Ir para conteúdo

Blog Rootless - Abordando viagens independentes


Posts Recomendados

  • Membros

Confira o conteúdo completo em: http://rootless.com.br/as-6-melhores-estradas-do-mundo-para-viajar-se-de-moto/

 

Gosta de uma aventura sobre duas rodas? Dê uma conferida nas 6 melhores estradas do mundo para viajar de moto.

 

1. Circuito dos Pireneus (França e Espanha)

126.jpg

Distância aproximada: varia de acordo com o circuito.

 

Esta região é considerada a melhor para se viajar de moto pela Europa. Abrange a cadeia de montanhas na fronteira da Espanha com a França, pilotar nela é garantia de viajar observando uma maravilhosa paisagem do começo ao fim da viagem, possui pouco tráfego de automóveis e o asfalto é impecável. Curvas fechadas, subidas e descidas dão mais emoção ao passeio.

 

Além da paisagem montanhosa, nos pitstops você pode se deliciar com a culinária desta região que é simplesmente fantástica. Possui excelentes lugares para passar a noite e se você não gosta de viajar sozinho, existem diversos grupos que viajam por esta rota semanalmente, nos quais você pode se juntar e inclusive alugar uma moto.

 

2. The Great Ocean Road (Austrália)

214.jpg

Distância aproximada: 250km

 

Esta estrada é, segundo os australianos, a de mais belas paisagens entre todas as estradas do país. Se você curte pilotar uma moto sentindo a brisa do mar, esta é a sua viagem.

 

Ao longo do sul da Austrália, que é naturalmente selvagem, pode-se encontrar os mais diversos animais e as belíssimas praias de New South Wales. E por falar em praia, não pode deixar de conferir a capital do surf, Torquay e visitar o monumento natural dos 12 apóstolos enquanto ele aínda existe, já que está em risco de sumir devido a erosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Confira a lista completa em: http://rootless.com.br/8-tipos-de-viagem-para-voce-se-inspirar/

 

1. Viagem de Carro

1.jpeg

 

Quando se ouve o termo “Road Trip” logo pensamos em uma longa viagem de carro em um conversível pelo deserto americano, o sol escaldante, uma música de fundo com aquela vibe de liberdade e na famosa rota 66. Este tipo de viagem foi imortalizado pelo cinema americano, existindo um acervo enorme de filmes criados com o tema.

 

Pegar uma longa estrada dirigindo é um modo de viajar adotado por viajantes em todos os países, hoje em dia é fácil alugar um carro e existem diversas empresas de locação no mundo inteiro que você pode pegar um veículo na cidade de origem e devolver na de destino sem problemas. Tamanha é a facilidade que você pode reservar um carro, do tipo que desejar, antes mesmo de comprar as passagens aéreas. É possível montar um roteiro abrangente e conhecer várias cidades de uma só vez só com todo o conforto, comodidade e autonomia. Alguns viajam desta forma somente pelo prazer de desafiar a estrada, sem muito se importar aonde ela leva.

 

Uma drástica vantagem de viajar de carro é poder juntar vários amigos, aquela galera mais animada que além de dividir as despesas com você, tornam o percurso muito mais divertido. Além de levar toda a sua bagagem no porta-malas.

 

Durma em hotéis na beira da estrada escolhidos ao acaso ou reserve um previamente pela internet, faça refeições com caminhoneiros e se aventure numa viagem agradável onde o trajeto é tão incrível quanto o destino.

 

2. Mochilão

29.jpg

 

Esta forma de viajar, apesar de ainda ser vista equivocadamente como “viagem de pobre” no Brasil, é uma das mais comuns e difundidas no meio viajante. No mochilão, como o próprio nome sugere, se utiliza uma mochila com capacidade maior do que as convencionais, onde o mochileiro tem espaço suficiente para levar “sua casa” nas costas. Essa característica faz com que o viajante seja comparado a um caramujo, visto que quase sempre a equipagem é tão pesada que dificulta a capacidade de mobilidade e locomoção do aventureiro, assim como o caramujo que se move lentamente.

 

Viajar de mochilão é uma das experiências mais enriquecedoras que existem, visto que esse tipo de viagem não começa apenas no momento em que se coloca a mochila nas costas e se cai na estrada, a aventura inicia com a preparação para a viagem. Em um importante planejamento prévio, estabelecendo um roteiro a ser respeitado, definindo principalmente a ordem das cidades a serem visitadas, as hospedagens e os meios de transporte a serem utilizados, com o objetivo de carregar peso por menos tempo possível.

 

Ajuda muito um bom preparo físico, já que muitas vezes é preciso carregar o peso da mochila nas costas por longos trechos e, dependendo do destino que se escolhe viajar, as condições climáticas e ambientais agravam o percurso. Por fim, porém não menos importante, antes de cair no mundo, é preciso comprar os equipamentos adequados escolhidos com extremo critério, buscando aliar a escolha dos itens de acordo com a utilidade que cada um possui, o tempo que se pretende ficar na estrada, os lugares que se pretende visitar e a quantidade de peso que se está disposto a carregar, o minimalismo é um fundamento na preparação da mochila.

 

A viagem com mochilão oferece momentos de extrema praticidade, uma vez que se está carregando tudo nas costas, não existe o inconveniente de trafegar por ruas de paralelepípedos ou subir montanhas arrastando malas de rodinha. Outro ponto é que durante a viagem, se for necessário ou preferido fazer uns ‘rolês’ mais extremos como, por exemplo, o montanhismo ou um Mountain bike, a mochila vai acompanhar o viajante até o fim da aventura, evitando a necessidade de deixar itens importantes para trás.

 

Vale ressaltar que essa modalidade de viagem é muito convidativa quando o objetivo é conhecer diversas cidades por um determinado período de tempo, já que a versatilidade é uma das principais características de um mochilão. Seja uma viagem de avião, de trem, de carro ou a pé, carregar sua bagagem ao invés de arrastá-la pode facilitar muito a sua vida, principalmente quando seu plano é conhecer diversas cidades diferentes, que com certeza possuem terrenos e relevos diferentes aguardando por você. Sem contar que seu mochilão dificilmente será um problema quando você viajar em companhias low cost, já que a grande maioria dos equipamentos se encaixam perfeitamente nos compartimentos das companhias aéreas, evitando o gasto com despache de bagagens.

 

Seja em contato com a natureza ou viajando por cenários urbanos, sempre se encontra condições desafiadoras que exigem do mochileiro determinação para vencê-las e seguir adiante na viagem. Ultrapassar essas barreiras desperta o espírito aventureiro e solidário presente dentro de cada um, pois sempre existem outras pessoas mochilando pela mesma rota e a identificação mútua é quase que instantânea. Além de conhecer pessoas novas e inesquecíveis, você com certeza sairá da sua zona de conforto, gerando um autoconhecimento extraordinário. Provavelmente depois do primeiro mochilão, o legado será eterno e você nunca mais irá parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Confira o conteúdo completo em: http://rootless.com.br/5-paises-unicos-para-voce-realizar-o-seu-mochilao/

 

Você gosta de se desafiar? Busca extrair o máximo das experiências em suas viagens? Quer conhecer destinos diferentes? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, você provavelmente já pensou em fazer, já fez ou irá embarcar em um mochilão. Foi pensando nisso que o Rootless separou 5 países em 5 continentes diferentes para você conhecer, explorar e viver experiências inspiradoras. Confira a seleção:

 

1. Bolívia

130.jpg

 

País localizado no centro-oeste da América do Sul, oferece aos viajantes forte contato com a cultura indígena, extremamente enraizada. A moeda local é o boliviano e o fato de ser desvalorizada em relação ao real e a outras moedas, somado ao fato de que o país é considerado barato para viajar, fazem com que a Bolívia seja um destino muito procurado. Você irá encontrar visuais incríveis em Uyuni, cidade no departamento de Potosí onde está localizado o Salar de Uyuni. Viste também o vulcão Ollague, a 5800 metros de altitude, o vulcão é bem próximo ao Salar.

 

A capital constitucional da Bolívia, Sucre, uma das cidades mais altas da América do Sul com seus 2810 metros de altitude, não pode ficar de fora do seu roteiro. O centro histórico de Sucre possui construções do século XVIII e XIX, conserva grande parte do patrimônio boliviano e é desde 1991 Patrimônio Mundial da Unesco. Muito conhecido mundialmente, o carnaval de Oruro é também patrimônio da Unesco e atrai muitos viajantes, aproveite essa festa mundialmente conhecida e que acontece em fevereiro.

 

Maior cidade, capital oficial e sede do governo boliviano La Paz é uma das cidades mais altas do mundo localizada a 3640 metros de altitude, possui diversas atrações e agrada até mesmo aos mais exigentes. Aproveite e visite o Lago Titicaca e o sítio arqueológico pré-colombiano de Tiwanaku. A Bolívia ainda possui muitos outros destinos interessantes para se visitar, como por exemplo Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra que possui o famoso trem da morte, onde é possível chegar a fronteira brasileira na cidade de Corumbá. Monte o seu roteiro, jogue os panos no mochilão e aproveite ao máximo a experiência no país.

 

219.jpg

 

318.jpg

 

416.jpg

 

513.jpg

 

610.jpg

 

78.jpg

 

88.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Confira o artigo completo em: http://rootless.com.br/gr-20-a-trilha-mais-dificil-da-europa/

 

Você gosta de uma boa dose de desafio? Busca superar limites e conhecer lindas paisagens? Se suas respostas foram sim, você com certeza precisa conhecer essa trilha.

 

A rota GR 20 possui esse nome pelo fato de pertencer a rede de trilhas a pé de longa distância européias, que se concentram em sua maioria na França, Bélgica, Holanda e Espanha. A sigla GR vem da abreviação do termo francês Grande Randonnée, ou Grande Rota (no bom e velho português). A GR 20 se localiza dentro do território francês, na ilha de Córsega a oeste da Itália, seu caminho se segue entre as comunas de Calenzana e Conza.

 

A trilha tem cerca de 200km de extensão, sendo normalmente feita em uma caminhada de aproximadamente 15 dias e é considerada por muitos a mais difícil da Europa. Apesar da distância não ser tão grande, a sua fama e a longa duração da caminhada se justificam pelo fato das paisagens mudarem totalmente a cada dia de caminhada, desde bosques, lagos e montanhas, até geleiras, calor seco e rochas. Além das diversidades do percurso, não existem muitos pontos de parada ao longo do caminho, a não ser que você saia da trilha para procurar vilarejos próximos, a primeira comuna que você vai encontrar é a de Vizzavona, que fica exatamente no meio do caminho, ou seja, é bom levar provisões para pelo menos uma semana.

 

120.jpg

 

77.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Confira o artigo completo em: http://rootless.com.br/13-pensamentos-que-so-quem-viaja-ira-entender/

 

Você alguma vez já tentou conversar com alguém sobre uma viagem que você fez, e a conversa não fluiu como o esperado? Se a sua resposta é sim, saiba que você não é o único que já passou por isso. Pensando nisso, o Rootless reuniu neste artigo, os 13 principais pensamentos que passam na cabeça de quem viaja, sai da zona de conforto e se arrisca no desconhecido. Confira:

 

1. Toda vez que você faz uma compra, você pensa o que você poderia pagar com essa mesma quantia em sua viagem.

110.jpg

 

2. Você percebe que cada viagem muda a sua forma de ver as coisas e encarar os problemas.

27.jpg

 

3. Você aprendeu a não conversar sobre viagem com seus amigos que não gostam de viajar ou que viajam pouco, isso é irritante e eles não querem ouvir.

37.jpg

 

4. Mas quando você se encontra com amigos que viajam, parece que as horas voam e que vocês nunca conseguem falar de outra coisa, que não seja a última viagem, a próxima ou até mesmo a viagem de vocês juntos.

47.jpg

 

5. Você passa a ignorar toda vez que alguém fala mal do seu próximo destino, você precisa ver com seus próprios olhos e ter suas próprias experiências.

55.jpg

 

Confira o artigo completo em: http://rootless.com.br/13-pensamentos-que-so-quem-viaja-ira-entender/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...