Belém - Dicas de Belém

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Pará

Belém - Dicas de Belém

Mensagempor jviana » 17 Ago 2009, 17:19

Tópico para compartilhar dicas sobre a cidade de Belém

Participe!
Deixe aqui aquela dica de passeio que você adorou, do barzinho 10 que conheceu, daquele restaurante bom e barato ou daquele outro que serve um prato especial que você adorou. Vale também a dica daquela balada inesquecível que você foi em Belém.

Regras do Tópico
Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre Belém e cidades do Pará. Perguntas e Respostas devem ser postadas nos Tópicos Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum

Para perguntas e respostas entre no tópico de Belém do Pará - Perguntas e Respostas

Esse roteiro é para ser feito DOMINGO:

De manhã (+-10h) vá até a Praça da República. Lá é o centro cultural artístico da cidade. Alem da feirinha de artesanato que é bem legal.
Na praça tambem rola uma roda de batuque com ritmos amazônicos e afins. Vale apena dançar na roda ou até mesmo batucar, se você souber.

Fora os roteiros batidos como (estação das docas, casa das 11 janelas, mangal das garças) rolam as festas na beira do rio. Existem 4 lugares que são bons para se ver o por do sol e curtir até o início da madrugada. Açaí Biruta que fica na cidade velha, perto da casa das 11 janelas com reggae. Solamar que fica perto da Pedro Alvares Cabral (a rua que dá acesso), la rola reggae tambem. E tambem existe o Mormaço, perto do mangal das garças, rolando rock, reggae e carimbó. Esses 3 lugares são bem diferentes de todos os bares que ja fui pelo brasil.. No calor da cidade, à beira do rio, o papo fica mais agradável. Tem tambem o Palafita que fica quase ao lado das 11 janelas, la o som é mais variado e é mais tranquilo que os outros. as vezes tem samba rock, as vezes reggae, as vezes rock.

Depois comento mais sobre o que fazer em Belém.
Editado pela última vez por jviana em 03 Set 2009, 12:33, no total de 2 vez
jviana

Data de registro: 16 Out 2008, 16:24
Próximo Destino: POA
Reputation point: 84

Re: Dicas Atuais

Mensagempor MariaEmilia » 17 Ago 2009, 18:35

Sou paraense, mas moro à alguns anos longe da querida Belém.

Quando morava na cidade das mangueiras, além do Mormaço (dançei muito nas noites de domingo), onde fazia sucesso as bandas Amazonas, Xeiro Verde (do Xodó), Caferana Harmania e Melodia, Roberto Villar, Wanderley Andrade, Ximbinha e Joelma em início de carreira e muitos outros, tinha o Palmeiraço, tb. na orla do rio Guamá (ainda exite ? ? ? )

Também na Praça Princesa Isabel, na Condor, o Palácio dos Bares, para curtir nas noites de sexta-feira. O Pagode do Pompilio, nas noites de segunda-feira.

Quanto á Praça da República, as domingueiras com o Arrastão do Pavulagem é tudo de bom.

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 26 Ago 2008, 15:09
Próximo Destino: ? ? ? ? ? onde o vento levar ? ? ? ?
Reputation point: 2420

Mensagempor jviana » 20 Ago 2009, 15:06

MariaEmilia,

bom, o Palmeiraço eu acho que ainda existe sim, porem, nunca fui lá. Sempre tem festas de technobrega por lá (não faz muito meu estilo).
O pagode do Pompílio acho que não existe mais.

As coisas mudaram bastante por aqui :) Acho que você vai gostar ainda mais.

O Arrastão do Pavulagem está bem maior e a cada ano mais simbolos culturais são agregados à ele.

Sempre acontece na época do Círio de Nazaré, nas festas juninas e mais em outra data que não estou lembrado agora.
jviana

Mensagempor jviana » 20 Ago 2009, 15:11

Para quem gosta de CINEMA, vale conferir a programação alternativa.

Para isso, duas opções:

- Comprar os jornais da cidade (O liberal ou Diario do Pará)
- Acessar os sites/blogs:

http://cineliberoluxardo.blogspot.com/
http://www.iap.pa.gov.br/blog/
http://www.cinemaolympia.com.br/

Você pode acessar tambem o site do Jornal do Diario do Pará (grátis) e conferir no caderno 'Você', sempre tem alguma coisa referente à programação cultural da cidade, alem dos filmes que estão passando:
http://ee.diariodopara.com.br/

Breve postarei mais informações.
Espero estar ajudando aos visitantes, que às vezes saem de Belém sem saber o que se passa de bom por aqui.
Editado pela última vez por jviana em 03 Set 2009, 12:32, num total de 1 vezes
jviana

Mensagempor rafahen » 28 Ago 2009, 17:07

jviana escreveu:Para quem gosta de CINEMA, vale conferir a programação alternativa.

Tem um cinema na Praça da República que exibe filme gratuito às 17hs, diariamente se não me engano.
rafahen

Data de registro: 28 Ago 2009, 16:49
Reputation point: 0

Mensagempor LOYANA_PARÁ » 01 Set 2009, 04:00

bom esses points são legais mas tb tem um lugarzinho bacana de ir, fica do outro lado do rio, naquelas ilhas, vc pega um barquinho n pça princsa isabel 10 ou 15min e do outro lado tem um barzinho shw d bola p ir, é bacana mas tem que voltar cedo pq a ultima volta é 18h...
LOYANA_PARÁ

Data de registro: 01 Set 2009, 03:23
Próximo Destino: RIO DE JANEIRO 2010
GUADALAJARA - MÉXICO 2011

Mensagempor jviana » 03 Set 2009, 12:26

rafahen,

rafahen escreveu:
jviana escreveu:Para quem gosta de CINEMA, vale conferir a programação alternativa.

Tem um cinema na Praça da República que exibe filme gratuito às 17hs, diariamente se não me engano.

esse cinema quase em frente ao Theatro da Paz na Praça da República mesmo.
segue o site para conferir a programação
http://www.cinemaolympia.com.br/
jviana

Mensagempor jviana » 03 Set 2009, 12:30

LOYANA_PARÁ escreveu:bom esses points são legais mas tb tem um lugarzinho bacana de ir, fica do outro lado do rio, naquelas ilhas, vc pega um barquinho n pça princsa isabel 10 ou 15min e do outro lado tem um barzinho shw d bola p ir, é bacana mas tem que voltar cedo pq a ultima volta é 18h...

Esse passeio é ótimo.
é bom sair umas 10h para almoçar um peixe assado. Depois tomar açaí e tomar banho no rio.

Eu sempre vou e indico o "Seu Pedro"
o Telefone dele é 99619032, você pode ligar para combinar o horario e o local. A travessia custa R$6 ida e volta.

Se alguem quiser, tenho algumas fotos do lugar.

É simples e bonito, pode até levar um cd para ele botar no bar.
jviana

Re: [Belém] Dicas Atuais

Mensagempor Tbarroso » 07 Set 2009, 20:49

As dicas de Belém realmente estão muito boas... ::otemo::
pra quem não é daqui (ou quem é mas só conhece o seu bairro.. heheh) aí vai um mapinha q foi feito pro Forum Social Mundial 2009, mas ainda está atualizado.
Nesse mapa tem pontos turísticos, bares e restaurantes...

http://maps.google.com.br/maps/ms?gl=br ... c39acba680

vale a pena conferir,

abraços!! ::cool::
" Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de
histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e
pés, para entender o que é seu, para um dia plantar as suas árvores e
dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar o calor, e o oposto.
Sentir a distância e o abrigo para estar bem sob o próprio teto. Um
homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa
arrogância que nos ver o mundo como imaginamos, e não simpesmente
como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não
vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver."

- Amyr Klink - Mar Sem Fim
Tbarroso

Data de registro: 28 Jul 2009, 18:47

Re: [Belém] Dicas Atuais

Mensagempor verdun » 20 Out 2009, 17:45

Olá,

Como já foi dito, a estação das docas é mto mto legal!!! Tem tb a casa das onze janelas, e mtos outros barezinhos espalhados pela cidade. Aconselho de coração para quem estiver em Belém, provar o sorvete da Cairu (é excelente, principalmente o de carimbó), um dos melhores sorvetes que já tomei!!! Ah, e o mercado ver-o-peso é mto legal tb, provem os sucos de lá, maravilhosos, além do artesanato bom, bonito e barato, dá pra comprar várias lembrancinhas.
verdun

Data de registro: 01 Jan 2008, 18:38
Próximo Destino: Macondo
Reputation point: 268

Re: Belém - Dicas de Belém

Mensagempor lojudice » 27 Jan 2010, 01:13

Galera,

Sou de São Paulo e estou tão longe de Belém quanto meu gosto musical está da banda Kalipso, mas ir a Belém e não conhecer o "brega" é ir a Roma e não ver o Papa, rs. Por isso sugiro uma visita à Pororoca, a maior casa de "tecnobrega" de Belém. O lugar é feio, longe do centro e com pessoas e músicas de gosto duvidoso, mas garanto que é divertido. Toda noite rola shows por lá. Qdo eu fui eram várias bandas tocando todos os estilos de brega e o povão dançando a vontade num salão pra lá de simples e bem grande. A entrada também foi bem barata, abaixo dos R$ 5 com certeza, mas não sei como está agora.

Não é um lugar pra passar a noite, mas sim pra dar uma passada, conhecer o "movimento", se divertir/horrorizar (rsrs) e zarpar pra outra balada.

Abs
Lojudice
lojudice
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 10 Ago 2004, 15:16
Reputation point: 1693

Mensagempor MariaEmilia » 28 Jan 2010, 13:48

lojudice,

A Pororoca é tudo isso que você falou e muito mais, é uma casa de show muito antiga e que sempre tocou/apostou nos artistas regionais, isso é no brega e em outras tendências musicais genuinamente paraense.

Quem vai nessas casas de espetaculos no Pará conhece a alma do povo e sua cultura musical.

E são várias além da Pororoca, que fica na Avenida Senador Lemos no bairro do Telegrafo e funciona das 20 horas até por volta da 5 da manhã.

Só para citar algumas :

Xodó, no final da Avenida Almirante Barroso e começo da BR-101
Mormarço e Palmeiraço, no bairro Cidade Velha na beira do rio Guamá
E muito mais que não estou recordando agora, mas prometo pesquisa e atualizar o site.

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor lojudice » 28 Jan 2010, 14:22

MariaEmilia escreveu:lojudice,

A Pororoca é tudo isso que você falou e muito mais, é uma casa de show muito antiga e que sempre tocou/apostou nos artistas regionais, isso é no brega e em outras tendências musicais genuinamente paraense.

Quem vai nessas casas de espetaculos no Pará conhece a alma do povo e sua cultura musical.

E são várias além da Pororoca, que fica na Avenida Senador Lemos no bairro do Telegrafo e funciona das 20 horas até por volta da 5 da manhã.

Só para citar algumas :

Xodó, no final da Avenida Almirante Barroso e começo da BR-101
Mormarço e Palmeiraço, no bairro Cidade Velha na beira do rio Guamá
E muito mais que não estou recordando agora, mas prometo pesquisa e atualizar o site.

Maria Emilia

Opa! Interessei! rsrs. Só conheço a Pororoca, mas em março vou passar por Belém e vou ver se conheço alguma outra.

Eu só fiquei com uma dúvida meio chata: como é a segurança nesses locais? Das últimas vezes que fui a Belém, deu pra ver que segurança lá é uma preocupação constante. O pessoal anda (e com razão) mais assustado que as pessoas no Rio e SP. E lá na Pororoca eu já me senti a atração turística do local. Não que eu estivesse com qualquer coisa que chamasse a atenção, mas a galera percebe de longe quem é turista.

Já no ver-o-peso o clima pesou mesmo. Eu estava com uma câmera fotografando por ali e já estava sentindo que o clima estava estranho, com olhares esquisitos pra minha câmera. Até que chegou um feirante e discretamente me disse "pega um táxi correndo e some daqui pq vc não vai durar mais 5 minutos por aqui com essa câmera na mão".

Uma pena que num lugar tão legal a gente não possa andar sossegado...
lojudice
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 10 Ago 2004, 15:16
Reputation point: 1693

Mensagempor MariaEmilia » 28 Jan 2010, 15:16

Realmente, Belém sempre foi meio "digamos, pesadona", mais nada tão assustador, na minha opinião, mas como sou paraense e nasci e me criei lá, como "diz o ditado" nunca tive medo de andar em alguns locais "tenebrosos"

Mas prudência é sempre bom em qualquer lugar.

O problema do Ver-O-Peso é que é um local por onde circulam todos os tipos de pessoas, 24 horas por dia. Mas com jeitinho sempre dá para fotografar. Comprar algo nas barracas e entabular um conversa com o vendedor é sempre uma boa maneira de se assegurar de tirar fotos relativamente tranquilo nesse lugar.

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor MariaEmilia » 28 Jan 2010, 15:30

Estava esquecendo de comentar, nessas casa de espetáculos sempre tem os "leões-de-chácara" que realmente intimidam os que estão "à fim de briga" e mantem à ordem para os que querem somente se divertir.

Essas casa investem na segurança, para garantir a frequência das pessoas.

Qualquer briga é imediatamente debelada, o brigão é retirado do ambiente e logo é restabelecida à ordem geral no salão. RZRZRZRZRZ.

Espero que curta muito as noitadas paraenses como eu já curtir também.

Maria Emilia
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Próximo

Retornar para Pará