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(4).thumb.jpeg.aa8be5265e03b8bbf38a0bc024000f28.jpeg5a50ba46de929_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(5).thumb.jpeg.40311fd97a6738db0b1b302016a6fd40.jpeg5a50ba490f663_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(6).thumb.jpeg.472ff908c9460b5d6b2c3f03018c353d.jpeg5a50ba4adcfe4_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(7).thumb.jpeg.89020e79c3586da666e603f3605bd823.jpeg5a50ba4cc0c07_WhatsAppImage2018-01-06at09_44.02(8).thumb.jpeg.665160bbfa7963e71543c2ead62c4d12.jpeg5a50ba4fc0f1c_WhatsAppImage2018-01-06at09_44_02.thumb.jpeg.1c83f7a101ecdba6bcbd6a654dd946d8.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...