Ir para conteúdo

Atacama 7 dias - Out 2016: Passeios, dicas e toda informação que voce precisa saber! Fotos!


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera!

 

Eu acabei de chegar do lugar mais incrível do mundo, mais conhecido como San Pedro de Atacama e, como aprendei muita coisa aqui, nada mais justo que repassar pra vocês toda a viagem num relato cheio de informações atualizadas. Estive lá de 14 até 20 de outubro de 2016.

 

As fotos (muitas) não postadas aqui estão no meu instagram: @ofiliperocha

Então, vamos lá! Acho que dividindo por tópicos fica mais organizado:

 

:arrow: Passagens aéreas

 

Primeiramente, devo alertar que você NÃO DEVE COMPRAR o trecho Brasil - Calama antes de pesquisar bem outras alternativas. Óbvio que tem seus benefícios, como a obrigatoriedade de a cia área te alocar em outro voo caso perca a conexão por atraso no primeiro voo e etc, mas nem sempre compensa. No meu caso, o trecho Rio - Calama pela LATAM sairia cerca de 600 reais mais caro do que comprar os trechos separados.

 

Comprei as passagens em agosto e o trecho Rio-Santiago e Santiago - Rio saíram por mil reais em voos diretos!

 

Sobre o trecho Santiago - Calama, comparei os preços e decidi comprar no site chileno da SKY AIRLINES

 

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE 1: Em todos os lugares que pesquisei, havia lido que para comprar as passagens no site da sky seria preciso enviar um e-mail mandando dados, uma burocracia só..Informo que comigo não foi preciso nada disso.

 

Bastou entrar no site chileno da companhia (para isso entre no site da companhia: http://www.skyairline.cl/verChange.aspx e selecione o país como CHILE e o idioma espanhol. Caso não apareça a opção, entre no site da empresa, no canto esquerdo superior da tela clique no país que aparece, que a tela pra você mudar de país vai aparecer). Escolhidos os trechos, basta inserir o numero de um cartão internacional que a compra será feita na hora, sem e-mails e demais burocracias. Como documento coloquei meu passaporte. Interessante é que no e-mail eles não aceitaram um endereço brasileiro (.br), porém o hotmail fornece e-mail apenas ".com", o qual utilizamos sem maiores dificuldades.

 

O trecho Santiago - Calama ida e volta saiu por 55 dólares já com as taxas ! 300 reais mais barato do que comprando no site chileno da Latam.

 

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE 2: Os principais sites avaliadores de cias aéreas estão desatualizados quando falam da SKY. A companhia se tornou uma low cost e não possui serviço de bordo, apenas venda de alimentos e bebidas. Como o voo dura só 2 horas, não foi nada que me atrapalhasse.

 

No que diz respeito à qualidade do serviço, os aviões são ótimos! 

 

Parti do Rio às 6:40 do dia 14/10 e cheguei em Santiago pouco antes das 11:30. Meu voo para Calama partia apenas às 15:25. Achei importante deixar essa folga de tempo para passar pela imigração e se caso nosso voo tivesse atraso.

 

Nesse meio tempo, aproveitei para:

 

:arrow:comprar um chip de internet no chile: No terceiro andar do aeroporto de Santiago, saindo do elevador basta ir na direção esquerda até uma loja chamada FOTOKINKA. Lá, adquiri um chip pré-pago da Movistar que vinha com 150mb de internet e 2.000 pesos de crédito. Ainda na loja, a moça me orientou a discar um número e gastar esse saldo em mais 200mb de internet. Por fim, pagamos 9 mil pesos pelo chip e ficamos com 350mb de internet móvel para a viagem toda. Essa quantidade eu diria que foi razoável (acabou no último dia, no aeroporto de Santiago). Comntrolei o uso do 3G (não deixei ligado o tempo todo). Vale dizer que a cobertura da Movistar é ótima em San Pedro e em quase todos os passeios.

 

Chegada a hora, embarquei rumo a Calama, num voo onde o visual é alucinante, parece que não vai ter aeroporto pra pousar e você se dá conta de que está no meio do NADA.

 

Vista na viagem para Calama:

 

aZOdZdL.jpg

 

 

:arrow: Transfer do aeroporto El Loa (Calama) até San Pedro

 

Chegando em Calama após 2h de voo, você se depara com o modesto e bonito aeroporto de El Loa. Bagagens retiradas, é chegada a hora de ir pra San Pedro do Atacama, cidade base para conhecer o deserto! Para tanto, será necessário contratar um serviço de transfer ou ir de ônibus. Pela comodidade, fiquei com a primeira opção.

 

Muito se fala na Licancabur, mas é bom deixar claro que ela não é a única empresa que faz o serviço. No primeiro andar do aeroporto de Calama, há diversos stands de empresas que fazem esse transporte, mas atenção: Na volta, chegamos a Calama perto das 7h e estavam todas fechadas, então se você vai chegar cedo, é bom reservar antes.

 

Reservei meu transfer diretamente com o Hostel (assunto para o próximo tópico) e quando cheguei já estavam  esperando no desembarque com uma placa. Seguimos viagem numa confortável minivan da Hyundai com ar condicionado e bancos de couro até a porta do Hostel. Digo isso não por ser fútil, mas por custo benefício mesmo: A Licancabur te cobra 20 mil pesos, te leva de ônibus e, pelo que sei, te deixa no centro de SPA cheio de malas. Esse transfer que peguei te leva de carro, com no máximo mais umas 6 pessoas e te deixa na porta do hostel pelos mesmos 20 mil pesos por pessoa (ida e volta), já com horário marcado pra te pegarem na volta. Prometo que vou procurar o recibo que tem o nome da empresa e posto aqui.

 

O melhor: o motorista Rodolfo ainda deu uma paradinha pra tirarmos uma fotos antes mesmo de chegar na vila! (prepare-se para o vento, às 18h30 o vento começa a pegar)

 

Cheguei no deserto!

fBoj5lT.jpg

 

Paradinha para fotos logo na chegada:

bWVzmBd.jpg

 

:arrow: Hostel:

 

Pra mim, foi uma das escolhas mais difíceis. Como era minha primeira viagem pra fora, passei meses pesquisando onde ficar. Por fim, acabei escolhendo o Hostel Mamatierra, número 1 de avaliações no TripAdvisor. Daria pra ficar num mais barato? Daria, mas não sei se compensaria, sinceramente.

 

O hostel é sensacional ! A começar pela simpatia do cara que nos atendeu quando chegamos. Nos deu mapa de SPA, senha do Wifi, informações sobre a cidade e sobre os passeios. Os demais funcionários também são super simpáticos, em especial um boliviano que vem pro Rio ano que vem passar o carnaval!

 

Dentre os pontos relevantes do Hostel estão:

 

1) Café da manhã: Salada de frutas, sucos, chá de coca (e outros), pão, presunto, queijo, sucrilhos, leite, café, chocolate, iogurte..dentre outras coisas que não me lembro. É bem completo para um hostel, não tenho do que reclamar. E se em SPA você sai quase todo dia antes do horário do café, aí está: Você avisa eles no dia anterior e eles deixam um saquinho de lanche com o seu nome e quarto na cozinha pra você levar pro passeio! O lanchinho inclui pão, suco de caixinha, iogurte ou bote com pêssego e barra de cereal!

 

2) Água quente: Pegamos um quarto com banheiro privado e não nos faltou água quente, todos os dias, toda hora que precisávamos.

 

3) Bebedouro na cozinha: Nosso gasto com água em pelo deserto foi de 2 mil pesos em 2 garrafas de 1,5L quando chegamos. Isto porque o Hostel possui um bebedouro na cozinha onde você pode encher suas garrafas a hora que quiser, o que te faz economizar uma boa grana no deserto, tendo em vista o consumo intenso de água!

 

4) Mercadinho do lado: com água, vinhos, lanches, congelados, legumes, frutas e conservados em geral. Do lado mesmo, não não dá nem três passos.

 

5) Wi-fi: ponto negativo. Não pegava no quarto de jeito nenhum (talvez pq fiquei afastadoa da recepção). Na área comum pegava ok, nada demais o sinal. Poderia ser melhor, mas quem vai pra SPA não pode exigir uma "modernidade" dessas no meio do deserto e de fato não fará falta, o que não falta é coisa pra fazer.

 

6) Paredes de Adobe: que isolam a temperatura (e o wifi também hehe). Não passei frio em momento algum. O quarto era quentinho demais, durante o dia fazia até calor dentro dele.

 

Entrada do Hostel:

ryAXqxb.jpg

 

Área comum:

7h8PfZn.jpg

 

Cozinha:

Ak1HSfd.jpg

 

 

Ja já eu volto pra continuar contando!

Editado por Visitante
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dando continuidade do relato:

 

Ainda sobre o Hostel: importante dizer que ele nao fica na Caracoles, entao voce tem que caminhar uns 10 minutos pra chegar. A distancia é pequena, nao me atrapalhou em momento algum. O caminho é iluminado a noite e movimentado, voce ainda passa pela escola de San Pedro e conhece mais da vida local!

 

Escolinha de San Pedro, no caminho para o Hostel:

ZlbHm9U.jpg

 

 

:arrow: Agência:

 

Bom, esse assunto é pessoal e complicado. O que deu certo pra mim pode nao dar pra voce, entao é a dica é pesquisar muito, até se sentir seguro.

 

A dica que dou é: NÃO FECHE SEUS PASSEIOS COM ANTECEDÊNCIA. Deixei pra fechar em San Pedro, negocie, chore desconto. consegui economizar cerca de 400 reais e ainda fazer um passeio que nao estava nos planos!

 

Depois de muito ler no trip, fechei tudo com a Andes123 (ou 123Andes, nao sei ate agora hehe). Agencia de brasileiros e basicamente feita pra brasileiros. Todos os nossos tours fomos somente com brazucas. Passeios em Van Sprinter com grupos de no maaximo 17 pessoas, o que aumenta MUITO sua intimidade com o guia e com os outros. Van com ar condicionado, coisa que é importante no deserto.

 

Enfim, fechei os seguintes passeios com eles: Vale da Lua, Termas de Puritama, Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas, Geysers del Tatio e Laguna Cejar. Tudo isso, sem entradas, saiu por 150 mil pesos.

 

Tem mais barato ? Tem, mas talvez nao compensa, isso nao tenho cndições de avaliar. Gostei muito da empresa, muito mesmo. Os guias Paulina e Jorge dão show! O unico incoveniente foi que no primeiro passeio a moça da agencia esqueceu de passar nossos nomes pro chefe, entao deu a hora do passeio e, surpresa, não tinhamos lugar na van! hahahaha. O Junior prontamente ligou pra uma agencia parceira e nos alocou no tour. Ficamos meio receosos, mas nos outros dias tudo transcorreu da melhor forma possível, foi realmente um equívoco, nada que mude nossa avaliação da agencia.

 

 

O cronograma ficou assim:

4tJOryG.jpg

 

Nos passeios que saem a tarde, o ponto de encontro é na agência. Nos que saem cedo, te buscam no Hostel. Dizem que a chegada é sempre na agencia, mas fomos deixados na porta do Hostel sempre que pedimos

 

Enfim galera, amanha passo aqui pra começar a falar dos Tours, um a um pra voces! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Voltei do Atacama agora tbm show de bola o lugar né

O transfer que vc pegou não foi com a Transvip? Peguei esse é era esse valor, van com ar condicionado deixam na porta do hostel e depois pegam vc tbm na porta do hostel.

Esse problema que vc teve do passeio eu vi várias pessoas falando de outras agências que tbm fizeram isso de não colocar o nome.

Eu fiz pela agência Likan Antay e tbm vi alguns brasileiros passarem por isso. Comigo graças a Deus deu tudo certo não aconteceu nenhum imprevisto.

Se a galera aí tiver algum dúvida podem me perguntar tbm.

Parabéns pelo relato abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Voltei do Atacama agora tbm show de bola o lugar né

O transfer que vc pegou não foi com a Transvip? Peguei esse é era esse valor, van com ar condicionado deixam na porta do hostel e depois pegam vc tbm na porta do hostel.

Esse problema que vc teve do passeio eu vi várias pessoas falando de outras agências que tbm fizeram isso de não colocar o nome.

Eu fiz pela agência Likan Antay e tbm vi alguns brasileiros passarem por isso. Comigo graças a Deus deu tudo certo não aconteceu nenhum imprevisto.

Se a galera aí tiver algum dúvida podem me perguntar tbm.

Parabéns pelo relato abraços

 

Eu cheguei a entrar na Lican Antay pra ver os preços! hehehe

Como foi com eles, deu tudo certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala galera, dando continuidade:

 

:arrow: Câmbio

 

Depois de fazer muuuitas contas, decidi trocar todos os nossos reais e levar tudo em dólares !

 

Primeiro, que se voce paga seu Hostel em dolar e apresenta o passaporte e cartao de entrada no país, fica isento dos 19% de IVA, o que ja é uma grande economia.

 

Segundo que, pelas contas e pelas cotações que li na semana, ganharia mais fazendo cambio duas vezes: Reais para dolares no Brasil e Dolares para Pesos no Chile. Levei apenas 50 mil pesos do Brasil para o transfer e para o chip, que ja sabia que teria que comprar.

 

Seguem as cotações na semana entre 14/10 e 20/10 nas casas de cambio da Calle Toconao:

 

1 Real = 185 pesos

1 Dolar = 662 pesos

 

Essas foram as melhores cotações que eu consegui.

 

Confira seu cambio quando trocar! Troquei mil dolares em pesos e ficou faltando 30 mil pesos, sorte que conferi na hora!

 

 

:arrow: Dia 1: 14/10

 

Cheguei ao Atacama morto, por volta das 20h da noite. Saí apenas para comer e pedi uma pizza no Delicias de Carmen

 

:arrow: Dia 2: 15/10 - Vale de la Luna

 

Acordei beem cedinho, tomei café e fui pra rua fechar os passeios e fazer cambio. Pra minha surpresa, a grande maioria das coisas (casas de cambio, agencias) so abrem a partir das 9 ou 10h, entao fiquei com cara de taxo esperando abrir hahaha. Nesse meio tempo, aproveitei pra conhecer a igrejinha de San Pedro.

 

Dq8wWaU.jpg

BvEey4H.jpg

 

 

 

Depois do almoço, parti pro Vale da Lua!

 

Fica pertinho de San Pedro. Dá pra fazer de bike ? Dá, mas quem eu vi fazendo, tava sofrendo pq o vento tava mortal.

 

Não vou contar tuuudo do passeio porque senao estraga as surpresas. Mas é um clássico, quem vai ao Atacama tem que fazer. Não sei porque, mas parece que nao vai mais no Valle de la Muerte, nao sei se era assim antes já ou mudou. A unica coisa no Vale da Morte é o por do sol na Pedra do Coyote.

 

Uma das primeiras paradas foram as Tres Marias, formação rochosa que lembra 3 mulheres rezando. Depois, passamos pela Duna Maior, Anfiteatro e paramos nas Cavernas de Sal. Lá, uma surpresa: realmente entramos nas cavernas e percorremos todas elas, havendo momentos em que a luz do sol nao pode ser vista e escaladas leves. Foi bem legal, me senti um verdadeiro explorador! hahaha

 

A unica coisa ruim foi que a Pedra do Coyote estava fechada por causa do vento e nao conseguimos ver o pol do sol lá, mas a guia improvisou um outro lugar bem legal pra ficarmos. Na volta, a lua cheia nascia ao lado do Vulcao Licancabur, numa das cenas mais bonitas que ja vi na vida. Fiquei surpreso com o fato de a guia, que trabalhava la ha mais de 20 anos segundo ela, tirar o celular pra tirar fotos e estar flagrantemente deslumbrada com aquela cena. Uma pena nao ter camera profissional.

Tres Marias:

yr4aYrr.jpg

 

 

Dia 2: 16/10 - Pukara de Quitor e Termas de Puritama

 

Como o tour era so a tarde, resolvi passear por contra propria de manha.

 

Aluguei uma bike na Caracoles ( 3 mil pesos por pessoa) e pedalei mais ou menos 3km até as Ruinas da Pukara de Quitor. No momento do aluguel eles fornecem um mapa e um kit pra troca de pneus para emergencias.

 

Chegando na Pukara, existem 2 opções: subir até as ruínas ou até o mirante. Como estava com pouco tempo porque ainda precisava almoçar, decidi pela segundo opção.

 

Acredite: é BASTANTE subida e bastante alto! Nao consegui ir até o fim devido ao tempo. A subida nao é dificil, mas cansa bem por conta da altitude. Achei bem legal, a vista do ponto onde fomos é maravilhosa, vale muito a pena! Do mirante da pra ver as ruinas no morro ao lado. Pegue a bike e vá! Mas se quiser ver tudo, vá com tempo!

 

 

M6Jun22.jpg

 

 

TERMAS DE PURITAMA

 

Esse era um passeio que nao estava no roteiro. Mas já que consegui um desconto na agencia, nao resisti e fiz! hahaha

 

Fica proximo a San Pedro tambem. São cerca de 8 piscinas com agua quentiinha pra voce relaxar!

 

Acabei ficando com uma so pra mim. A água é quente e muito cristalina, cheguei a ver peixinhos numa das piscinas que parei!

 

O unico problema é sair da agua quente e enfrentar o vento frio que batia naquela tarde! Dizem que é melhor fazer pela manhã justamente por isso, porque faz mais calor do lado de fora. Não posso confirmar, mas fica a dica!

 

Como disse, nao considero um passeio grandioso nem de tirar o folego, apenas relaxante. De todos os tours no deserto, esse pra mim é o mais (talvez o unico) dispensável em caso de poucos dias/pouca grana.

 

Lá vi o primeiro animal selvagem da viagem, uma especie de camundongo do deserto. 

 

Termas de Puritama:

 

OIs8Yc8.jpg

 

 

 

Segura ai que ainda falta escrever muuuuita coisa! hahaha

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...