Balonismo - Guia de Informações

Troca de informações sobre Esportes Aéreos: Asa-delta, Balonismo, Parapente, Paraquedismo, Vôo livre entre outros


Balonismo - Guia de Informações

Mensagem não lidapor Leo Ramalho » 24 Fev 2010, 21:11


Este tópico é um Guia sobre Balonismo que está sendo construído com informações de pesquisa realizada pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periódicamente. Este é um guia de caráter informativo, perguntas e respostas deverão ser postadas em outro tópico.



Balonismo



Ficar mais próximo do céu. É essa a sensação que o balonismo proporciona aos praticantes do esporte. A eterna vontade do homem de conquistar o céu ganhou força e hoje em dia é uma realidade.

Toda a evolução das técnicas de vôo fez com que a utilização do balão ficasse segura e, quem quer se aventurar tem toda a certeza de que vai apenas curtir o passeio, sem nenhum risco.

O verdadeiro nascimento do balonismo aconteceu quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão. O teste foi um sucesso e a partir daí novos vôos foram programados.

Atualmente existem campeonatos de balonismo por todo o mundo. No Brasil, em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil.

O campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, acredita que qualquer um pode praticar. "Apesar do custo ser relativamente alto, as equipes se juntam e dividem os custos. Dessa maneira todos conseguem participar e estamos tendo um crescimento no número de equipes".


Equipamentos do Balonismo


O balão é dividido em algumas partes independentes, cada uma com uma função diferente. Vamos a elas:

Envelope: o Envelope é com certeza a parte do balão que mais chama a atenção, pelo seu tamanho. É também quem dá a forma ao equipamento. Geralmente feitos de nylon, são preparados para agüentar um calor de até 400ºC e realizar vôos de até 700 horas.

Maçarico: O maçarico é como se fosse o motor do balão. É ele quem transforma o gás em chama e faz com que o envelope mantenha-se cheio. É a partir do maçarico que o balão é controlado.

Cilindro: O cilindro guarda o gás utilizado para a combustão. Funciona como o tanque do automóvel. A quantidade de gás varia de acordo com o tamanho do balão e com o tempo de vôo.

Cesto: Conhecido também como gôndola é utilizado para o transporte dos passageiros. É feito de um material leve e resistente, já que muito peso pode atrapalhar.

Combustível: o combustível utilizado pelos balões é o propano, um gás derivado do petróleo usado pela indústria.

Ventoinha: é utilizada para encher o balão com ar frio.


Como praticar


Faça parte de uma Equipe


Uma das formas mais fáceis de entrar para o mundo do balonismo é fazendo parte de uma equipe. Para isso, é preciso conhecer um piloto que esteja procurando pessoas para ajudá-lo na sua equipe.
Para conhecer as equipes e os pilotos no Brasil, a maneira mais fácil é comparecer a um campeonato ou festival e se dirigir ao centro de competição do evento ou ao campo de decolagem comum, de onde todos os balões poderão decolar.
Encontrando os balonistas, se apresente e procure conhecer melhor o esporte e as pessoas, procurando uma equipe que possa te receber e/ou orientar dentro do balonismo.


Seja um Observador


Uma maneira interessante de começar a acompanhar o balonismo é se tornando um Observador.
O Observador é um oficial de competição que acompanha uma equipe durante uma prova competitiva, verificando e anotando resultados, pontos de decolagem e pouso, infrações às regras da competição, etc. Durante um campeonato, o Observador tem a oportunidade de conhecer equipes e pilotos diferentes, outros oficiais e funções, ou seja, ter uma visão geral do balonismo competitivo. Além disso, em algumas ocasiões, o Observador é convidado pelo piloto para voar com ele e realizar seu trabalho de observação a bordo do balão.
A Associação Brasileira de Balonismo (ABB), promove regularmente cursos para formação de Observadores, para aqueles que querem participar dos campeonatos organizados pela entidade.



Como se tornar um piloto


Depois de fazer alguns vôos e se certificar que o balonismo é o seu esporte, é hora de procurar um instrutor de vôo e realizar as primeiras aulas práticas. Inicialmente, você precisará obter uma Carteira de Piloto Aluno.
O curso completo tem duração mínima de 16 horas de vôo, com noções de inflagem, decolagem, vôo, manobras, situações de emergência, até o pouso do balão.
Depois de aprender e praticar bastante, chegará o momento de realizar seu primeiro vôo solo, sob supervisão do instrutor.
Tudo correndo bem, você deverá obter um CCF - Certificado de Capacidade Física e pedir seu vôo de cheque, em que um checador credenciado realizará um vôo com você, para verificar se o seu aprendizado está completo, solicitando, então, a emissão da sua licença para voar de balão.
Consulte o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica nº 61, sobre a obtenção de licenças para pilotos e instrutores de vôo.


Onde praticar o Balonismo


Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas. Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis.
O Brasil pelo seu imenso território, é muito favorável para a prática do esporte e pode ser ainda mais explorado no futuro.
Em São Paulo, as principais cidades para a pratica são Piracicaba, Boituva, Bauru, Rio Claro e Americana. Temos ainda no Brasil como principais polos do Balonismo as cidades de Maringa no Paraná ( a grande maioria das cidades do Paraná oferecem boas condições topograficas para o esporte ) , alem de Torres no Rio Grande do Sul de Campo Grande no Mato Grosso.

Abaixo as principais perguntas que o Iniciante faz ao se aventurar no Balonismo:


É seguro voar de balão?

As estatísticas indicam que o vôo de balão é mais seguro que andar de carro, e as organizações internacionais de segurança aérea indicam o esporte do balonismo como sendo o mais seguro dos esportes aéreos, no Brasil nunca foi registrado um acidente fatal.

Com que roupa eu vou?

Os passageiros devem vestir-se confortavelmente como se fossem a uma caminhada no campo, chapéu, boné, sapatos esportivos, agasalho, bermudas, calças jeans, pessoas com pele sensivel devem protejer-se com protetor solar, é desaconselhavel o uso de calçados abertos tipo sandália, pois podem dificultar na hora de subir ou descer do cesto.

Voar de balão pode causar enjoo?

Não, pessoas que normalmente enjoam até mesmo em veiculos não tem problemas de enjôo no balão, pois nunca perdemos a referencia do horizonte e o balão não balança durante o vôo, não achei relatos de pessoas que enjoaram em balões mas já houve casos de passageiros abusarem de remedios por precaução e tiveram dificuldade de ficar acordados.

Que combustível é usado nos balões?

O combustível do balão a ar quente é o propano (C3 H8) é um dos componentes do gás de cozinha (GLP) e pode ser adquirido nas companhias de gás.

Até que altura voa um balão ?

Um balão pode chegar a grandes altitudes porém os vôos acontecem geralmente entre 300 metros e 500 metros, onde pode-se apreciar melhor as paisagens acima de 4.000 metros por imposição de legislação somente com equipamentos especiais.

Quantas pessoas transporta um balão ?

Depende do tamanho do balão, em média transporta de 6 a 12 pessoas, com autonomia de combustível de 2:00 horas .

E se furar ou rasgar o balão durante o vôo?

Mantendo o balão em bom estado e não excedendo seu limite de carga e temperatura isso nunca acontecerá, mas se acontecer o balão suporta pequenos furos de até 25 cm. Um acúmulo de furos acarretará perda de ar quente diminuindo a velocidade de subida e a autonomia, com um aumento de consumo de gás.

E se pegar fogo durante o vôo?

O primeiro painel do balão que fica próximo ao maçarico é de nomex o mesmo material usado nos macacões dos pilotos de formula 1 e roupas dos bombeiros, o nylon do balão tem uma camada de impermeabilizante com uma resina anti-chama isto é derrete mas a chama não se propaga, e para completa segurança e atendimento as legislações o balão deve ser equipado com extintor de HALLON, que é muito eficiênte.

Como é dirigido um balão?

No balão o piloto tem um perfeito controle vertical (subida e descida) porém na horizontal ele irá ao sabor dos ventos, o segredo é escolher uma altitude que tenha vento na direção desejada e navegar pelas várias altitudes onde teoricamente encontramos ventos cruzados.

Qual a velocidade que o balão atinge ?

A mesma velocidade do vento porém se a velocidade for maior que 10 Knts (18 Km/h) somente pilotos com muita experiência decolam e nunca com passageiros a bordo.

Que tamanho tem um balão?

Não existe uma regra que defina o tamanho maximo de um balão, existe vários tamanhos de balões para 1 pessoa e para até 32 passageiros , porém esse não é o limite, mas normalmente um balão de 2.500 m³ para 3 a 4 pessoas tem 29 m de altura e 22 m de diâmetro.

Qual a idade minima para Voar de balão?

A idade minima para voo é de 7 anos e no minimo 1,30m de altura. Para pilotar a idade minima é 18 anos.No caso de crianças cada uma tem uma maneira particular de reação ao balão, mas não há problemas na questão de segurança, porém somente é permetido com autorização e presença dos pais no local.

Quais as condições médicas?

Não existe restrições severas em relação ao balonismo, porém é altamente recomendavel para ter certeza que você está apto, principalmente se sofrer de qualquer condição médica significativa, ou que tenha se submetido a cirurgia recentemente consultar seu médico, nem todos os médicos conhecem as condições do vôo de balão então peça para que ele ligue para escolas especializadas, aeroclubes etc para que sejam esclarecidas as dúvidas. É importante que você informe qualquer aspecto de sua condição médica ou física que pode ser considerada significativa e possa afetar a sua segurança ou a segurança dos outros. Você não pode voar se estiver grávida ou sob a influência do álcool e ou drogas.

Como começar no balonismo ?

Na verdade apenas 25% dos participantes do balonismo são pilotos pois uma equipe é composta de 4 pessoas, 1 motorista de resgate e 2 ajudantes que fazem as funções de navegador ou co-piloto. Porém você pode começar como Observes (juiz auxiliar de provas), colaborador na Ass. Brasileira de Balonismo ou participar de uma equipe.
Para se tornar um piloto, alem das informações que postei acima o principal é inicialmente um atestado médico, que comprove sua saúde, freqüentar um curso teórico, e 16 horas de vôo livre, (custo aproximado US$ 3,000 )após essa experiência você será examinado por um checador oficial da Anac, se aprovado você já poderá sair voando.
O balonismo pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha os conhecimentos básicos. Pelo fato do equipamento ser caro, o esporte é restrito a um pequeno grupo de pessoas. A solução encontrada para esse problema é a divisão das despesas pela equipe.


Quanto custa um balão?

Um balão para 4 passageiros, custa sem os instrumentos de navegação algo em torno de U$ 15 mil. É preciso ser piloto ou apresentra um piloto responsável para poder comprar um balão.

Quanto custa um vôo panorâmico?

Em média o custo do passeio com 4 horas de duração, incluindo um vôo de mais ou menos uma hora, um brinde de champanhe ( muito comum nesses passeios ), retorno ao local de decolagem de jeep 4 x 4 e um farto café da manhã é de R$ 320,00 por passageiro de até 70 quilos, para uma outra faixa de peso, verifique a existência de descontos sempre.

Para grupos fechados de 6 / 8 passageiros, os vôos podem ser agendados normalmente para qualquer dia da semana, além de haver uma compensação de custos com os passageiros mais leves do grupo.

Mundo a fora, normalmente os valores são cotados em dolar, sendo uma média de U$ 50 a U$ 150 dependendo do país em que voce esteja e do tempo de duração do vôo.



Texto: Leonardo Ramalho
Avatar do usuário
Leo Ramalho
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 979
Desde: 10 Mar 2009, 03:57
Localização: O mundo é meu quintal...

Voltar para Esportes Aéreos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante