Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul


Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 24 Jan 2011, 12:24

Dando continuação à viagem realizada em 2008, meu próximo destino só poderia ser: Patagônia. Afinal essa é a região mais linda e encantadora que eu já conheci! As cidades visitadas foram Buenos Aires, Bariloche, Puerto Montt, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn. Não coloco informações de preço e nome de hostel porque faz tempo que fiz a viagem, os valores devem estar desatualizados!

Buenos Aires

Cheguei em Buenos Aires logo depois do meio dia, e como todo bom mochileiro, procurei a forma mais barata de chegar no hostel, já que um táxi do aeroporto pro hostel ia custar cerca de 60 pesos. Fui direto no posto de informação turística onde me disseram que eu podia pegar um ônibus. Alertaram também pra já conseguir o valor da passagem em moedas pra pagar o ônibus. Lá não tem cobrador, tem uma maquininha que tu deposita o valor da passagem e se precisar dá até troco! E não vi ninguém entrar no ônibus e não pagar passagem. Se fosse no Brasil...

Bom, tava eu lá sentada no meu canto tentando me achar, quando vi mais dois mochileiros com um mapa também tentando descobrir onde a gente tava. O problema é que a rua que eu tinha que descer é a rua que atravessa toda a cidade, e eu não fazia idéia de onde eu tinha que descer. Fui falar com eles e adivinha? Brasileiros, e estavam indo na mesma direção e com o mesmo problema que eu: onde a gente tava?

Até que depois de rodar por uma hora, o ônibus quebrou... Nisso, todos desceram do ônibus e entraram no que estava vindo atrás, e a gente ficou junto com o motorista. Aproveitamos pra pedir informação e descobrimos que estávamos quase no destino. O motorista foi gente fina e colocou a gente dentro do próximo ônibus, sem precisar pagar passagem.

Tudo resolvido, fui pro meu hostel, larguei as coisas e fui aproveitar Buenos Aires no pouco tempo que eu tinha. No dia seguinte eu iria pra Bariloche no vôo das 7 da manha. Dei uma olhada no mapa, e eu estava a duas quadras da Calle Florida, do Obelisco, e bem pertinho da casa Rosada! Muito bom! Caminhei bastante pela Florida, fui ver o Obelisco, e quando eu estava indo pra Casa Rosada, comecei a ver um monte de casais homossexuais. Estranhei, porque nunca ouvi que a Argentina tivesse bastante gays... Enfim, mais pra frente eu fui descobrir o motivo: tinha uma Parada Gay acontecendo naquele dia justamente no caminho pra Casa Rosada! Achei bem divertido, eles são muito engraçados!!!

Depois de aproveitar B.A. tudo que deu, voltei pro hostel e dormi muito bem, nem vi quem eram minhas companheiras de quarto! No dia seguinte acordei cedinho e já tinha um táxi me esperando pra levar pro aeroporto, que era bem pertinho dali, valia a pena ir de táxi mesmo.

Bariloche

Cheguei em Bariloche e o hostel que eu tinha pensado em ficar não tinha mais lugar. Acabei ficando no hostel em frente, que achei bem legal! Infelizmente não lembro dos nomes pra indicar pra galera. Só sei que no café da manha sempre tinha croassã, que eu adoro! Como sempre faço, fui direto no posto de informações turísticas. Fui muito bem atendida, e a moça me disse que naquele dia tinha uma feirinha acontecendo na Colônia Suíça, que só acontece nos domingos. Peguei um ônibus e fui lá conferir. A feirinha eu não gostei muito, mas o visual lá de cima era show. Aliás, Bariloche é linda demais, cercada de montanhas nevadas e com o lago Nahuel Huapi beirando a cidade.

Em Bariloche visitei ainda o Cerro Campanário, que é uma estação de esqui no inverno, Puerto Panuelo, a Isla Victoria com seus bosques de Arrayanes, muito lindo. Eles dizem que esses Arrayanes só existem em Bariloche, não tem em nenhum outro lugar do mundo. Verdade ou não, achei o bosque lindo, as arvores cor de canela, com uns formatos bem legais! Fiz o caminho dos Sete lagos, que vai até San Martin de los Andes, cidadezinha muito agradável! E os lagos são muito lindos, cada paisagem! Fui conhecer o Monte Tronador e Glaciar Ventisquero Negro, imperdível! Lugar show de bola!

Bariloche tem o melhor sorvete que eu já comi! O de super dulce de leche era uma delícia. Eu comia uns três sorvetes por dia! Ah, e os chocolates também são muito bons! Eu comprei chocolate pra levar de presente pra galera umas 3 vezes, e todas as vezes eu comi tudo, até que desisti de comprar, hehehe! Outra coisa legal de fazer é caminhar no calçadão na beira do lago. É muito relaxante! E a vista é sempre linda. Aliás, de qualquer lugar de Bariloche a vista é linda! Mas, depois de passar 5 dias lá, eu tinha que partir. Próximo destino: Puerto Varas.

Puerto Varas


Puerto Montt e Puerto Varas, assim como Pucon não são mais Patagônia, eles estão na região dos lagos no Chile. Mas eu não podia deixar de ir, estava tão pertinho! O caminho pra chegar é lindo, e só poderia ser, afinal precisa cruzar a Cordilheira dos Andes! O ônibus vai até Osorno e de lá pega outro ônibus pra Puerto Montt. Porem, o legal é ficar em Puerto Varas. Puerto Montt não tem nada, é apenas uma cidade grande e portuária. Puerto Varas é uma cidadezinha turística muito bonita, na beira do lago! Não tive muita sorte com o tempo, choveu todos os dias que eu estava na cidade.

De lá dá pra pegar um ônibus que vai pra Frutillar, outra cidade na beira do lago com vista para o vulcão Osorno e colonização alemã. Muito bonita a cidade, vale a pena passar o dia lá! Fiz também o passeio de barco no Lago de Todos los Santos, que vai até Peulla. Esse é o caminho pra quem quer fazer a cruce de lagos até Bariloche, só que é caro... Peulla é uma vila com uns 100 habitantes. Legal pra passar o dia, tem um hotel lá, mas eu achei muito sem nada pra fazer pra passar a noite lá. De dia a gente caminhou nos arredores e fez uma tirolesa. No caminho pra pegar o barco que faz a navegação no lago, a gente passou pelo rio Petrohue e suas quedas. O pessoal até comentou comigo que eu devia achar bem sem graça, afinal a gente tem cachoeiras lindas no Brasil, mas eu achei legal, a cor da água é linda! Vale a pena passar uns 3 dias na região!

Pucon


De todas as cidades dessa viagem Pucon foi a que eu mais gostei! O povo de lá é muito prestativo, adoram brasileiros, a cidade é uma graça e com vista o tempo todo pro vulcão Villarica! Amei Pucon! Cheguei no começo da tarde e fui dar uma caminhada pra conhecer a cidade, No final da avenida tem um lago que eu presenciei cada por do sol! Lindo demais! Fui procurar uma agência pra subir o vulcão no dia seguinte. Fechei com uma que saia as 5 da manha, segundo eles esse é o melhor horário pra iniciar, porque a neve ainda ta dura, é mais “fácil” subir. Antes de ir pro vulcão, passada na agencia pra colocar as roupas e calçados adequados e receber uma breve explicação. Sem dúvidas, fui a coisa mais difícil que eu fiz na vida. Fui muito, muito cansativa a subida, eu quase desisti. São 6 horas só de subida, na neve, em zig zag por causa da inclinação. Não é fácil. Eu só fui até o final porque o guia me disse pra seguir ele e ele foi num ritmo mais lento. Mas, o que importa é que eu cheguei! E é lindo lá de cima. E melhor ainda é a descida! A gente desce fazendo um skibunda! Muito tri, dá vontade de subir tudo de novo só pra descer!

Cheguei no hostel era umas 4 da tarde, tomei um banho e capotei. Eu tinha combinado de ir jantar com o pessoal que fez o vulcão comigo, uns israelenses (sempre eles), nem sei como acordei pra ir. Fomos jantar e combinamos que no dia seguinte iríamos às águas termais, pra relaxar da subida! Acordamos, pegamos um ônibus e fomos até as águas, que são piscinas naturais, e do lado passa um rio. Lugar muito lindo. Ficamos lá um tempão relaxando! Muito bom! Voltamos pra Pucon e claro que tinha que ver o por do sol na beira do lago!

No próximo dia, fomos fazer um trecking no parque Nacional Huerquehue. Pegamos um ônibus público que deixa na entrada do parque e fizemos a trilha de um dia. Tem uma hora na subida que tem uma das vistas mais lindas que eu já vi: o lago no meio da floresta com o vulcão ao fundo! Dá pra acampar nesse parque e fazer umas trilha de mais de um dia. A gente fez só a principal, voltamos no horário de pegar o último ônibus pra Pucon.

Meus amigos foram embora no dia seguinte, e eu decidi ir fazer rafting. O rafting em si achei meio fraquinho, até desci uma parte do rio só de colete, mas nunca tinha feito rafting num rio de águas tão limpas! Dava pra ver o fundo do rio, água verdinha, coisa mais linda. O único problema é que esse rio é de água de degelo, então a água é muito fria... Eles fornecem roupa de neopreme e até sapato de neopreme, só as mãos ficam de fora. Mesmo assim, quase congelei minhas mãos. Mas valeu a pena.

Gostei tanto de Pucon que decidi ficar mais um dia por lá pra curtir a cidade. Peguei um ônibus e fui até Villarica (a cidade), na beira do lago com vista pro vulcão Villarica. Muito lindo. Depois dei mais uma caminhada e peguei um ônibus pra Bariloche de novo, que era onde tinha ônibus pra ir pra Puerto Madryn. Passei o dia seguinte sem nada pra fazer em Bariloche, porque o ônibus pra Puerto Madryn saia de noite, e eu não estava a fim de visitar nada lá.

Puerto Madryn


Cheguei em Puerto Madryn umas 6 da manha, fui pro hostel que eu já tinha reservado, e já falei com a mulher que eu queria ir fazer a avistagem das baleias nesse dia mesmo. Ela ligou pra uma agencia que ficou de me buscar dali à uma hora. Eu não podia perder tempo, afinal fiquei um dia a mais em Pucon e atrasei minha viagem. Fui de van até Puerto Pirâmides, no caminho a gente passa por uns lugares antes de chegar, um museu e mais um lugar que não lembro. Chegando em Puerto Pirâmides, pegamos um barco pequeno e fomos baía adentro a procura das baleias. E elas apareceram! Que emoção! Que lindo, que espetáculo! Não tem palavras pra descrever o que é ver um bicho daquele tamanho, que poderia destruir facilmente o barco, nadar tranquilamente e até se exibir pras pessoas! É muito lindo, muito mesmo! Foi uma das melhores coisas que fiz na vida! Fiquei sabendo depois que quando o mar ta bem calmo, dá pra ir de caiaque navegar do lado das baleias! Pensa que emoção que deve ser!

Depois da avistagem de baleias, que durou mais ou menos uma hora, mas pareceu 10 minutos, eu poderia passar o dia inteiro lá vendo elas! A gente foi conhecer a caleta Valdes, que é onde os leões marinhos, focas ficam e de vez em quando aparecem umas orcas surfando nas ondas, vão até a areia e comem os bichinhos... Eu tinha visto na TV uma vez, achei incrível como as orcas iam até a areia e não atolavam, mas não sabia que era lá. Eu não vi nenhuma orca e nem queria ver ela comer os outros animais.

Voltei pro hostel e tinha uma guria no quarto. Era a Yulieth, que ficou muito minha amiga e inclusive fui visitar ela na Colômbia no ano seguinte! Saímos pra jantar e dar uma volta em Puerto Madryn. No dia seguinte ela ia fazer as baleias, e eu tinha marcado de ir pra Punta Tombo. No caminho pra Punta Tombo a gente faz um passeio de barco pra ver uns golfinhos. De golfinhos eu vi muito pouco, eles são muito rápidos quando dão os pulos fora da água. Mas apareceu um leão marinho e ficou lá se exibindo pra gente! Chegando em Punta Tombo, ficamos caminhando no meio dos pingüins! Muito legal, eles são muito engraçados! Era época de nascer os filhotes, então tinha muitos ovos nos ninhos e alguns filhotinhos, mas não dava pra ver muito porque eles ficam no meio das penas dos pais. Mas é muito legal caminhar no meio dos pingüins! Nesse dia eu conheci o Farid, outro amigo que permanece até hoje! Voltamos pra Puerto Madryn e chamei a Yulieth pra ir jantar comigo e com o Farid! Duas pessoas muito especiais!

Eu tinha planos de fazer Punta Ninfas no dia seguinte, uma reserva de focas e leões marinhos. Mas o Farid me disse que dava pra ir de ônibus até Puerto Pirâmides e contratar a avistagem de baleias por lá mesmo. Nem pensei muito, decidi ir ver as baleias de novo! E não me arrependo, foi um espetáculo! Lá conhecemos duas brasileiras muito loucas, e elas estavam de carro, ofereceram carona pra voltar pra PM. No caminho, elas decidiram ir pra Punta Ninfas, e eu e o Farid fomos junto mas não entramos na reserva, porque não queríamos pagar pra ficar 10 minutos, já estava na hora de fechar o parque. Ficamos esperando elas no carro, e começou a chover. Nisso a gente pára numa praia pra caminhar com chuva e tudo e aparece um arco íris maravilhoso!

De noite fomos jantar eu, o Farid, a Yulieth e as duas brasileiras. Nos divertimos muito, e terminamos a noite em um cassino, que fica num dos hotéis mais chiques de Puerto Madryn! Apesar de a gente jogar bem pouco, foi bem divertido o tempo que passamos no cassino! Voltamos pro hostel, me despedi das brasileiras, do Farid e da Yulieth e fui dormir. No dia seguinte eu tinha contratado um transfer que me pegou no hostel pra me levar pro aeroporto em Trelew. De Trelew pra Buenos Aires onde peguei o vôo pra POA já pensando qual seria a minha próxima viagem!
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor Pericles David » 24 Jan 2011, 15:01

Oi Deia, td bem? Mais um relato legal!!! Que pena que vc não lembra dos nomes dos hostels que vc ficou!!! Eu queria muito saber o hostel em BsAs.....
Mas de qq forma tá muito legal, só ficou devendo umas fotos hehehe!!!
Abração.
Avatar do usuário
Pericles David
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 688
Desde: 21 Mar 2010, 20:08

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 26 Jan 2011, 06:40

Oi Davi! Tudo bem? To devendo todas as fotos por aqui, hehehe! Vou colocar no Picasa e passo o link, assim que meu computador de casa voltar a fucnionar!
Abraços!
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor araujoa » 03 Out 2011, 22:06

Deia,
Tudo blz?
Qual empresa de bus utilizastes no trecho Bariloche x P.Madryn? Quanto tempo e $$$?
Farei esta região no final deste mês e estou com dificuldades em levantar estas informações.
Tks

Augusto Araujo
Augusto Araújo
Avatar do usuário
araujoa
 
Mensagens: 12
Desde: 14 Jan 2009, 17:01
Localização: Canoas-RS;Brasil

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 04 Out 2011, 09:06

Araujo

Nao lembro mesmo, faz muito tempo, mas essas informaçoes estao no tópico de Bariloche e Puerto Madryn, atualizadas bem recentemente pelo Nitto que estava por lá. é só pesquisar!
Boa viagem!
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor nacmont » 26 Out 2011, 22:45

Oi Deia, Tudo bem?!!

Estou indo para Puerto Madryn ver as baleias, mas estou com duvida se eu faço a excursão até piramides com uma agencia ou se vou de onibus como vc falou que é possível! Vc acha q compensa essa excursão ou eu posso ir de onibus mesmo e dar uma economizada?!

Obrigada

beijos
Avatar do usuário
nacmont
 
Mensagens: 3
Desde: 26 Out 2011, 22:42

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madryn

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 27 Out 2011, 06:57

Po Nacmont
Se o teu objetivo é só ver as baleias, vai de ônibus mesmo! Na excursao o que tem a mais é que pára no museu (fraquinho), e faz toda a volta para conhecer a Peninsula Valdez, e a Caleta Valdez além de todas as explicações sobre o lugar! Mas se tu quer só ver as baleias, o ônibus está ótimo! Que saudades dessa viagem!
Boa viagem!
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor jwcspb » 09 Ago 2013, 01:11

Déia, li seus relatos da viagem de el chalten, torres del paine e este de Bariloche,....
Os israelenses sempre aprontando... Um guia da Chapada Diamantina disse que uns israelenses inventaram de cozinhar dentro do quarto e fizeram uma fogueira, o teto do quarto ficou todo preto! :lol:
Estou montando meu roteiro, devo incluir trilhas em el chaltén, bate e volta pra torres del paine e puerto madryn.
Talvez Ushuaia.
A dúvida principal é: você acha que vale a pena eu estender a viagem até Bariloche depois que passei pelas cidades mencionadas acima?
Parabéns pelos relatos e obrigado!

Jorge
jwcspb
 
Mensagens: 10
Desde: 27 Abr 2011, 19:34

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 09 Ago 2013, 07:51

Oi Jorge!
Voce está levando em consideraçao as distancias entre essas cidades? El calafate / TDP / El Chalten ficam proximas uma da outra.
Agora Puerto Madryn e Bariloche estao bem acima no mapa, acho que dá mais de 24 horas de onibus de El Calafate p/ Bariloche e puerto Madryn...
Por isso eu dividi a minha viagem em duas partes! Mas se voce tem tempo acho que vale a pena sim, Bariloche é linda, e pode reservar uns 5 dias pra ela porque tem muita coisa pra fazer por lá!
Bom planejamento, qualquer duvida posta aí!
Só dá uma olhada nas distancias antes de fechar o roteiro, porque a gente nao tem noççao do quanto a Patagonia é grande!
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor jwcspb » 09 Ago 2013, 16:35

Déia, to pensando em ir pra Puerto Madryn de avião via Trelew pela aerolineas argentinas. Seriam os trechos abaixo de avião sem Bariloche:
Brasil - Trelew
Trelew - Ushuaia
Ushuaia - El Calafate (pra el chalten de onibus)
El Calafate - Brasil

Por isso surgiu a dúvida se incluo Bariloche na viagem devido encarecimento dos vôos e distâncias de ônibus.
Impressionante como um trecho de avião deixa tudo mais caro. Se tiro Trelew dos voos acima, o preço das passagens cai pela metade.
Mas talvez seja melhor pagar um pouco mais do que passar muito tempo em ônibus.
Você foi de ônibus para Puerto Madryn. Achou muito cansativo?

Valeu!
Jorge
jwcspb
 
Mensagens: 10
Desde: 27 Abr 2011, 19:34

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 12 Ago 2013, 09:00

Oi
Fui de onibus de Bariloche, foram umas 15 horas.
O oinibus era bem bom e eu dormi a maior parte da viagem, nao achei tao ruim assim.
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor rkoerich » 12 Ago 2013, 09:58

viagem sensacional.... fotos???
Meus relatos:

Fotos-Expedicao terra do fogo-16.000km de carro pela america
http://www.mochileiros.com/fotos-expedicao-terra-do-fogo-16-000km-de-carro-pela-america-t36331.html

áfrica do sul - viagem de 21 dias
http://www.mochileiros.com/africa-do-sul-viagem-de-21-dias-t30854.html

Expedição fotográfica - Bolívia
http://www.mochileiros.com/expedicao-fotografica-bolivia-t30855.html

Natal - Pipa - Salvador - Chapada Diamantina - 17 dias de viagem
http://www.mochileiros.com/natal-pipa-salvador-chapada-da-diamantina-17-dias-de-viagem-t44852.html

25 dias na Europa - Amsterdam, Praga, Viena, Budapeste, Itália e Barcelona
http://www.mochileiros.com/25-dias-na-europa-amsterdam-praga-viena-budapeste-italia-e-barcelona-t79255.html

Viagem rápida - 12 dias em Berlin, Munique, Salzburg e Londres
http://www.mochileiros.com/viagem-rapida-12-dias-t71681.html

Ilha de Páscoa e Santiago (11 dias de viagem)
http://www.mochileiros.com/ilha-de-pascoa-santiago-11-dias-de-viagem-t83850.html
Avatar do usuário
rkoerich
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 361
Desde: 06 Jun 2008, 11:26
Localização: Florianopolis - SC

Re: Bariloche, Puerto Varas, Frutillar, Pucon e Puerto Madry

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 12 Ago 2013, 11:31

Valeu! Até tem fotos, mas nao coloquei no picasa ainda... Preguiça sabe?
Mas fico devendo, tarefa de casa desse semana colocar essas fotos!
Déia
Avatar do usuário
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 947
Desde: 05 Out 2010, 16:08
Localização: Caxias do Sul - RS


Voltar para Viagem por 2 ou mais países da América do Sul - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes