As 7 montanhas mais bonitas do Brasil!

Tópicos sobre Alta montanha, escalada em gelo, travessias em neve, técnicas, dicas, clubes de montanhismo, vídeos, equipamentos e lojas.

As 7 montanhas mais bonitas do Brasil!

Mensagem não lidapor victorcarv » 29 Dez 2010, 22:13

Fala pessoal,

Estava agora pouco conversando sobre as 10 montanhas mais altas do Brasil e surgiu uma dúvida...

... e as 7 mais bonitas ?

Claro que é um conceito muito subjetivo, mas é daí? Coloquem as que acham serem as suas 7 mais bonitas!

As minhas são:

1º Agulha do Diabo (Serra dos Órgãos/RJ);
Imagem
Trata-se de uma agulha com mais de 300 metros de proeminência, cujo cume está à 2.050m. Escalada técnica para acessar o cume. O charme está no topo, onde mal cabem 4 pessoas em um plano.

2º Monte Roraima;
Imagem
É fronteira tríplice entre Brasil, Venezuela e Guiana. O cume está à 2.734m de altitude e é pelo IBGE a 7ª montanha mais alta do país.

3º Pedra Riscada (São José do Divino/MG);
Imagem
Trata-se do maior monolito de granito das américas. Existem vias de escalada com 1.260 metros de extensão. Acesso somente por escalada técnica. Cume à 1.430m.

4º Cinco Pontões (Espírito Santo);
Imagem
O cume mais alto está à 1.260m. São 5 montanhas gigantescas, com proeminência de pelo menos 400 metros. Acesso ao cume mais alto por escalaminhada.

5º Dedo de Deus (Serra dos Órgãos, RJ);
Imagem
Sua escalada marca o início do montanhismo no Brasil. O cume está à 1.692m e o acesso ao cume é somente por escalada técnica. Mais de 500 metros de proeminência.

6º Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí/SP);
Imagem
Grande centro de escalada em rocha de São Paulo e local de incrível beleza. Trata-se de uma folha de rocha com 350 metros de proeminência, 500 metros de base e apenas 40 metros de largura. O cume está à 1.905m de altitude.

7º Pico Maior de Friburgo (Friburgo/RJ);
Imagem
Uma das maiores paredes rochosas do país. Um dos centros de escalada em rocha do Rio de Janeiro. Pelo menos 700 metros de proeminência. O cume está à 2.316m. Acesso ao cume somente por escalada técnica.

Eu escolhi sete, pois a partir daqui comecei a ter dificuldades para julgar outras montanhas! Estas 7 pra mim realmente se destacam.

Espero que gostem e coloquem outras montanhas!

Abraços!
Victor Carvalho

Imagem
Complexo da Pedra do Baú. São Bento do Sapucaí/SP.
Teto do Baú (A1). 14 de abril de 2008.

"Montanha, minha poesia!" - Blog de escalada.
victorcarv
Colaborador
Colaborador

Re: As 7 montanhas mais bonitas do Brasil!

Mensagem não lidapor Frida_ssa » 11 Mar 2011, 12:04

Olá Vitor,

Rapaz, eu nem vou listar as 7 mais bonitas mas o Monte Roraima é lindo demais!!! E ainda tem aquela coisa fantástica de estar localizado entre três países. Espetacular!!!
abraços!!!
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor gvogetta » 24 Abr 2011, 01:06

Olá Pessoal!

Putz, 7 montanhas só, difícil mesmo isso... ::mmm:

Vou acrescentar à lista do Victor algumas sugestões pessoais para discussão, mas já adianto que a questão será polêmica :mrgreen:

1. Conjunto Marumbi (Cume do Olimpo a 1539 m), no Pq. Estadual homônimo, Serra do Mar, PR
Cj Marumbi 2.jpg
Conjunto Marumbi. Foto: Curitibaeco
Cj Marumbi 2.jpg (73.23 KiB) Exibido 13925 vezes

2. Pico Paraná, 1877 m - Serra do Ibitiraquire, PR
Pico Paraná - v do Itapiroca.jpg
Pico Paraná
Pico Paraná - v do Itapiroca.jpg (70.58 KiB) Exibido 13925 vezes

3. Escalavrado, 1410 m - Serra dos Órgãos, RJ
Escalavrado RJ.jpg
Pico do Escalavrado. Foto: Mathews Puga.
Escalavrado RJ.jpg (47.81 KiB) Exibido 13925 vezes

4. Pico dos Marins, 2420 m - Serra da Mantiqueira, SP
Marins.jpg
Conjunto dos Marins
Marins.jpg (204.81 KiB) Exibido 13923 vezes

5. Pico do Cristal, 2769 m - Serra do Caparaó, MG
Pico do Cristal - Caparaó (ao lado do Pico da Bandeira).jpg
Pico do Cristal. Foto: Ted Santana.
Pico do Cristal - Caparaó (ao lado do Pico da Bandeira).jpg (93.95 KiB) Exibido 13925 vezes

6. Pedra Azul, 1822 m - Município de Domingos Martins, ES
Pedra Azul 1.jpg
Pedra Azul
Pedra Azul 1.jpg (120.59 KiB) Exibido 13925 vezes

7. Pico Agudo, 1224 m - Serra dos Agudos, Município de Sapopema, PR
Pico Agudo by Paulo Farina.jpg
Pico Agudo. Foto: Paulo Farina.
Pico Agudo by Paulo Farina.jpg (101.98 KiB) Exibido 13925 vezes

Bem, eu fui um pouco (só um pouco :mrgreen: ) bairrista, pois escalei em minha lista três montanhas do Paraná...
Apesar disso considero justas as indicações!

Abraços a todos!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Amend » 07 Jun 2012, 11:32

Bem na verdade não existe uma posição ou uma ordem. É quase impossível dizer que uma é mais bonita que a outra. Na realidade todas são maravilhosas e estão em um mesmo patamar, mas tenho minha preferência da seguinte forma:

1. Conjunto Marumbi
Imagem

2. Pico Paraná e arredores
Imagem

3. Pico das Agulhas Negras
Imagem

4. Monte Roraima
Imagem

5. Pico do Cristal
Imagem

6. Pico da Bandeira
Imagem

7. Dedo de Deus
Imagem

Abraços!
"Ele firmou as montanhas, cingiu-as com Seu poder e somente seus braços podem removê-las de seus lugares. Elevando-se em grandeza, elas apontam para o céu e à majestade de Deus, dizendo: - Ele é imutável. Com Ele não existe nenhuma variação ou sombra..."

Imagem
Acompanhe nossas aventuras, acesse:

http://penatrilhacuritiba.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/PeNaTrilhaCuritiba
Amend
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor gvogetta » 18 Jun 2012, 16:50

Olá Amend!

Belas opções, sem dúvida! Pelo visto você é também só um pouquinho bairrista! Rsrs. Só as duas primeiras do PR...

No entanto preciso fazer duas breves correções na sua galeria: a imagem do Pico da Bandeira (6) na verdade está incorreta pois mostra o Pico do Cristal enquanto a imagem (5) supostamente do Pico da Bandeira, mostra na verdade o Pico do Calçado em primeiro plano e, logo atrás dele, novamente o Pico do Cristal... Verifique.

Só para referência seguem algumas imagens do Pico da Bandeira:

Cume Pico Bandeira visto Calçado.jpg
Cume do Pico da Bandeira visto da trilha para ES que desce ao Calçado
Cume Pico Bandeira visto Calçado.jpg (83.46 KiB) Exibido 11383 vezes

Pico da Bandeira visto pelo lado mineiro.jpg
Pico da Bandeira visto pelo lado mineiro (o da esquerda)
Pico da Bandeira visto pelo lado mineiro.jpg (138.28 KiB) Exibido 11383 vezes

Créditos: imagens captadas na internet.

Abraço!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor renato5129 » 08 Dez 2012, 17:32

Sou incapaz de listar as 7 montanhas mais bonitas do Brasil. Tampouco tenho competência pra isso.
Mas o Monte Roraima, além da beleza singular, sem dúvida, é o mais fascinante.
Imagem
Relatos de viagem:
ucp.php?i=164
renato5129
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Trota Nando O Ateu » 08 Dez 2012, 22:19

: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Editado pela última vez por Trota Nando O Ateu em 09 Dez 2012, 11:22, em um total de 1 vez.
Há em tudo um limite que é perigoso transpor. porque uma vez transposto,já não há processo de voltar-se atrás.
Trota Nando O Ateu
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Amend » 09 Dez 2012, 01:56

Trota Nando O Ateu escreveu:::lol4:: ::hahaha:: Prezados mochileiros "Montanhistas" Sinto contrariar mas preciso esclarecer que geograficamente não existem Montanhas no Brasil. O Pico da Neblina é o Pico que mais se aproxima. No entanto não é classificado como Montanha por não atingir 3000 m de altura . Não existem Montanhas no Brasil por que o país esta no meio de uma Placa tectônica e não sofre interferência nas movimentações das Placas , não formando Montanhas. Aprendi sobre o assunto no antigo primário em uma aula de Geografia. ::toma:: ::toma::

Sinto em o contrariar, pois você está absolutamente enganado caro colega. Também devo advertir, que ainda que você estivesse coberto de razão, não é saudável lançar a ideia que os demais usuários são ignorantes. Certamente existem pessoas que tem maior e menor conhecimento em determinadas áreas, contudo não devemos de forma alguma menosprezar aqueles que não detém conhecimento profundo acerca do tema.

Fato é que todos que acessam o presente tópico entendem muito bem a nomenclatura empregada no título, sejam montanhas, morros, chapadas ou maciços a intenção é apenas uma: demonstrar a beleza do nosso país.

Não obstante o exposto, tenho que ressaltar que sua afirmação está absolutamente errada, pois no Brasil existem muitas montanhas, vez que para a geomorfologia, em geral, considera-se montanha uma elevação cuja altura em relação à base é maior que 300 metros e com vertentes de inclinação acentuada.

Deste modo certamente muitas escarpas podem, geomorfologicamente falando, não serem classificadas como montanhas, contudo existem muitas montanhas no Brasil, ainda que classificadas como baixas e médias, pois existem três classificações de montanhas, quais sejam montanhas baixas (entre 300 metros e 1.000 metros), médias (entre 1.000 metros e 3.000 metros) e altas (acima de 3.000 metros).

Ainda vale destacar, que segundo indicam os recentes estudos geomorfológicos do Brasil, as maiores montanhas brasileiras têm altura de aproximadamente
1.800 metros e extensão das vertentes com cerca de 4.000 metros e as maiores escarpas rochosas no país têm entre 700 e 1.000 metros de altura.

Caso tenha vontade e real interesse em aprender sobre o assunto, recomendo que leia o artigo em anexo. Porém advirto, cautela nas afirmações, nem sempre o que lhe ensinaram no primário está correto.

Segue em anexo estudo sobre a CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHAS PELA ALTURA, publicado por Antonio Paulo Faria, professor Adjunto – IGEO/UFRJ, veiculado pelo site da União de Geomorfologia Brasileira - UGB.

Abraços!
Anexos
CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHAS PELA ALTURA.pdf
(1.08 MiB) Baixado 94 vezes
"Ele firmou as montanhas, cingiu-as com Seu poder e somente seus braços podem removê-las de seus lugares. Elevando-se em grandeza, elas apontam para o céu e à majestade de Deus, dizendo: - Ele é imutável. Com Ele não existe nenhuma variação ou sombra..."

Imagem

Amend
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Trota Nando O Ateu » 09 Dez 2012, 08:46

::otemo:: ::otemo::
Há em tudo um limite que é perigoso transpor. porque uma vez transposto,já não há processo de voltar-se atrás.
Trota Nando O Ateu
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor renato5129 » 09 Dez 2012, 18:09

Trota, fiquei impressionado com sua forma de classificar uma formação geológica tomando como parâmetro sua nomenclatura. Primeiro vamos às definições de maneira bem simples e superficial:
Morro: Elevação natural do terreno com altura, a partir da base de até 300 m aproximadamente.
Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura, a partir da base superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações.
Serra: Cadeia de montanhas. Muitas vezes possui um nome geral para todo o conjunto e nomes locais para alguns trechos.
Pico: Ponto mais elevado de um morro, montanha ou serra.
Segundo vc, o Pico da Neblina (2993m de altitude) não é uma montanha, se fosse, chamaria-se "Montanha da Neblina", sem levar em consideração sua altitude ou altura da base ao cume.
Então, de acordo com seu critério de classificação das formações geológicas, o Broad Peak (8.078m de altidude) não é uma montanha, assim como o Pico Ismail Samani (7495m de altitude), o Pico Jongsong (7462m de altitude), o Pico Jengish Chokusu (7439m de altitude), o Pico Baltistan (7282m de altitude), entre muitos outros não citatos. Afinal, não se chamam Broad Mountain, Montanha Jongsong, Montanha Jengish Chokusu ou Montanha Baltistan.
Relatos de viagem:
ucp.php?i=164
renato5129
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Amend » 09 Dez 2012, 19:31

O pior é dps de uma classificação totalmente errada como a observada, é ser negativado...hahahahahahaha! Sem comentários!

Renato vc tem 100% de razão!

Imagem

Amend
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor gvogetta » 10 Dez 2012, 15:22

Amend escreveu:O pior é dps de uma classificação totalmente errada como a observada, é ser negativado...hahahahahahaha! Sem comentários!

Renato vc tem 100% de razão!

Lamentável!

Amend, bacana o material que vc anexou.

Trota, me perdoe, mas você foi um tanto infeliz na sua colocação, ainda que não tenha dito "diretamente" que nós, mochileiros "montanhistas", sejamos ignorantes... :evil:

Independente de classificações e "tecnicismos", prá mim montanha é montanha, seja ela pequena, média ou grande. Se a chamam de morro, monte, morrote, serra, montanha, cordilheira, chapada, escarpa ou pico, o importante é conhecê-las, subi-las e respeitá-las... ::otemo::

Abraços! E muita paz...!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Trota Nando O Ateu » 10 Dez 2012, 18:38

Amigo gvogeta vc por ser uma pessoa com capacidade intelectual conseguiu entender que não tive a intenção de ofender qualquer pessoa, apenas postei uma opinião baseada no que aprendi e sempre ouvi durante anos, no entanto sei que se estivesse conversando pessoalmente com os mochileiros aqui do tópico a conotação seria outra. Internet as vezes complica a comunicação pelo fato de quem esta do outro lado apenas lendo, ter ou fazer uma ideia errada do que realmente queremos dizer. Talvez tenha me expressado mal e por isso peço desculpas. Talvez se tivesse colocado minha resposta em forma de pergunta, do tipo: Para ser Montanha não deveria ter determinada altitude ??? Quem sabe não teria sido mal interpretado por apenas um indivíduo e não por todos. Espero que o mal entendido tenha sido perdoado, pois estamos todos aqui para colaborar e ajudar. E quanto ao indivíduo já resolvi da forma mais democrática e inteligente que encontrei. Mais uma vez deixo registrado meus sinceros sentimentos e votos de desculpas a todos que por ventura tenham se sentido ofendidos. Trota nando. ::Ksimno:: ::Ksimno::
Trota Nando O Ateu
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor gvogetta » 11 Dez 2012, 09:01

Trota Nando O Ateu escreveu:Amigo gvogeta vc por ser uma pessoa com capacidade intelectual conseguiu entender que não tive a intenção de ofender qualquer pessoa, apenas postei uma opinião baseada no que aprendi e sempre ouvi durante anos, no entanto sei que se estivesse conversando pessoalmente com os mochileiros aqui do tópico a conotação seria outra. Internet as vezes complica a comunicação pelo fato de quem esta do outro lado apenas lendo, ter ou fazer uma ideia errada do que realmente queremos dizer. [...]

::otemo:: ::otemo:: ::otemo::

Pois então Trota, sabendo disso temos que ter certos cuidados na hora de escrever... Realmente nem sempre nos expressamos da melhor forma e, texto escrito é diferente de uma conversa "olho no olho", onde pode-se perceber a conotação dada à conversa. Falo por mim.

Abraço!
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor trauco » 16 Dez 2012, 21:26

Essa visão do Nando me recorda a eduçação que eu tive nos anos 60, o Brasil não tinha montanhas, tinha montes, não tinha águia, tinha gavião real, o rio da minha cidade era arroio e as montanhas em volta dela, na subida da serra do mar não eram montanhas, eram morros, e olhe lá. Montanhas existiam nos EUA, na Europa, com neve em cima e junto tinham as águias,menores que a nossa harpia mas águias, e por aí ia o complexo de vira-lata institucional que nos era ensinado nos 9 primeiros anos de escola. Nunca entendi bem como esse lixo foi parar nos livros escolares, mas ele criou várias gerações de brasileiros ensinados a olhar pros EUA e Europa e achar que lá era o mundo real. Até nossas matas eram ruins, porque eram fechadas, tinham onça, mosquito, espinho. Só muito recentemente a visão do Brasil do Getúlio, Amend, etc começou a preponderar e esse complexo de inferioridade a desaparecer.
trauco

Próximo

Voltar para Montanhismo