Ir para conteúdo

Bahia: Itacaré + Boipeba + Chapada Diamantina: 17 dias (com gastos e fotos!)


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, segue o link da planilha com o nosso planejamento antes da viagem !!!! Tem roteiro, informações sobre as trilhas, hospedagens que ficamos e tb uns lugares que anotei, telefone de alguns guias... Enfim, vá navegando pelas guias da planilha!!!! :)

 

Lugares Visitados:

Itacaré

  • Mirante do Xaréu (pôr do sol)
  • Trilha 4 praias: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarézinho
  • Jeribucaçu
  • Prainha

Boipeba

  • Moreré
  • Praia de Bainema (Moreré)

Chapada Diamantina

  • Cachoeira do Mosquito
  • Rio Mucugezinho + Poço do Diabo
  • Morro do Pai inácio
  • Cachoeira do Sossego
  • Ribeirão de cima e do Meio
  • Pratinha + Gruta Azul
  • Gruta Lapa Doce
  • Cachoeira da Fumaça
  • Cachoeira do Buracão
  • Mirante do Campo Redondo
  • Cachoeira da Fumacinha (por baixo)
  • Poço Azul + Poço Encantado

 

Hospedagem:

Itacaré - Pousada Itaoca

  • Gostei bastante. Os quartos são grandes com banheiro. Tem uma varandinha com uma rede p cada quarto. A moça da pousada arruma todos os dias. O café da manhã é ótimo também, bastante variedade. Tinha até ovo e salsicha com molho de cachorro quente (tipo americano!!!!) ::otemo:: Além dos bolos! Recomendadíssimo, principalmente pelo preço que é R$30/diaria. Só não sei se é o mesmo preço no verão...

Boipeba - Pousada da Vila

  • A princípio era R$40 mas choramos muito e conseguimos por R$30/diaria. O quarto é bem pequeno e apertado. As camas são MUITO próximas umas das outras além de quase encostar na parece, sobrando um espaço mínimo pra andar. Mas tirando isso eu gostei. Dei uma olhada num quarto duplo que estava aberto e parece ser maior. Acho que era a disposição do nosso quarto que era pra 3. O café da manhã é bom mas sem muita variedade. Tem frutas, bolos e pão. A moça dá um pratinho com 1 queijo pra cada pessoa. Não sei se isso também ocorre no verão, em alta temporada, rs.

Lençois - Pousada Violeiros

  • Achei bastante cara (R$50 mas o dono fez por R$45) pro tamanho do quarto que é MUITO pequeno pra 4 pessoas. Muito pequeno MESMO. Quase não dá pra andar e nossas mochilas ficaram atrás da porta e outras entre uma cama e outra. Além de ter uma beliche no quarto. Porém o café da manhã acaba compensando pois é bastante farto. Vem muita coisa!!!! E quero deixar uma OBS aqui pois um dos dias eu e mari pegamos pão e uns bolinhos pra levar pra trilha e a moça falou que lanche pra trilha era 10 reais !!!! Não pagamos, lógico, mas achei ridículo, já que já estavamos pagando pelo café!!!

Vale do Capão - Camping Seu Dai

  • Essa é mais uma opção pra quem quer acampar (tem uma área bem grande de camping) pois os quartinhos são simples e bem sujinhos!!!! Felizmente não eram tão pequenos assim pois tem 2 andares com 1 cama de casal em cima e 2 camas de solteiro embaixo, mas o aspecto é meio sujo! O local é bem grande e não tem café da manhã!

Ibicoara - Casa na Roça

  • Acho que foi a melhor pousada que ficamos, na minha opinião!!!! Apesar do preço (R$60 mas fez por R$50), valeu muito a pena, pois foi tudo ótimo. O quarto tem 5 camas e é bem grande com banheiro privativo. O dono, Caio, é SUPER RECEPTIVO e muito atencioso!!!! Quando dissemos que íamos fazer a fumacinha ele fez questão de acordar 5h (disse que era a sua obrigação!) para preparar nosso café da manhã (só pro nosso grupo) e 5h30 estava tudo pronto, Ele serviu o café na cozinha da casa dele, inclusive. Nada a reclamar !!!! Adorei! Na pousada dele também tem opção de almoço ou janta. Ele tem um cardápio, porém acabamos comendo no centro mesmo.

Mucugê - Pousada Casa da Roça

  • Boa pousada. O quarto era relativamente grande, tinha uma cama de casal e 2 beliches. Com banheiro privativo. O café da manhã também estava gostoso ! O ovo podia pedir separado, mas não cobravam nada a parte. Tenho que destacar o iogurte caseiro que tomei la!!!!!! Acho que tinha açucar mascavo ou canela, não sei. Mas estava UMA DELÍCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito bom mesmo! ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Gasto TOTAL (para 1) = R$2415

  • Passagem aérea Rio de Janeiro - Salvador = R$302
  • Aluguel do carro = R$700 (Alugado pela Movida para 9 diárias) = R$110 pra cada (Dividimos por 7 diarias pra 5)
  • Combustível + Pedágios = R$140x2 (gasolina) + R$7,20 (pedagios) /5 = R$58
  • Lavagem = R$20 /5 = R$5
  • Hospedagem = R$452,50
  • Alimentação = R$715
  • Transportes = R$325
  • Passeios (entradas + guias) = R$258

 

1º dia (24/07) : Chegando em Salvador

Cheguei em Salvador e já encontrei um cantinho pra me preparar pra dormir até o dia seguinte cedinho, com as mãos na mochila !!!!!! Eis que Larissa me manda uma mensagem (ela chegou mais cedo) e fala que consegue uma vaguinha pra mim na casa de um amigo dela !!!!!! Aproveito e logo vou pra saída do aeroporto procurar algum casal ou um grupo que queira dividir taxi pra barra !!!! Acho um casal que também está indo pra Barra e o taxi sai 95 até esse trecho. Li na internet que o taxi tabelado é por volta de 80 reais!!!! Dependendo do lugar que você for, sai mais em conta pegar o tabelado!! Pegamos com taxímetro e saiu um pouco mais caro!!!! :)

Dormimos pra acordar no dia seguinte cedinho !!!!!!!!!!!!!!

 

Gastos do dia:

- Agua no aeroporto de salvador = 4,50

- Taxi até a casa = 95 (dei 35)

 

2º dia (25/07) : Chegando em Itacaré

A casa do amigo da Lari era relativamente perto do terminal de barcos para pegar o ferry pra ilha de itaparica!

Então chegamos lá umas 6h20 com a expectativa de pegar o ferry das 6h30 de acordo com os horários da tabela que está no site, porém chegamos e a moça disse que sábados e domingos o primeiro horário era as 7h (não tem essa informação no site ou se tem eu não achei). Esperamos até as 7h e pegamos a barca. A idéia era pegar o onibus das 8h com destino à Itacaré, contudo pegando a barca das 7h já ficaria um pouco apertado.

Quando entramos alguém falou que aquela era a barca demorada, que levava mais ou menos 1h pra chegar do outro lado. Então já perdemos as esperanças...

Quando chegamos lá logo vimos que os ônibus partem exatamente do mesmo lugar que acontece o desembarque da barca. E o onibus das 8h estava lá, contudo tinha uma fila gigantesca pra comprar as passagens!

Perguntei ao motorista se dava tempo de pegar esse onibus e ele disse que sim.

Tinhamos então duas opções: Pegar o onibus das 8h (empresa cidade sol) que parava em várias cidades até chegar em Itacaré ou pegar o onibus das 9h (empresa aguia branca) que era um expresso, não parava tanto.

Como o das 8h era mais cedo achamos que essas paradas não superariam o das 9h.

Conclusão: Compramos pras 8h porém o onibus só foi sair lá pras 8h45 e parou em tudo quanto é canto. Era melhor ter pego o das 9h sem dúvida! Outra questão é que as pessoas no onibus não param de falar um segundo. Não parece que é um onibus de viagem (talvez eles nem tratem como) e sim onibus comum ! Foi horrível pra dormir!

Assim que chegamos em Itacaré tinham uns garotos na porta do onibus falando sobre pousadas, transporte (tipo taxi), carregadores, etc....

Eu tinha algumas opções na planilha, mas fomos lá falar com ele! O menino tinha várias pousadas na camisa e perguntamos o preço de algumas e ele nos sugeriu a Pousada Itaoca que era R$30/diaria, contudo passaríamos por outras no caminho e poderíamos perguntar o preço!

Ele disse que eles dão comissão à ele quando levam gente para as pousadas. Falamos que poderíamos ir por conta própria mas ele insistiu em nos levar prometendo que não precisaríamos pagar nada por isso. Até ofereceu um serviço de carregadores (pagando 5 reais cada uma) mas não quisemos.

Nenhuma das pousadas do caminho (que é bem curto por sinal) nos interessou principalmente por causa do preço (a única que talvez ficaríamos era o hostel Che Lagarto que eu também cheguei a pesquisar, mas estava lotado!). Chegamos então na Pousada Itaoca, que fica na Pituba, rua principal das praias! Achamos a localização excelente! Fomos ver o quarto pra 3 e adoramos! Ficamos ali mesmo!

Como já eram umas 16h, estávamos famintas, então fomos logo tratar de arrumar um lugar pra comer ! Esse mesmo menino tinha falado de um pf de 7 reais e perguntamos onde era. Ele nos indicou e fomos até lá pra saber se ainda tinha comida e tal... E tinha e existia!!!!!! Ficamos ali mesmo! Na verdade 7 reais eram apenas 3 opções de pratos e acabamos pedindo uma opção um pouquinho mais cara (14,99) porém veio MUITA comida!!!! Pedimos a carne e eles colocam os acompanhamentos na mesa.

Eu pedi catado de siri e a Lari dividiu uma moqueca de peixe com a Luciana, afilhada dela. O dono do lugar que estava nos servindo e ele foi muito gentil pois veio bastante comida e além disso ele ainda acrescentou um pouco de bobó de camarão (AMO e este estava maravilhoso), vatapá e caruru para experimentarmos!!!!!!

Sobrou um pouco de comida, confesso! Mas estava tudo delicioso! Valeu muito a pena!

Após nosso almoço o sol estava começaaaaando a baixar e resolvemos aproveitar o dia pra ir até o mirante ponta do xaréu pra assistir o pôr do sol! É só seguir em direção à praia das Conchas para avistar o mirante. Tem placas no caminho :D

Reservamos um lugarzinho e ficamos por ali aproveitando aquele pôr do sol incrível! :)

Já amamos Itacaré só pelo primeiro dia! Hahahaha ::otemo::

 

Pôr do sol Mirante Ponta do Xaréu :

foto%2001.jpg

foto%2002.jpg

Até pensamos em entrar na água depois mas já estava começando um friozinho e tb nem tinhamos tomado banho ainda....Fomos p quarto descansar um pouco pra sair mais a noite!!!!

Levantamos por volta das 20h (imaginamos que as coisas acabariam cedo pq cidade pequena é assim, rs) e nos arrumamos p comer algo.

Achamos um lugar que vendia crepe e wrap em frente ao Favela (que é o barzinho mais popular lá!!!! Tem música ao vivo geralmente e toca reggae e as vezes rap!).

Pedi um wrap (salada com peito de peru!) que estava MARAVILHOSO e um suco de abacaxi que era da poupa, mas estava muuito bom também. Acho que nunca tomei um suco de abacaxi tão bom! hahahahah

Em geral os sucos vem com aquela camada de espuma em cima, pelo menos aqui no rio alguns lugares são assim, então apesar de eu gostar dos sucos não tomo aquela espuma! Mas esse estava maravilhoso e sem espuma nenhuma, porém não estava ralo, pelo contrário, bastante concentrado! Amei!

Nesse dia tinha só um reggae (amo) tocando no disco então não ficamos muito tempo e fomos durmir p dia seguinte!!

 

Restaurante do almoço (não anotei o nome, mas pela foto é fácil de achar) :

foto%2003.jpg

Restaurante que comemos o wrap:

foto%2004.jpg

 

Gastos do dia:

- Taxi até o terminal = 10

- Passagem ferry boat 7h = 5,60

- Passagem para Itacaré = 42

- Almoço Catado de siri + cerveja = 18

- Complexo B = 10

- Jantar wrap + suco = 23

- Cerveja = 6

 

3º dia (26/07) : Itacaré (4 praias)

Antes de sair da pousada conhecemos a Vanessa, uma baiana que mora em Salvador e tirou uns diasinhos pra conhecer Itacaré!!! Ela disse que estava indo fazer a trilha das cachoeiras e estava sozinha. Falamos que estávamos indo fazer a trilha das 4 praias com a cachoeira de Tijuípe no final !!! Ela então animou de ir com a gente já que não tinha feito esse roteiro ainda!!!! Era o último dia dela!

Pegamos um onibus e falamos que íamos fazer as 4 praias e o motorista sugeriu que começassemos pela Engenhoca (que é a primeira) ao invés de começar por Itacarézinho (a última) por que a condução para voltar desde itacarezinho seria mais fácil !!! Seguimos a sugestão!!!!

No caminho, ainda no ônibus, conhecemos o Edson e a Mariana!!!! Eles também acompanharam a gente na trilha!!!

Como choveu no dia anterior, a trilha estava SUPER enlamaçada... horrível !!! Pensando nisso que resolvemos ir de tênis/botinha antes de sair e estávamos certas!!!!

Vanessa e o casal foram de chinelo e tiveram um pouco de dificuldade pra andar na trilha e também sujaram o pé todo!

Eis que surge a primeira praia, Engenhoca!!!! Que linda! E o encontro do rio com o mar dá todo um charme especial à praia, que sozinha não sei se seria tão bonita assim...

 

Chegando na praia da Engenhoca - Encontro do Rio com o Mar :foto%201.jpg

foto%202.jpg

foto%203.jpg

Ficamos um tempo e logo seguimos em direção à Havaizinho! No primeiro momento não soubemos identificar onde seria a trilha, mas estava passando uma pessoa e perguntamos. Voltando a trilha da Engenhoca, precisa achar uma tirlha alternativa à esquerda. Chegamos então em Havaizinho, mas não tinha nada de muito diferente da outra praia e não tinha encontro com o rio também, então seguimos direto para Camboinha!!!! Antes de chegar na praia chega-se à um gramado, que foi onde tiramos a foto das sombras, rsrsrs

foto%204.jpg

foto%205.jpg

Depois tem uma trilha bem indicada, porém a princípio parece que ela não dá em nada, somente em pedras do outro lado... Mas andando mais um pouco chega-se à praia !!!! Pra descer das pedras e chegar na areia tem uma corda, mas nada de muito complicado.

foto%206.jpg

Camboinha:

foto%207.jpg

foto%208.jpg

Como já estava começaaando a ficar tarde, acho que eram umas 14h ou 15h, resolvemos seguir direto pra Itacarezinho.

Chegando em Itacarézinho........... UAU ! Que praia fantástica!!!! Muito lindaaaa !!!!! Segundo a Larissa, uma das praias mais bonitas que ela já viu!!!! Eu não sou dessa opinião, mas ela é realmente muito linda! :)

Muitos coqueiros e parece infinita ::love::

foto%209.jpg

foto%2010.jpg

foto%2011.jpg

foto%2012.jpg

foto%2013.jpg

Realmente é um passeio que vale muito a pena e concordo com o motorista do ônibus! Não pelo fato de ser melhor pegar a condução em Itacarezinho, mas caso tivéssemos deixado Itacarezinho primeiro, capaz de nem termos conseguido chegar à Engenhoca ainda com sol por que provavlemente iríamos ficar muiiiito mais tempo em Itacarezinho!!!!! É linda demais!

Bom, ficamos ali... Fizemos várias sessões de foto, descansamos.. Até que a Vanessa começou a falar que não podíamos demorar muito por que ainda tinhamos que ir na cachoeira do Tijuípe!!!!! PORÉM todos estavam super animados com a idéia de ficar giboiando ali naquela praia maravilhosa e ninguém quis abrir mão de ficar mais tempo na praia para conhecer a cachu!!! E também há essa altura já devia ser umas 17h... Até andar até a cachu, com certeza chegaríamos lá já sem sol ! Aí também não valeria a pena!

E a própria vanessa já conhecia a Chapada Diamantina, que é onde tem as melhores cachus do Brasil!!! Não ia fazer muita diferença ir nessa do Tijuípe! rsrsrs

 

Bom, saímos da praia e fomos até o local pra pegar o ônibus mas fomos informado que o ônibus tinha ACABADO de passar!!!!!!!!! PQPPPP ! Sendo que parece que demorava 30min p passar outro....Estavamos em 6 pessoas (Eu, Larissa, Luciana, Vanessa, Edson e Mariana) e eis que surge uma alma muito boa perguntando se queríamos carona!!!! Não me lembro qual era o carro da senhora, mas nos apertamos MUITO!!!!! Ela nos deu carona até a rodoviária de Itacaré!!! Agradecemos MUUUUITO! Que sorte!!!!!

Então, fomos procurar algum lugar pra almoçar e infelizmente esse restaurante em especial eu não anotei o nome, mas a comida não estava muito boa! Ms também já 18h não dava pra exigir muito, rs

Combinamos de nos encontrar mais a noite pra curtir um som!!! Antes de irmos pra pousada parei numa barraquinha que vendia cacau natural e comprei 1 barrinha pra levar pra minha mãe!!! Fomos depois p pousada, tomamos banho, demos uma cochilada e partimos pro bar Favela!!!!!!!!

Encontramos o pessoal mas estávamos com uma fomezinha. Paramos no Só Deuses novamente e eu pedi um crepe dessa vez, que estava muito gostoso também e outro suco de abacaxi que amei! hehehe

Ficamos no Favela um pouco e depois migramos pro Jungle tour que estava mais animado! E a nossa mesa também era de fato a mais animada!

 

Os mais animados do Jungle bar!

foto%2015.jpg

 

Gastos do dia:

- Pagamento pousada Itaoca (30x4 diarias) = 120

- Onibus pra engenhoca/itacarezinho = 3,40

- Agua de coco = 4

- Almoço = 14

- Cacau = 8

- Crepe de peito de Peru + suco de abacaxi (os deuses) = 26

- Cerveja = 9 (dei 4)

 

 

4º dia (27/07) : Itacaré (Jeribucaçu)

Pegamos o onibus sentido Itacarézinho e paramos num local (que nos informaram no ônibus) que seria o início da trilha!!!! Bem em frente à uma casa ! Atravessamos a estrada e nos informamos com o morador da casa que chegou com uma peixeira gigante na cintura! Ele confirmou a entrada e disse que mais à frente tinha um cão feroz, porém preso. Começamos a trilha passando ao lado de um portão Azul (que ele também disse).. Andamos andamos andamos e não tinha NINGUÉM conosco. Um lugar super descampado e que parecia uma roça ao invés de uma trilha para uma praia paradisíaca. Continuamos andando e o medo aumentando..rsss

Até que chegamos no tal cão !!! Acho que era um pitbull que assim que aparecemos começou a latir muito e andar pra perto da gente. Ficamos em dúvida se ele estava realmente preso e ficamos desesperadas. Resolvemos passar BEM DEVAGAR e fingir que não estávamos prestando atenção nele !!!! Até que olhei de relance e ele estava sim preso numa árvore próxima num corrente !!! Seguimos mais um pouco até que chegamos num local próximo à uma casa (parecia abandonada) e não tinha nenhum sinal de que a trilha continuaria. As meninas já loucas pra voltar...

Resolvi procurar ao redor pra ver algum vestígio de trilha e encontramos um caminho! Seguimos!!!!!!! Passamos por uma ponte e seguimos.... Até que chegamos na entrada de um vilarejo com algumas casas. Na hora que chegamos havia um garotinho brincando e perguntamos a ele se a entrada para a praia era por ali. Ele disse que erramos o caminho e que teríamos que voltar até o ponto do portão azul (oi?????????? O portão azul é aquele, no início da trilha! Não íamos voltar pra lá!). Então ele disse que tinha uma passagem passando por dentro do vilarejo, mas não se mostrou afim de deixar a gente passar! Até que apareceu uma moça na porta da casa que pareceu ser a sua mãe. Falamos com ela e explicamos o que aconteceu ! Ela então deixou a gente passar e mostrou o caminho !

Quando começamos a seguir aparece o garoto do nosso lado de bike falando que ia ser nosso guia ! ::otemo::

Bom, deixamos ele ir com a gente !!!! Até que depois de muito andar chegamos próximo à um campo de futebol onde uma picape apareceu com um cara (gato) dentro e perguntou se queríamos carona até a praia (na verdade próximo à praia). Aceitamos a carona e demos um dinheiro (R$2) para o menino. A carona nos deixou em um estacionamento !!!! Dali o cara falou que também iria descer pra praia pra resolver alguma coisa e falou que poderia nos acompanhar !!!! Ufa !!! Ele era o dono de uma agência de turismo local ! E falou que se quiséssemos poderia nos trazer de volta, desde que encontrássemos ele naquele ponto do estacionamento. Ele não pressionou, apenas ofereceu! Ficamos conversando e pensando durante o trajeto que não acabava nunca e era uma descida gigantesca com um lamaçal enorme !!!!!! Diante disso resolvemos que iríamos fechar a volta com ele que cobrou R$20 pra cada, até que choramos e conseguimos R$17 pra cada. Marcamos um horário (17h no estacionamento se não me engano). Eu amo trilhar, então por mim voltaria até a pé e enfrentaria aquela trilha louca novamente, mas as meninas não quiseram ! kkkkkkk

A trilha total durou mais ou menos 2h, desde o portão azul ! rs

Assim que chegamos na praia pensei que valeu a pena o esforço !!! Ela é muito bonita! Tem umas casas do outro lado do rio que imagino que as pessoas devam chegar de barco!

 

Jeribucaçu:

foto%201_4.jpg

foto%202_4.jpg

foto%203_4.jpg

foto%204_4.jpg

Ficamos por ali de bobeira e comemos um peixe frito que estava uma delíiiiicia !!!!! Não saiu caro! Se não me engano foi R$50 e comemos nós 3. Acho que se pedíssemos 2 peixes com os mesmos acompanhamentos seria mais jogo. Achei que poderia ter vindo mais peixe!!! Mas deu pra satisfazer a fome!

Na hora de voltar íamos seguir a mesma trilha de ida, porém o vendedor da barraca dos peixes falou que era melhor irmos por um outro caminho (me pareceu o caminho que os guias fazem por que vi algumas pessoas chegando na praia por ali). Ele disse que também iria embora por ali e que poderíamos ir com ele. Fomos com ele então!!!!!! Larissa foi mais na frente e eu fiquei com ele e com a Lu atrás. Ele contou várias histórias inclusive que tinha ganhado R$1mi na loteria e que conseguiu abrir um "restaurante" na praia (ele se referia à barraquinha dele ali em Jeribucaçu, rsrsrs), que conseguiu ajudar a família inteira. Comprou um sítio não sei onde, casa pra mãe dele e que nas horas vagas era cantor!!!!!! Eu, sinceramente, achei essa história pouco convincente, visto que ele ralava MUITO pra ir e voltar todos os dias com um carrinho de mão levando os pratos limpos e depois sujos para a barraca-restaurante na praia, mas não falei nada!

Até que encontramos o nosso guia-gato e contamos a história pra ele. Ele riu muito e disse que era tudo mentira. Bem, suspeitei desde o princípio, mas seria ótimo se fosse verdade.

Ele nos deixou bem na frente da nossa pousada. Tomamos banho, trocamos de roupa e saimos pra comer alguma coisa, mas não batemos perna por que estávamos cansadas da caminhada longa de hoje!!!!!!!!

 

Gastos do dia:

-Onibus p jeribucaçu = 3,40

- Dinheiro para o guia mirim = 2

- Almoço peixe + cerveja = 21

- Guia de volta = 17

- Açai 200ml + hamburguer = 7

- Cordao + pulseira = 15

 

5º dia (28/07) : Itacaré (Prainha)

Nosso último dia em Itacaré, fomos para uma outra praia incrível : Prainha!!! Li em vários lugares de que era uma das mais bonitas também!!!

Tomamos café e saimos em direção à trilha, quando de repente paramos numa loja de bikini MARA e acabamos dando um stop! rsrs Comprei 3 bikinis (1 fio dental e 2 sutiens basicos) por 60 reais!!!! Adorei :D

foto%201.jpg

A trilha começa na praia da Ribeira e é bem tranquila. No caminho tem algumas barraquinhas com água de coco e outras com suco!!! Paramos nas duas, rsrsrs

Fica a dica: o suco de cupuaçu que tomamos na volta da trilha estava MARAVILHOSO! Muito bom mesmo! Natural e uma delícia! ::otemo::

Quando chegamos na praia tirei uma foto da minha botinha, estava terrível! kkkkkkkkk Muita lama por causa da chuva de noite:

foto%202.jpg

A praia é linda mesmo!! Vale muito a pena fazer uma visita e sorte nossa que estava praticamente vazia.. Ficamos só por ali apreciando! Adoramos!!! Apesar de a areia não ser clarinha e não dar uma ótima impressão no início, é só andar um pouco que rapidamente ela fica linda !!

 

No caminho:

foto%203.jpg

 

Prainha:

foto%204.jpg

foto%205.jpg

foto%206.jpg

foto%207.jpg

E é claro aproveitamos pra fazer as maravilhosas fotos com o famoso coqueiro de Itacaré!!! ::lol4::::otemo::

Qualquer pose e você fica linda no coqueiro !!!

foto%208.jpg

foto%209.jpg

Na volta da trilha estávamos famintas e paramos num restaurante vegetariano ali na pracinha mesmo. Não anotei o nome do restaurante, mas acho que é o único vegetariano ali no centro (onde tem as lojinhas)! Pedimos todas um prato de moqueca vegetariana (moqueca de legumes+farofa de abacaxi+pirão sem ser de peixe+salada+arroz integral).... QUE MOQUECA INCRÍVEL ! Sério, ela conseguiu superar todas as moquecas de peixe que comi na vida!!!! Estava muuuuito boa mesmo! Outra ótima dica: almoçar nesse restaurante! Vai amar e ficar super satisfeito! É uma delícia a comida! Pedi um mate da casa que não é nosso mate delícia de água suja do Rio, mas estava bom, hehehe

E o melhor: Tudo isso por 23 reais!!!!!!!!!!!!!!

 

Moqueca vegetariana MARAVILHOSA:

foto%2010.jpg

 

Gastos do dia:

- Bikinis (1 parte de baixo e 2 de cima) = 60

- Agua de coco no caminho da trilha = 4

- Suco de cupuaçu voltando da trilha = 4

- Almoço vegetariano (moqueca de legumes+farofa de abacaxi+pirão sem ser de peixe+salada+arroz integral) + mate com limão da casa = 18+3,5 = 23

- Canga = 20

 

6º dia (28/07) : Itacaré > Boipeba

Tomamos café e fomos direto para a rodoviaria de Itacaré. Pegamos o onibus pra Valença e quando chegamos na rodoviária de Valença já era 13h.. Resolvemos almoçar logo num pf que tinha lá. Uma das opções (além de carne, frango, etc) era Arraia!!!! E fato que resolvi provar pra saber como era e não me arrependi! É até gostosa, mas não tem um sabor forte... Mas vale a prova!

 

Prato de Arraia:

foto%201.jpg

Chegando lá o cara disse que a última lancha rápida tinha saido as 14h (chegamos algo em torno de 14h10 hahaha) e a próxima e última era as 16h!!!! Ficamos então até as 16h bebendo uma cerveja (merecida) e esperando o horário!

Por um lado foi até bom por que podemos pegar o começo do pôr do sol na lancha!!! Visual incrível!

 

Pôr do sol chegando em Boipeba:

foto%202.jpg

Chegamos já anoitecendo então foi ruim pra rodar procurando pousada. A cidade estava relativamente vazia, então praticamente todas as pousadas que fomos tinha vaga. Escolhemos ficar na Pousada da Vila, bem em frente à pracinha!!!! Tinha até ar condicionado !! A moça estava fazendo por 40 reais a diária, mas nós queriamos pagar até no máximo 35. Até achamos uma opção de uma de 30 mas não tinha café da manhã... Então pechinchamos bastante e ela baixou pra 35. Até que a gente falou "Nós vamos pagar tudo agora" assim que puxávamos o dinheiro da bolsa, numa tentativa dela baixar pra 30. Nessa hora a mulher arregalou os olhos e vimos a felicidade estampada na cara dela!!! E na mesma hora ela falou "Ah claro! Posso fazer por 30 então!" Hahahaha Conseguimos!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Á noite ficam umas barraquinhas vendendo basicamente tapioca, pastel, acarajé e drinks! Todas as opções muito boas e os preços variavam de 5 a 7 reais! Vale a pena !!! Os pasteis e tapiocas estavam deliciosos e muito bem recheados!

 

Gastos do dia:

Onibus p Valença = 24,70

Almoço + coca em Valença = 15

Lancha rapida valença-boipeba (ida e volta) = 60

Cerveja Devassa garrafa no cais = 5

Pagamento pousada da Vila (30x3) = 90

Tapioca + pastel + 1/3 tapioca doce = 11,70

 

7º dia (28/07) : Moreré

Tomamos café e nos informamos sobre como ir pra Moreré e decidimos que iríamos a pé, afinal de contas não era tão longe assim !!!!!

Foi uma caminhada deliciosa, com uma vista sempre incrível ao lado: a praia!

foto%201.jpg

foto%202.jpg

 

Praia de Moreré - maré baixa:

foto%203.jpg

foto%204.jpg

foto%205.jpg

foto%206.jpg

foto%207.jpg

foto%208.jpg

Na ida a maré estava super baixa, não dava pra mergulhar... Bem a não ser que fosse atéeeeee lá embaixo, mas não fomos. Acho que muito lá pra baixo deve ser perigoso por que é mais fundo, tem correnteza e tal. Bom, eu acho !

Chegando na última praia antes da praia de Bainema, paramos num barzinho pra beber e comer!!! Afinal, era tudo o que tinha ali: aquele bar e mais nada. Parecia que estávamos numa cidade fantasma na verdade! kkkk E isso em julho! rs

Quando chegamos a maré já tinha subido um pouco, mas o dia estava nublado e ventava, além do fato daquela praia não ser muito propícia pra banho. Não pelo fato de ser suja (não era!), mas por que tinham muitos barcos ao redor além daquelas folhas e algas. Uma praia não muito convidativa à nadar, porém todas as anteriores que passamos dava tranquilamente pra estender uma canga e ficar de bobeira.

Na realidade queríamos um mix de praia boa que desse pra mergulhar com algum bar pra beber e petiscar! Obviamente não encontramos isso e preferíamos ficar no bar por que era aniversário da Larissa, então serviu pra começar a comemoração!!!

foto%209.jpg

E a parte mais engraçada de todas: era aniversário da Larrisa e tudo o que ela falava repetidamente era "Meu deus! Estamos numa praia que não tem nenhuma estrutura, não tem um bar decente, não dá pra mergulhar. E logo no dia do meu aniversário!!! Parece praia fantasma!" ::lol4::::lol4::::lol4::

Acho que esse dia ficou marcado pra ela nunca mais comemorar aniversário numa praia deserta!!! hahahaha

Ela adora animação, então vcs podem imaginar como foi passar um dia inteiro num lugar que nada acontecia!

Bom, ficamos no bar bebendo, conseguimos atrair os olhares do garçom pra nós que ganhamos uma caipirinha grátis (tudo isso por que com 100% de certeza que estaríamos no forró mais tarde pra dançar com ele kkkkkkkkkkkkkkk), fizemos até selfie com ele! Hahahaha

foto%2010.jpg

Na volta resolvemos que voltaríamos a pé novamente, mesmo com o trator "a disposição". Afinal de contas somos roots! kkkk

Então nos informamos do caminho (não dava mais pra voltar pela orla por que a maré já estava totalmente cheia e avisaram que era perigoso) e lá fomos nós no meio da lama e, pra tristeza total da Larissa chegou uma parte em que tinha uma poça (era quase um rio na verdade hahaha) que tivemos que atravessar pra continuar nossa caminhada.

Acho que ela chegou a me xingar algumas vezes por causa disso ! Se não bastasse tudo isso, ainda era aniversário dela! ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Passando pela "lama" - arg

foto%2011.jpg

 

Felicidade da Larissa após passar pelo rio nojento! kkkkkkkk

foto%2012.jpg

Porém, pensando pelo lado positivo, conhecemos um argentino ou chileno, sei lá, que morava lá. Ele era gato, então as meninas já resolveram dar umas conversadas pra lá e pra cá! kkkkkkkk

Mas o menino era tão 'as-coisas-acontecem-no-tempo-certo' que acho que ele não entendeu que o encontro tinha que ser naquele dia mesmo senão iríamos embora! kkkkk

No final do dia fomos ver o pôr do sol na praia principal e encontramos esse argentino novamente. Ele estava brincando com umas crianças, filhas de uma moça que tb estava lá. Aí ficamos na dúvida se estavam juntos ou não. Mas achamos que ele estava mais animado com as crianças do que com a mulher, hahahaha

Enfim, fica a dúvida! ::prestessao::

Ah, não posso me esquecer: No caminho da volta nós explicamos para o argentino que era aniversário da Larissa, etc e então ele nos levou num lugar MARA de doces. Compramos 3 fatias de torta que seria o nosso "bolo". kkkk

Era algo como uma confeitaria. A dona era francesa então fazia as tortas e bolos no estilo francês.

foto%2013.jpg

A noite tem várias barraquinhas mas também tem uma pizzaria bem em frente. E como hoje era dia de comemoração, achamos que valeria a pena investir nosso dinheiro em algo melhor!!!! Fomos jantar lá e o dono, pasmem, era carioca!!! Ele saiu do Rio e decidiu viver à vida numa cidade mais calma ! UAU! A pizza estava muito gostosa, vale a pena!

No final colocamos a velinha e cantamos parabéns!!!!!!!!!

Tenho certeza de que Larissa nunca irá se esquecer do incrível dia de aniversário dela na viagem! hahaha

foto%2014.jpg

 

Gastos do dia:

Almoço em moreré (cervejas+camarao) = 45

Fatia de torta = 7

Pizza+cerveja = 25

 

8º dia (29/07) : Moreré (Praia de Bainema)

Antes de ir passamos na farmácia pra comprar um repelente por que parecia que eu estava com catapora de tanta picada. Como comecei a tomar o complexo já na viagem, ele só começou a fazer efeito quando chegamos na chapada. E quando cheguei lá, já não tinha mais jeito, minha perna estava TODA mordida! E sou super alérgica!

DICA: Quem for viajar pra lugares de cachoeira e for alérgica, comece a tomar complexo B umas 2 semanas antes da viagem (e continue até o final). Dessa forma vc realmente não vai voltar parecendo que está com catapora! rs

 

Bom, dessa vez fui vetade e resolvemos que iríamos de trator até moreré. Chegando em moreré (no ponto da última praia), fizemos uma trilha rápida, atravessando umas árvores e chegando do outro lado: praia de bainema!!!!

Essa praia era MUITO parecida com a de Itacarezinho. Aqueles coqueiros gigantes, extensão grande de areia, muito bonita mesmo!!!!! A diferença é que a de Itacaré é mais badalada...

Quando chegamos não tinha absolutamente NINGUÉM na praia. Estendemos nossas cangas e passaram algumas pessoas. Algo como 1 pessoa a cada 30min...hahahha

 

Moreré - Praia de Bainema:

foto%201.jpg

foto%202.jpg

foto%203.jpg

foto%204.jpg

Passamos a tarde toda ali relaxando e como já estávamos famintas, resolvemos voltar. Não sei precisar o local (acho que um pouco depois de chegar na praia de moreré), mas paramos num restaurante/boteco que tinha ali e estava escrito "vendemos bolinhos de carne, queijo e polvo"...Algo assim..kkkk

Então resolvi tomar uma água de coco e comemos os bolinhos! Estavam gostosos, apesar de gordurosos!

Pegamos o trator de volta com uns turistas e o mais engraçado é que aquela "poça" de ontem virou um rio gigante. Tinha chovido no dia anterior à noite e uma boa parte da estradinha de volta estava cheia de água. Demos sorte de termos voltado de trator!!! Nessa hora fiquei feliz de ter sido vetada! hahahaha Posso imaginar a bronca que as meninas iriam me dar se tivessemos voltado a pé! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

foto%205.jpg

foto%206.jpg

foto%207.jpg

foto%208.jpg

Voltamos pra pousada, tomamos banho e fomos para a "night"!!! kkkk

Bebemos as caipirinhas gostosas de lá, comemos as besteiras da noite e nos preparamos para ir embora no dia seguinte!!!!!!!!!!

 

Gastos do dia:

Repelente = 12

Trator ida = 10

Água de coco = 4

2 bolinhos (queijo e polvo) = 10

Trator de volta = 10

Caipivodka de abacaxi = 10

Acaraje = 6

2 tapiocas (carne seca com tomate e calabresa com queijo) = 8

 

9º dia (30/07) : Boipeba > Salvador

Lari e Lu voltavam pra salvador nesse dia pois o vôo da Lu era amanhã cedinho. Elas dormiriam na casa do amigo delas e eu iria no dia seguinte e todos se encontrariam para seguir viagem para Chapada. Logo, passaria 1 noite a mais em Boipeba! Porém o dia amanheceu chovendo forte e não parecia que ia melhorar. Dado às condições e também o fato de ter que pagar mais 1 diária para ficar o dia todo na pousada, abortei meus planos e resolvi voltar pra Salvador com Lari e Lu. E foi uma idéia certeira: após acertar o horário de volta e chegar em salvador, nós lembramos que nossos amigos de Itacaré estavam em Salvador, então nos encontramos com eles pra passear pelo pelourinho e beber! Foi muito divertido!

foto%201.jpg

Depois da bebedeira os meninos nos levarão pra casa. Descansamos um pouco, tomamos banho, nos arrumamos pra sair novamente à noite !!!

foto%202.jpg

 

Voltamos pra casa por que amanhã teríamos que acordar cedo pra encontrar as meninas e o Júlio, nosso motorista paulista (que acabou virando um amigo!!! Já até marcamos novas viagens ::otemo:: )!!!!! :)

Mas passamos na farmácia antes por que eu estava começaaaaando a ficar com febre e minha garganta estava doendo! Comprei logo um ibuprofeno para não ter azar de piorar durante a viagem ! E para a minha sorte no dia seguinte acordei melhor e só melhorei depois. Ufa !

 

Gastos do dia:

Passagem Valença - Bom Despacho = 20

Ferry-boat Bom Despacho - Salvador = 5,60

Empada = 3,60

Almoço (carne de sol com farofa e vinagrete + aipim frito + 2 porções de bolinho de bacalhau + cerveja) = 40

2 queijos + 1 Sprite = 10

Ibuprofeno = 12

 

10º dia (31/07) : Salvador > Chapada Diamantina

Acordamos cedo e avisamos ao Júlio onde nós estávamos. Ele veio do aeroporto direto buscar a gente. Seguimos então para o porto para esperar pela Mari e Tais !!! Mari, coitada, chegou muito mal depois de ter vomitado na viagem. Elas estavam em morro de sao paulo e pegaram a barca rápida. Segundo elas, a barca corria tanto que deu muito enjoo.

Decidimos almoçar logo em salvador pois já eram umas 14h. Então voltamos pro pelourinho, que ainda rendeu umas fotos com o dia claro!

foto%201.jpg

Na volta para o carro passamos por um batuque tipo olodum e foi ótimo!!! Ainda pudemos dançar um pouco e curtir o som, que por sinal é MUITOOOOOOO BOM!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

foto%202.jpg

Por fim pegamos estrada e RUMO A CHAPADAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

foto%203.jpg

E pra nossa felicidade, pegamos um pôr do sol MARAVILHOSOO, indicando que essa viagem iria começar/continuar do jeito que a gente queria!!!!

foto%204.jpg

 

Gastos do dia:

Lixa = 1,05

Almoço = 31,60

Agua = 1,50

Coxinha + toddynho na estrada = 4

Pizza + suco = 22,90

 

11º dia (01/08) : Lençois (Cachoeira do Mosquito + Poço do Diabo + Morro do Pai Inácio)

Antes de começar a falar das nossas andanças na Chapada, devo dizer que nós tínhamos um GPS da Garmin e que Julio anotou as coordenadas de todas as cachoeiras (ou quase todas) então foi bem fácil nos achar por lá! Nós tínhamos o local exato das cachus! ::otemo::

Deixo aqui também o mapa utilizado por nós durante toda a viagem (não lembro onde conseguimos, mas tínhamos ele em mãos, mas com certeza por lá acha-se):

mapa-do-parque-nacional-da-chapada-diamantina.png

Pra quem quiser o mapa em alta resolução, aqui está o link do site oficial da chapada:

http://www.guiachapadadiamantina.com.br/parque-nacional/mapa-do-parque/

 

Pra quem quer se achar no mapa da bahia, peguei esse aqui na net que facilita a visualização dos lugares. OBS: estávamos em itacaré, depois fomos para Boipeba, depois valença, depois Salvador. De salvador fomos para Lençois, depois para Capão, Ibicoara e Mucugê.

mapa_da_chapada-diamantina.jpg?w=1200

 

Bom, começamos o nosso dia maravilhoso indo para a Cachoeira do Mosquito e, apesar de ser uma cachu bem pertinho de lençois, com uma trilha hiper fácil, muita gente não dá valor, mas ela é maravilhosa!!!!! Acho que essa palavra (e várias outras) será usada com bastante frequência e meu relato ficará muito clichê ::lol4::

Mas mesmo assim ainda digo que é maravilhosa e que adorei por termos incluído-a no nosso roteiro !!!

Acho que demos sorte pois o volume de água de praticamente todas as cachus que fomos estava bem grande e não foi diferente com a do mosquito.

Antes de chegar de fato nela, tem um mirante (e ela parece ser bem menor do que é, vista de longe) e também umas quedas d'agua no caminho com uma vista bem bonita. Vale umas fotos por ali, o visual é show!

 

Mirante Cachoeira do Mosquito:

foto%201.jpg

foto%202.jpg

foto%203.jpg

 

Quedas d'água antes da Cachoeira do Mosquito:

foto%204.jpg

foto%205.jpg

foto%206.jpg

foto%207.jpg

A água é geladíssima, óbvio, mas quando vc consegue chegar pertinho da cachu, não tem mais jeito, já está todo molhado mesmo só com os respingos! Se não quiser não precisa nem entrar debaixo da queda! kkkk

 

Cachoeira do Mosquito e água cor de coca-cola ::love::

foto%208.jpg

foto%209.jpg

foto%2010.jpg

A parte que não gostei nessa cachu é o fato de não ter um poço bom pra nadar (AMO nadar), mas admirá-la e ficar relaxando embaixo de uma parte qualquer da queda é energizante! ::cool:::'>

Outro fato muito legal é o entorno da cachoeira. Tem uns paredões gigantes, falésias, que formam uma paisagem lindíssima.

foto%2011.jpg

Repito: vale muito a pena incluí-la no seu roteiro, principalmente por ser tão pertinho e conseguir fazer um bate-volta relativamente rápido pra quem está com pressa ou com o roteiro apertado!

De lá pegamos o carro e seguimos para o Poço do Diabo. A trilha também é bem fácil e a cachoeira também é linda! O melhor é que tem um poço incrível !!! Pra banho é uma delícia !!!!!!!

O ruim é que nesse finzinho de tarde, começa a bater um ventinho então fez um frio de leve, mas claro que não poderíamos deixar de entrar naquela água deliciosa (e muito fria também)!!!! Nadar ali foi incrível ! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Poço do Diabo visto de cima:

foto%2012.jpg

foto%2013.jpg

foto%2014.jpg

 

Poço do Diabo:

foto%2015.jpg

foto%2016.jpg

De lá fomos para o local cartão-postal da Chapada: Morro do Pai inácio ! E o melhor: pôr do sol no morro do pai inácio!

GENTE, esse é um MUST-GO definitivamente ! Quem vai à chapada TEM QUE IR no morro do pai inácio e assistir ao pôr do sol ! É completamente maravilhoso, lindo, incrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Energia de outro mundo! Tem que ir!

Aliás quanto mais pores do sol nós assistirmos na vida, mais nossa alma ficará serena!!! :D

Todos são lindos, mas aquele foi espetacular!

foto%2017.jpg

 

Uma boa é fazer essa pose top da Mari:

foto%2018.jpg

foto%2019.jpg

foto%2020.jpg

foto%2021.jpg

Pedra de coração ♥

foto%2022.jpg

foto%2023.jpg

Hot dog legs :D

foto%2024.jpg

foto%2025.jpg

Depois de um dia lindo, que nos indicou que a viagem ia ser ótima, fomos comer o tão famoso Godó com purê de banana verde! Apesar de ser um prato típico da região, não encontramos em todos os lugares não. Mas em lençol mais de um restaurante possui, só perguntar!!!! E tenho que dizer que gostamos tanto que pedimos outro depois! Muito muito gostoso!!! Vale a pena provar! É tudo misturado mesmo. Não tem uma cara muito boa (parece papinha de criança kkkk) mas o cheiro estava fantástico!

 

Godó de calabresa com carne de sol e purê de banana verde + Arroz:

foto%2026.jpg

E no dia era aniversário do Julio, então fizemos insistimos (ele ficou P da vida ) em pagar a conta toda! :mrgreen:

Ele decidiu que não iamos pagar de jeito nenhum a parte dele, e aí falamos que tudo bem, mas fizemos a conta entre nós e estrategicamente deixamos ele ser o último a pagar. E aí... Tcharaaaaan, não tinha mais nada a ser pago ! ::lol4::::lol4::::lol4:: Ele falou demais! kkkkkkkkk

Podem falar: as cariocas são demais!!!!!

 

OBS: Quando estávamos voltando pra pousada passamos numa lojinha tipo tem-tudo e aproveitei pra comprar um ziploc pra guardar os lanchinhos para os demais passeios (pegamos do café da manhã kkkkk). Ficava tudo em saquinhos na bolsa, e aí acabava amassando (banana ou sanduiche, por exemplo). Por isso uma dica é : levem um ziploc de casa ::cool:::'>

 

Gastos do dia:

Entrada Cachu do Mosquito = 10

Agua + latao = 9

Entrada Morro do Pai inacio = 5

Suco de cajá na entrada do morro do pai inacio = 4 (dei 2)

Almoço-jantar no Quilombola (godó de calabresa com carne de sol e purê de banana verde) = 47,50 (deu 35,4 mas pagamos para o Julio, aniversariante)

Ziploc pra lanche = 2,70

 

12º dia (02/08) : Lençois (Cachoeira do Sossego + Ribeirão do Meio)

Hoje seria o dia de fazer a cachoeira do Sossego, que lemos em vários relatos ser um pouco puxada e forte recomendação para contratação de um guia. Portanto, fomos no dia anterior à noite reservar nas informações turísticas da cidade (é só perguntar, todo mundo sabe) para contratar um guia. Barganhamos e conseguimos um preço de 35 reais por pessoa .

Eu tenho que ressaltar que não sou muito chegada a fazer trilhas com guias, principalmente por que aqui no rio muitos cobram caro por uma trilha de 20min, o que pra mim é um absurdo, mas ok. Entendo que precisam do dinheiro, muitos vivem disso, etc.

Eu sempre fiz trilhas porém desde sempre tenho dificuldades na respiração (tá, eu sei que deveria fazer mais exercícios físicos diários! kkkkk), então acabo ficando pra trás as vezes. Não muito pra trás, mas um pouco... E na minha opinião, um guia tem que levar e se preocupar com o grupo todo e não somente com as pessos que estao junto com ele e, nosso guia não foi assim. Logo de início já fiquei com raiva por que ele simplesmente continuava andando e andando e não estava nem aí pra quem estava atrás.

Salvo essa parte inicial, a trilha praticamente toda é feita caminhando sobre pedras, o que eu particularmente gosto mais e sou melhor. Tenho que dizer que é uma trilha puxada, principalmente pra quem não está acostumado. E, se você tem o joelho ferrado ou coisa assim, recomendo que não faça ou então seja bem cauteloso. Eu nunca tive problemas de joelho, mas ficar descendo e subindo pedra toda hora força bastante.

Quando chegou a parte das pedras, eu acabei trocando de posição com o pessoal que estava na frente no início, ficando dessa vez ao lado do guia. Porém algumas meninas tiveram dificuldades nessa parte e, mesmo assim, o guia continuou fazendo a trilha como se não houvessem pessoas atrás dele.

Ou seja, não foi paranóia minha, rsrs

Infelizmente, eu não anotei o nome do guia de tão puta que eu estava! kkkkkk Mas devia ter uns 50 anos, cabelo grisalho...

Durante a trilha encontramos com uma amiga que havíamos feito amizade aqui mesmo no mochileiros, Talita, e ela arranjou um grupo e estavam fazendo a trilha toda sem guia. Aí que eu fiquei com mais raiva ainda de ter pago aquele guia! hahahha

Mas apesar dos pesares eu recomendo fazer com guia, é bem chatinha e não é sinalizada... Ou sabe ou não sabe o caminho, até por que a trilha toda é beirando o rio e em cima das pedras, não tem um caminho demarcado, rs

Durante o caminho encontramos uma pedra gigante rosa (não dá pra ver muito bem na foto que é rosa) e amamos!

 

Pedra rosa durante a trilha

Foto%2012_1.jpg

O caminho todo tem uns paredões lindos que vale a pena tirar foto!!!

foto%2012_2.jpg

foto%2012_3.jpg

foto%2012_4.jpg

Bom, independente de guia, amei nosso dia, ainda mais depois de chegarmos à cachu, que é linda! Não tanto quanto às de ontem, mas mesmo assim muito bonita! Porém não acho que seja indispensável, tem outras que valem mais a pena. Mas nosso roteiro estava com uma certa folga, então acho que encaixamos bem.

 

Cachoeira do Sossego:

foto%2012_5.jpg

foto%2012_6.jpg

foto%2012_7.jpg

Lari na água geladíssima:

foto%2012_8.jpg

 

O legal é que dá pra subir nas pedras pra pular na água!!!! É claro que eu não perdi a chance!!!!!

foto%2012_9.jpg

 

Depois desse banho delicioso de cachoeira, seguimos para Ribeirão do meio ainda com o guia. E aquele lugar é muuuito reconfortante!!! Vale a pena passar por lá e assistir o sol se pôr atrás das pedras. É um clica ótimo!

E pra completar, ainda tem um escorrega na pedra muito top!!!! E é nessa hora que bate aquele arrependimento por que eu simplesmente cheguei lá, me encostei numa pedra, comi meu sanduiche...Aí de barriga cheia, bateu uma brisa e dormi! hahahahaha

Até me chamaram pra eu escorregar, mas estava tão bom o soninho, que fiquei por ali mesmo! Mas foi bom mesmo assim aproveitar o momento sem se preocupar com o resto! :)

Ah, lá também tem um poço enorme pra banho, o pessoal adorou!

Tais tomando um banho de cachoeira e de sol:

foto%2012_10.jpg

Ribeirão do Meio:

foto%2012_11.jpg

foto%2012_12.jpg

 

Voltamos da trilha famintos e entramos no primeiro PF que vimos! Era simples, mas a comida estava boa!

De sobremesa optamos por um crepe de nutella , que é sempre bem vindo!!!! Não anotei o nome do lugar :(

Fomos para o hostel e resolvemos voltar pra beber umas cervejas...Acabamos ficando de gordice e comemos uma salada ainda pra fechar o dia! kkkk

 

Gastos do dia:

Pastilha = 5

Guia pro Sossego = 35

Caldo de cana = 5

Almoço/Jantar (pf do lado do Bar da Zilda, na pracinha + suco de abacaxi) = 16

2 cordões = 9

Crepe nutella = 20 (paguei 5)

Cerveja + salada /2 = 17,5

 

13º dia (03/08) : Lençois > Capão (Pratinha + Gruta Azul + Gruta Lapa Doce)

Tomamos café, pagamos a pousada de lençois e fomos rumo ao nosso próximo destino: cidade do Capão!

No caminho, como no roteiro, passamos pela famosa Pratinha e sua gruta!!!!

Chegamos direto no mirante do lago da Pratinha e QUE VERDE maravilhoso!!!!!!!!! Gente, que água é aquela! Maravilhosa!!!! Linda linda linda!

foto%2013_1.jpg

foto%2013_2.jpg

foto%2013_3.jpg

Tiramos as fotinhas clássicas e seguimos para fazer o passeio da flutuação. Confesso que eu não estava nem um pouco animada pra esse passeio por que lá dentro é tudo escuro então...... pois é.

Mas as meninas queriam fazer e o carinha de lá também botou pilha e não quis ser a chata e fomos lá!

Bléee.... Mega sem graça. Tudo escuro, não dá pra ver nada. Acho que é só mesmo pela sensação de ficar numa caverna kkk E as fotos então ficaram uma porcaria... ::lol4::::lol4::

foto%2013_4.jpg

O legal é que no final a gente pôde ficar nadando e tirando foto ali na beirinha do lago. Como é do ladinho da área de preservação, tem vários peixinhos e o cenário embaixo d'água é mais lindo ainda!!!!

foto%2013_5.jpg

foto%2013_6.jpg

Depois da flutuação nós descemos e fomos para a beira do lago nadar ! Que delícia !! ::otemo::::otemo::::otemo::

Almoçamos no barzinho que fica em frente ao lago mesmo com uma comidinha nordestina maravilhosa!!! nhmmm

foto%2013_8.jpg

foto%2013_7.jpg

Seguimos para a Gruta Azul. Se bem me lembro o período em que a luz incide dentro da gruta é entre 14h e 14h30, algo assim.... Quando chegamos a luz ainda estava incidindo e tiramos algumas fotos, mas achei meio sem graça...kkk

foto%2013_9.jpg

foto%2013_10.jpg

[/img]http://i131.photobucket.com/albums/p284/cleoxinha/Bahia%20Julho%202015/Dia%2013/foto%2013_11.jpg[/img]

Depois fomos para a Gruta Lapa Doce. E eu também fiz um pouco de doce pra entrar. Queria mesmo ficar no carro pq saberia que não tinha nada demais lá dentro..kkkkkk E eu já tinha visto outras grutas antes. Ainda mais ter que pagar 20 reais pra ver uma gruta ! rsrsrs

Mas não quis ser a chata de novo e fui lá com o povo ! Gente, é uma gruta! Nada mais !!!! Quem curte, é muito válido o passeio por que essa gruta é GIGANTE!!!!! Tem muitas estalactites e estalagmites (de baixo pra cima), algumas até se tocando. É bem legal ! Mas eu, particularmente não acho tão atraente! Mas valeu!!

foto%2013_12.jpg

foto%2013_13.jpg

foto%2013_14.jpg

foto%2013_15.jpg

foto%2013_16.jpg

foto%2013_18.jpg

Dali seguimos para o Capão ::love:: e logo que chegamos vimos uma pizza à lenha e deu aquela fome!!! Era tipo 1 fatia por 5 reais, algo assim... E as fatias iam sendo colocadas no balcão. Era só vc pegar a que queria e comer, simples assim!!! Muito legal !

Mas na verdade resolvemos ir até uma pizzaria que já tinhamos lido sobre que é uma pizzaria vegana/vegetariana (não sei) que só tem 1 sabor de pizza!!! Não anotei o nome do lugar mas se perguntar à qualquer pessoa, saberão te responder! É só falar pizzaria que só tem 1 sabor! hahahah

E gente, a pizza é uma delícia!!!!! Aprovadíssima!!!!!! Vale a pena provar! E dividindo pra todos não sai caro pra ninguém!

 

Nós nem chegamos a procurar muito lugar pra dormir por que já tinhamos a indicação do Seu Dai, fomos direto !! :)

 

Gastos do dia:

Pagamento pousada Violeiro em Lençois = 90 (45x2)

Entrada Fazenda pratinha = 20

Flutuação Pratinha = 30

Almoço na Pratinha (carne de sol com feijão tropeiro + cerveja) = 25

Agua = 2

Entrada gruta Lapa Doce = 20

Pizza + cerveja = 17

 

14º dia (04/08) : Capão > Ibicoara (Cachoeira da Fumaça)

Fizemos o check out no camping do Seu Dai, e fomos tomar café ! Compramos um pão pra comer lá em cima pois como iríamos direto pro Riachinho assistir o pôr do sol (isso se tivesse dado tudo certo!!!) kkkk

Enfim, chegando lá temos que assinar o nome na recepção pois aquela área já faz parte do parque nacional da Chapada Diamantina, então teoricamente tem-se um controle maior.

O responsável, Alexandre, perguntou se tínhamos guia e falamos que não. Ele nos aconselhou fazer com guia e aquele papo de sempre, mas subimos assim mesmo!

O tempo estava péssimo, muita umidade, várias nuvens baixas, tudo branco.... Ou seja, provavelmente não iríamos enxergar nada! kkk

Quando chegamos lá em cima o sol começou a aparecer bem de leve....e aproveitamos pra tirar as fotos.

Foi engraçado por que assim que cheguei fiquei olhando ao redor e me perguntando "ué, cadê a cachoeira?"...E aí a gente vê várias pessoas se debruçando e entende tudo!!! Tem que dar uma esticadinha pra poder enxergá-la mesmo... rsrsrs

Mas tem uma parte mais lateral que andamos depois que dá pra ver melhor!!!

Ela é bem bonita... Pena que é só um filete de água e pelas fotos na net acho que o volume nem estava tão ruim assim kkkk ! Deve ser demais pega-la em tempos de cheia, deve ficar muito linda!!! Acho que não chega a sumir no ar...rsrsrs

foto%2014_1.jpg

foto%2014_2.jpg

foto%2014_3.jpg

foto%2014_4.jpg

foto%2014_5.jpg

foto%2014_6.jpg

foto%2014_7.jpg

foto%2014_8.jpg

foto%2014_9.jpg

foto%2014_10.jpg

 

Então resolvemos voltar pra almoçar e depois partir pro Riachinho pra conseguir ainda pegar o por do sol na cachoeira (apesar de termos ouvido que naquela época do ano o por do sol não se punha na cachoeira, mas apostamos assim mesmo).

Mari, Tais e Lari foram na frente (apressadas) e eu e Julio fomos mais atrás com calma!! Elas estavam ha uns 10 minutos de distância de nós...

Chegamos, passamos na recepção e elas não estavam... Seguimos então para o barzinho e elas também não estavam ! Bom, resolvemos sentar e pedir o famoso pastel de palmito de jaca (que lemos na internet!!!) pra experimentar.

Achamos estranho pois elas estavam na nossa frente, mas poderiam ter parado por algum motivo (apesar de que passariamos por elas...), ou foram ao banheiro....

Comemos o pastel e era gostoso, porém ão tinha gosto de palmito e nem de jaca..hahaha não sei explicar, só provando mesmo! hahaha

Esperamos, esperamos, esperamos e nada... Resolvemos voltar na recepção pra perguntar se elas tinham ao menos anotado os nomes lá ou se alguém as tinha visto. Nada..

Começamos a ficar preocupados e avisamos ao cara da recepção, Alexandre. Ele começou a falar que elas provalmente se perderam e o pior seria se elas tivessem ido pra trilha que dá pra um morro lá (não lembro o nome). E o tempo não estava muito bom, ou seja, não seria uma boa idéia. Mas acredito que se elas vissem que estavam subindo mais e mais iriam perceber de alguma forma e voltar...

Esse cara, Alexandre, começou a falar que elas só se perderam por que não estavam com o guia (de fato sim) e que por isso era aconselhável o guia. Ele disse que nesses casos o correto é ligar para a equipe de resgate para avisar do imprevisto, PORÉM ele não faria isso pois nós não tinhamos ido com nenhum guia !!!!! Só sei que fiquei puta, cheguei a discutir de leve com ele...Afinal de contas a escolha é nossa de ir com ou sem guia e, se o parque tem essa equipe à "disponibilidade" dos frequentadores e que serve exatamente para imprevistos como esse, por que não utilizar? São pessoas, independente de qualquer coisa !!!! Eles só "salvam" as pessoas se estiverem acompanhadas de guia? Que tipo de seletividade é essa? Será que ganhm por fora por essa decisão? Achei ridículo esse pensamento e fiquei extremamente revoltada e indignada. Por isso mesmo fiz questão de pegar o nome do cara. Ele aconselhar o serviço do guia é uma coisa, agora se recusar a ajudar pelo fato de não termos contratado guia é muito diferente, principalmente quando existe uma equipe de resgate (como em todo parque nacional). Isso só faz manchar a imagem das pessoas realmente competentes.

Quanto a trilha confesso que tem algumas horas em que tem uma demarcação para o lado... porém, se vc seguir em frente chega na cachoeira! Não acho que PRECISE de guia por causa disso, a trilha é bem tranquila mesmo. Foi um erro delas... Sem contar que poderiam ter perguntado pra alguém, sei lá. E também.., se perdeu, volta!

Bom, passou quase 1h e elas enfim chegaram !!!! E pelo que parece estavam indo em direção ao tal morro que o cara falou ! rs

 

Abortamos a missão de assistir o pôr do sol no Riachinho e decidimos seguir direto pra Ibicoara. Foram muitas aventuras pra um dia só! kkkkkkkkkkk

 

Gastos do dia:

Pagamento Camping do Seu Dai no Capão = 22,50

2 pastilhas Benalet = 6

Café da manhã no Arco Iris (pão, Alface, tomate e queijo caseiro (pasta) + vitamina de banana) = 9,50

Pão caseiro pra viagem = 5,50

Agua grande = 2,70

Pastel de palmito de jaca + agua de coco = 8

Pf na cidade (Restaurante Vitão) + cerveja = 17

 

15º dia (04/08) : Ibicoara (Cachoeira do Buracão)

O dia do Buracão foi definitivamente um dos melhores dias da viagem, por que essa cachoeira é realmente incrível !!!!!

Nós fechamos com o Guia Ian que fez por 115 a cachoeira do buracão e a da fumacinha no dia seguinte. Eu não lembro EXATAMENTE o valor que ele cobrou por cada uma, mas se não me engano foi 35 reais pelo buracão e 80 pela fumacinha. Choramos um desconto também, rsrs

Um casal de amigos nossos já havia ido 1 ou 2 anos antes e falaram do valor que o guia deles cobraram, que tinha sido 80 reais pelo grupo todo para o buracão e 100 reais pelo grupo para a Fumacinha. Eu até entrei em contato com o mesmo guia e ele disse que a associação Bicho do Mato (na qual fazem parte) havia feito reuniões mais recentes e nelas foram acordados vários reajustes orçamentários, logo esse valor já era muito abaixo do que cobravam atualmente. Infelizmente ele estava "certo" pois eu entrei em contato com outros vários guias indicados e todos cobravam uma faixa parecida de valor. Ficamos então com o Ian que foi indicação do Caio, dono da pousada e nos ofereceu um valor legal se comparado com os demais.

O início da trilha é um caminho paralelo ao Rio Espalhado, um visual bem legal pra tirar fotos! Tem várias opções de poços pra entrar após a cachoeira principal.

foto2.jpg

foto3.jpg

foto4.jpg

Logo após uma caminhada curta (20min-30min) chega-se à Cachoeira do Recanto Verde, muito bonita também. Júlio até ganhou um repost no instagram de alguma página oficial da chapada diamantina com uma foto dessa cachoeira. Ficou todo animado! rs

foto5.jpg

E então começa os preparativos para iniciarmos a trilha pela água direto ao poço do Buracão!! O guia separa nossos coletes, cada um com um tamanho adequado e estamos então prontos para nadar nos imensos paredões em forma de cânion!!! Tem a opção de ir caminhando pelas pedras, mas perde todo o encanto do passeio.

Mari e Tais não sabiam nadar, então ele disponibilizou 2 bóias para elas e foi puxando-as até perto da queda. Elas amaram!

Levamos nossas GoPro, mas confesso que as fotos não ficaram excelentes... Precisa de um bom estabilizador de imagens por que muitas saem tremidas ou com gotas d'água (até pensei em comprar aquele limpa vidros que indicam pra isso...). Infelizmente tem seus pontos positivos e negativos, rs. Não deixamos nenhuma câmera para o guia tirar fotos, então as que temos são as nossas da gopro mesmo. Mas mesmo assim, conseguimos alguns registros muito bons!!!!! Porém aqueles entre os cânions não ficaram tão legais pois estamos nadando a nos mexendo a todo instante, rsrs

foto8.jpg

foto10.jpg

E aí eis que surge a incrível e impactante cachoeira do Buracão!!!!!!!!!!!!! E logo você entende o motivo do nome, pois é mesmo um grande buraco ao redor dos canions. Uma visão magnífica!!! Muito linda! A emoção de nadar entre os cânions somada com a beleza da cachoeira torna esse o melhor passeio da Chapada Diamantina, na minha opinião!!! Foi demais!!!

foto20.jpg

foto11.jpg

foto14.jpg

foto18.jpg

foto26.jpg

O guia então nos dá a opção de entrarmos atrás da queda e é obvio que não perderíamos essa oportunidade!!! É uma sensação deliciosaaaa. Eu pulei depois de trás da queda para o poço, porém não recomendo colocar a cabeça ou se debruçar pra sentir a queda pois quando fomos o volume estava muito grande, senti uma dor enorme quando a água bateu, pensei que fosse perder a cabeça ::lol4::::lol4::

foto22.jpg

foto23.jpg

foto25.jpg

Nos despedimos desse espetáculo da natureza e retornamos à trilha, mas agora com destino à algumas quedas alternativas pra passar o resto do dia!!!

Primeiro, porém paramos num mirante para tirar fotos lindas novamente da Cachoeira do Buracão!!!

foto27.jpg

foto28.jpg

foto31.jpg

foto30.jpg

E então as quedas:

foto32.jpg

foto34.jpg

 

E para fechar esse passeio incrível, paramos no Mirante do Campo Redondo pra tirar lindas fotos junto ao por do sol! Que dia maravilhoso!!!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

foto38.jpg

 

Gastos do dia:

Entrada Buracão = 6

Pizza = 18

Mercado = 20

 

Contato do guia (fez Buracão+Fumacinha) Ian Malaquias = 71 9178-0360

 

 

16º dia (05/08) : Ibicoara > Mucugê (Cachoeira da Fumacinha)

Esse dia eu diria que foi o segundo melhor da Chapada!!!! A fumacinha é incrível, muito imponente, diferente e completamente diferente das demais cachoeiras!! E pelo sacrifício que fazemos pra chegar até ela (4h de trilha ida+4h volta), podemos dizer que ela é muito preciosa!

Acordamos MUITO cedo (5h) e ás 6h30 estávamos tomando café da manhã feito pelo Caio, dono da pousada, que foi super atencioso ao acordar bem cedo também pra preparar a mesa somente para o nosso grupo!

A trilha da Fumacinha é bem parecida com a do Sossego, pois o percurso é praticamente todo plano, sem muitas subidas, contudooo tem uma quantidade ABSURDA de pedras grandes durante o caminho. Então, quem tem o joelho ferrado ou tornozelo, requer um cuidado extra. Eu nunca tive dores no joelho fazendo trilha ou qualquer outro tipo de exercício, mas na volta da fumacinha eu senti dor!!! Então se pra mim, que não tenho problemas, fiquei com dor, imagina pra quem realmente tem algum tipo de lesão!!! Leve gelol, tornozeleira, joelheira, o que vc tiver pra amenizar o impacto descendo e subindo nas pedras! Vc com certeza vai precisar!

Eu particularmente prefiro trilhas com escaladas ou com pedras, no estilo da Fumacinha, então pra mim é melhor do que ficar subindo exaustivamente, me cansa bem menos. Porém de um modo geral o nível é pesado, sem dúvidas. A gente não chega a ficar ofegante, mas o cansaço bate depois de muito tempo subindo e descendo, rs

Em diversos pontos da trilha temos que passar agachado entre uma rocha e outra beirando poços gigantes de água. Isso mesmo, um escorregãozinho e você cai na água, rsrs

Pra quem não tem prática ou tem medo, não recomendo muito essa trilha. São verdadeiros precipícios que temos que passar.

Um desses pontos é o Poço da Pedra Lascada, bem famoso pois passamos espremidos entre as rochas ao lado do grande poço de água geladíssima, rs

Não tirei foto, mas peguei essa na internet pra terem uma idéia:

1266382198_05.jpg

Outro ponto crítico é a Cachoeira do Encontro:

foto16_16.jpgNo final da trilha, depois de longas 4h de caminhada eis que vimos láaaa longe, entre 2 paredões de cânions, a nossa linda Fumacinha!!!!

foto16_2.jpg

foto16_4.jpg

foto16_12.jpg

foto16_3.jpg

E aí a ansiedade pra chegar é maior ainda!!! Porém lá perto tem outro ponto super crítico, foi onde achei mais "perigoso/tenso", por que o espacinho é bem estreito MESMO!!!!! E temos que andar literalmente agachados se não não conseguimos chegar!!!!!

Mas passado o perrengue, lá está ela!!! Incrível! Vale cada suor !!!

foto16_9.jpg

foto16_5.jpg

foto16_14.jpg

foto16_10.jpg

foto16_11.jpg

foto16_13.jpg

E foi um parto pra subir nessa pedra!!! ::lol4::::lol4::::lol4::

Pq afinal nós PRECISÁVAMOS ter uma foto em cima da clássica pedra da Fumacinha!!!! kkkkkkkk

foto16_6.jpg

foto16_7.jpg

Eis que eu fico olhando pra cachoeira e ela fica me olhando... Está batendo um frio do cacete, mas eu penso "Cheguei até aqui, depois de 4h de trilha, e não vou mergulhar? MAS É CLAROOOOOO QUE SIMMMMMM!!!!"

Tiro a roupa, morta de frio, mas entro assim mesmo!!! Pq não podia deixar de perder a oportunidade de mergulhar nessa água incrível, com toda essa energia!! E se valeu a pena? Nossa, valeu MUITO a pena!

foto16_8.jpg

O guia me perguntou se eu queria ir até atrás da cachoeira e é claro que topei também!!!!! E lá fomos, entrei atrás da cachoeira e o volume de água é muito grande, eu já não enxergava nada.... Até que chega a hora que precisa subir na pedra pra então ficar realmente atrás. Nessa hora eu estava com a cabeça abaixada, quase sem respirar pq tinha muita água caindo... E eu desisti, me joguei pra trás... Eu estava realmente ficando sem ar, fiquei morrendo de medo nessa hora e imaginei a sensação de como deve ser morrer afogado! :shock::shock::shock:

Mas enfim, foi só uma sensação e nada aconteceu ! Ele perguntou se eu queria voltar e tentar de novo, mas não quis!!! Acho que ele percebeu meu desespero e falou pra mim "fica boiando e olhando esses paredões incríveis"... e foi o que eu fiz! Eu me senti pequena diante dessa cachoeira me engolindo, mas preferi não arriscar e olha que não sou medrosa, não tenho problema de respiração, nada... Mas realmente não consegui :(

Quem sabe na próxima eu crio coragem e tento de novo! rs

E o guia então me fala após sairmos da água "Eu estava morrendo de frio, sem querer entrar na água... E fiquei até feliz por que relembrei a sensação muito boa que é entrar nessa água !!! A maioria dos grupos não entra, então nem tiro a roupa! rsrs"

E aí ganhei o dia!!!! Fazer alguém feliz é sempre a melhor parte e nós fizemos ambos felizes! ::otemo::

Pra voltar foi outro parto e acho que ainda pior por que a trilha não é mais rápida, é o mesmo tempo, só que vc já está cansado e querendo comer, etc! kkkkkk

Mas enfim, valeu cada minuto, faria de novo com certeza!

Pra finalizar a noite, só uma lasanha pra dar sustância mesmo! kkkkkkkkkk

 

Gastos do dia:

Pagamento pousada Casa na Roça em Ibicoara= 100 (50x2)

Pagamento Guia Ian (Buracão + Fumacinha) = 115+15(gorjeta)

Caldo de cana no final da trilha = 6

Jantar lasanha + cerveja no restaurante Sabor e Arte = 22

 

 

17º dia (06/08) : Mucugê (Poço Azul e Encantado)

Acordamos já tristes por que seria nosso último dia na chapada, tomamos aquele café maravilhoso da pousada e partimos para os poços!!!

As únicas pessoas que queriam de fato conhecer era o Julio e a Mari e eu confesso que me arrependi de não ter ido.

Na hora juntamos o fator dinheiro (20 reais do encantado + 15 do azul é carinho pra conhecer) mais fator "já conhecemos a tal gruta azul na pratinha e não tinha nada demais"... A gente meio que já "conhecia" os poços pelas fotos então optamos por não ir.

Enfim, decidímos que não iríamos. Porém depois que voltei pro Rio fiquei pensando "Eu me dispus a fazer a viagem, estou lá com a oportunidade de conhecer uma atração e vou deixar de ir por causa de 20 reais? Por mais que eu não goste mesmo, mas é sempre bom conhecer primeiro pra depois falar com propriedade "não gostei". Fiquei com esse pensamento depois, então acho que se vc tiver a oportunidade, vá!!!! MAS se for optar por trocar esse passeio por outro, aí sim eu acho que não vale a pena, mas é uma opinião minha!

 

Primeiro fomos no poço azul e ficamos num restaurante esperando Julio e Mari voltar !!!! A mari não me mandou até hoje as fotos desse dia ! ::lol4::::lol4::

Mas sei que eles adoraram !! E aí bateu um arrependimento na hora que eles voltaram super animados contando como foi ! hahahah ::putz::

Chegando no Poço Encantado, estacionamos o carro antes do Rio Paraguaçu e veio um barquinho (tipo uma jangada) com remo buscar os dois pra atravessar o rio. O visual do rio é lindo e dá pra mergulhar também!!! Super recomendo! Julio tirou altas fotos posando de galã ::otemo::::lol4::

17_6.jpg

17_5.jpg

Chegando lá precisaram descer uma escadaria grandona (óbvio que vc morre na volta, kkkkkkkk). E então chega-se ao poço. Eles disseram que é lindo demais !!!!!

17_1.jpg

17_2.jpg

17_4.jpg

 

Julio nos deixou na cidade de Andaraí que foi onde almoçamos (dificil achar um restaurante bom por lá..kkk) e então pegamos o onibus direto pra salvador !!!

Nossa viagem então chegou ao fim e ainda conseguimos adiantar nossos voos pois chegamos com antecedencia!!! E consegui pegar o mesmo voo da Mari e da Tais !!!!!

Julio ficou mais 1 dia pois o voo dele era só no dia seguinte!!!!

 

Gastos do dia:

Pagamento pousada Casa da Roça em Mucugê = 30

Almoço em Andaraí no restaurante Sambela = 22

Onibus Andaraí - Salvador = 70

 

Dia 18 : Taxi rodoviaria de Salvador até o aeroporto = 22,50 (90/4)

 

 

Considerações Finais

 

:arrow: Alugar carro :?:

Sim ou com certeza???

Por favor, faça essa viagem de carro !!!! Se passou pela sua cabeça fazê-la (pelo menos a parte da chapada) sem carro, esqueça! Você vai aproveitar MUITO mais, além de que vai sair infinitamente mais barato! Tudo com agências na chapada sai caro, acredite.

Tenho uma amiga que se hospedou em Lençois e foi pro Buracão de agência fazendo bate-volta. Ela pagou 300 reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ::putz::

Bom, se vc é rico e está disposto, ok, mas se não é seu caso, alugue um carro, troque ideia com as pessoas e feche um grupo de 5! É tão fácil fechar grupo por aqui pelo mochileiros! Com certeza vc tb conseguirá !!!!! Principalmente se tiver datas fechadas já! Faça isso !

 

:arrow: Hospedagem

Não precisa reservar nada com antecedência !!! Não precisa mesmo! Conseguimos várias opções muito boas na hora mesmo ! É difícil alguém se hospedar durante 10 dias na mesma cidade, então a rotatividade é alta, logo vc consegue se hospedar facilmente sem reservas!!!! Aposte nisso pois se você mudar o roteiro na hora (como fizemos) não terá problemas!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Guriaaa, demais essa tua trip e gastando muito pouco.. eu to pensando em fazer um mesmo roteiro, porém na Chapada quero ver se fico em barraca. Se tu acabar esse teu relato de viagem serei eternamente grata... porque onde vou encontrar mais dificuldades, acho que será na ida pra Chapada.. que não faço nem ideia o que vale mais a pena..

Beijão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...