Ir para conteúdo

Apneia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Bom, eu nao sou o cara mais experiente em mergulho livre e apneia mas ja brinquei um pouco entao vou colocar um pouco do q aprendi. Outros fiquem a vontade para contribuir.

 

Qdo comecei a brincar mais seriamente de descer mais fundo eu percebi q no inicio eu nao conseguia passar dos 6m, parecia q faltava ar - isso descendo em um lugar em q o fundo esta a 20m de profundidade - mas me dei conta q se eu ficasse parado ao inves de tentar descer mais eu tinha ar de novo e aquela vontade louca de respirar passava. Me dei conta q entao eh muito mais uma questao de confianca do q qquer outra coisa. Como era um paredao ingrime q ia de 0 a vinte metros eu entao passei a descer acompanhando a parede, ficando perto do fundo pois assim tem uma referencia e eu tinha mais confianca. Fui entao aos poucos aumentando a profundidade em em apenas uma hora eu ja havia conseguido descer ate 12m!! Eureca!! Em 3 dias brincando assim por uma a duas horas eu consegui descer a 18m.

 

Um dia tb resolvi treinar pra aumentar meu folego. Em uma piscina dia sim dia nao eu ficava tentando atravessar de um lado para o outro sem respirar. A principio nao conseguia passar da metade, mas conforme vc vai ficando mais calmo e ganha confianca percebe q qto menos se mexer e mais se acalmar o folego vai aumentando. Fui gradualmente conseguindo aumentar a distancia percorrida. Outra coisa q fazia era simplesmente abaixar a cara dentro dagua e ficar sem respirar e marcar o tempo. Assim em 3 semanas aumentei de 30seg para 3m30s com hiperventilacao e 3m15s sem hiperventilacao.

 

Aviso - hiperventilacao pode ser perigosa e causar desmaios enquanto em baixo dagua e isso pode ser faltal. Muito cuidado!

Link para o comentário
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Po muito interessante seu relato................ vou tentar na minha próxima trip

Acho que está faltando confiança pra mim. Uma coisa que eu percebi (não sei se com você é assim) se eu tentar bater as nadadeiras rápido eu perco o folego mais rápido, então não vale a pena tentar acelerar, outra coisa q eu tenho medo é sobre a compensação (acho q é esse o nome) da pressão interna do ouvido, dizem que em altas profundidades ao subir você não pode fazer isso de uma vez, teria que fazer gradualmente, não sei se é o caso da apnéia, não sei o quanto de profundidade exige isso.

 

Mas tentarei e assim que subir minha média eu posto aqui........ por enquanto não passo dos 30segundos hahahaha

 

abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra

por uma questao das leis da fisica, para dobrar a velocidade em baixo dagua vc precisa fazer 4 vezes mais forca, portanto qto mais devagar vc andar mais longe vc chega com seu folego. Repare ao atravessar uma piscina q se vc for ao maximo da velocidade vai perder o folego rapidinho, ao passo q se vc for deslizando bem suavemente vc vai muito mais longe pq o ar vai durar mais tempo.

 

A subida lenta eh so em caso de mergulho autonomo, em apneia vc pode subir como uma bala q nao tem problema.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nao tem limite de profundidade para apneia, pode voltar de 200 m como uma bala q nao da nada (o record mundial de apneia ja esta bem proximo de 200m e os caras literalmente sobem como uma bala). Ja em mergulho autonomo de dez metros ja pode dar merda, entao nao tem o papo da profundidade e sim se se esta usando apneia ou equipo scuba.

 

A rasao eh pq qdo vc respira ar comprimido (equipo scuba) vc esta tendo dissolucao de gases no seu corpo, o q nao acontece em apneia. Na volta para eliminar o excesso desses gases vc tem q subir de forma bem lenta. Se vc exceder um certo tempo a uma dada profundidade, e esse tempo limite varia com a profundidade ficando cada vez mais curto conforme a prof aumenta, tem q fazer paradas descompressivas, q sao paradas a profundidades especificas por tempos determinados para eliminar o excesso de nitrogenio no sangue, chamamos isso de paradas descompressivas e o mergulho entao passa a ser um mergulho descompressivo. Em mergulho recreativo isso nao eh recomendado, so fazemos de vez em qdo em caso de haver algo muito espetacular la bem fundo q justifique pagar as paradas descompressivas pois elas representam um certo risco a sua saude, eu ja fiz varias e nunca tive nada, mas pode acontecer - a chamada doenca descompressiva - e um tratamento em uma clinica hiperbarica alem de ser extremamente caro eh foda e dizem q doi q so a porra - nao o tratamento, mas o q te causa buscar o tratamento - BOLHAS NO SEU CORPO

Link para o comentário
  • Membros
Bom, eu nao sou o cara mais experiente em mergulho livre e apneia mas ja brinquei um pouco entao vou colocar um pouco do q aprendi. Outros fiquem a vontade para contribuir.

 

Qdo comecei a brincar mais seriamente de descer mais fundo eu percebi q no inicio eu nao conseguia passar dos 6m, parecia q faltava ar - isso descendo em um lugar em q o fundo esta a 20m de profundidade - mas me dei conta q se eu ficasse parado ao inves de tentar descer mais eu tinha ar de novo e aquela vontade louca de respirar passava. Me dei conta q entao eh muito mais uma questao de confianca do q qquer outra coisa. Como era um paredao ingrime q ia de 0 a vinte metros eu entao passei a descer acompanhando a parede, ficando perto do fundo pois assim tem uma referencia e eu tinha mais confianca. Fui entao aos poucos aumentando a profundidade em em apenas uma hora eu ja havia conseguido descer ate 12m!! Eureca!! Em 3 dias brincando assim por uma a duas horas eu consegui descer a 18m.

 

Um dia tb resolvi treinar pra aumentar meu folego. Em uma piscina dia sim dia nao eu ficava tentando atravessar de um lado para o outro sem respirar. A principio nao conseguia passar da metade, mas conforme vc vai ficando mais calmo e ganha confianca percebe q qto menos se mexer e mais se acalmar o folego vai aumentando. Fui gradualmente conseguindo aumentar a distancia percorrida. Outra coisa q fazia era simplesmente abaixar a cara dentro dagua e ficar sem respirar e marcar o tempo. Assim em 3 semanas aumentei de 30seg para 3m30s com hiperventilacao e 3m15s sem hiperventilacao.

 

Aviso - hiperventilacao pode ser perigosa e causar desmaios enquanto em baixo dagua e isso pode ser faltal. Muito cuidado!

 

Cara, to lendo agora sobre apnéia, gosto da atividade, mas nao fiz ainda, vou comecar em Bonito no Carnaval. O que é hiperventilação? hehehe

Link para o comentário
  • Membros de Honra

hiperventilacao eh o seguinte, qdo vc prende a respiracao, o q te faz ter vontade de respirar nao eh o nivel baixo de oxigenio q vai sendo consumido ao longo do tempo, mas sim o nivel de gas carbonico q vai se acumulando no seu sangue. Dessa forma qdo vc tem o estimulo de respirar, ainda tem oxigenio suficiente para continuar mais um pouco, mas o nivel de gas carbonico bateu no talo e vc tem aquele reflexo quase incontrolavel de respirar. O ar q respiramos tem uma porcentagem (concentracao) de oxigenio maior do q o dissolvido no nosso sangue, sendo assim ha uma tendencia do oxigenio de se difundir do ar para o nosso corpo (eh assim q o oxigenio entra no nosso pulmao) e da mesma forma tem uma porcentagem (concentracao) de co2 mais baixa do q o dissolvido no nosso sangue, dessa forma ha uma tendencia do co2 sair do nosso corpo para o ar (eh assim q o co2 sai do nosso corpo). Tudo esta em equilibrio com nossa taxa basica de respiracao. Mas se vc hiperventilar, ou seja, fazer respiracoes profundas e rapidas sucessivas vai alterar esse equilibrio, de modo q mais o2 vai se difundir para o nosso corpo e mais co2 vai sair do nosso corpo para o ar. Voltando ao estimulo respiratorio citado acima, agora vc com menos co2 no sangue, vai demorar mais para q esse gas se acumule e te provoque o estimulo respiratorio. O resultado eh conseguir ficar mais tempo sem respirar.

 

O perigo eh justamente vc hiperventilar demais e diminuir demais o co2, assim esse ainda nao vai ter chegado em niveis de estimulo respiratorio e o o2 ja vai ter acabado, ou seja, vc desmaia por falta de oxigenio e nem percebe pq nao recebeu o estimulo de respirar. Fora dagua o q acontece eh q desmaiado vc nao controla mais e nao prende mais a respiracao, o seu corpo 'assume o controle' e vc volta a respirar e vai acordar sozinho. Em baixo dagua, se ninguem te ajudar, vc vai passar a respirar agua e vai morrer!

 

Qto entao eh seguro hiperventilar?? Bom, varia de pessoa para pessoa, mas basicamente se vc nao sabe como fazer isso de forma segura, nao faça.

Link para o comentário

×
×
  • Criar Novo...