Ir para conteúdo

Pico do Urubu - Mogi das Cruzes


Posts Recomendados

  • Membros

Eis o primeiro relato que compartilho com vocês de um bate-volta que fiz ontem (dia 24 de julho de 2010). Não só é o meu primeiro relato como também é a primeira viagem desse tipo que faço. Aqui irei dar referência para facilitar caso alguém resolva subir essa trilha saindo do mesmo ponto de partida que eu (Campinas) ou saindo da estação Estudantes em Mogi das Cruzes, pois sei que embora parte da diversão seja encontrar as coisas, ter informações extras pode servir de incentivo para algumas pessoas tirarem os planos do papel.

 

Chegando lá

Pois bem, saí de Campinas em direção a Jundiaí às 6:45 (graças a um atraso do ônibus que "parou para abastecer" por 15 minutos) e cheguei ao meu primeiro destino lá pelas 7:35. De lá, fui em busca de meios para chegar à estação de trem e em menos de 10 minutos estava dentro do ônibus (para o Terminal Arens, que passa no ponto em frente à rodoviária) que me levou até o terminal rodoviário colado com a estação que me levaria até Mogi das Cruzes. Já na estação, perto das 8 da manhã ainda, fiquei esperando o trem chegar para me levar até Francisco Morato, onde faria uma baldeação gratuita até a estação Luz já em São Paulo. De lá, teria de fazer mais uma baldeação para pegar um trem até Guaianazes e, por fim, uma última baldeação até Estudantes (a última estação da linha, que fica em Mogi das Cruzes mesmo).

 

A viagem é bem tranquila, principalmente porque você tem que ficar nos trens até chegarem na estação final, ou seja, não precisa ficar de olho para descer na estação certa e fazer as baldeações também não tem muito segredo, a grande maioria é descer do trem e pegar o trem que parar na plataforma logo em frente. Bem simples mesmo. Mas embora seja bem tranquila, é consideravelmente demorada pois cheguei na estação Estudantes lá pelas 11 da manhã, ou seja, praticamente 4 horas e meia depois de ter saído de Campinas.

 

Estando lá

Saindo da estação de trem dá-se de cara com a rodoviária da cidade. Logo ao fundo da rodoviária é possível ver um Habib's numa rotatória e vários morros mais ao fundo ainda. Daqui, basta seguir a rua ao lado do Habib's que vai em direção aos morros até chegar numa segunda rotatória onde se pega a primeira rua da direita (que vai até os morros). Depois de passar por uma pequena ponte, um monte de oficinas de carros e uma única vendinha (que vende de tudo, comida, produtos de papelaria, produtos de limpeza, brinquedos e sabe-lá o que mais) a rua termina com duas ruas cortando-a perpendicularmente. Após atravessar ambas, encontra-se uma rua extremamente íngrime (a lá ladeiras de sampa) que vai servir para colocar no clima da pernada

 

Ao fim dessa rua íngrime temos uma bifurcação com placas indicando "Perimetral" para a esquerda e "Pico do Urubu" para a direita. Bem, como dar uma volta pelo perímetro de Mogi das Cruzes não me interessava resolvi pegar o caminho da direita pois, além de começar a estrada de terra, me levaria para um pico de 1160m de altura.

 

A partir daqui a estrada é um misto de estrada de terra batida, estrada de terra, pseudo-asfalto e estrada de pedra. O primeiro trecho é bem simples e aberto, com pouca vegetação nas laterias para dar sombra e, infelizmente, tem muito lixo e um cheiro bem desagradável. Ainda nesse trecho inicial, se encontra uma entrada à esquerda com uma placa dizendo que é proibido jogar lixo no local sendo que o ato é passível de multa e tal (coisa que muitos não respeitam, afinal, quem vai multar?) e uma escada esculpida. Subindo essa escada chega-se num local plano onde é possível subir um pouco mais para dar num campo de futebol, nada de muito atraente, embora a vista desse ponto já seja bem bonito. Como esse não é o destino final, fazer esse pequeno desvio é opcional e pode ser feito na volta (como eu fiz).

 

Após entrar na parte da trilha na com mata mais fechada a coisa melhora um pouco, o lixo diminui bastante e o cheiro passa a ser de natureza mesmo.

 

A subida em si é bem "tranquilo", nas bifurcações (são 3 no total) há placas indicando o caminho para o pico. Infelizmente há várias chácaras no caminho então é possível que você se depare com música alta e gritarias no percurso por causa dessas habitações de fim de semana, mas conforme você vai subindo, elas vão minguando. Existem trechos onde a inclinação é realmente grande e em muitos desses trechos o chão é de pedra então se estiver muito úmido (o que é bem comum por causa da mata densa que cerca a trilha) o chão fica bem escorregadio então aconselho a irem com calçados bem aderentes.

 

Depois de aproximadamente uma hora e meia de subida, consegui chegar, às 13:00, ao famoso pico onde é possível ver Mogi das Cruzes inteiro e, em dias com poucas nuvens, até o Pico do Jaraguá. Uma vista realmente bonita e que deve ser um ótimo palco para o nascer ou o pôr-do-sol.

Quando cheguei, haviam três pessoas esperando um bom momento para saltar de paraglide (ou parapente, se preferir) e mais algumas pessoas para assistir o salto. Bem legal chegar lá e poder ver isso.

Muitas pessoas vão ao topo do pico de carro ou de moto. Menos pessoas vão de bicicleta e parece que não muitas vão a pé, embora eu esteja afirmando isso de acordo com o que eu vi em apenas algumas horas de um único dia (quando fui, pelo menos uns 10 carros passaram por mim, umas 3 motos e pelos menos 6 pessoas de bike estavam lá e apenas eu e mais um grupo de umas 4 pessoas a pé).

 

Uma pausa de quarenta minutos para recuperar o fôlego e apreciar a paisagem e rumo à Mogi das Cruzes, numa descida destruidora de joelhos. Não sei quem disse que para baixo todo santo ajuda, mas meus joelhos não acreditam nessa afirmação não. De qualquer forma, enquanto retornava resolvi pegar o caminho que levava ao parque municipal para ver o que tinha de bom. Esse caminho é o caminho para a direita na bifurcação logo após a ABECAR. Como não conhecia e nem sabia do que se tratava esse parque e por ter bastante tempo ainda, fui lá ver o que tinha de bom nesse parque mas infelizmente as portas estavam fechadas quando cheguei e não parecia ter alguém por perto para me dar informações então dei meia-volta e retornei (depois descobri que é preciso agendar a visita ao parque com antecedência e blá blá blá, processos burocráticos).

 

Desvios e explorações concluídas, cheguei na estação Estudandes novamente às 16:30 aproximadamente e lá fui eu rumar de volta para casa em trens que iriam lotar pra caramba...calamidade ficar de pé da estação Guaianazes até a estação Franco da Rocha de pé após essa pernada.

 

Gastos

Agora falar sobre os gastos que não excederam R$50!

Passagens na ida:

Campinas×Jundiaí: R$9,40

Ônibus dentro de Jundiaí:R$2,65

Jundiaí×Mogi das Cruzes:R$2,65

Passagens na volta:

Mogi das Cruzes×Jundiaí:R$2,65

Ônibus dentro de Jundiaí:R$2,65

Jundiaí×Campinas:R$9,45

Outros gastos:

Gatorade em Mogi das Cruzes:R$3,30 (facaaaada!)

Pedaço de torta de frango em Jundiaí:R$3

Total:R$35,75

Pois é, com R$35,75 consegui viajar aí uns 300km!

Claro que cortei gastos levando comida de casa, mas dá para fazer essa viagem e comer em algum lugar sem gastar mais do que R$50.

 

Observações finais:

Essa trilha é bem conhecida e, como falei, muita gente faz ela de carro mesmo, leva a família lá no pico para ver a paisagem e tal ou vai para ficar em uma das chácaras no meio do caminho. Isso tudo fez com que essa trilha me parecesse meio "urbana" demais, embora tenha sido interessante mesmo assim.

Dá para subir com um tênis comum mesmo, apenas vá com um que a sola não esteja lisa por causa do chão de pedra em algumas partes. E como a mata é bem alta bem boa parte do caminho a umidade é bem alta e a temperatura é bem amena. Dá para pegar um resfriado por causa disso porque a subida cansa bastante, dá para suar, mas como o ambiente é mais frio você acaba ficando mais vulnerável. Levar uma camiseta extra pode ser uma boa opção também.

Fotos eu não tenho pois não levei a camera e meu celular tira fotos de qualidade horrível, sinto muito.

 

Isso aí, agora é hora de planejar novas viagens para poder curtir o que há para curtir e compartilhar o que há para compartilhar.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala gms.

 

Vc subiu pelo caminho tradicional, sei de um outro que sobe por uma trilha somente para pedestres, com pontos para água e tudo mais.

O parque municipal é bem bonito, necessita agendar com antecedência.

Tem também as torres de transmissões, que ficam a direita do Pico e valem uma visita.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala gms.

 

Vc subiu pelo caminho tradicional, sei de um outro que sobe por uma trilha somente para pedestres, com pontos para água e tudo mais.

O parque municipal é bem bonito, necessita agendar com antecedência.

Tem também as torres de transmissões, que ficam a direita do Pico e valem uma visita.

 

Abraços!

 

Tem uma outra trilha por lá? Interessante.

 

Realmente, eu simplesmente cheguei na estação, pedi informação duas vezes e cheguei nessa estrada pois foi ela que me indicaram.

Se você puder dar mais detalhes, eu agradeço já que voltar lá não me parece uma má idéia não. É um bom bate-volta.

 

Essas torres de transmissão eu chego pegando o caminho para a direita logo na última bifurcação (aquela faltando bem pouco para chegar no pico) ou vai por outra trilha?

 

Abraços cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Estive lá neste ultimo fds e reparei q não é necessario descer na Estação Estudantes, basta descer na de Mogi mesmo e tomar a rua q atravessa a linha do trem, sentido os morros, direto. Sai bem mais perto do q se começar a andar da Estação Estudantes. Em tempo, subir o pico é caminhada sussa de menos de 2hrs de desnivel razoavel, ideal pra levar quem ta comecando a andar. Pelo menos eu nao sei (nem vi) de trilhas paralelas de pedestres. O q tem sim sao varios "atalhos" na mata na q encurtam a subida a pé pela estrada. Mas o visu la de cima vale a pena de conferir num dia de ceu limpo. Nao tem segredo, pois é td bem sinalizado. Se alguem se perder por la deve precisar tb de bengala e cão guia...

IMG-4439.jpg?et=vPS7SgP56CXxmSMrta3XeQ&nmid=354805378

 

mais pics

http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/121/Pico_do_Urubu#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal!

Passeando pelo site vi coisas da minha cidade e resolvi me registrar... e compartilhar.

Entendo q o q o Guilherme iz sobre tilhas alternativas, seja o q o Jorge fala. São pequenos atalhos q existiam cortando o caminho da estrada, mas q não existem mais.

Quando o tempo está bom avista-se Mogi por inteiro.

 

2469209071_776777921c_b.jpg

Mogi_pano_1519-21 por luizdemog, no Flickr

 

E até São paulo.

 

2479025335_bed66d5b81_b.jpg

SP_pano_1528_32 por luizdemog, no Flickr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...