Ir para conteúdo

BALCÃS => Bucharest/Sofia/Kosovo/Podgorica/Saravejo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Flávia,

 

Não conheço os Bálcãs, mas planejava um mochilão por lá que acabou não se concretizando, então pesquisei bastante e acho que tenho um mínimo de conhecimento sobre os locais, ainda que isso seja incomparável com a experiência prática de quem já visitou a região.

 

Vamos lá: acho um erro focar sua viagem nas capitais, o legal dos Bálcãs é principalmente a natureza e o litoral. Podgorica, pelo que vi, parece ser uma das capitais mais sem graça da Europa, tanto que minha passagem por Montenegro seria apenas no litoral, que é um dos mais espetaculares do continente. O mesmo vale para Bulgária e Romênia (Sofia e Bucharest parecem ser legais, mas o melhor do país está no interior). Eu entendo que viajar entre capitais facilita e muito a logística, mas será que vale a pena pular o melhor do país pra se ter uma viagem mais fácil? Aí é com vc.

 

Eu diminuiria um pouco os países, pois 15 dias é muito pouco, e tentaria conhecer um pouco melhor cada um deles. Talvez escolher 3 deles, fica a seu critério.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi moça acho que mudaria bastante esse roteiro: algumas cidades que você pretende conhecer são extremamente sem graça. Além disso, como foi respondido aí em cima, é extremamente complicado e até custoso locomover-se entre os países (devido a guerras e impasses diplomáticos).

 

Eu reescreveria assim teu roteiro: Bucareste (não conheço a Romênia, mas falam muito bem do país), Varna (balneario no Mar Negro, nos arredores tem praias tão limpas e quentes quanto as da Grécia), Monasterio de Rila e Sofia. Somente aí gastaria uma semana.

Depois eu iria para a Macedônia: ficando na capital Skopje por uns quatro dias dá para conhecer a cidade em si (povo bonito, vários prédios históricos, restaurantes baratos e baladas monstruosas! ) e as principais atrações do país (a cidade histórica de Bitola e nadar no lago Ohrid). Como muitos macedônios emigraram para Portugal, muita gente por lá fala português hahaha. Depois rumava para o Norte até Kosovo. Importante: NÃO vá para Prístina a não ser para passar algumas horas: é uma cidade sem graça, feia (com aqueles prédios estilo soviético) e poluída (como está num vale, as vezes a poluição fica presa a cidade). Quando fui (2013), a cidade era um verdadeiro canteiro de obras. Mas Kosovo é um país maravilhoso com gente humilde e simpática. Para tanto, use como base PRIZREN. É uma cidade pequena, pouco conhecida entre turistas, localizada num vale maravilhoso e cheia de castelos e mesquitas históricas. Dá para tomar banho de cachoeira e fazer trilhas no verão. No inverno (quando fui) eu esquiei.

Para voltar faria todo o caminho de volta. Não teria jeito. A Sérvia não reconhece o carimbo de Kosovo. Além disso, a Sérvia é o único país da região que o brasileiro precisa de visto retirado previamente.

Se quer conhecer a Bósnia, então eu pegaria um ônibus em Prizren para Saravejo (sai em dias certos), conhecendo também Mostar, Gorazde e Banja Luka. Mas em duas semanas não daria para incluir a Bósnia. Tendo mais tempo incluiria Montenegro, mas nessa região as praias e paisagens são mais belas ao sul, na ridiculamente barata Albania. Se fosse você, ou ia até Kosovo e voltava para Bucareste por todo o caminho citado (demorando aí uns dois dias só de viagem), ou pegava um ônibus para Atenas e de lá voltaria para Lisboa. Sofia tem uma companhia low cost: sei que tem voos diretos a Barcelona por 30 euros, talvez fosse uma boa opção.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

A Romênia é linda!

Morei por 3 anos e super recomendo. Você pode ir de trem até Brașov e visitar o Castelo Bran (Drácula), o lugar é muito agradável e a maioria fala inglês.

Ou mesmo visitar as praias do mar Negro no verão, Vama Veche é mais hippie, Costinești mais jovens e Mamaia mais elitizada.

Qualquer dúvida fique a vontade em perguntar ;)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...