por Hendrik » 30 Jun 2007, 15:52
Peter, sempre bom ter comentários de gente com experiência.
Eu estava até considerando adquirir uma túnel Warmlite 3R (1,7kg!!) ou uma Hilleberg Nallo 2 gt, outra túnel, com um enorme vestíbulo. Apesar de super-versáteis, leves, fáceis de armar e espaçosas, eu temo justamente o extra cuidado com posicionamento na armação. Não que me importe com barraca balançando com vento. Barulho de vento em lona de barraca é música de ninar prá mim. Meu problema é justamente com o perigo da barraca quebrar se não for armada nessa posição e das limitações na escolha do local para armar. E se o único lugar para armar não tiver espaço para alinhar a túnel com o vento? Já li relatos que mesmo assim as túneis aguentam bem. Podem até dobrar, mas "pulam" de volta assim que o vento parar. Extras cuidados com um procedimento que não tenho experiência, a ancoragem (embora tenha feito uma na Chapada, sem saber que estava ancorando, apenas foi a coisa natural a se fazer caso quisesse manter minha geodésica firme no chão...)
Apesar disso tudo, eu até estaria disposto a passar pela experiência. Mas então com algo mais barato que uma Warmlite ou Hilleberg... não são propriamente barracas baratas para servirem de cobaias para trekkers inexperientes...
As geodésicas são mais rígidas que as túneis. Como seu design é suposto não ter de se preocupar com a direção do vento, elas são geralmente mais pesadas por conta de alguns extras, como mais varetas. Mas a força das geodésicas tem limite, dependendo do modelo e uso para qual foi desenhada. Não tão versáteis como as túneis, portanto. Se o vento começar a ser bem forte, ancorar a geodésica é imperativo, sob risco de perder a barraca. Vi fotos de uns trekkers experientes, suecos, no Aconcágua com uma Staika da Hilleberg, uma verdadeira "à prova de bomba". Toda ancorada e com muralha de pedras em volta. Então qual a vantagem? a vantagem que eu acho é que não precisa mudar a barraca de acordo com o vento. E se precisar mudar, é mais fáciol mudar uma geodésica de lugar do que uma túnel.
Gatinho Cheshire, que caminho devo seguir? - pergunta Alice.
Depende onde você quer chegar - responde o gato.
(Alice no País das Maravilhas)