Ir para conteúdo

BAHIA - MINAS - Ajuda para compor um roteiro


Posts Recomendados

  • Membros

Oi! :)

 

Estou compondo um roteiro que talvez ainda seja um tanto megalomaníaco, mas que espero ir desenhando melhor aos poucos, se possível com a ajuda de vocês.

 

A ideia é fazer a travessia entre Bahia e Minas Gerais margeando o Rio São Francisco. O trecho entre Paulo Afonso (BA) e a foz, em Piaçabuçu (AL), eu já conheço bem, então dessa vez pretendo partir de alguma cidade do sertãozão bahiano e atravessar o estado até alguma cidade mineira, para daí partir para conhecer algumas paisagens mais ao sul, além do basicão histórico. O interesse na travessia é a travessia em si, o Rio, que tem uma grande atração sobre mim desde sempre. Nessa etapa as cidades ribeirinhas serão consequência, o lance mesmo é conhecer Minas.

Uma ideia preliminar de partida é Bom Jesus da Lapa (BA), onde, no mês de agosto, tem a 2a maior festa de romaria do Brasil. Não tenho religião, mas o simbolismo será bem interessante: o santuário da cidade foi descoberto por um santo andarilho, e o ponto alto da festa é dois dias depois do meu aniversário.

 

Detalhes:

 

Estarei só e andarei de ônibus. Viagem sem luxo, meio espiritual, rs. Levarei barraca de camping para onde for possível acampar, em outros casos, procurarei pousadas baratas. Pra caronas na estrada ainda não tenho os colhões necessários, tá meio fora de cogitação =P.

Chegando em Minas, tenho a ideia de procurar pequenos bicos para estender a viagem até onde for possível, e se for possível. Não tenho data de volta. Com base nessas informações, gostaria de dicas...

 

1. Alguém saberia dizer quais são os trechos navegáveis e os não-navegáveis entre Bahia e Minas? (acho que já não dá pra fazer que nem aquela música do Sá, Rodrix e Guarabyra "de Bom Jesus da Lapa a Pirapora são cinco dias pendurado num vapor", mas algo próximo a isso seria massa hehehe)

2. Sugestões, dentro dessa rota do Rio, de cidades para conhecer?

3. O que ver em Minas Gerais? (cidades e bons roteiros pra trekkings guiados não muito caros). Em termos de logística, o que ver primeiro e o que ver depois?

 

Agradeço muito, muito, muito, qualquer sugestão, comentário, convite, etc =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

É, estou interessado também em saber o resultado dessa viagem...

Para quem vai passar por Bom Jesus da Lapa, confira este tópico mostrando tudo o que a cidade tem a oferecer, ou seja, pontos turísticos, hotéis, locais de alimentação, etc. Para ver, acesse o tópico: guia-de-turismo-de-bom-jesus-da-lapa-completo-t115173.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...