Bahia - Roteiros, Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre os destinos do Estado da Bahia

Re: 1 mês pela bahia

Nova mensagempor Lycia Scharmer » 28 Jan 2011, 21:20

Valeu Fabrício. Meu namorado já foi a Boipeba por Torrinha mas ele teve que pegar um mototáxi em Valença e disse que nunca mais faria isso kkkk. Não vamos de carro não.
Lycia Scharmer

Data de registro: 18 Dez 2009, 12:30
Reputation point: 451

Nova mensagempor marina machado » 01 Fev 2011, 10:42

Então...nosso roteiro ficou assim:

Rio de Janeiro - Salvador - Arembepe - Praia do Forte - Imbassaí - NÃO SABEMOS SE VOLTAMOS PRA SALVADOR PRA IR PRA ITAPAICA OU SE DÁ PRA IR DIRETO de IMBASSAÍ - Itaparica - Morro de são paulo - Boipeba - Barra Grande - Tipus de Fora - Maraú - Itacaré - Ilhéus - Porto Seguro - Arraial d'ajuda - Trancoso - Caraíva - Cumuruxaiba - Prado - Itaúnas (ES)- Rio de Janeiro

quanto de dinheiro será que a gente deve gastar ??!!
** Marina Machado **
marina machado

Data de registro: 01 Abr 2009, 23:46
Reputation point: 0

Nova mensagempor fabricioreis » 01 Fev 2011, 15:22

Marina, não dá para ir direto de Imbassaí para Itaparica. Tem que ser via Salvador, seja por estrada ou por ferry.
A questão do dinheiro é muito relativo. Não dá para dizer exatamente. Eu e minha noiva, por exemplo, não conseguimos ficar vários dias nos privando de boa alimentação. A gente economiza num dia, e gasta mais no outro. Mas dá até para você almoçar, por uma média de R$ 20 a R$ 25, o casal, em alguns lugares como Morro, Boipeba, Arembepe, Imbassaí, Barra Grande, Maraú, Itacaré. Se você for acampar, faz uma média em torno de R$ 40, o casal. A depender da sua vontade e coragem, dá para diminuir isso até para uns R$ 30. É bem difícil fazer esse tipo de cálculo. Como falei antes, em Morro dava pra gastar 30 no camping, 15 no almoço, 10 no café da manha e mais 10 na janta. Menos de 60 reais no dia. Mas quantos dias você suportaria esse tipo de privação?

Abraços,

Fabrício
fabricioreis

Data de registro: 10 Nov 2008, 23:54
Próximo Destino: Buenos Aires e Mendoza de 21 à 28 de abril / 2012.
Reputation point: 128

Re: Bahia - Roteiros, Perguntas e Respostas

Nova mensagempor luzluz » 13 Mai 2011, 18:15

Lycia Scharmer escreveu:Mônica, os guias da associação são de confiança, acho que os de agência sairão mais caro. O preço médio da associação é entre R$ 60,00 e 80,00 valoe esse dividido por até 5 pessoas. Caso vc vá sozinha pode formar um grupo na cidade, é só sair perguntando às pessoas quais as trilhas q elas pretendem fazer ou oferecer a sua opção (eu sempre formo grupo lá assim). Acredito que as agências cobrem mais caro, porém, se vc quiser fazer vários passeios num mesmo dia as agências são uma boa opção.
A fumaça por cima vc só faz a partir do Capão e não de Lençóis. Uma boa opção é o Ribeirão de Cima (vá com guia) e/ou o Ribeirão do Meio (dá para ir só) que tem um skybunda.

Veja mais opções sobre o que fazer procurando aqui mesmo no mochileiros "o que fazer na Chapada Diamantina" (dicas-o-que-fazer-na-chapada-diamantina-t32912.html).

De ônibus realmente a melhor opção é Feira de Santana.

A fumacinha por baixo vale muito a pena, é o lugar mais lindo do mundo! Fizemos com um guia da Bicho do Mato chamado Marcio, um rapaz jovem, muito discreto e legal. Mas cuidado com os guias. Procure sempre referências e combine sempre o preço de forma bem clara antes de sair para a trilha. Na semana Santa eu e mais 3 pessoas fizemos um passeio super leve, de meio dia, com um cara chamado Picó. Este é uma roubada total. Durante a trilha ele andava acompanhando uns amigos dele que levou junto sem nos consultar e não ligava para a gente. Também não tinha equipamento para nos acompanhar no acampamento e não estava preparado na hora de sair. Saía na hora que queria e não fazia o que nós pedimos. Não combinamos o preço da caminhada e fizemos a besteira de não pagar logo após a trilha, pois ele era amigo de um dos que estavam conosco. No ultimo dia não o encontramos para pagar e entramos em contato assim que regressamos a Salvador. Ele cobrou o que ele quiz, 80 reais por pessoa. Tivemos que pagar e ele ainda achou que fomos desonestos. Fomos inocentes e erramos por confiar em alguém que pensávamos ser amigo.
luzluz

Data de registro: 13 Mai 2011, 16:21

Nova mensagempor murillus » 16 Mai 2011, 16:28

luzluz escreveu:Procure sempre referências e combine sempre o preço de forma bem clara antes de sair para a trilha.

Tivemos que pagar e ele ainda achou que fomos desonestos.

Fomos inocentes e erramos por confiar em alguém que pensávamos ser amigo.

infelizmente ainda acontece muito disto no Brasil...
MEMBRO da EXTREMES BRAZILIAN TEAM
JIPEIRO e MEMBRO do RAPAZIADA 4X4 OFF ROAD
RADIOAMADOR - PU7MMU - MEMBRO da RENER
VOLUNTARIO da DEFESA CIVIL

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 12 Set 2004, 17:16
Próximo Destino: Bonaire
Reputation point: 975

Nova mensagempor Roberto Mundano » 19 Jul 2011, 16:36

É importante busca sempre os guias da associação, pois é mais seguro e eles estão organizados para qualquer imprevisto. Além disso, são eles que trabalham muitas vezes voluntariamente para manter a limpeza, a preservação e a segurança dos locais da trilhas. Então respeitar isso e valorizar o trabalho dessas pessoas é muito importante paras as pessoas que vivem disso e para o próprio meio ambiente.
Roberto Mundano

Data de registro: 19 Jul 2011, 15:27
Reputation point: 100

Nova mensagempor leo_thc » 19 Jul 2011, 17:00

Infelizmente ainda que com guias da associação passamos vez ou outra algumas decepções, isso vai muito do caráter da pessoa e não conseguimos ver estampado na cara de cada um. Loteria!
Leonardo Parente
Jornalista (DRT-BA 3223)

Relatos:

- Pico do Barbado e Pico do Itobira, os gigantes da Bahia

- O dia em que a Bolívia parou para ver Evo Morales

- Uma Noite de terror no deserto boliviano

"Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho" (Raul Seixas)
leo_thc
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Dez 2004, 13:07
Próximo Destino: Dezembro 2011 - Chapada diamantina; Carnaval 2012 em Olinda e Recife!
Reputation point: 1461

Duvidas:BAHIA - Morro de SP, Litoral Norte e Chapada Diamantina - JAN 2012

Nova mensagempor Mamah » 27 Out 2011, 00:01

Boa Noite! Eu e meu namorado passaremos o mês de Janeiro 2012 na Bahia. Vou descrever mais ou menos o roteiro que estou planejando e vou colocar as minhas duvidas... Quem puder ajudar... Já agradeço desde já qualquer dica sobre esses lugares. ::sos::

Dia 30/12 partiremos de avião de SP para Salvador e sigo de translado para Pratigi e ficaremos por lá até dia 03 ou 04/01.
Como faço para ir do trevo de Pratigi para o Morro de São Paulo?? Sei que preciso pegar ônibus até Valença e de lá barco para o Morro... mas que onibus eu pego? E quanto gasto?? Tem camping e opção de pousadinhas baratas??? É melhor procurar e reservar antes ou procurar direto por lá?
O que dá pra conhecer a pé, de ônibus ou barco?
Vou ficar mais ou menos uns 4 dias no Morro e gostaria de conhecer a maioria das praias no morro e Boipeba...É possível?

Continuando a trip pretendo acampar 2 dias na Ilha de Itaparica e ouvi falar de Caixa Pregos, Praia do Forte, da Conceição e Ponta da areia.
Como faço para chegar em Itaparica do Morro? Dá Pra ir de barco? De ônibus a partir de Valença qual pego, onde desço e quanto $$ nas 2 opções?

O que mais posso conhecer por lá?
O que dá pra conhecer a pé, de ônibus ou barco?
Tem bastante camping por lá?
Pra ir para Salvador é só pegar o ferry boat?

Chegando a Salvador pretendo conhecer os pontos turísticos tipo Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Lagoa do Abaeté, Praia de Itapoa etc...Sugestão de outros lugares?
Dá pra conhecer bastante em um dia?
Pretendo me hospedar nessa primeira noite em uma pousada... Sai mais barato reservar antes ou lá acho opções? Gostaria de me hospedar próximo a praia de Itapoa. Alguem conhece algum lugar?
Esses pontos turísticos dá pra conhecer de ônibus?

No dia seguinte gostaria de subir para o Norte de carro alugado e conhecer o Arembepe, Jaua, Itacimirim até Mata de São Joao para conhecer o projeto Tamar na praia do forte, castelo Garcia D’Avilla e Praia do Lord.
Vou passar a noite em algum desses lugares acampando?? Alguma sugestão de onde?
No dia seguinte levanto acampamento e sigo para conhecer Imbassai, Diogo, Costa do Sauipe e se possível Mangue Seco (Como faço pra chegar lá? ouvi falar que precisa ir até depois da divisa do estado e pegar um barco...)

Talvez nesse mesmo dia a noite volte para Salvador e vá para a Chapada ou passo a noite em algum lugar entre Mangue Seco e Imbassai Onde posso parar para acampar nesse pedaço?

O que é melhor?? Dormir no litoral e partir para Chapada de manhã, ou ir no onibus das 23h e chegar de manha na sexta feira 13 na Chapada?
Quantos dias antes de ir compro passagem de ônibus para Chapada?

Chegando na Chapada, a rodoviária fica em Lençois? Ou precisa pegar algum tipo de condução para chegar na cidade?
No primeiro dia pretendo acampar. Ouvi falar do camping Lumiar em Lençois... é fácil de achar? É muito cheio, corro risco de não ter lugar? Tem outros campings em lençóis?
Fica mais em conta se fechar as pousadas por lá ou reservar antecipadamente?

Lugares que pretendo conhecer:

Lençois
Serrano, Salão das areias coloridas, Poço Halley, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera e Mirante que dá vista a cidade de Lençois. É necessário guia ou carro?

Cachoeira do Sossego passando pelo Ribeirão de Cima, Ribeirão do Meio e Ribeirão de Baixo. Dá pra fazer no mesmo dia?

A Cachoeira do Mixila, Poção e Cachoeira Capivari. 1 noite no local. Onde acampa? Precisa de guia?

Fazenda Os Impossíveis, Cachoeira dos Mosquitos e Serra das Paridas. Como faz?? É só chegar lá na fazenda de carro ou tem que fechar com agencia? Quanto custa o passeio? Dá pra ir no Poço do Diabo nesse dia cedo?

Maribus e Rio Roncador. Como faço pra chegar? Precisa de guia ou é só chegar lá e pegar um barquinho?

Iraquara
Gruta da Fumaça e Gruta Lapa Doce, Fazenda Pratinha, Gruta Azul e Gruta da Torrinha. Tá certo a ordem para conhecer? Dá pra fazer em 1 dia? Só precisa de carro ou é necessário levar guia nesses lugares? Dá pra ver o por do sol no Pai Inacio nesse dia?

Mucugê
Projeto Sempre Viva, Cachoeira do Piabinha e Cachoeira do Tiburtino. Quais outras cachoeiras dá pra conhecer nessa região?? Vi que tem Cachoeira das Andorinhas, Funil e Cardoso – Herculano, Bom Jardim, Roncadeira e Encantada. Como faz para chegar nelas? Qual distancia/tempo para conhece-las? Precisa de guia? Pode acampar na trilha?

Ibicoara
Cachoeira do Buracão , passando pela Cachoeira do Buraquinho, Cachoeira das Orquideas, Recanto Verde e o Buracão por baixo. Essa eu sei que precisa guia e carro...É melhor fechar o guia em que cidade? Lençois ou Mucuge?

Nova Redenção/ Itaité
Poço Azul fica e Poço encantado. Tem mais algum lugar próximo para ir no mesmo dia?

Andarai
Cachoeira do Ramalho. Como chega? Precisa guia e carro?
Cachoeira Donana. Precisa guia e carro?
Gruta do Lapão. Alguem já foi? Dá pra fazer aquele tal cave jump lá? É muito caro? Como chega?

Vale do Capão
Cachoeira da Fumaça por cima e Cachoeira do Riachinho. O que mais dá pra conhecer pela mesma trilha no mesmo dia? Precisa de guia ou carro?

Cachoeira das Rodas e Rio Preto. Tem mais algum lugar próximo para ir no mesmo dia? Precisa guia ou carro?

Cachoeira das Angélicas, Purificação e Cachoeira das Fadas. Precisa guia ou carro? Como é a trilha?

Como faço pra chegar na Cachoeira do Palmital e do 21? Precisa guia?

Iraquara
Gruta da Fumaça e Gruta Lapa Doce, Fazenda Pratinha, Gruta Azul e Gruta da Torrinha. Tá certo a ordem para conhecer? Dá pra fazer em 1 dia? Só precisa de carro ou é necessário levar guia nesses lugares? Dá pra ver o por do sol no Pai Inacio nesse dia?

Sobre as cidades da Chapada:

Existe algum tipo de transporte publico entre as cidades? ou algum tipo de van ou moto taxi ? Lençois para Capão e Mucuge e Mucuge para Igatu e Andarai?
Tem sinal de alguma operadora de celular nas principais cidades ou telefone publico?
Só tem uma locadora de carros? Tem algum tipo de van, moto taxi ou taxi? Quanto custa em media?

Desculpem ser tão grande o texto mas resolvi ja deixar todas as duvidas!

Paz e Luz para todos!

Obrigada! ::otemo::
Mamah

Data de registro: 30 Set 2011, 21:14
Próximo Destino: Mochilão Bahia e Chapada Diamantina

Re: Duvidas:BAHIA - Morro de SP, Litoral Norte e Chapada Diamantina - JAN 2012

Nova mensagempor Lidia Merz » 29 Out 2011, 15:09

Ola
Super roteiro !! No que eu puder ajudar conheço bem a Região de Salvador ate Porto Seguro.
Costa do Cacau, costa do Dende, Costa do descobrimento e Chapada.

Olha posso te passar todas as dicas

ate mais
Editado pela última vez por leocaetano em 30 Out 2011, 10:12, num total de 1 vezes
Razão: Retirada de e-mail
Lidia Merz

Data de registro: 29 Out 2011, 14:57

Hospedagem Ilhéus, Itacaré e Ilha de Itaparica

Nova mensagempor Isabela Latini » 25 Jan 2012, 12:55

Olá pessoal!
Achei esse site uma oportunidade incrível de poder colher e compartilhar infos. Ajuda horrores!
Bem, estou planejando uma viagem de 10 dias aprox., com mais uma amiga e queria sugestão de onde ficar em Ilhéus, Itacaré e Ilha de Itaparica. Preferimos pousada, pode ser simples, mas honesta! :)
Queríamos ficar perto de um lugar movimentado, onde poderíamos fazer quase tudo a pé, já que não vamos viajar de carro.

Se puderem me dar um help, fico feliz e agradeço! :D
Isabela Latini

Data de registro: 24 Jan 2012, 15:37

Re: Hospedagem Ilhéus, Itacaré e Ilha de Itaparica

Nova mensagempor linneker » 29 Jan 2012, 14:22

Em Ilhéus eu não tenho nenhuma recomendação porque eu sou da cidade vizinha (Itabuna) então sempre que vou pra ilhéus volto no mesmo dia rs.

Em Itacaré : Procura alguma pousada na rua da pituba, que é onde ficam a maioria das coisas em Itacaré, existem várias pousadas e com certeza você vai achar uma que cabe no seu orçamento...

Ilha de Itaparica : Onde vocês querem ficar? porque a ilha é bem grandinha e tem vários lugares...
linneker
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 07 Abr 2010, 19:47
Próximo Destino: Europa
Reputation point: 250

Nova mensagempor Isabela Latini » 30 Jan 2012, 12:35

Obrigada, Linneker! :)
A dica de Itacaré tá super aceita! :D
Bem, como não conheço, não faço a menor idéia de onde ficar em Ilha de Itaparica. Queria um lugar legal, onde tivesse movimento, praia bacana próximo...
Isabela Latini

Data de registro: 24 Jan 2012, 15:37

Nova mensagempor linneker » 30 Jan 2012, 13:17

O lugar mais charmoso da Ilha de Itaparica é a própria cidade de Itaparica, muitas coisa bonita por lá, é um lugar que literalmente dá preguiça até de ter preguiça rs... mas não sei muito bem a respeito de hospedagem por lá, só sei que tem =)
linneker
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 07 Abr 2010, 19:47
Próximo Destino: Europa
Reputation point: 250

Nova mensagempor Frida_ssa » 30 Jan 2012, 14:28

Bem, como não conheço, não faço a menor idéia de onde ficar em Ilha de Itaparica. Queria um lugar legal, onde tivesse movimento, praia bacana próximo...

A Ilha de Itaparica é grande mesmo, tem diversas praias na Ilha, eu vou com o Linneker, Itaparica é bem legal, tem muitas pousadas por lá, tem q ir pesquisando POR LÁ MESMO, mas também vou sugerir as Praias de Aratuba e Berlinque (em Berlinque tem camping), Essas praias são super agitadas, até demais pois ninguém dorme, rola festas até de manhã, muita gente bonita e jovens, chegam em carros com som potente, e a festa rola ate de manhã...

Não posso deixar de sugerir a Praia de PONTA DE AREIA, é uma praia linda, seguindo pelo calçadão vc encontra com facilidade diversas pousadas com ventilador por mais ou menos R$ 50,00 a diária de casal ou com ar condicionado por R$ R$ 70,00. Se ficar em Ponta de Areia não deixe de ir andando até Amoreira pela rfaixa de areia, vc amar o nascer/por do sol, é lindo!

Quanto a Itacaré, dê uma lida no fórum, tem muitas dicas por lá:

itacare-perguntas-e-respostas-t19345.html

Em tempo, recomendação de hospedagem em ITACARÉ de um relato q li aqui no mochileiros.com
http://www.pousadanavio.com.br/

E Ilheus tb tem dicas de hospedagem:
ilheus-perguntas-e-respostas-t41618.html

Espero ter ajudado! ::otemo::
Abraços!
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 08 Out 2009, 16:48
Próximo Destino: Travessia na Ilha de Tinharé - BA
Reputation point: 2336

Nova mensagempor maribr » 02 Fev 2012, 16:24

Em tempo...em Ilhéus depende do que vc quer. Se for praia e bares o legal seria ficar no Pontal, mas se quiser praia e sossego, tem várias pousadinhas nas Praias do Sul, só precisaria pegar ônibus em qualquer das duas opções se vc for ao Centro da cidade pra ver o 'centro histórico'. ::cool::
" Nunca é tarde pra você ser o que poderia ter sido." Winston Churchill
maribr
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 15 Abr 2004, 19:43
Próximo Destino: Vixe as coisas estão meio apertadas, mas acho que se não for BSB deverá SP ;)
Reputation point: 63

AnteriorPróximo

Retornar para Bahia