Bate papo entre mergulhadores e simpatizantes

Troca de informações sobre os melhores pontos de mergulho do mundo.

Re: Bate papo entre mergulhadores e simpatizantes

Nova mensagempor xaliba » 03 Mai 2010, 12:39

irado broder!!!!!! Show, a presenca dela sempre ilumina!

Tava irada a viz la mano, porra, ver a areia do fundo eh um privilegio muitas vezes. Parabens!! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Nova mensagempor andre amaral » 29 Mai 2010, 18:33

Matéria do UOL:

Mergulho na Laje de Santos
7/5/2010
Raias mantas já podem ser vistas num dos melhores pontos no Brasil

É nesta época do ano (outono/inverno) que rios e mares ficam mais propícios à pratica do mergulho recreativo, esporte que a cada ano vem despertando o interesse dos brasileiros. A água está mais limpa devido à diminuição das chuvas, com maior visibilidade e menor diferença entre as temperaturas da superfície do mar e áreas mais fundas, o que facilita, sobretudo, o mergulho daqueles que vão cair na água pela primeira vez.

Na Baixada Santista, um ótimo ponto para a realização da atividade é o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), no litoral sul do Estado. Verdadeiro santuário ecológico, o local é considerado um dos mais ricos e belos de toda costa do País, além de ser um dos primeiros parques marinhos dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. "Ao visitá-la, os turistas são surpreendidos com a variedade de fauna e flora e a chegada do frio, pode trazer ainda agradáveis surpresas ao visitante", garante o mergulhador Armando de Luca Junior. Este é o caso das raias mantas - ou jamantas -, que já começam a aparecer por lá.

As raias são vertebrados que possuem esqueleto cartilaginoso, pertencendo à mesma classe zoológica dos tubarões. De uma forma geral, apresentam o corpo achatado dorso-ventralmente, com as fendas branquiais localizadas na face ventral, nadadeiras unidas à cabeça e que assumem uma aparência de asas (como são chamadas popularmente suas nadadeiras) e uma nadadeira caudal delgada e longa.

Não se sabe ao certo porque a incidência destes animais é maior neste período, que vai até setembro, nem qual é o destino da espécie durante o resto do ano. O Instituto Laje Viva, Ong que trabalha pela conscientização e preservação ambiental da região e pesquisas científicas está com projeto para estudos de identificação e de comportamento das mantas.

Uma das recomendações dadas por Armando ao encontrar uma manta durante o mergulho é quanto sua forma de aproximação.O animal é extremamente dócil e costuma chegar perto do mergulhador por si só. "Se o mergulhador mantiver um bom equilíbrio hidrostático e calma, permanecendo à espera, o animal costuma se aproximar e proporcionar uma emoção enorme pela proximidade do encontro. Mergulhadores mais afoitos muitas vezes querem encurtar a distância e nadam em direção às mantas, geralmente assustando-as e acabando com um encontro que poderia ser mais proveitoso para ambas as partes. Alguns ainda as alcançam e pegam carona em seu dorso, o que com certeza causa estresse ao animal e o desestimula a realizar futuras aproximações", explica.

Além das raias, vale a pena também aproveitar a presença da fauna de fundo (corais, esponjas, estrelas do mar, crustáceos e moluscos) e do navio naufragado Moréia, afundado a 25 metros de profundidade. Estes são apenas alguns dos elementos que fazem da Laje de Santos um dos três melhores pontos de mergulho do Brasil, ao lado de Recife e Fernando de Noronha.

Vale lembrar que para conhecer essas belezas, é necessário obter um certificado de mergulhador que engloba um treinamento de 20 horas com aulas teóricas e práticas, em piscina. O aluno, que deve ter idade mínima de 10 anos, aprende a respirar, a se movimentar debaixo d´água e a lidar com os equipamentos. A etapa posterior às aulas é o check out, ou batismo, no qual o mergulhador coloca em prática o conhecimento teórico. Por fim, está apto a receber a aprovação para o mergulho em águas abertas.

Como chegar?

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos se localiza a 45 quilômetros da Ponta da Praia. O acesso de quem vem de São Paulo se dá pela via Anchieta ou Imigrantes - 76 quilômetros até a cidade. Depois os interessados seguem por embarcação por cerca de 1h30.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 18 Mai 2005, 12:49
Reputation point: 539

Nova mensagempor here i am » 08 Ago 2010, 19:33

Mergulhar é bom demais!! Mas está cada vez mais "industrializado" o mergulho, o que é ruim por um lado... afinal diminui a aventura, mas bom de outro.. abre possibilidades para todos acessarem mais pontos!!
Sinto falta daqueles mergulhos como o descrito.. dias nos barcos.. pontos exclusivos.. era muito bom!
Eu nem poderia imaginar depois conhecer lugare que dispensavam a navegação como Fernando de Noronha e Bonaire .. que foi maravilhoso!!
Sinto tb falta do meu dupla que casou e me abandonou!
Bons mergulhos para todos!!
here i am

Data de registro: 14 Jan 2009, 14:10
Próximo Destino: alguns mergulhos em Noronha a partir do dia 02/02/09 depois carnaval em Recife/Olinda
Reputation point: 0

Nova mensagempor crisfra » 06 Out 2010, 17:06

Pra quem é de Floripa ou vai estar por lá, e nunca teve a oportunidade de mergulhar, tem uma promoção num site de compras coletivas que você pode mergulhar por 50 reais. http://bit.ly/aFvrOW

Uma pena não ter uma promo dessas perto daqui :(
crisfra

Data de registro: 06 Out 2010, 17:00

Nova mensagempor murillus » 08 Out 2010, 09:37

here i am escreveu:Mergulhar é bom demais!!
Mas está cada vez mais "industrializado" o mergulho, o que é ruim por um lado...

Fica muito complicado falar disso...

Teriamos que dispor desde o Batismo VS Basico VS Avancao VS Tecnico...

Mas de forma geral, a galera da muito trabalho... e nao vale a pena arriscar...

Mergulhar tem muitos riscos... Inclusive de vida, ou melhor, de morte...

Mas concordo plenamente com vc...

[]s
MEMBRO da EXTREMES BRAZILIAN TEAM
JIPEIRO e MEMBRO do RAPAZIADA 4X4 OFF ROAD
RADIOAMADOR - PU7MMU - MEMBRO da RENER
VOLUNTARIO da DEFESA CIVIL

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 12 Set 2004, 17:16
Próximo Destino: Bonaire
Reputation point: 975

Nova mensagempor andre amaral » 08 Out 2010, 15:43

Quanto a questão do industrializado, uma coisa que estou preocupado são esses cursos "Go Pro" que a PADI tem promovido. O sujeito paga um fixo mensal que inclui os cursos e os mergulhos, de forma que o cara se torna Dive Master em poucos meses.

Acho uma baita irresponsabilidade. Conversando outro dia com o pessoal numa saída pra Laje, contaram cada história de instrutor absolutamente despreparado, que fiquei assustado. Coisa de instrutor "virgem" saindo sozinho com grupo de 10 alunos na Laje e perdendo todo mundo.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor murillus » 11 Out 2010, 13:21

andre amaral escreveu: cursos "Go Pro" que a PADI tem promovido.

eu acho que estes tipos de cursos sao muito bons como incentivadores... as vezes voce nao progride do basico ou avancado por falta de oportunidade...

'
andre amaral escreveu: O sujeito paga um fixo mensal que inclui os cursos e os mergulhos, de forma que o cara se torna Dive Master em poucos meses.

nao vejo como problematico...

se tornar drivemaster, em si, é uma boa... porem o temos que ter bom senso... nao da pra ser um JYC do dia pra noite...

experiencia nao se paga, se conquista...

andre amaral escreveu:Acho uma baita irresponsabilidade.

certamente...

ja mergulei com um dupla que tinha mais de 5000 descidas logadas... neste mergulho, como ele nao conhecia o point, se "comportava" como um novato... extremamente atento as informacoes e seguindo as orientacoes a risca...

como disse: BOM SENSO...

[]s

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor andre amaral » 13 Out 2010, 18:59

Murillus, o problema não é o curso em si, afinal, forma-se gente boa também.

O problema é que se vende uma formação expressa que permite que se tenha gente de pouca experiência guiando grupos e certificando mergulhadores. Acho que a formação deveria ser bem mais criteriosa, como você bem disse, não se compra experiência.
andre amaral
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor murillus » 15 Out 2010, 09:55

andre amaral escreveu:O problema é que se vende uma formação expressa que permite que se tenha gente de pouca experiência guiando grupos e certificando mergulhadores

cara,

isso é um ABSURDO...

infelizmente tenho que concordar contigo 100%

ja vi ate gente experiente fazendo "merla" por ai...

por falta de NOÇÃO...

[]s

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor DeaMetz » 20 Nov 2011, 20:06

Pessoal,

estou indo para a Austrália agora dia 25/12 e quero muito mergulhar na barreira de corais.
Fiz o curso de mergulho esse mês e vou fazer o check out em Ilha Bela agora. Vou ter a certificação PADI - OWD. Li sobre essas duas empresas: http://www.spiritoffreedom.com.au/ e http://www.ocean-quest.com.au/. Como não tenho muita experiência, queria fazer um de 3 dias no máximo. É verdade que janeiro é uma época ruim para mergulhar? Devo reservar já daqui?

Todas dicas serão muito úteis.

Valeu!!!
DeaMetz

Data de registro: 19 Jun 2011, 19:03
Próximo Destino: Oceania (Austrália e Nova Zelândia)

Nova mensagempor xaliba » 24 Nov 2011, 15:36

oi dea,

nao conheco a grande barreira e nunca vi ninguem por aqui postar sobre ela, mas basicamente eu ACHO que janeiro deve ser bom, eh verao e nao vejo por que nao possa ser irado, a nao ser o fato de ser pico de temporada e estar cheio, vai ver q eh por isso... em geral esses lugares mega turisticos tem uma estrutura muito boa pra mergulho e atende todos os turistas q aparecerem, nao acho q seja necessario marcar antes, mas seria bom ir se informando daqui ja pra ter uma ideia. Mas a nao ser q vc va fazer ferias esclusivamente para mergulhar, imagino q vc nem saiba ainda q dias vai querer ir, essas coisas, eu deixaria pra marcar mais em cima da hora, ou qdo vc chegar, se situar sobre os outros passeios tb, vai la conversar com a galera, em geral funciona bem assim.

boa balada
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Nova mensagempor murillus » 16 Jan 2012, 17:52

Salve amigos mergulhadores...

http://diariodonordeste.globo.com/mater ... go=1093907

vale dar uma olhadinha...

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor DeaMetz » 23 Jan 2012, 15:45

Xaliba, obrigada pela resposta!! Mergulhei lah e foi demais!! Amei tudo!! Se alguem precisar de dica, eh soh falar.
DeaMetz

Data de registro: 19 Jun 2011, 19:03
Próximo Destino: Oceania (Austrália e Nova Zelândia)

Nova mensagempor LuizChianca » 02 Mar 2012, 22:39

Salve Mergulhadores!!

Bom sou iniciante neste mundo incrivel do mergulho, fiz o curso básico e agora estou finalizando o curso avançado, mergulhei apenas em Ilhabela (Check out) e Noronha (Férias), em Noronha tive a sorte de ver um tubarão de quase 2 metros a pouco menos de 1 metro de distância, foi a experiência mais incrivel que já tive na vida, estou programando agora BAHAMAS, no famoso mergulho com os tubarões, se alguem já foi e tiver dicas vai ajudar muito.

Grande Abraço!!

Luiz
LuizChianca
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 28 Dez 2011, 12:54
Próximo Destino: Bonito - MS (Concluido), Chapada Diamantina (Jun/12), Gramado (Nov/12) e onde mais os ventos me levar
Reputation point: 147

Nova mensagempor murillus » 30 Mar 2012, 17:43

LuizChianca escreveu: foi a experiência mais incrivel que já tive na vida

certamente...

LuizChianca escreveu: BAHAMAS, no famoso mergulho com os tubarões

otimo mergulho... procure assistir um video do pessoal da DECOSTOP em bahamas...

Sds

[]s e Boas Adventuras...
murillus
Colaborador
Colaborador