Ir para conteúdo

Berlim: o que fazer ?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal ! Estou montando meu cronograma para a viagem que vou fazer no final de maio/junho deste ano e gostaria de algumas dicas, especialmente para Berlim.

Chego em Berlim dia 30/maio 13h e vou embora dia 02/junho bem cedo, pois vou fazer um day-trip passando por Dresden a caminho de Praga.

Estou planejando no primeiro dia (30) após chegar no hotel, arrumar as coisas e comer alguma coisa por perto, fazer um passeio a pé de reconhecimento dos principais pontos. Pegar metrô até o Checkpoint Charlie e aí subir à pé até a Gendarmenmarkt e depois até a Under den Linden. Ao chegar na avenida, pensei em ir até a Berliner Dom (Catedral de Berlim) e à torre Fernsehturm. Depois seguir pela Under den Liden (a pé ou se for muito longe de ônibus) até o Portão de Brandenburgo e o Reischtag e, finalmente, descer até a Potsdamplatz e daí pegar um metrô de volta ao hotel. Mas tudo isso sem entrar na Catedral, na torre ou no Reichstag...só passando pela frente pra ir conhencendo mesmo. Pelo google deu 7km esse trajeto, achei bem viável. O que acham ?

 

Minha dúvida é quanto ao segundo e terceiro dias. No quarto vou sair cedo para Dresden, então nem conta.

No terceiro dia pretendo ir para Potsdam. Vocês acham que ocupa o dia inteiro ?

 

E no segundo dia vamos retirar um carro (com o qual vamos permanecer até o final da viagem, passando por praga, viena, budapeste e munique) logo cedo e depois já agendei a visita guiada ao Reichstag. Acredito que irá durar até o horário do almoço. Agora estou em dúvida: o que fazer no segundo dia depois de tarde e de noite ?

Como visitar o Tiergarten ? Tem algum outro parque ?

Vale a pena subir na torre Fernsehturm ?

Vale a pena o passeio pelo rio também ?

Outras sugestões ? Para passeios noturnos também, tipo jantar e caminhar por algum bairro ou rua...

 

Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essa caminhada de 7km é factível, dá uma boa idéia do que é a cidade, cobrindo o mitte e potsdamer platz. Porém, certamente será bem exaustiva. O que há de se considerar é que, com o pouco tempo que você tem, pode ser que compense.

 

Tem muito parque em Berlin, e certamente o mais conhecido é o Tiergarten. Tem muita coisa para fazer por lá, o Siegessäule , vários monumentos de guerra e construções governamentais. No meu roteiro, eu optei apenas por visitar o Zoologico, que fica literalmente dentro do parque. Consome uma manhã inteira (umas três horas), daí uma curta caminhada se chega na KaDeWe, logo depois a Igreja-Memorial do Kaiser Wilhelm e, de tarde/noite, dá pra curtir a Kurfürstendamm;

 

No terceiro dia eu nem cogitaria em ir em Potsdam, Berlin tem algum dos melhores museus do mundo. Reservaria um tempinho para alguns deles na Ilha dos Museus ou no complexo Kulturforum, pela tarde visitaria algum memorial do muro, tem pelo menos três deles espalhados pela cidade. Para sair de noite, o Nikolaiviertel é uma das áreas mais famosas de Berlin. Prenzlauer Berg também é outra área bastante procurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu apenas acrescentaria que se não é tua intenção entrar (subir) na torre de televisão, talvez não seja necessário ir exatamente até ela. Você consegue vê-la à disância de vários locais em Berlim, incluindo o Berliner Dom e o Portal de Brandenburgo. Num dia de sol você consegue vê-la perfeitamente até mesmo da rotatória onde está a coluna Siegsäule (dese local, você consegue vê-la perfeitamente em um efeito que eu acredito que seja ilusão de ótica formado pela grande avenida 17 de Junho em diagnal: você vê a torre enooorme, mas se tirar uma foto dali, ela vai ficar pequeninha, é claro -- eu vivevnciei essa experiência em janeiro desse ano: estava na tal rotatória e vi a torre de longe, mas ela parecia enorme diante dos meus olhos, mesmo eu sabendo que era grande a distância de onde eu estava até ela. Tirei uma foto, e ela quase não aparece....rsrsrsrs).

 

Mas se você for exatamente até o lugar onde esla está, você não vai conseguir vê-la sem torcer o pescoço para olhar para cima e nem tirar uma foto se não tiver uma lente grande angular. Você conseguirá vê-la melhor a uma certa distância. Como eu disse, da catedral Berliner Dom dá para vê-la e tirar umas fotos legais.

 

Outro ponto de observação interessante é a visão a partir da Alexanderplatz, mas como você tem um tempo bem apertado e Berlim, não acho que seria muito proveitoso ir nesse primeiro dia até lá, pois a Alexanderplatz é apenas um grande espaço aberto cercado pela estação do mesmo nome e de alguns shoppings, hotéis e lojas de departamento (Galeria Kaufhof e Saturn). Eu adoro o lugar, hehehe, mas não acho que seria um TOP lugar para quem tem pouco tempo para cohecer uma cidade que é cheia de atrações.

 

Agora, se vale a pena subir na torre (nos outros dias ou mesmo nesse primeiro dia), você tem de avaliar as condições climáticas dretamente no dia que você pretende ir. Eu adoro subir nesses lugares altos, torres de observação, rsrs, e sempre faço esse tipo de programação. Só que vale mesmo a pena somente se o dia estiver com o céu muito limpo e claro, para você poder aporveitar a vista ao máximo. Na única vez que eu subia na Ferhnsehen Turn de Berlim (em 2013) estava um dia nublado e mal deu para observar muito da cidade lá embaixo. Uma pena, Da segunda vez que estive lá, os dias estavam úmidos e supernublados e então, eu nem tentei subir de novo. E em janeiro deste ano, na minha terceira vez em Berlim, estava um frio do cão, rsrsrs, caiu bastante neve, mas os dias estavam ensolarados e com céu limpo, só que eu estava com um tempo bem mais restrito e acabei não conseguindo tempo para subir novamente.

 

Geralmente não tem muita fila muito gigantesca para subr na torre, pois o acesso e a subida são muito rápidos, apesar de limitado a um número de visitantes por um "x" período de tempo. Geralmente a pessoa compra o ingresso e marca a subida para uns 20 a 30 minutos depois.

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Perro do portao tem o parlamento alemao... Da pra visitar e ir ate a cupula de vidro (original destruida na guerra) e ver o parlamento de cima... Alem de ser uma especie de mirante da cidade tambem...

 

Com visita agendada (na ocasião me falaram que seria 30 dias antes) tu pode visitar o parlamento em si... Tipo, visitar a camara do senado brasileiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de voltar de Berlim e foi minha primeira vez lá.

Particularmente esperava mais da torre de TV pois criei mais expectativa sobre o lugar e não achei nada demais. A vista é legal mas não me surpreendeu. Enfim, como disse, é bem pessoal.

Comprei o ingresso premium ticket panorama que custa 19,50 € pela internet e a única vantagem é que há uma entrada diferenciada (sem fila) com relação aos ingressos normais, apesar de que a fila para ingressos regulares (13 €) não estava tão grande (não sei como fica em alta temporada). Eu comprei este ingresso pois adquiri tudo pela internet antecipadamente, mas acho que não vale a pena.

Adoro o tema segunda guerra então todos os lugares relacionados ao tema que pude visitar, visitei. Se você se interessa um pouco pelo assunto acho que vale a visita à topografia do terror. Achei a exposição, ao longo de um trecho do muro, muito bem elaborada retratando a ascenção do partido nazista ao poder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...