Ir para conteúdo

Ano novo no fim do mundo ! BsAs, Ushuaia, Calafate e Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros

Hola pessoal !

 

Mais uma trip planejada e executada com sucesso com a ajuda do Mochileiros.com !

Fiz uma viagem perfeita, em que todos os dias fez tempo bom, todos os hostels e serviços que escolhi foram impecáveis.... Encontrei várias pessoas com quem tinha combinado aqui no fórum (e infelizmente, não pude encontrar outras) que fizeram minha viagem ficar mais especial. Minha trip foi em parte sozinha, em parte acompanhada de uma ótima amiga que conheci aqui no fórum, a Sabrina.

É com mucho gusto que relato minha viagem e ajudo com quaisquer dicas que precisarem :wink:

 

 

PREPARATIVOS

o meu roteiro foi basicamente copiado do relato da Mi_GR, inclusive a tabela de previsão de gastos.

mendoza-bariloche-puerto-madryn-el-calafate-el-chaten-ushuaia-28-dias-sozinha-t42647.html

 

Fiz todos os trechos de avião, devido ao tempo escasso; a melhor opção foi comprar tudo pela Aerolineas Argentinas, na modalidade multi trechos.

Ficou o seguinte:

SP - Buenos Aires

BsAs - Ushuaia

Ush - Calafate

Calafate - SP

Todos esses voos saíram por U$ 650, comprando com 3 meses de antecedência. Não tive nenhum problema com a Aerolineas. Nenhum atraso, mesmo com o caos em Guarulhos no dia de Natal.

 

Preferi reservar hostels em Buenos Aires e em Ushuaia com antecedência. Pelo http://www.hostelworld.com paguei 10% antecipado no cartão de crédito.

 

Levei toda a grana em reais, além do cartão de crédito e débito. Dá pra fazer o câmbio já no aeroporto de Ezeiza, existem dois caixas do Banco de La Nacion. O caixa perto da saída tem a melhor cotação, 1 real = 2,27 pesos. No Banco de La Nacion da Playa de Mayo estava 1=2,29. Nas ruas e nas feiras a média é 1=2.

No geral, achei a Argentina um lugar muito barato para viajar. Os gastos básicos como comida e transportes, pode-se passar muito bem com R$ 50 por dia. As farras obviamente variam de preço, mas sempre muito menos do que em SP, por exemplo.

 

EQUIPOS

O melhor lugar pra comprar foi Ushuaia. Os preços são bastante bons, tem muita variedade de marcas e modelos, as lojas são todas perto umas das outras. Mesmo tendo ido nos outlets em Buenos Aires, é tudo mais caro, e não compensa ficar correndo a cidade inteira atrás de lojas de equipamentos.

fimdomundo.xls

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

BUENOS AIRES 25 a 29 dez.

 

Já vi que aqui no fórum as opiniões sobre a cidade são bastante diversas, mas já sou da turma que AMA a cidade. Claro que, sendo minha primeira vez, fiz os passeios básicos turistão: Recoleta, Caminito, Calle Florida, San Telmo ....

Adorei as avenidas largas e limpas, a facilidade de andar, a vida noturna, os porteños com suas manifestações políticas ....

Fui muito bem tratada por todos, do moleques que conheci na balada, os taxistas que puxavam assunto sobre a Dilma oussef, as inúmeras pessoas que pedi informações com meu portunhol tosco. Enfim, recomendo fortemente a cidade, e voltarei em breve, se Deus quiser.

Hostel - Milhouse Avenue

party hostel divertidíssimo. Paguei $60 num quarto compartilhado com banheiro e desayuno (básico) incluso. Fica muito bem localizado, perto dos metrôs, do obelisco, da Plaza de Mayo, tem tudo por perto. O hostel tem internet, cozinha, espaço de tv, um bar, com ambiente muito legal, gente animada de todo canto do mundo. Só que o hostel é grande, e o staff é péssimo. Atendem mal, não ajudam com os problemas, parece que estão mais interessados em bagunçar com alguns hóspedes. Ah, os quartos tem ar condicionado .... só que tivemos que pagar $40 para ligar. No calor absurdo que estava em BsAs, era muito necessário.

Todo dia tem festa em um ou outro Milhouse (aberta só para hóspedes), e são bem legais. Só não pode entrar com bebida de fora, e o copo de quilmes lá custa $10 ! (sorte que eu tinha comprado uma garrafinha de Absolut no free shop e deu pra dar uma alegrada discretamente, hehe.) As festas acabam as 2 da manhã, e de lá o povo vai pra alguma balada recomendada pelo hostel, que é por perto e tem desconto pra entrar.

Na segunda feira em que estive lá, a festa foi estilo dance no Milhouse antigo, seguido da Boate Severino que é na mesma rua, por $10 a entrada. O lugar é meio feinho, um calor insuportável, mas foi divertido, porque encontramos algumas pessoas daqui do fórum, todo mundo naquela alegria :-)

Nas baladas porteñas toca muita música brasileira do pior tipo possível, uns pagodes e axés de 10 anos atrás. Foi muito inusitado ver a gringaiada curtindo o funk do Tropa de Elite ....

 

Outros:

-Caminito foi bastante desnecessário. Uma favela colorida, e só. A parte turística são duas ou três ruas, e fora delas, o bairro é bem feio. Todas as pessoas que pedimos informações sobre como chegar nos recomendaram a não ficar lá depois que anoitecer.

-Sorvete de dulce de leche do Freddo ! É bem famoso, e realmente, é muito, muito bom. Meio caro ($15 a bolinha), mas vale trocar a janta, ou dormir ao relento, pra provar esse helado.

-zoo Lujan, imperdível ! Fica a 2h de Buenos Aires, mas é fácil de chegar: pegar o metrô linha verde, e descer na estação Plaza Itália. (lá mesmo tem um zoo, mas não é esse!) Lá tem uma parada de bus, pegar um que vai pra Lujan - a cidade, então tem que avisar o motorista que pretende descer no zoo. O bus custa $8 e a entrada $40. Além dos bichos normais, a grande diversão é entrar nas jaulas, carregar leões bebês, montar em tigres, alimentar os elefantes. Fica a eterna questão: os bichos estão ou não dopados ??

 

GASTOS- uma média

hostel $60 a diária

transfer ezeiza+taxi $50

taxi até palermo $15

janta no Hard Rock Café $83

entrada Zoo Lujan $40

empanada $4

camisa da seleção argentina $170

copo de Quilmes ou qualquer dose no bar do Milhouse $10

champanhe Chandon pequena no supermercado $12

 

.... continua ....

598d9ec412bc5_Foto0031.jpg.2939225759630079305af80dddfb6217.jpg

DSC_5465.JPG.586846cf14470bb568870ad897bdc2a3.JPG

598d9ec509c68_Imagem289.jpg.9b5f1b35e55fefe6b4184c730549204b.jpg

598d9ec50f397_Imagem094.jpg.ab20bbdd9cc00635fc64b5cb82962c56.jpg

DSC07889.JPG.c51d276313b12d85e1d2eb9d4f742c30.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

USHUAIA 29 dez a 1 jan

 

Sabe quando o avião pousa e as pessoas batem palma ? Quando pousou em Ushuaia, pela primeira vez, eu bati palmas com gosto. Ushuaia é espetacular desde o começo. O aeroporto é minúsculo, parece um chalé de madeira, e de qualquer lugar se vê as montanhas com um pouco de neve. O clima estava frio e com vento, mas nada que fosse problema, afinal, dava pra andar de blusinha no maravilhoso hostel em que fiquei. O Freestyle foi sem dúvida, o melhor hostel da viagem inteira !

Paguei $70 pelo quarto compartilhado, com lockers grandes, um banheiro que fica no corredor, mas muito bom e limpo. Fica a dois quarteirões subindo a avenida principal, pertinho de tudo e com uma vista linda. Tem também chá e café liberados o dia todo, e o desayuno é bem generoso, até com ovos pra quem quiser fazer (foi quando aprendi com os gringos que ovos mexidos de manhã são bons pra curar ressaca, haha). E ainda tem os meninos da recepção, que são muito gente boa, prontos pra ajudar com o que precisarmos e dar dicas sobre a cidade.

 

Logo no dia em de chegada conseguimos fechar o passeio no Canal de Beagle no próprio hostel, com a empresa Tango, por $170. O passeio sai as 19h até as 22h, assim deu pra fazer um reconhecimento da cidade e ajeitar as coisas antes do passeio.

O barco era bem pequeno, com menos de 10 passageiros, e o guia era muito bom. O passeio foi demais, passamos pela ilha dos pássaros, dos lobos, o farol de Les Eclaireurs, tudo com pequenas paradas pra explicações. Fazia muito, muito frio, ventava muito, e certa hora apareceu um chocolate quente com bolinhos pra galera que foi super bem vindo .... Fizemos uma caminhada na ilha Bridges, o visual era lindo mas o frio impedia de aproveitar melhor ....

Na volta pudemos ver Ushuaia anoitecendo, e pra fechar com chave de ouro, bebemos uma cerveja típica de lá, Beagle Red Ale diretamente tirado da chopeira do barco ! Muy bueno !

598d9ec53472a_Imagem421.jpg.e1529df8eec03cea19e06276aa49ce35.jpg

598d9ec53a2cf_Imagem470.jpg.78729bf1e5e549dfa5342fe05b040860.jpg

598d9ec53fae7_Imagem357.jpg.a0f2fd24c07b1c064205b1e5161f0263.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

continua...

 

No segundo dia em Ushuaia, aproveitamos que estava uma manhã meio nublada e aproveitamos para ver as lojas, fazer umas comprinhas básicas :-)

As principais lojas de Ushuaia ficam todas na Av. Libertador, tem dois bancos, uma farmácia bastante boa e, no final da avenida, um supermercado La Anonima. Fomos em várias lojas procurar roupas de frio e acabamos comprando na Scandinavian. Os preços estavam bons, e tem muita variedade de marcas e modelos. (fleece columbia - $140)

Comprei algumas lembrancinhas na loja Monte Olivia, que tem várias coisinhas fofas pra turistas. Comprei um pack com 3 cervejas Beagle diferentes ($35 - péssima idéia, carregar cervejas pelo resto da viagem !), alguns pinguins em miniatura, doce de calafate, etc. Um lugar bom pra comer é a padaria/delicatessem Eureka, que fica a duas quadras do hostel Freestyle. Tem vários tipos de massa com vários molhos, a $22 uma bandeja muito cheia (dá tranquilamente pra duas pessoas). Tem também empanadas, sanduíches de miga e pães bons e baratos pra levar nos passeios.

Tem também as Empanadas do Dieguito, pertinho do hostel. Vários sabores loucos de empanada (tipo abacaxi com vegetais), tudo delicioso e baratinho.

A tarde, com o tempo já bom, fomos visitar o Cerro Martial. Pra chegar lá é bem simples, basta pegar um táxi que deixa no pé da montanha (uns $20 desde o hostel) e de lá ir subindo, não tem entrada nem nada. Na base tem uns restaurantes e lanchonetes e tem o teleférico, que infelizmente não estava funcionando por ser verão. Subimos pelo lugar que no inverno é a pista de esqui, uma subida bem tranquila, de aproximadamente 1 hora. Mesmo sendo um trecho curto, imagino que seja mais legal fazer a subida de aerosilla; a descida das cadeirinhas é feita em um restaurante que tem uma vista bonita da cidade (estava fechado também); a partir daí, tem um caminho no meio de algumas árvores para enfim, chegar em um lugar panorâmico pra ver as montanhas ....

Na base das montanhas não tinha muita neve, então empolgamos e tentamos subir até o fim. Foi difícil, hehe, e quase chegamos lá. Mas pudemos andar um pouco na neve, dar umas escorregadas nas pedras rolando, e já ficamos satisfeitas.

Na hora de voltar, um pequeno problema .... nenhum dos bares estava aberto, nenhum taxi nem nenhum ser humano a vista. Só nos restava descer a pé os cerca de 5 km de volta pra cidade... mas, como sempre, contamos com a sorte e a boa vontade dos argentinos: esticando o polegar conseguimos uma carona com um nativo que nos deixou bem na porta do hostel :-)

598d9ecbe5997_Imagem532.jpg.51bb4f3632fc4c4e7518f60c3398e910.jpg

598d9ecccbbba_Imagem498s.jpg.cede89f5e7a2802b5be20118c7a89a44.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

O último dia do ano começou meio chuvoso, então aproveitamos pra enrolar e curtir o hostel, conversar com os gringos, tomar um café da manhã decente ....

Fechamos a excursão para o Parque Nacional da Terra do Fogo no hostel mesmo, com vans que passam buscando a galera de 1 em 1h e na volta passam por vários pontos do parque recolhendo o povo. Custou $70, e combinamos de sair às 13h.

(OBS - durante o planejamento da viagem fiz várias pesquisas com empresas pra ver qual oferecia o melhor passeio, o menor custo .... mas chegou na hora, acabei fechando tudo no hostel e pagando um pouco mais caro do que esperava. Não sei se por ser altíssima temporada, mas na hora, dá uma preguiça de ficar indo nas agências procurando isso .... acabei fazendo isso pela conveniência de estar tudo na mão e porque sempre tinha alguém do hostel que já tinha feito os passeios e tinha boas recomendações pra dar)

Chegando no Parque tem que pagar a entrada de $75 e eles dão um mapinha com as principais trilhas, os detalhes sobre distancia, tempo estimado e dificuldade de cada uma delas. Na van tinha dois italianos fofos do nosso hostel que nos acompanharam no passeio, conversando sobre a política italiana, nos ensinando palavrões, discutindo preferências musicais e amenidades do tipo.

A última van viria nos buscar as 19h, então tivemos tempo de fazer duas trilhas: a Baía Lapataia e Senda Costeira. A primeira é bem curta e plana, com alguns caminhos que dá pra ver as montanhas, os lagos, bem bonitinha. Paramos pra um lanche com empanadas e sanduíches de miga em uns espaços que pareciam quiosques, com aquela vista maravilhosa.

A Senda Costeira é um pouco mais difícil, com vários caminhos no meio das árvores em que não tem vista de nada e algumas subidas meio puxadinhas. Algumas vezes os italianos cansavam das nossas intermináveis paradas pra fotos e nos deixavam pra trás (humpf, nada cavalheiros) e a gente acabava se perdendo pelo caminho, tendo que voltar um monte ou ficar andando em círculos pra achar os malditos palitos amarelos sinalizadores. Depois de uma leve torção no meu tornozelo, vários músculos doendo das subidas, muita fome e sede, chegamos ao fim dos 8 km de Senda Costeira. A van nos pegou no lugar combinado pouco depois que chegamos e nos levou de volta para o hostel, onde já estava o rolando a super ....

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110227141246.jpg 500 375 Legenda da Foto]Festa de AñoNuevo do Freestyle ! O hostel organizou uma festa de reveillon pros hóspedes (pelo módico preço de $100) num espaço muito legal que eles tem no andar de cima, com uma vista linda, tudo decorado, bebida e comida à vontade. Quando chegamos já estava rolando cerveja e alguns petiscos pra abrir o apetite da galera. Todos do hostel já eram meio "conhecidos", ficou um clima muito legal, todo mundo curtindo, fazendo bagunça, som legal rolando .... um modo bueníssimo de terminar o ano !

Rolou um churrasco e pra salvar os vegetarianos, uma mesa generosa de salada .... tudo isso com muita cerveja e vinho, sempre !

Perto da meia noite eles tiraram todas as mesas do salão e liberaram pra virar pista de dança .... estouraram várias garrafas de uma champanhe muito boa, e apartir daí, eu não lembro mais de muita coisa, hahaha ....[/picturethis]

598d9ed1a2d6a_Imagem676.jpg.afb18dac35b710ca43bf98a74de70b0e.jpg

598d9ed1a8682_Imagem665.jpg.93ecb4aae16544d29b0cb81e7990a07f.jpg

598d9ed1aed68_Imagem632.jpg.29e29af8ea8ec32e72c148c05f95a12b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

CALAFATE 01 a 03 jan.

 

Fui embora de Ushuaia com muita vontade de ficar, e talvez meu estado de espírito contribuiu um pouco para não achar muita graça em Calafate. Um pouco de ressaca do reveillon, um pouco chateada por ter deixado pra trás Ushuaia, meus novos amigos e minha companheira de trip, que seguiria para TDP.

Dia 1 de janeiro a cidade estava muito, muito cheia de turistas, a maioria gringos ricos de meia idade, lotando os restaurantes e agencias (os poucos que estavam abertos). Fiquei dois dias lá sem conseguir sacar dinheiro de nenhum dos caixas que tem na avenida, tudo vazio. A cidade é muito bonitinha, num estilo "Campos do Jordão", parece uma montagem cenográfica, e tudo muito caro...

A única regalia alimentícia que me proporcionei foram os chocolates e helados da "Ovejitas da Patagonia", tem na avenida principal e em Chaltén também. As atendentes são legais e me deixaram experimentar vários sabores (não achei graça no tal Calafate). A maioria dos restaurantes, além de caros, estavam lotados todo o tempo, então fiquei só à base de empanadas e macarrão mesmo.

Um ponto muito positivo em Calafate foi o hostel em que fiquei. Cheguei sem reservar e consegui um quarto compartilhado por $55 no Che Lagarto, que fica na rua 25 de mayo, duas quadras da Av. Libertador. Apesar de o centro turístico da cidade ser bastante pequeno, a cidade é espalhada, então os anúncios de hotel que dizem ser "a poucos quarteirões do centro" podem significar que estão num morro, no meio do nada, ou numa parte feiinha da cidade.

O Che Lagarto ficava bem pertinho, numa rua fofa, e uma construção bem legal, estilosa, com bar, tv, área social, quartos espaçosos e staff gente fina.

No dia em que cheguei, como já era fim de tarde, aluguei uma bike ($15 a hora) e fiquei dando voltas pela cidade, conhecendo as ruazinhas simpáticas, a Laguna Nimez que é pertinho .... tem sol até umas 22h, e estava um calor absurdo que eu não esperava.

Como não consegui reservar o minitrekking no Perito Moreno (em alta temporada, é realmente necessário reservar com uns 2 dias de antecedência), fiz só o passeio básico mesmo. Paguei $100 num bus que busca no hostel as 9h e volta as 5h.

Chegando lá, tem que pagar mais $75 de entrada no parque e tem a opção bem interessante de fazer uma navegação que chega pertinho do glaciar (algumas agências vendem esse passeio como "Moreno Fiesta"), por $50.

O dia lindo, com céu azul contribuiu para a vista do Perito Moreno ficar ainda mais espetacular .... fiz o passeio de barco, que dura 1h e depois segui a andar pelas passarelas, de onde se tem uma vista muito boa da geleira. Todo o lugar estava muito cheio e, mesmo sendo lindo, espetacular e tal, achei a experiência meio .... turística demais. (é, eu estava realmente de mal humor :-P

Comprei meu bus pra Chaltén na agencia Chalten Travel em uma pacote ida e volta Chalten + 3 noites no hostel Pioneros del Valle por $255. Aproveitei e comprei também por $440 o passeio Viedma Ice Trek, a caminhada no gelo em Chaltén, já que no Perito Moreno não rolou mesmo.

Aproveitei minha última noite em Calafate tomando algumas cervezas com os amigos israelenses nos barzinhos da avenida e me preparei pra minha última etapa, El Chaltén.

598d9edb4ab25_Imagem738.jpg.c3d71a44d3983b0c0d8806eea3dc8c3e.jpg

598d9edb5205a_Imagem778.jpg.a1909c2524c5dbe842deb3d5f9a85957.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...